tratamento de imagens "em massa"

JPgod

Moderador
Staff
Boas...

Pergunto aqui no forum, se alguem conhece (e usa!) um programa de tratamento de imagens em massa, para acções do tipo:

* Agarrar em 200 imagens em BMP e converter a JPG de uma só vez...
* Fazer resizes/resave de montes de imagens de rajada...
* and etc...

Eu tenho um powertoy do windows XP que fáz 25% disto, mas apenas pode fazer resize dentro do mesmo formato (ou seja, não converte) e alem disso em JPG perde imensa qualidade, visto que esqueceram-se de um slider de % :lol: (tipo salvar uma imagem no paint em JPG)...

Daria bué jeito a min, por vezes são centenas e centenas de fotos para fazer resize e resave... Porque as maquinas digitais inflacionam muito as imagens, basta eu pegar uma foto qualquer, e fazer um resave a quality 10 e encolhe até 50% ou mais... 8o

O Photoshop bem que podia ter isso, mas enfim (se calhar tem, mas nunca descobri nada do genero por mais que explore o gajo :lol: )

Obrigado
PS: Não me mandem googlar que irei fazer isso ao mesmo tempo que meto o post e quero opiniões pessoais caso existam, bem como é algo que é dificil de procurar, por ser muito expecífico!
 
Lembro-me que o Paintshop tinha uma batch tool que permitia fazer isso que queres, no Photoshop deve existir também mas não sei onde se localiza. De qualquer forma na tua pesquisa pelo google usa as palavras "batch" e "conversion", deve ajudar ;).
 
NeoToPower disse:
Irfanview.....
É capaz de fazer tudo o que "pretendo acima" :P

Bem, achei este utilitário:

http://www.autoimager.com/

vamos ver se serve...

(tnks Jintro pela dica de pesquisa ;) )

EDIT: parece que é isto mesmo que preciso :D e parece-me PODEROSO :wow: :wow:

jasussss isso tem filtros que nunca mais acabam (alem de fazer resize e resave em massa de acordo com o "algoritmo" aplicado :D)
 
Última edição:
No Photoshop (best there is! :D) vais a File -> Scripts -> Image Processor...

Escolhes as opções (qualidade, tipo de ficheiro, pasta, etc...) e tá feito. :)
 
greven disse:
No Photoshop (best there is! :D) vais a File -> Scripts -> Image Processor...

Escolhes as opções (qualidade, tipo de ficheiro, pasta, etc...) e tá feito. :)
"image processor" não tem aqui :( Isso veio incorporado no teu PS ou sakating :D
 
Última edição:
Usa o Batch (FILE > AUTOMATION > BATCH) do photoshop, porque esse tens :)

ps: tens de fazer uma action antes.
 
Última edição:
tb podes abrir todas essas imgs no photoshop e em action (s n tiveres activa a janela) poes a gravar

basicamente ele vaoo gravar o k fizeres nessa img seja resize etc. depois basta parares e fazer play a cada img k ele faz o mm k fizeste na primeira

cumps [[[]]]
 
Bah... Isso é á "desenrasca" :D Photoshop e usa o scripting plugin. Com um cadito de JS/VBS/AS tens todo o batch processing que possas querer e feito exactamente como o queiras fazer.
 
ShadeX disse:
Com um cadito de JS/VBS/AS tens todo o batch processing que possas querer e feito exactamente como o queiras fazer.


Isso é o mesmo que cortar pepinos com um machado pá! :D O pessoal está na era da electrónica, quer cenas tipo meter o porco de um lado e sair logo chouriças do outro (no caso do caganamata é mais ou menos ao contrário) ... :D

Ou seja com o Photoshop safas-te bem. Como te disseram podez utilizra uma Macro do PS (as famosas actions). Mas se já tiveres o CS 2, com o que te disse, o Image Processor fazes isso tudo. :)
 
Última edição:
greven disse:
Ou seja com o Photoshop safas-te bem.

Greven, lê bem o meu post... Em que parte começaste a assumir que o scripting plugin funciona sem o Photoshop?

Claro que podes podes usar o batch processing básico e actions, mas fica-te a faltar uma coisa, controlo.

Com o scripting plugin o PS faz o trabalho do burro (carregar imagem, resize, crop, etc, etc) e o teu script faz a parte inteligente (tomar decisões).

O pessoal está na era da electrónica, quer cenas tipo meter o porco de um lado e sair logo chouriças do outro

Nepia, tás é na era da preguiça meets vontade de fazer nestum. O ppl atura seja o que for em troca de não ter trabalho... lol, até no raio dos empregos. Preferem ganhar mal e ter condições de m***a desde que não tenham de trabalhar muito :D
 
ShadeX disse:
Nepia, tás é na era da preguiça meets vontade de fazer nestum. O ppl atura seja o que for em troca de não ter trabalho... lol, até no raio dos empregos. Preferem ganhar mal e ter condições de m***a desde que não tenham de trabalhar muito :D


Xiu, vá, não desvies a conversa! :D

Tens razão, li mal o teu post. :)
 
muito mais simples que photoshops e afins para essa tarefa:

o powertoy da microsoft resize pictures

integra-se na shell do win, selecionas uma porrada de fotos, botao direito, resize...

mais simples e eficaz é impossível
 
zx-9r disse:
muito mais simples que photoshops e afins para essa tarefa:

o powertoy da microsoft resize pictures

integra-se na shell do win, selecionas uma porrada de fotos, botao direito, resize...

mais simples e eficaz é impossível
destr0yer disse:
Eu tenho um powertoy do windows XP que fáz 25% disto, mas apenas pode fazer resize dentro do mesmo formato (ou seja, não converte) e alem disso em JPG perde imensa qualidade, visto que esqueceram-se de um slider de % :lol: (tipo salvar uma imagem no paint em JPG)...
:o

Já tenho um programa que faz o que quero e o proprio photoshop com umas actions pode processar em massa :)

ShadeX, eu peço uma coisa "simples" e vens com cenas de programação que não percebo um boi 8o
 
photoshop > all, como é óbvio, mas com o acdsee é bastante simples: Menu modify -> convert format ou então ctrl + F, basta seguir os passos do assistente.
 
Back
Topo