[DISCUSSÃO] Portal para a ZWAME / Techzone

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Já várias vezes foi sugerido e outras tantas foi adiado. Mas... não foi esquecido.

Vamos tentar fazer um Portal. Precisamos de tudo. De um design, de um CMS.

Fazer uma coisa baseado na comunidade é tão interessante como difícil. Um pequeno ponto pode demorar horas a resolver. Se não soubermos avanaçar está condenado ao fracasso.

O que proponho:

1- Discussão sobre o que fazer.
2- Acertarmos num design. Já temos umas ideias pelo que depois coloco aqui um rascunho.
3- Definir um CMS para o Portal. O meu voto é claramente no Drupal. Mostrou ser um CMS muito sólido, com uma excelente evolução, usado por muitos sites bem grandes. Vai haver muitas sugestões diferentes mas vejam que temos que definir um caminho.
4- Começar a testar. Uma equipa reduzida ficará com acesso a uma máquina com o drupal instalado e que posteriormente poderá ser visto por todos.

A ideia é o Portal ficar separado do Fórum. O Fórum é a essência da Techzone pelo que não faz sentido colocar o portal à frente do mesmo.
Usar e organizar o conteúdo, de uma forma mais amigável, coisa que a estrutura do fórum por vezes dificulta.
Mas o Portal deve ter vida própria. Poder ter interesse não devido ao Fórum.

Estaremos à altura desde desafio? Conseguiremos levar a Techzone a outros vôos?
Eu acredito que sim. O que dizem?

Quem pode ajudar nesta tarefa?
 
Tal como disseste:
Fazer uma coisa baseado na comunidade é tão interessante como difícil. Um pequeno ponto pode demorar horas a resolver. Se não soubermos avanaçar está condenado ao fracasso.

e portanto acho que o melhor a fazer é pensares bem que tipo de portal querem. Quando falas de um portal eu lembro-me logo de dois tipos. Por um lado uma coisa mais do género de agregador de conteúdos onde se colocariam sobretudo análises e tutoriais criados pelos utilizadores e, por outro, podes optar por uma coisa do género de um blog, onde são colocadas notícias, informações referentes ao fórum e links para threads/posts interessantes que se encontrem pelo fórum.
A segunda opção parece-me mais abrangente e interessante, apesar de também necessitar de mais disponibilidade de quem organizar a mesma para que se mantenha um fluxo constante de artigos.

Depois, a qualquer uma delas, podem ser adicionadas outras funcionalidades como por exemplo um sítio para links sugeridos pelos utilizadores, e aprovados pelos "editores", ou um local onde apareça o que os users da Techzone andam a dizer no twitter (já registei o user "techzone" para isso, portanto se quiseres utilizar pede-me as info's de login que eu te mando isso).

Isto foi o que saiu agora, se depois me lembrar de mais alguma coisa digo.
 
A ideia é o Portal ficar separado do Fórum. O Fórum é a essência da Techzone pelo que não faz sentido colocar o portal à frente do mesmo.
para mim isto é o fundamental.

quando à estrutura deve ser um agregador de conteúdos dinâmico, uma espécie de wikipedia construída por nós.
 
parece-me que é uma boa forma de expandir o potencial da TZ..
se precisarem algum tipo de ajuda a nível de conteúdos gráficos/fotográficos podem contar comigo ;)

cumps
 
Quem pode ajudar nesta tarefa?

Se necessitarem de algum tipo de análise/optimização de código PHP (ou adicionar/modificar alguma funcionalidade) e estudos de segurança (as in segurança informática), count me in.

Bug testing idem.

Já é altura de subir para o próximo nível :)

PS: penso que seria interessante discutir a ideia da wiki também.

Cumprimentos.
 
Última edição:
Eu no tempo que tenho livre posso ajudar com o que for preciso e necessário. (experiencia em outros projectos não falta..) seria dar um pouco de mim, do meu trabalho e conhecimento, a uma comunidade que já tanto me deu!
Contem comigo para o que for preciso e necessário!
 
