LaTeX? O que é isso?

HecKel

The WORM
Muitos nem sequer ouviram falar nisto..., como tal elaborei um pequeno documento exemplificativo do que é o LaTeX:

Código:
\documentclass[a4paper,10pt]{article}
\usepackage[latin1]{inputenc}
\usepackage[portuges]{babel}
\usepackage[dvips,pdftex]{graphicx}

\title{O que é \LaTeX ?}
\author{Gil Sousa}


\begin{document}
\maketitle

\begin{abstract}
Ao contrário do que as mentes mais perversas podem pensar \LaTeX\ não é só material para fazer luvas..., 
e preservativos..., \LaTeX\ é uma ferramenta de edição de texto muito util para quem trabalha com fórmulas 
matemáticas e não está para andar a brincar aos menus e cliques de rato no Equation do Word para ao fim de 
uma hora ficar uma bela bosta..., a titulo de exemplo já vos dou uns exemplos..., mas antes uma breve 
introdução sobre o que é o \LaTeX\ e o \TeX.
\end{abstract}

\section{Introdução}
O \TeX\ foi criado no final da decada de 70 por Donald Knuth, na Stanford University. O \TeX\ é um programa 
desenvolvido para a escrita de texto cientifico e fórmulas matemáticas, Knuth começou a desenvolver este 
sistema em 1977 para tentar explorar as potencialidades dos sistemas de impressão digital, principalmente 
motivado para evitar que os seus artigos sofressem alterações de forma à integridade dos mesmos não ficar 
corrompida como ele via nos seus livros e artigos.

\TeX\ é pronunciado "Tech", \TeX\ é também a primeira sílaba da palavra grega texnologia.

\LaTeX\ é um pacote de macros que permite os autores criarem e imprimirem os seus documentos à mais alta 
qualidade tipográfica, o \LaTeX\ foi desenvolvido por Leslie Lamport em meados da década de 80, actualmente é
mantido por Frank Mittelback. \LaTeX\ é pronunciado "Lay-tech" ou "Lah-tech"

\section{Exemplos do que se pode fazer em \LaTeX}
\subsection{Matrizes e Tabelas}
\noindent
$\left[
\begin{tabular}{cc}
Elemento 1 & Elemento 2 \\ 
Elemento 3 & Elemento 4 \\ 
\end{tabular} 
\right]$

\vspace{0.5cm}

\noindent
$\left\{
\begin{tabular}{cc}
Elemento 1 & Elemento 2 \\ 
Elemento 3 & Elemento 4 \\ 
\end{tabular} 
\right\}$

\vspace{0.5cm}

% sem o \noindent esta tabela fica mais identada, no entanto a seguir a uma secção ou sub-secção o primeiro 
parágrafo é sempre não indentado.
\begin{tabular}{|c|c|} \hline
Elemento 1 & Elemento 2 \\ \hline
Elemento 3 & Elemento 4 \\ \hline
\end{tabular} 

\subsection{Fórmulas Matemáticas}
E com uma simples linha temos a famosa Série de Taylor, quanto tempo demoravam a fazer isto no Equation?
$$\sum_{n=0}^{\infty} \frac{f^{(n)}(a)}{n!}(x-a)^n $$

Para quem está habituado aos menus e aos cliques de rato muito dificilmente se adapta ao \LaTeX, no entanto 
com a prática e a necessidade, passados uns tempos é notório o tempo ganho ao fazer-se um documento em 
\LaTeX.
\end{document}

Aqui está o código fonte do documento que acabei de elaborar :P foi baseado em alguns pdf's sobre este assunto facilmente alcansáveis atravéz de uma pesquisa no google :001:

Se quiserem ver o resultado final, basta fazerem este comando latex ficheiro.tex, mas como nem todos usam linux..., teriam de sacar o software adequado..., e como eu não quero ser mauzinho :P aqui fica o pdf resultante deste ficheiro PDF

