Artigo PC Leve

Shiruken

Power Member
Este tópico foi inteiramente por mim (não o software ou temas que vou falar sobre) exclusivamente para toda gente que está a ter um uso de CPU ou de RAM muito exagerado, sem estar a fazer nada de especial.



Parte 1:
(Programas a correr)
Normalmente o gasto da CPU é feito por uma grande quantidade de programas ou aplicações a correrem simultaneamente, tentem reduzir este efeito ao máximo se não tiverem um PC que é uma bomba.
Não usem vários tipos de software para fazer a mesma coisa, ou então, não usem programas tão pesados que podem ser substituídos por programas mais leves.
Exemplo:
Em vez de usarem o Photoshop CS2 para trabalhos simples, passem a usar o GIMP, que é bastante leve.
Outro exemplo é, em vez de usarem o FlashGet, bastante rápido mas puxadote, podem optar por usar o µTorrent, extrmemante rápido e muito muito leve.


Parte 2:
(Aplicações & Software desnecessário)
Alguns aplicativos podem ser dispensáveis, por exemplo, algum de vocês tiver contas no ICQ no AIM e no MSN, em vês de estar a correr os 3 simultâneamente, podem fazer o Download do Trillian.
Não aconselho a se porem a instalar Skins à toa, um muíto bom exemplo para evitar este tipo de coisas, é usar o tema do windows "Royale" que é absolutamente gratuito, não necessita de instalação e funciona como uma tema normal do windows.
Não serve de nada isto:
"Mãe, Olha! Tenho um Desktop todo pipi! Com aliens e luzes e não sei quê!" depois ligar o simples MSN e o PC Crashar violentamente.



Parte 3:
(Melhorar o rapidamente o desempenho)
Imaginem que vocês querem fazer um trabalhinho no Photoshop ou até mesmo no Delphi, mas não conseguem por que a "carcaça" está muito lenta?
Eu aconcelho a deslgar Tudo o resto, deixar apenas esse aplicativo ligado, fazer CTRL+DEL e ir a "Desempenho", mudar a prioridade do mesmo para "Alta", deverão notar alguma diferença.
Se isto não funcionar, podem sempre desligar antivirus e a firewall, tudo mesmo.(Não se eskecem de tirar o cabo da net :P)



Parte 4:
(Programas De Arranque)
Outro tipo de problemas muito comum é o PC ser muito lento a iniciar, isto normalmente deve-se ao gasto excessivo de Ram ou de CPU.
Este problema é normalmente causado pelo número de programas que "arrancam" com o PC, isto é, são os programas que iniciam quando ligamos o computador, como a nossa firewall ou antivírus.
Para alterarem os Aplicativos que iniciam com o computador façam o seguinte:
Vão a "Iniciar" e cliquem em "Executar", depois escrevam "Msconfig" (Sem aspas) e uma pequena janela abrirá.Agora Seleccionem o separador que diz "Arranque".
Aí estarão listados todos os aplicativos, que arrancam quando o pc arranca, podem desactivados por tirar o "V" na caixinha.
Tenham cuidado, verifiquem sempre qual é o caminho do programa, não vão desligar algo que não queiram.
Thanks to GigaManiac


Obrigado por lerem!
Primeiro Tutorial :P
Agradeço opiniões, criticas e ideias!
 
Última edição:
Tudo aquilo que disseste está absolutamente correcto mas está-te ai a faltar um pormenor muito importante que se enquadrava bem na parte 1, que são os programas que correm em background, porque esses sim, são a principal ameaça a um bom desempenho para um pc mais limitado. Como um excelente exemplo disso temos o msn que mal a gente liga o pc ele liga-se sozinho e só dai já vão 12Mbs de Ram entre muitos outros. Uma boa maneira de resolverem isso é irem ao Menu...

Iniciar/Start » Executar/Run » Escrevem Msconfig e vão ao separador que diz Arranque/Startup (acho que na versão portuguesa é Arranque mas não tenho a certeza!)... depois é só desactivarem os programas que não querem que corram em background a menos que voçés precisem...

Cumps
 
É um tutorial (?) simples e util para aqueles a quem estes aspectos passam ao lado, porque resultam mesmo.

Apesar de não ser o 1º tutorial sobre o mesmo assunto merece os meus parabéns pelo empenho!



P.S. fico a espera do proximo;)





cumpzZz
 
É um tutorial (?) simples e util para aqueles a quem estes aspectos passam ao lado, porque resultam mesmo.

Apesar de não ser o 1º tutorial sobre o mesmo assunto merece os meus parabéns pelo empenho!



P.S. fico a espera do proximo;)





cumpzZz

Obrigado!
A melhor parte é esta:
Mãe, Olha! Tenho um Desktop todo pipi! Com aliens e luzes e não sei quê!" - Depois ligar o MSN e o PC Crashar violentamente.
 
Tudo aquilo que disseste está absolutamente correcto mas está-te ai a faltar um pormenor muito importante que se enquadrava bem na parte 1, que são os programas que correm em background, porque esses sim, são a principal ameaça a um bom desempenho para um pc mais limitado. Como um excelente exemplo disso temos o msn que mal a gente liga o pc ele liga-se sozinho e só dai já vão 12Mbs de Ram entre muitos outros. Uma boa maneira de resolverem isso é irem ao Menu...

Iniciar/Start » Executar/Run » Escrevem Msconfig e vão ao separador que diz Arranque/Startup (acho que na versão portuguesa é Arranque mas não tenho a certeza!)... depois é só desactivarem os programas que não querem que corram em background a menos que voçés precisem...

Cumps

Obrigado.
Já adicionei ao primeiro tópico.
 
Apesar de um pouco vago para o "n00b" user é um bom começo.. porém

Parte 3:
(Melhorar o rapidamente o desempenho)
Imaginem que vocês querem fazer um trabalhinho no Photoshop ou até mesmo no Delphi, mas não conseguem por que a "carcaça" está muito lenta?
Eu aconcelho a deslgar Tudo o resto, deixar apenas esse aplicativo ligado, fazer CTRL+DEL e ir a "Desempenho", mudar a prioridade do mesmo para "Alta", deverão notar alguma diferença.

isto não vai ajudar em nada! vai é poder levar o pc a uma descompressão completa por causa de outro software.. alterar a carga do cpu e direccionala para uma aplicação sem mais nem menos é o mesmo que matar outras aplicações.. as vezes aplicações acessórias á aplicação que tamos a usar..

eu não recomendo isto, a não ser que saiabamos o que estamos a fazer!!!
 
Apesar de um pouco vago para o "n00b" user é um bom começo.. porém
isto não vai ajudar em nada! vai é poder levar o pc a uma descompressão completa por causa de outro software.. alterar a carga do cpu e direccionala para uma aplicação sem mais nem menos é o mesmo que matar outras aplicações.. as vezes aplicações acessórias á aplicação que tamos a usar..

eu não recomendo isto, a não ser que saiabamos o que estamos a fazer!!!

Peço desculpa mas ele tem razão, apenas façam isto se tiverem absoluta certeza do que estão a fazer.
Desculpa Romani, tens razão :(
 
Concordo com tudo ke esta no tutorial mas isso de fechar aplicaçoes é o menos....agora se forem desligar coisas importantes no arranke.....aí é ke tamos lixados:009:
 
Back
Topo