Tal como disseste:


e portanto acho que o melhor a fazer é pensares bem que tipo de portal querem. Quando falas de um portal eu lembro-me logo de dois tipos. Por um lado uma coisa mais do género de agregador de conteúdos onde se colocariam sobretudo análises e tutoriais criados pelos utilizadores e, por outro, podes optar por uma coisa do género de um blog, onde são colocadas notícias, informações referentes ao fórum e links para threads/posts interessantes que se encontrem pelo fórum.
A segunda opção parece-me mais abrangente e interessante, apesar de também necessitar de mais disponibilidade de quem organizar a mesma para que se mantenha um fluxo constante de artigos.

Depois, a qualquer uma delas, podem ser adicionadas outras funcionalidades como por exemplo um sítio para links sugeridos pelos utilizadores, e aprovados pelos "editores", ou um local onde apareça o que os users da Techzone andam a dizer no twitter (já registei o user "techzone" para isso, portanto se quiseres utilizar pede-me as info's de login que eu te mando isso).

Isto foi o que saiu agora, se depois me lembrar de mais alguma coisa digo.

Claramente a 2ª opção sendo que quanto menor for o peso das coisas do fórum será melhor, porque o que isso quer dizer é que o Portal ando por ele só.
Como disse antes há vantagem na estrutura de um Portal para aparecerem as reviews e artigos que no fórum não há. Até em termos de apresentação. Reparem que é simples fazer uma tabela num portal mas quase impossível no fórum. Colocar um vídeo é outra coisa que é mais simples no Portal.

se precisarem algum tipo de ajuda a nível de conteúdos gráficos/fotográficos podem contar comigo ;)

cumps

Precisamos pois. A ideia de ser ffeito por pessoas da comunidade é essa mesmo. Temos sempre a hipótese de mandar fazer mas isso dará sempre menos gozo do que ser acad um ver ali um pouco do seu trabalho.

Se necessitarem de algum tipo de análise/optimização de código PHP (ou adicionar/modificar alguma funcionalidade) e estudos de segurança (as in segurança informática), count me in.

Bug testing idem.

Já é altura de subir para o próximo nível :)

PS: penso que seria interessante discutir a ideia da wiki também.

Cumprimentos.

Perfeito.
Podemos testar uma Wiki mas as wikis pelo que conheço a formatação daquilo é tramado para o comum dos mortais. Há ai coisas novas que podem interessar mas todas têm vantagens e desvantagens. Possivelmente tudo o que colocariamos na WIKI pode ser transformado em artigos, análises e tutoriais e ai já que o Portal pode ser muito mais apelativo em termos de design acho uma ideia melhor.

Alguem consegue martelar no Drupal?
Depois coloco aqui um possível aspecto do Portal que nos faz sentido.
 
Claramente a 2ª opção sendo que quanto menor for o peso das coisas do fórum será melhor, porque o que isso quer dizer é que o Portal ando por ele só.
Como disse antes há vantagem na estrutura de um Portal para aparecerem as reviews e artigos que no fórum não há. Até em termos de apresentação. Reparem que é simples fazer uma tabela num portal mas quase impossível no fórum. Colocar um vídeo é outra coisa que é mais simples no Portal.



Precisamos pois. A ideia de ser ffeito por pessoas da comunidade é essa mesmo. Temos sempre a hipótese de mandar fazer mas isso dará sempre menos gozo do que ser acad um ver ali um pouco do seu trabalho.



Perfeito.
Podemos testar uma Wiki mas as wikis pelo que conheço a formatação daquilo é tramado para o comum dos mortais. Há ai coisas novas que podem interessar mas todas têm vantagens e desvantagens. Possivelmente tudo o que colocariamos na WIKI pode ser transformado em artigos, análises e tutoriais e ai já que o Portal pode ser muito mais apelativo em termos de design acho uma ideia melhor.

Alguem consegue martelar no Drupal?
Depois coloco aqui um possível aspecto do Portal que nos faz sentido.

Edit:

J[PT];2999295 disse:
Eu no tempo que tenho livre posso ajudar com o que for preciso e necessário. (experiencia em outros projectos não falta..) seria dar um pouco de mim, do meu trabalho e conhecimento, a uma comunidade que já tanto me deu!
Contem comigo para o que for preciso e necessário!

