Rexobias
Power Member
Penso que todos nós podemos encontrar erros incompreensiveis em todas as suas últimas consolas.
Por exemplo na Nintendo 64, optaram pelo suporte na altura praticamente retrógado das cassetes quando todos os outros já usavam CD's (a mesma relação cassete audio - CD). Com esta opção limitaram o espaço aos developers a uns miseros 250 MB (pelo que li na Internet) enquanto que as outras plataformas tinham 650Mb de espaço para os developers usarem.
Li em alguns locais que foi pensado o lançamento do Final Fantasy VII na N64. Vou ser honesto ... um jogo cujas versões PC e PlayStation usavam mais do que 3 CD's seria quase impossível de colocar na N64. Digo quase, pois é verdade que colocaram o Resident Evil 2 (2 CD's) num só cartucho. Para mim foi um claro erro a opção pelas cassetes (mais rápidas que um CD, mas com um preço a pagar - espaço). A razão desta opção já será falada á frente.
Depois temos a GameCube, uma consola compacta, bonita, acessível e acima de tudo era a mais potente a nível de Hardware na sua geração (também era a N64), tendo mais tarde aparecido a XBox com argumentos semelhantes. No entanto a consola voltou a repetir o mesmo erro da N64, e ainda adicionou outros. Penso que foi por esta altura que as consolas começaram a ser idealizadas e vistas como algo mais que uma consola de jogos. A capacidade de leitura de DVD's da PS2 era um trunfo para os mais jovens que queriam uma consola, pois com esta capacidade conseguiam chamar a atenção das pessoas mais velhas e completamente externas aos jogos - as pessoas que tinham o dinheiro para a adquirir. Já a PlayStation tinha a função de ler CD's audio (como a Saturn) - uma função básica aos olhos da actualidade mas com muito uso nos seus tempos (ainda recordo chegar a casa do meu vizinho n vezes e ver a Saturn a trabalhar tocando CD's de música).
A Nintendo sempre manteve uma mentalidade retrógada (acusação muito usada para atacar a Nintendo e nunca aceite pelos fans da mesma - a verdade é que toda a gente não-Nintendo tem a mesma ideia ... como dizia o jardel, Porque Será?!), e manteve as suas consolas sempre com a única função de uma consola - jogar jogos. Sim Srs. uma consola é para jogar, mas as multi-funcionalidades nunca fizeram mal a ninguém, pelo contrário, além de atrair pessoas nao interessadas em jogos, aumenta a longvidade e uso da "consola". Um primo meu, fartou-se de pedir a GameCube ao pai (que acabou por obter a mesma mais tarde), e este não quis comprar a GameCube (mais barata) e quis comprar a PlayStation 2 (mais cara). Não quero mandar para aqui histórias da carochinha só para dizer que tenho razão, mas a verdade é que imensos factos sublinham isto que digo.
Voltando á GameCube, desta vez repetiram o erro de espaço. Com os mini-DVD's disponibilizaram apenas 1.36 GB aos developers, em vez dos 4.6 GB dos rivais. Tal como o Resident Evil 2 na N64, a GameCube teve jogos que disfarçaram por completo esta diferença de espaço, e teve outros que para manter o aspecto supreendente tiveram que ser divididos em vários discos (não estou a referir este ponto como algo negativo). Depois, o cubo era só e apenas para jogos. Neste ponto a Nintendo preferiu continuar no passado enquanto que os outros pensavam em cada vez mais serviços. A GC tinha função de Online mas o pouco suporte a este serviço fez com que o mesmo caisse no esquecimento - não é que a PS2 fosse um exemplo neste ponto também, mas teve sérios sucessos como o Socom.
Com a Wii, a Nintendo pela primeira vez (nestes exemplos) fica atrás dos rivais a nível de capacidades de hardware, apostando tudo na unica revolução desta geração, a jogabilidade. Justificaram esta opção porque queriam ter uma consola acessível a nível monetário (pelo que ouvi/li). No entanto acho estranha esta preocupação quando temos mil e um acessórios anunciados a preços nada amigáveis, serviços na consola a pedir mas dinheiro, etc ... É verdade, ninguém é obrigado a comprar, mas não teria sido preferivel aumentar um pouco o preço da consola e dar-lhe mais capacidades incluidas.
