Flash memory ATA hard drive

Zar0n

Power Member
News Release ( Japão )

inc_f.jpg


IO Data Device Corporation will begin releasing products in the "IFD-iV" flash memory ATA connecting drive in the back part of August. Production will be based o*n orders.

In both the "IFD-iV" series that can operate in -40 to 95 degree Celsius environments and the "IFD" series that can operate in 0 to 70 degree Celsius environments, 512MB, 1GB, and 2GB models will be available.

The price of the IFD-iV series are, for the 512MB "IFD-iV512M," 155,400 yen, the 1GB "IFD-iV1G," 218,400 yen, and the 2GB "IFD-iV2G," 281,400 yen. Similarly, the price of the IFD series drives are, for the 512MB "IFD-512M", 108,045 yen, the 1GB "IFD-1G," 165,900 yen, and finally the 2GB "IDF-2G" costs 228,900 yen

K poder! :009:
Metia o windows + uns programas e 1 ou 2 jogos aki ( com a de 2GB claro ) e o pc ate voava. (boot em 10s) :004:
Dps 1 disco de 500GB 5400RPM para o resto.
Sendo assim conseguia um pc com muito pouco ruido e exelente performance.
O disco é o componente mais lento do pc axo optimo soluções como esta começarem a aparecer.
Com a produção em massa os preços vão descendo, por isso vá tudo a comprar, pois eu tenho k esperar 1 pouco pk ainda tenho 1.600€ (IFD-2G) :x2:
 
Não há dados sobre a velocidade disso? É que só por ser Flash não quer dizer que seja mais rápido que um disco rígido normal (tou pra ver a USB pen ou Memory stick ou sequer se aproxime do meu disquito). Aliás por esse preço dá pra meter por exemplo quatro WD Raptors em RAID, que já mete respeito. Sem contar que se fica com um bocadito + de espaço.

Já agora para os entendidos do assunto, tenho ideia que memória flash é sempre muito mais lenta do que qq RAM actual. Isto tem algum fundamento?
 
Tenebrus disse:
Não há dados sobre a velocidade disso? É que só por ser Flash não quer dizer que seja mais rápido que um disco rígido normal (tou pra ver a USB pen ou Memory stick ou sequer se aproxime do meu disquito). Aliás por esse preço dá pra meter por exemplo quatro WD Raptors em RAID, que já mete respeito. Sem contar que se fica com um bocadito + de espaço.

Já agora para os entendidos do assunto, tenho ideia que memória flash é sempre muito mais lenta do que qq RAM actual. Isto tem algum fundamento?

Ainda n encontei nenhuma review...
A tua pen e muito mais lenta k 1 disco pk usa o interface USB, para alem de estar optimizada para pouco consumo de energia, pouco espaço, e ser barata.

Aki teroricamente a velocidade será superior ao de ***** disco mecanico.

Os raptors são para uma mercado totalmente diferente, neste n tens nem ruido nem falhas mecanicas, e podes deslocar o disco à vontade em funcionamento.
E ja agora em desktop RAID n apresenta vantagens reais, é um simples desperdicio de €€€.
 
Zar0n disse:
E ja agora em desktop RAID n apresenta vantagens reais, é um simples desperdicio de €€€.

Ou não :D :P

habitua-te a trabalhar num sistema raid 0 e depois passa para um sistema de 1 so disco e logo começas a ver as diferenças :rolleyes:
 
Faz-me lembrar aquelas placas pci xeias de módulos de memória sdr que serviam como disco.

O problema disto é o custo por MB e a performance que não é nada do outro mundo, tens sempre o limite do bus. Os tempos de acesso até podem ser porreiros, mas 1GB ou 2GB é muito pouco. O único uso vantajoso era estes disquinhos como Swap.
 
Zar0n disse:
Ainda n encontei nenhuma review...
A tua pen e muito mais lenta k 1 disco pk usa o interface USB, para alem de estar optimizada para pouco consumo de energia, pouco espaço, e ser barata.

Aki teroricamente a velocidade será superior ao de ***** disco mecanico.

Os raptors são para uma mercado totalmente diferente, neste n tens nem ruido nem falhas mecanicas, e podes deslocar o disco à vontade em funcionamento.
E ja agora em desktop RAID n apresenta vantagens reais, é um simples desperdicio de €€€.

Nopes. A pen é mais lenta por causa da memória. O interface USB2.0 permite velocidades até 480Mbit/s ou seja 60Mb/s. Isto quer dizer que enchias uma pen de 128Mb em cerca de 2 segundos, qdo o tempo real que demora são uns 45 (eu não tenho nenhuma pen. são valores que me foram dados por um amigo). Se bem que acredito que esse disco tenha umas memórias XPTO senão tb não custava esse dinheiro todo.