Isso seria excelente:)
 
Podem contar comigo, mas apenas a nível de conteudos, ja que CMS out-of-the-box e eu não nos damos muito bem. Sao obra do demo, imho.
No campo de programação só mesmo para beta-tester.

sugiro-vos a criarem aqui "vagas" explicitas para os "postos de trabalho" que necessitam, ficaria mais claro para a comunidade como poderiam ajudar a criar o portal ;)

Só uma coisinha, os conteúdos do portal vão ser baseados no fórum? E quais serão os temas do portal? Irão abranger todos os sub-fóruns da TZ (incluindo o Geral)?

cumps
 
Podem contar comigo, para ajudar no que puder.

Penso que o armadillo tem razão (para variar :P), convém definir antecipadamente o que se quer em termos de portal e em termos de "postos de trabalho", e a partir daí criar equipas de trabalho com funções especificas.
Porque senão corres o risco de aparecer aqui "meio" Fórum a dizer que quer ajudar mas não sabe como ou não sabem o que é preciso fazer ou etc.

Podes criar equipas de trabalho de X elementos, dependendo das tarefas, e ter alguns elementos de reserva caso seja preciso substituir alguém, por exemplo, queres uma equipa de testes com 5 elementos, crias 8 vagas, 5 para testar e 3 de reserva caso algum elemento da equipa "principal" não possa fazer a sua função, por falta de tempo, trabalho etc.
 
Armadillo, desculpa-me mas discordo de ti.

Vagas e "lugares" de trabalho não é boa politica quando o trabalho é feito por voluntários ;) Andarmos a "ocupar" vagas com pessoal que depois revela não ter a disponibilidade desejada e quando haviam outros que também queriam ajudar acaba por desanimar algumas pessoas.

Sou mais a favor de o pessoal se auto-propor e serem adicionados conforme é necessário ou não, tipo uma FIFO (isto é mesmo para ti :205:), quando notarmos indisponibilidade de alguém, remove-se essa pessoa e mete-se a que está imediatamente a seguir na lista. Julgo que isto seria o mais prático ;) E mesmo assim..., podia nem resultar bem.

Quanto às ajudas, como já tinha dito ao Metro antes, no que puder ajudar contem comigo :)
 
nao me fiz explicar convenientemente, desculpem...
o que eu queria dizer era mais isto:
é preciso um grupo de trabalho para fazer um WYSIWYg, uma equipa para gerir os conteudos, outra para fazer o logotipo (e por aí fora...)
Nós, users, nao sabemos em concreto o que é necessario fazer, iykwim ;)
O melhor é o admin (presumo que seja o metro) dizer em que moldes o portal se vai desenvolver(eu até questionaria a utilizaçao de um CMS out-of-the-box, se seria mesmo necessario, mas isto sou eu... :p). Porque se vier um artista dizer: " Ahh e tal, eu faço em (duzia/2) de dias um sistema de login fantastico, que, para alem de fazer login e gravar a password, tambem tira cafes e estrela ovos":D.
Assim, isto dá bagunça, eu sei disso por experiencia propria :( Ja pra nao falar que, depois dar a manutençao a codigo escrito por, digamos, 20 pessoas, será assim um tanto ou quanto complicado.

Talvez fosse melhor criar primeiro a ideia do que se pretende desenvolver em concreto, criar uma especie de caderno de encargos e, depois, delegar as tarefas a equipas, elementos, whatever, tudo direitinho... mas isto é a minha opiniao, e vale o que vale.

cumps

ps: deixa-te la dos fifo's e de ser nerd :002: ;)
 
Última edição:
Tenho alguma experiência em Joomla que também é um CMS, Drupal especificamente não, mas se precisarem de ajuda, é questão de dizerem qq coisa, e no que souber ajudo com muito gosto.

Cumps.
 
Disponibilidade para um género de wiki posso garantir, e além do mais acho que é uma área a explorar, existem inúmeros (centenas?) de tutoriais e "how-to" espalhados pelo fórum, se fosse possível começar a preencher um wiki com estes conteúdos e possivelmente outros seria uma bela ideia.