Falando de espaço para os developers, finalmente a Nintendo alinhou nos discos ditos normais, neste caso DVD's e DVD's Double Layer, embora que neste segundo caso quando saiu o SSBB começaram logo a aparecer dificuldades para ler o disco, o primeiro do segundo formato. De qualquer maneira parece-me uma decisão acertada ... a 360 trabalha com o mesmo suporte e até agora tem correspondido bem. Falando de funcionalidades extra-consola, os vários canais de noticias, meterologia e votos são engraçados, mas não passa disso. A Virtual Console e o Browser Web são dois trunfos. O primeiro foi uma ideia perfeita, já o segundo seria no minimo estranho senão aparecesse (nem seria assim tão estranho olhando para situações anteriores). Falando das ausências, sinceramente sinto a falta da leitura de Filmes em DVD, funcionalidade que parece-me demasiado óbvia e útil. Muitos dizem que não é precisa para nada, que toda a gente já tem leitores de DVD's em casa, que é uma coisa elementar e barata (leitores, etc...).
Primeiro se é assim tão elementar e acessível não vejo porque não viria na Wii, depois, mais um leitor de DVD em casa apenas aumentaria as opções no que toca a ver filmes, e por último, para quem viaja é muito melhor levar só e apenas a Wii para jogar e ver filmes do que ter que levar a Wii mais um leitor seja ele qual for. Para mim é um erro. Mas saltando o DVD, penso que falta claramente funções multimédia á consola (sim, com o Photo Channel podemos ver imagens, videos em certos formatos e ouvir MP3, mas é apenas uma solução para o desenrasca). O ultimo ponto em que toco é sem dúvidas o disco rigido.
Falaram da pirataria ... falando deste ponto que parece ter sido a razão lançada para justificar as Cassetes na N64, mini-DVD's na GC e a ausência de multi-funcionalidades nas primeiras duas, e disco nesta, parece-me ser uma desculpa mesmo á fodeca e um tentar de tapar o sol com a peneira. Se eu me lembro bem, PlayStation e PlayStation 2, líderes nas suas gerações se foram alvo de algo, foi da pirataria, como nunca tinha sido visto em consolas - as taxas de pirataria da PS2 não devem ter andado muito longe das verificadas nos PC's. No entanto lideraram a renderam lucros á Sony.
Estas tentativas desesperadas de combater a pirataria acabam por ser uma faca de dois gumes. Até podem conseguir reduzir a pirataria mas acabam por prejudicar os inocentes. Veja-se bem o sistema StarForce no PC que instalava porcarias no PC e por vezes tornava uma missão impossível o simples correr de um jogo original, quando com um crack, tudo corria bem. Quantos foram os utlizadores fieis prejudicados por este medo ridiculo da Nintendo. Alguns talvez não saibam, mas o grandioso The Legend Of Zelda Ocarina Of Time foi capado para poder ser colocado num cartucho, quando os developers pretendiam adicionar revoluções e inovações neste jogo que só apareceram mais tarde.
Porque que este medo pela pirataria é errado?! Por muita pirataria que usemos numa consola há uma coisa que precisamos de comprar sempre, a consola. Infelizmente ou felizmente, bem ou mal, certo ou errado, a pirataria influencia a compra de consolas - quem não conhece pessoal que preferiu certa consola pelo acesso á pirataria. No passado este factor não matou a PS2, aliás, pelo contrário impulcionou as vendas da mesma.
Sei que a Nintendo é diferente das rivais, pois além de criadora de consolas também é developer, mas será que se justifica tanto medo?! Porque estes erros infantis?! Sei que é de mau tom este texto para os fans da Nintendo e também porque a Wii é líder e Sra do mercado, mas sejamos sinceros, acham mesmo que a Wii não tinha muito por onde melhorar?!
P.S: O User anterior falou de erros com a DS ... eu sinceramente a única coisa que me queixo na DS é a ausencia de mais funcionalidades de origem (na bios) ... só pedia o Browser incluido.
