Pandora (Consola Portátil Open-Source)

Alchemist

I'm cool cuz I Fold
Ainda sem data de lançamento definitiva, encontra-se actualmente em desenvolvimento uma consola portátil que se pretende vir a afirmar como a sucessora espiritual da GP32 e GP2x, as duas consolas portáteis mais apreciadas no circuito underground.

Com especificações suficientes para ser designada como “PSP killer”, esta consola foi desenhada com base nos inputs da comunidade GP32x, e pretende colmatar todas as falhas de desenho das consolas anteriormente referidas. Tal como as suas antecessoras, a Pandora deverá ser primeiramente utilizada para Homebrew e Emuladores, pelo que não deverá representar uma ameaça efectiva à PSP ou à DS, mas tendo em conta que a consola tem poder para emular uma Nintendo 64, a PlayStation 1 e eventualmente uma Nintendo DS talvez a coisa se possa complicar um pouco mais. Para já a consola existe apenas em formato de developer, mas já há vídeos de um emulador de PS1 a correr full-speed na consola.

Estima-se que o preço da Pandora virá a rondar os 220 euros.

O PTGamers vai estar atento ao desenvolvimento desta consola, para informar a comunidade. Para os mais técnicos, aqui ficam as especificações da Pandora:

* Texas Instruments OMAP3530 processor at 600MHz (officially)
* 128MB DDR-333 SDRAM
* 256MB NAND FLASH memory
* IVA2+ audio and video processor using TI's DaVinci™ technology
* ARM® Cortex™-A8 superscalar microprocessor core
* PowerVR SGX OpenGL ES 2.0 compliant 3D hardware
* integrated Wifi 802.11b/g
* 800x480 resolution touchscreen LCD, 4.3" widescreen, 16.7 million colors (300 cd/m2 brightness, 450:1 contrast ratio)
* Dual analog controllers with center pushbutton
* Full gamepad controls plus shoulder buttons
* Dual SDHC card slots (currently up to 32GB of storage, soon to be 64GB)
* headphone output up to 150mW/channel into 16 ohms, 99dB SNR
* TV output (composite and S-Video)
* Internal microphone plus ability to connect external microphone through headset
* 43 button QWERTY and numeric keypad
* USB 2.0 OTG port (480Mb/s) with capability to charge device
* USB 2.0 HOST port (480Mb/s) capable of providing the full 500mA to attached devices
* externally accessible UART for hardware hacking and debugging
* Brick prevention with integrated bootloader for safe code experimentation
* Runs the Linux operating system (2.6.x)
* Dimensions: 140x83x27mm

Fonte: http://classicos.ptgamers.com/noticia.asp?id_noticia=84

pandoradh2.jpg
 
Não me parece muito prático, aposto que ainda vai sofrer algumas alterações, no entanto até fiquei satisfeito com a noticia.
 


Tenho uma GP2X f100black military .

Para mim é simplesmente a melhor consola do mercado .

Nunca fará concorrencia á psp agora á ds ... a nova gp2x com touchscreen deve estar prestes a receber um emulador ds .. lol

Na minha tenho gb , gbc ,gba ,nes , snes , virtual boy , gg , sms , md , scd , watara , dos box , Amiga , atari , spectrum , jogos homebrew e mais alguns que não me recordo .

Emuladores e respectivos jogos tudo num cartão de 4 G .Esta nova consola penso que nada tem a ver com a GP2X onde apenas foram buscar opiniões e apoiarem-se no excelente linux os /firmware .

A Gp2x pôs recentemente á venda a nova evolução com touch ... será a minha proxima aquisição .
 
psp killer? pelo menos objectivos semi-realistas.
anyways, qual lineup de jogos (fora de emulação que é ilegal)
 
Não sei porque insistem em chamar consola a essas coisas... são computadores portáteis e o pessoal adora porque enche aquilo de emuladores e dá para fazer muitas coisas.

Para ser uma consola tinha que ter alguém da indústria (EA, Ubisoft, etc) a desenvolver jogos para ela.

Essa imagem de uma DS lite preta modificada é horrível.

Artigo Wikipedia

"open source handheld device" parece uma designação mais correcta.
 
Última edição:
Essa vai ser mais um francasso... ainda à uns tempos se falava de uma consola chamada Phantom, para competir c\ 360's e PS3's... aonde é q isso anda?!

As ideias até podem ser boas, mas dps lançar o produto em si é mais complicado!!

cumps.
 
Não sei porque insistem em chamar consola a essas coisas... são computadores portáteis e o pessoal adora porque enche aquilo de emuladores e dá para fazer muitas coisas.

Para ser uma consola tinha que ter alguém da indústria (EA, Ubisoft, etc) a desenvolver jogos para ela.