Parece-me, por outro lado, importante realçar que um género de wiki nestes moldes não iria de todo colidir com a informação e discussão presentes no fórum, mas sim uma forma de catalogar tudo o que por aí anda mais ou menos espalhado, apesar de no fórum existir uma secção para tal.

Isto seria uma vertente do tal portal, haveria outras, cheguem-se á frente com ideias.

Ps: esqueci-me de referir a disponibilidade para possível ajuda em conteúdos gráficos (não "programação", dispenso bem essa parte, já tenho que chegue disso ...)
 
Eu acho que primeiro é procurar exemplos bem sucedidos para tirar ideias, e depois começar a formular o que pretendemos, porque estarmos a pensar por alto o que cada um quer, depois não sai nada de jeito.
 
Eu avanço com conteudos: Posso fazer comentários e bitaites sobre a programação, desenvolvimento de software, o Software Business e afins (só mensal, não tenho tempo para mais :(, nem há tanto assim para se falar :007: ) aka Crónica mensal sobre programação.

cumps

edit:
Temos, por exemplo o http://www.wintech.com.pt/ , que me parece ser bem sucedido
 
Última edição:
Podem contar comigo, mas apenas a nível de conteudos, ja que CMS out-of-the-box e eu não nos damos muito bem. Sao obra do demo, imho.
No campo de programação só mesmo para beta-tester.

sugiro-vos a criarem aqui "vagas" explicitas para os "postos de trabalho" que necessitam, ficaria mais claro para a comunidade como poderiam ajudar a criar o portal ;)

Só uma coisinha, os conteúdos do portal vão ser baseados no fórum? E quais serão os temas do portal? Irão abranger todos os sub-fóruns da TZ (incluindo o Geral)?

cumps

Antes de mais este é um work in progress. Não temos de todo, tudo já definido. Se o tivessemos isso era contrário ao sentido de comunidade.

Os conteúdos do Portal vão ser sobre Informática / Technologia que é o núcleo da Techzone. A partir dai depois vê-se.

Quanto à colocação de conteúdos ela será inicialmente feita por um grupo reduzido, ou explicando-me melhor, pode ser submetida (ainda não definimos a forma de o fazer. Se um sub-fórum ou outra forma e depois é que serão publicados). É óbvio que dependendo dos contributos e da frequência dos mesmos esse membro pode passar a colocar os conteúdos directamente. Vejam isto como incentivo a todos e não abrir logo à partida para todos e depois restringir porque os conteúdos seriam menos bons.

Para já precisamos de pessoas da parte do design e de programação ou código para transformar uma instalação do Drupal no nosso Portal. Depois disso é que vem o conteúdo.

Podem contar comigo, para ajudar no que puder.

Penso que o armadillo tem razão (para variar :P), convém definir antecipadamente o que se quer em termos de portal e em termos de "postos de trabalho", e a partir daí criar equipas de trabalho com funções especificas.
Porque senão corres o risco de aparecer aqui "meio" Fórum a dizer que quer ajudar mas não sabe como ou não sabem o que é preciso fazer ou etc.

Podes criar equipas de trabalho de X elementos, dependendo das tarefas, e ter alguns elementos de reserva caso seja preciso substituir alguém, por exemplo, queres uma equipa de testes com 5 elementos, crias 8 vagas, 5 para testar e 3 de reserva caso algum elemento da equipa "principal" não possa fazer a sua função, por falta de tempo, trabalho etc.

Penso que respondi à tua quetão na resposta anterior. Para já precisamos do design e do CMS pronto para colocar posts.
Depois disso vem o conteúdo do Portal.

nao me fiz explicar convenientemente, desculpem...
o que eu queria dizer era mais isto:
Nós, users, nao sabemos em concreto o que é necessario fazer, iykwim ;)
O melhor é o admin (presumo que seja o metro) dizer em que moldes o portal se vai desenvolver(eu até questionaria a utilizaçao de um CMS out-of-the-box, se seria mesmo necessario, mas isto sou eu... :p). Porque se vier um artista dizer: " Ahh e tal, eu faço em (duzia/2) de dias um sistema de login fantastico, que, para alem de fazer login e gravar a password, tambem tira cafes e estrela ovos":D.
Assim, isto dá bagunça, eu sei disso por experiencia propria :( Ja pra nao falar que, depois dar a manutençao a codigo escrito por, digamos, 20 pessoas, será assim um tanto ou quanto complicado.