Por exemplo na Nintendo 64, optaram pelo suporte na altura praticamente retrógado das cassetes quando todos os outros já usavam CD's (a mesma relação cassete audio - CD). Com esta opção limitaram o espaço aos developers a uns miseros 250 MB (pelo que li na Internet) enquanto que as outras plataformas tinham 650Mb de espaço para os developers usarem.
Li em alguns locais que foi pensado o lançamento do Final Fantasy VII na N64. Vou ser honesto ... um jogo cujas versões PC e PlayStation usavam mais do que 3 CD's seria quase impossível de colocar na N64. Digo quase, pois é verdade que colocaram o Resident Evil 2 (2 CD's) num só cartucho. Para mim foi um claro erro a opção pelas cassetes (mais rápidas que um CD, mas com um preço a pagar - espaço). A razão desta opção já será falada á frente.
Depois temos a GameCube, uma consola compacta, bonita, acessível e acima de tudo era a mais potente a nível de Hardware na sua geração (também era a N64), tendo mais tarde aparecido a XBox com argumentos semelhantes. No entanto a consola voltou a repetir o mesmo erro da N64, e ainda adicionou outros. Penso que foi por esta altura que as consolas começaram a ser idealizadas e vistas como algo mais que uma consola de jogos. A capacidade de leitura de DVD's da PS2 era um trunfo para os mais jovens que queriam uma consola, pois com esta capacidade conseguiam chamar a atenção das pessoas mais velhas e completamente externas aos jogos - as pessoas que tinham o dinheiro para a adquirir. Já a PlayStation tinha a função de ler CD's audio (como a Saturn) - uma função básica aos olhos da actualidade mas com muito uso nos seus tempos (ainda recordo chegar a casa do meu vizinho n vezes e ver a Saturn a trabalhar tocando CD's de música).
A Nintendo sempre manteve uma mentalidade retrógada (acusação muito usada para atacar a Nintendo e nunca aceite pelos fans da mesma - a verdade é que toda a gente não-Nintendo tem a mesma ideia ... como dizia o jardel, Porque Será?!), e manteve as suas consolas sempre com a única função de uma consola - jogar jogos. Sim Srs. uma consola é para jogar, mas as multi-funcionalidades nunca fizeram mal a ninguém, pelo contrário, além de atrair pessoas nao interessadas em jogos, aumenta a longvidade e uso da "consola". Um primo meu, fartou-se de pedir a GameCube ao pai (que acabou por obter a mesma mais tarde), e este não quis comprar a GameCube (mais barata) e quis comprar a PlayStation 2 (mais cara). Não quero mandar para aqui histórias da carochinha só para dizer que tenho razão, mas a verdade é que imensos factos sublinham isto que digo.
Voltando á GameCube, desta vez repetiram o erro de espaço. Com os mini-DVD's disponibilizaram apenas 1.36 GB aos developers, em vez dos 4.6 GB dos rivais. Tal como o Resident Evil 2 na N64, a GameCube teve jogos que disfarçaram por completo esta diferença de espaço, e teve outros que para manter o aspecto supreendente tiveram que ser divididos em vários discos (não estou a referir este ponto como algo negativo). Depois, o cubo era só e apenas para jogos. Neste ponto a Nintendo preferiu continuar no passado enquanto que os outros pensavam em cada vez mais serviços. A GC tinha função de Online mas o pouco suporte a este serviço fez com que o mesmo caisse no esquecimento - não é que a PS2 fosse um exemplo neste ponto também, mas teve sérios sucessos como o Socom.
Com a Wii, a Nintendo pela primeira vez (nestes exemplos) fica atrás dos rivais a nível de capacidades de hardware, apostando tudo na unica revolução desta geração, a jogabilidade. Justificaram esta opção porque queriam ter uma consola acessível a nível monetário (pelo que ouvi/li). No entanto acho estranha esta preocupação quando temos mil e um acessórios anunciados a preços nada amigáveis, serviços na consola a pedir mas dinheiro, etc ... É verdade, ninguém é obrigado a comprar, mas não teria sido preferivel aumentar um pouco o preço da consola e dar-lhe mais capacidades incluidas.