Essa imagem de uma DS lite preta modificada é horrível.

Acho piada a tua descrição depriciativa do produto, até porque enquanto hardware, é exactamente o que estou á procura.

Em termos lúdicos cumpre á risca os meus objectivos para uma consola portátil, onde não encontro eco nas DS e PSP.

Em aspecto, o objectivo dessa imagem é certamente dar uma ideia do que se pretende atingir com o produto final, até porque nada nos garante que essa imagem tenha saido de uma fonte oficial, mais provavelmente veio pela porta do cavalo ou então ou foi feita por um fã entusiasta do projecto, baseado nas early specs.


P.S.
Mesmo nessa imagem manhosa há uma coisa que me agrada imenso, o formato do ecrã.
O 4:3 da DS é por demais pequeno e a resolução mesmo num ecrã tão pequeno é muito baixa.
Vale pela reactividade percepcionada do ecrã.

O 16:9 da PSP é bom para filmes, mas algo inadequado para jogos, tem que se preecher muito o espaço disponivél para não ficar vazio na composição.
A resolução é boa mas a latência do ecrã irrita um bocado.

O 16:10 deste projecto parece-me perfeito, tem muito espaço para jogos e nos filmes o sacrificio é minimo.
A resolução é generosa, bastando interrogar que a ser verdade, qual será a latência.

P.P.S.
Espero que o projecto seja mais do que um balão de ar quente, até porque terá aqui um comprador garantido.
 
Essa vai ser mais um francasso... ainda à uns tempos se falava de uma consola chamada Phantom, para competir c\ 360's e PS3's... aonde é q isso anda?!

As ideias até podem ser boas, mas dps lançar o produto em si é mais complicado!!

cumps.
Ai é que está a piada do nome, não passou disso mesmo...um fantasma.
 
Essa vai ser mais um francasso... ainda à uns tempos se falava de uma consola chamada Phantom, para competir c\ 360's e PS3's... aonde é q isso anda?!
entretanto lançaram uma especie de teclado.

a phantom acho que era tipo o hardware para um sistema semelhante ao gametap. muito ambicioso
 
Ai é que está a piada do nome, não passou disso mesmo...um fantasma.

A Phantom era uma fantochada que nada tem a ver com este projecto.
A Phantom queria ser o posterboy para os jogos exclusivamente por download, e mais, estava com ideias de ter os jogos por stream.
Por outras palavras, andavam há caça de gambuzinos usando uma folha de acetato e um pacotinho de chá de cidreira.........

Fizeram toneladas de market prospects para ver como os jogadores respondiam ao projecto.
O silêncio foi ensurdecedor, e ESSE foi o motivo para o projecto ser abandonado.

Ele ainda há gajos que continuam a ter na cabeça o objectivo de criar uma nova bolha da internet, em que pensam que basta ter um projecto e algum hype para se ter mercado garantido.
Da outra vez foi o que foi, agora ninguem arrisca.

Com muito poucas excepções, os jogadores gostam da sensação de posse de ter um produto em suporte físico com o qual se identifiquem.
O mercado de jogos por download não está sequer próximo de se tornar o mainstream, quanto mais dominar o mercado.
O Steam é um calhau no meio de um relvado pristino, salta á vista mas não objectiva nada.
Dito isto, um projecto como a Phantom nunca teve hipotese, por isso, não se compare com este projecto pandora.

[offtopic/close...........]
 
essa tal de Pandora, tal como o nome indica, apenas pode competir com a PSP. Competem as 2 na categoria de melhor Media Player, já que a nível de jogos nada para a DS.
 
Tenho uma GP2X f100black military .

Para mim é simplesmente a melhor consola do mercado .

Nunca fará concorrencia á psp agora á ds ... a nova gp2x com touchscreen deve estar prestes a receber um emulador ds .. lol

Na minha tenho gb , gbc ,gba ,nes , snes , virtual boy , gg , sms , md , scd , watara , dos box , Amiga , atari , spectrum , jogos homebrew e mais alguns que não me recordo .

Emuladores e respectivos jogos tudo num cartão de 4 G .Esta nova consola penso que nada tem a ver com a GP2X onde apenas foram buscar opiniões e apoiarem-se no excelente linux os /firmware .

A Gp2x pôs recentemente á venda a nova evolução com touch ... será a minha proxima aquisição .


sinceramente eu so comprava uma gp2x se nao tivesse $$ para comprar uma psp e elas ate sao baratas.

é que quando eu ainda pegava na psp havia emuladores de n64 quase perfeitos e neo geo/mame

além disso tem centenas de jogos desenvolvidos por editoras de games

essa gp2 era fixe no tempo do neo geo pocket agora....
 
Back
Topo