Espero que seja util para alguem ;)

abraços, HecKel

EDIT: Se repararem no PDF, existe problemas na hifenização..., é facil de resolver isto, existem 2 soluções, ou metem antes de \begin{document} este comando \hyphenation{pa-la-vras a hi-fe-ni-zar} ou então nas palavras que tiverem problemas podem re-escrevê-las assim, pa\-la\-vra a hi\-fe\-ni\-zar, é uma questão de tomar atenção ;)
 
Última edição:
Issso hoje em dia, aprender a trabalhar em latex acho que é perder tempo...
É usado pelos académicos apenas por tradição e porque dizem que é mais rápido! Depois há tb algumas revistas cientificas que exigem esse formato.

Para o comum dos mortais não serve para nada.
 
depende, fazer um relatorio em ms word com muitos graficos, esquemas, graficos, em 150 paginas... deve-se arrastar, até pq perdi mtas vezes trabalho ku ms word. So se openoffice... a ver vamos.
 
LeeMan disse:
Issso hoje em dia, aprender a trabalhar em latex acho que é perder tempo...
É usado pelos académicos apenas por tradição e porque dizem que é mais rápido! Depois há tb algumas revistas cientificas que exigem esse formato.

Para o comum dos mortais não serve para nada.

O Latex é muito bom para quem não tem muito sentido estetico. Por exemplo para revistas e tfcs é optimo, porque a pessoa so se precisa preocupar com o conteudo. Toda a formatação é automatica.
 
kanguru disse:
Quanto tempo se leva a aprender a mexer nisso? não me importava de fazer o rel do tfc com isso :)

Aconcelho-te a procurares no teu departamento ou universidade se já existe um template "oficial" para tfc. Como normalmente os relatorios de tfc têm que obedecer a uma estrutura rigida, se arranjasses o template já quase só tinhas que te preocupar com o conteudo o que facilita imenso a vida.
 
jaac disse:
O latex tem muito sentido... simplesmente ajuda a ter o texto realmente modular não é ter 60 folhas de enfiada, em latex basta fazer o include do texto e é completamente linear para quem usa, os indices sao realmente indices (são gerados automaticamente, assim como referencia de autores, etc) .

Quem quiser que dê uma vista de olhas á biblia do latex: http://www.ctan.org/tex-archive/info/lshort/english/lshort.pdf

foi uma das minhas fontes ;) kd comecei com o LaTeX li esse pdf todo de seguida :D

já agora, dê uma olhada no que o google me deu...

abraços, HecKel

PS-> espero que apareça logo o pdf que eu quero :P no entanto fica aqui o link directo...
 
O jaac falou na biblia do LaTeX..., eu falo no REINO do LaTeX :P

vejam este site, não falta aqui fonte de informação, e para quem achar pouco...., google it

abraços, HecKel

PS -> Para os defensores de M$Word e OpenOffice..., digam-me se já alguma vez tiveram problemas com apresentações que criaram num pc e que tiveram de apresentar noutro..., se não..., os meus parabens..., se sim..., acho que é uma boa altura para começarem a pensar em soluções ;) LaTeX não é remediar o mal dos outros, mas sim previnir :P
 
SwimmerBoy disse:
[noob question ON]
isto serve mm para ké?!?!
[noob question OFF]

Tens diversos motivos, sendo para mim os mais importante a portatibilidade e a apresentação.

O LaTeX tem a vantagem de não teres aqueles tipicos problemas do word com as imagens flutuantes..., sempre que re-abres o ficheiro a imagem lembra-se de andar a passear pelo documento..., o que não é nada agradável..., já me aconteceu isso inumeras vezes e já me aconteceu entregar trabalhos cujas imagens simplesmentente..., enfim..., com o LaTeX as imagens ficam onde tu QUERES, sem qualquer problema...