Quanto a não terer ruído sen dúvida além de provavelmente não aquecerem por aí além. Quanto a não teres falhas mecânicas, é verdade, mas passas a ter falhas electrónicas.

Porque é que um desktop em RAID não traz vantagens?
 
DJ_PAPA disse:
Ou não :D :P

habitua-te a trabalhar num sistema raid 0 e depois passa para um sistema de 1 so disco e logo começas a ver as diferenças :rolleyes:

Varias reviews já demontraram k o aumento de performance real com 2 HDD em RAID e kuase nulo.

Aki fica uma review.
Isso deve-se ao tipo de aplicações desktop ja k em servidores a coisas são diferentes.
Axo que o que sentes é mais psicológico. :P


Nopes. A pen é mais lenta por causa da memória. O interface USB2.0 permite velocidades até 480Mbit/s ou seja 60Mb/s. Isto quer dizer que enchias uma pen de 128Mb em cerca de 2 segundos, qdo o tempo real que demora são uns 45 (eu não tenho nenhuma pen. são valores que me foram dados por um amigo). Se bem que acredito que esse disco tenha umas memórias XPTO senão tb não custava esse dinheiro todo.

A pen é mais lenta por vários factores, o facto da memoria ser mais lenta tem a ver com o seu consumo de energia, dissipação de calor, preço etc.
Mas claro n vão usar memorias super rapidas para dps ficarem limitados pelo USB 2.0
 
Mais uma vez te digo.
As reviews nao dizem nada de nada.

So quem trabalha em Raid 0 há mais de meio ano e que de vez em quando vai a casa dum amigo com single disk é que nota a diferença abismal........

Há coisas que nao sao as reviews que tiram duvidas.......

Por exemplo, o meu irmao que so aos fins-de-semana é que trabalha com este PC em Raid, diz que a diferença é brutal, para qualquer outro PC.
Outro exemplo:
Quando o engenheiro veio cá a casa ver dumas cenas disse que nunca tinha visto o win 2000 a entrar tao rápido, nem uma fluidez tao grande no trabalhar com o windows.

E eu até antes de ter Raid tinha um Maxtor em single e quando mudei para Raid notei a diferença automaticamente. Entao nas instalaçoes e nos loadings dos jogos, nota-se imediatamente.
 
Tenho q concordar com o DJ_PAPA.

Passei directamente, com o mesmo sistema, de single disk para RAID0, com discos idênticos e notei de imediato as diferenças.
Em benchmarks a diferença é mesmo BRUTAL, em alguns casos em mais de 50%. No dia a dia, notei no comportamento do Windows, carregar jogos e cópia de coisas de um lado para o outro (partições).

Há certas coisas em q não me guio pelas reviews, porque a minha experiência pessoal, como user minimamente informado, tem muito mais peso. Além disso também me recordo de ter lido reviews no Tom (quando ainda era "verdadeiro") q demonstravam o contrário. Foi, inclusivé, isso que me levou a experimentar. Hoje em dia não consigo "imaginar" o meu PC sem RAID 0. :)
 
@DJ_PAPA/SilveRRIng

Quanto ao RAID eu so posso dizer k usei durante algum tempo um pc com RAID e sinceramente n notava diferênças em relação ao meu, embora fossem makinas diferentes. Eu costumo ter o win muito leve, alias sempre k uso 1 pc de alguem axo o win mais pesado pk so tem tralha instalada.

Nas varias reviews k li havia muitos comentarios iguais aos vossos, embora o resultado das mesmas fosse o contrario, como tal pk n fazem uns bencks com aplicações do dia a dia e postam os resultados? :007:

E quanto ao disco flash?
E caro :( mas é o futuro, espero e k n demore muito tempo ;)
 
Á vontade:

Com windows altamente pesado e todo minado, pq fiz bosta com os drivers Nforce ( instalei-os 5 vezes seguidas, sempre a pôr por cima, para alem de vez em quando é erro aqui e ali):

SandraDisco.JPG


EDIT:
Tenho +/- 100 gigas ocupados
 
Zaron as reviews usam discos acabadinhos de levar com um fresh format. Usa um disco durante um mês, e depois outro par em Raid e aí tiras as conclusões.

Já agora, relembrem-me lá as definições de Raid 0, 1 e 0+1 sff que eu já me esqueci! :D
 
http://www.overclockers.com/articles1063/index02.asp

Conclusion

I noticed no change in load up times across the board in the games (except for Far Cry). Stipe size made no real difference in how long it took to load the levels.

As to how Raid-0 stacks up against a single Raptor, the only difference is in the benchmark scores - other then that, in real world use there is NO REAL IMPROVEMENT in load up times.

Testaram vários jogos com vários tipos de strip size quando em RAID...
 
E eu volto a pedir para se fazer um teste não com discos limpinhos com fresh format, mas com muitos GB de uso!
 
Back
Topo