Falando de espaço para os developers, finalmente a Nintendo alinhou nos discos ditos normais, neste caso DVD's e DVD's Double Layer, embora que neste segundo caso quando saiu o SSBB começaram logo a aparecer dificuldades para ler o disco, o primeiro do segundo formato. De qualquer maneira parece-me uma decisão acertada ... a 360 trabalha com o mesmo suporte e até agora tem correspondido bem. Falando de funcionalidades extra-consola, os vários canais de noticias, meterologia e votos são engraçados, mas não passa disso. A Virtual Console e o Browser Web são dois trunfos. O primeiro foi uma ideia perfeita, já o segundo seria no minimo estranho senão aparecesse (nem seria assim tão estranho olhando para situações anteriores). Falando das ausências, sinceramente sinto a falta da leitura de Filmes em DVD, funcionalidade que parece-me demasiado óbvia e útil. Muitos dizem que não é precisa para nada, que toda a gente já tem leitores de DVD's em casa, que é uma coisa elementar e barata (leitores, etc...).
Primeiro se é assim tão elementar e acessível não vejo porque não viria na Wii, depois, mais um leitor de DVD em casa apenas aumentaria as opções no que toca a ver filmes, e por último, para quem viaja é muito melhor levar só e apenas a Wii para jogar e ver filmes do que ter que levar a Wii mais um leitor seja ele qual for. Para mim é um erro. Mas saltando o DVD, penso que falta claramente funções multimédia á consola (sim, com o Photo Channel podemos ver imagens, videos em certos formatos e ouvir MP3, mas é apenas uma solução para o desenrasca). O ultimo ponto em que toco é sem dúvidas o disco rigido.
Falaram da pirataria ... falando deste ponto que parece ter sido a razão lançada para justificar as Cassetes na N64, mini-DVD's na GC e a ausência de multi-funcionalidades nas primeiras duas, e disco nesta, parece-me ser uma desculpa mesmo á fodeca e um tentar de tapar o sol com a peneira. Se eu me lembro bem, PlayStation e PlayStation 2, líderes nas suas gerações se foram alvo de algo, foi da pirataria, como nunca tinha sido visto em consolas - as taxas de pirataria da PS2 não devem ter andado muito longe das verificadas nos PC's. No entanto lideraram a renderam lucros á Sony.
Estas tentativas desesperadas de combater a pirataria acabam por ser uma faca de dois gumes. Até podem conseguir reduzir a pirataria mas acabam por prejudicar os inocentes. Veja-se bem o sistema StarForce no PC que instalava porcarias no PC e por vezes tornava uma missão impossível o simples correr de um jogo original, quando com um crack, tudo corria bem. Quantos foram os utlizadores fieis prejudicados por este medo ridiculo da Nintendo. Alguns talvez não saibam, mas o grandioso The Legend Of Zelda Ocarina Of Time foi capado para poder ser colocado num cartucho, quando os developers pretendiam adicionar revoluções e inovações neste jogo que só apareceram mais tarde.
Porque que este medo pela pirataria é errado?! Por muita pirataria que usemos numa consola há uma coisa que precisamos de comprar sempre, a consola. Infelizmente ou felizmente, bem ou mal, certo ou errado, a pirataria influencia a compra de consolas - quem não conhece pessoal que preferiu certa consola pelo acesso á pirataria. No passado este factor não matou a PS2, aliás, pelo contrário impulcionou as vendas da mesma.
Sei que a Nintendo é diferente das rivais, pois além de criadora de consolas também é developer, mas será que se justifica tanto medo?! Porque estes erros infantis?! Sei que é de mau tom este texto para os fans da Nintendo e também porque a Wii é líder e Sra do mercado, mas sejamos sinceros, acham mesmo que a Wii não tinha muito por onde melhorar?!
P.S: O User anterior falou de erros com a DS ... eu sinceramente a única coisa que me queixo na DS é a ausencia de mais funcionalidades de origem (na bios) ... só pedia o Browser incluido.
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