Apresentando o LaTeX num contexto mais formal, o LaTeX é um método de edição do tipo WYSIWYM, no entanto o Word e afins usa o médoto WYSIWYG. Ambos têm as suas vantagens, e ambos têm os seus defensores..., isto é quase como futebol :P há fanáticos de ambos os lados que não abrem mão dos seus ideais nem sequer para tentarem compreender o outro lado :P

Espero ter sido util
abraços, HecKel

EDIT: Já que mostrei exemplos do wikipedia..., vejam isto
 
Última edição:
Thanks pela explicação mas de facto, como já disseram atrás, é coisa k me parece ser só para brincar um bocado pk perder tempo a aprender esse tipo de programação não será MESMO perda de tempo??

(se no word fizeres caixas de texto, a imagem deixa de fugir ;))
 
SwimmerBoy disse:
Thanks pela explicação mas de facto, como já disseram atrás, é coisa k me parece ser só para brincar um bocado pk perder tempo a aprender esse tipo de programação não será MESMO perda de tempo??

(se no word fizeres caixas de texto, a imagem deixa de fugir ;))

Eu não considero LaTeX como programação, embora que dê para criar macros e afins...

Perda de tempo...., eu também pensei isso quando fui forçado a aprender no politécnico de Tomar..., o trabalho REQUERIA que o relatório fosse entregue num ficheiro .tex, no entanto agora adoro isto, além de ficar com os documentos apresentáveis sem grande trabalho (muito menor do que no word), não tenho de andar a perder tempo com menus à procura de gambuzinos para criar um indice..., pois..., indices..., ter de estar a escolher o "formato" especifico para o texto de capitulo só porque é assim que se faz o indice...., para no final de tudo não ficar ao meu gosto...., no entanto no LaTeX basta um /tableofcontents (difícil, UHHHH).

Outra grande vantagem do LaTeX é fazeres partes de documentos..., por exemplo, queres publicar apenas os capitulos 4,5,6, e queres manter essa numeração..., com um /includeonly tens isso resolvido, claro está que são muitos comandos para saberes, mas com a prática vais decorando e tal como dizes, isto vai ficar automatizado como de uma linguagem de programação se tratasse.

Comparando com futebol... :P eu seria o árbitro..., neutro..., mas recebi incentivos pela parte do LaTeX para os defender :P

abraços, HecKel
 
Já não se usa mas achei engraçado ao post, visto que no semestre passado tive que desenvolver uma aplicação em java baseada no latex à qual chama-mos P4tex visto ser da cadeira de programação 4 :) . A aplicação permitia abrir documentos em que os textos eram tipo código html(por exemplo) e funcionava tipo um compilador que mostrava o texto já devidamente formatado, dando hipotese para qualquer tipo de alterações (à lá word), detecção e correcção de erros (tinha-mos um dicionário com 26000 palavras e seus sinonimos carregados numa hash table) e ainda
existia uma opção para ver os anagramas das palavras.
Foi engraçado mas para fins académicos, como útilidade no dia-a-dia tem pouca.
 
SwimmerBoy disse:
Thanks pela explicação mas de facto, como já disseram atrás, é coisa k me parece ser só para brincar um bocado pk perder tempo a aprender esse tipo de programação não será MESMO perda de tempo??

(se no word fizeres caixas de texto, a imagem deixa de fugir ;))
Quando escreves um documento muito grande (estilo TFC's ou livros) ou escreves muitos documentos com exactamente a mesma formatação tipo (estilo papers) reparas que o Latex dá resultados espectaculares com trabalho zero para além da edição de texto. E se tiver muita fórmula o Latex é muito prático.
O Latex é um pouco como uma consola em a relação a uma GUI. Uma é muito mais fácil ao começo, a outra com o tempo começa a ser mais eficiente.
No entanto não prevejo grande futuro a estes programas. Se o Word funcionasse bem (estilo as imagens estarem quietas, as equações não se corromperem, as formatações não aparvalharem, etc..) cenas como o Latex perdiam grande parte do interesse.
 
Back
Topo