Talvez fosse melhor criar primeiro a ideia do que se pretende desenvolver em concreto, criar uma especie de caderno de encargos e, depois, delegar as tarefas a equipas, elementos, whatever, tudo direitinho... mas isto é a minha opiniao, e vale o que vale.

cumps

ps: deixa-te la dos fifo's e de ser nerd :002: ;)

Usar um CMS ou não pensamos nisso. Convençam-me do contrário ou apareça um sistema de login fantástico com um design ainda melhor e se for a solução tudo bem.

Já pensei na parte da manutenção do código e penso que -mas corrige-me tu que é a tua área - um CMS já facilita algumas coisas precisamente em termos de código a adicionar ou não?
Se o que pedimos não for exequível esquecemos isto mas em última análise esta discussão serve para pensar em novas ideias e vias de as conseguir. Eu gostava muito de podermos todos dizer que este Portal foi obra da comunidade Techzone. Foram eles que pegaram num papel e um lápis e a desenharam, fizeram o código e lhe dão conteúdos.

Tenho alguma experiência em Joomla que também é um CMS, Drupal especificamente não, mas se precisarem de ajuda, é questão de dizerem qq coisa, e no que souber ajudo com muito gosto.

Cumps.

Vamos precisar de certeza por isso toda a participação é bem-vinda.
 
exactamente anjo2, tal como disse acima "definir antecipadamente o que se quer em termos de portal" e só depois partir para a divisão de trabalho e criação de "equipas" e etc.

Penso que depois do Metro, revelar as ideias que já existem, podemos utilizar este tópico para fazer um "brainstorming", e depois com ideias dos utilizadores do fórum e vendo exemplos bem sucedidos, temos um bom ponto de partida para avançar.
 
Última edição:
Disponibilidade para um género de wiki posso garantir, e além do mais acho que é uma área a explorar, existem inúmeros (centenas?) de tutoriais e "how-to" espalhados pelo fórum, se fosse possível começar a preencher um wiki com estes conteúdos e possivelmente outros seria uma bela ideia.

Parece-me, por outro lado, importante realçar que um género de wiki nestes moldes não iria de todo colidir com a informação e discussão presentes no fórum, mas sim uma forma de catalogar tudo o que por aí anda mais ou menos espalhado, apesar de no fórum existir uma secção para tal.

Isto seria uma vertente do tal portal, haveria outras, cheguem-se á frente com ideias.

Ps: esqueci-me de referir a disponibilidade para possível ajuda em conteúdos gráficos (não "programação", dispenso bem essa parte, já tenho que chegue disso ...)

Rui:
O que distingue uma Wiki de um Portal que apresente um artigo? O layout e a menor ligação (pode haver o mesmo tipo de ligação mas de forma mais manual).
A ideia de apresentar em formao de artigo tem 2 vantagens a meu ver em relação a uma Wiki:

1- A wiki é pouco costumizável e o layout acaba por ser difícil de alterar.
Uma coisa que ainda não foi abordada é a ligação de vários CMS diferentes ou não. Tenho receio decompatibilidades no futuro se se mistura muita coisa. Dai não pensar em integrar o fórum. O Fórum tem o vBulletin e um layout que não vale a pena andar a martelar.

2- A informação torna-se obsoleta com o tempo. O que quer dizer com isto? Imaginemos um guia de overclocking para os tempos dos P3. Qual a utilidade actual? O mesmo guia para uma board recente teria alguma semelhança? Muito poucas.

Eu acho que primeiro é procurar exemplos bem sucedidos para tirar ideias, e depois começar a formular o que pretendemos, porque estarmos a pensar por alto o que cada um quer, depois não sai nada de jeito.

Tentamos já fazer previamente algum trabalho de casa. Já procura a base de trabalho que aqui tenho. Etá dificil de a encontrar :(
 
Back
Topo