Moderador de linguagem (corrijir herrus hortugràfýkus)

Moderador de escrita (corrector ortográfico). Concordam ou discordam? * Poll pública.


  • Total voters
    133
Status
Fechado a novas mensagens.

Kayvlim

Moderating from /home
Staff
Em seguimento da thread localizada em http://www.techzonept.com/showthread.php?t=104084, deixo aqui uma sugestão para a Techzone:

Que acham de existir um membro com o trabalho de moderador de linguagem, mas em vez de "limpar" asneiras e palavrões e... vocabulário menos apropriado, ter também o dever de alterar erros ortográficos despropositados, como "há-dem reparar que"... (hão-de), ou o famoso "não tem nada haver" (nada a ver).
Seria um moderador, mas o seu dever não se resumiria a ser um moderador normal (apagar threads, movê-las, fechá-las, responder a comentários menos apropriados ou até apagá-los), mas acrescentar-se-ia a coreccção ortográfica.

Provavelmente muita gente ficaria zangada ao ver os seus posts editados, mas este mod' poderia enviar uma PM ao utilizador a avisá-lo do erro e pedir para ELE o mudar, ou ao fim de algum tempo mudava o próprio moderador para a palavra certa.

Sei que o objectivo do fórum não é ter um professor de português, mas vendo em revistas e tal que a Internet é o sítio onde pior se escreve ("principalmente no MSN e em fóruns"), seguido dos SMS's (onde até se entendem as abreviaturas), penso que deveria existir um fórum que desse um bom exemplo, e pronto, gosto da Techzone :) deviamos mostrar que nem sempre se escreve mal em fóruns (ok.. escreve-se... mas corrige-se :)). Dariamos o exemplo em Portugal!

Abreviaturas SIMPLES (axo k tal) manter-se-iam (exceptuando-se os abusos - um post inteiro abreviado), mas ERROS (há-des ver que não tem nada haver) seriam alterados. Escrita à pita ... OUT!

Problemas: mau português; escrita à pita
Motivos: estupidez; parvoíce; burrice :-D

Solução: alguém que tenha o "poder" de os corrigir, sem ouvir um "ah deixa-me em paz! Eu escrevo como quero!" (ou devo dizer, "ha dx-m em paz. Eu xkrv cmo keruh").

Que acham?

(p.s.: se gostam digam, se não gostam digam, mas em qualquer dos casos, não me flammem!)

Fico à espera duma resposta ;)

Cumps [[[[[[[[[]]]]]]]]]
angelofwisdom
 
Eu não acho que deva haver UM moderador. Acho que todos os moderadores podem e devem corrigir erros ortográficos caso achem necessário e avisar o user. Qualquer user que levar a mal chamadas de atenção não merece pertencer a esta comunidade, pois estamos aqui para ensinar e aprender e mais burro do que aquele que não sabe é aquele que não quer aprender.

Existem varias formas de se avisar alguém. Se formos mal educados na forma como o fazemos perdemos toda a razão. Se fizermos um aviso de forma educada acho que ninguém leva a mal.

Claro que não é preciso andar a corrigir todos os posts, senão é a confusão do costume, mas mesmo eu se vir alguém a dar erros sistemáticos tento avisar o user.
Eu defendo que em fóruns se evite o uso de abreviaturas pois dificulta a leitura. O uso da letra x para substituir um unico S ou mesmo duplo S dá-me arrepios na espinha porque altera completamente a sonoridade da palavra.

Ao escrever num teclado de computador as abreviaturas não compensam. Não se perde mais de 1 "cagagésimo" de segundo (tempo medido na escala caganamata) a escrever com as letras todas.
 
Última edição:
Não é preciso dizer a minha opinião. Toda a gente já a deve conhecer :D

Venha o moderador só para correcões ou então um corrector ortográfico embutido no forum. Não é dificil pois já o vi em outros foruns vBulletin.
 
Eu costumo usar X para substituir SS, mas só no MSN e em SMS's. Em fóruns, NUNCA!

Eu não considerei todos os moderadores corrigirem, simplesmente porque já vi mod's a errarem, logo penso que deveria ser um (ou mais) novo mod que SAIBA a língua como deve ser (e não como deve de ser :P ).
Não tem necessáriamente de ser um mod geral. Tem é de corrigir erros :)

E, obviamente que não digo corrigir tudo o que lhe apareça pela frente. Apenas o mais "abusado". Abreviaturas como "ah eu não fui hj à loja pk tive de ir dar umas voltas antes e esqueci-m" (hj, pk, m) até se aceitam, mas daí a escreverem "ah eu n fui hj à loja pk tv dir dar 1s vltas antx e xkc-m"... pronto, nestes casos mais "extremos" é que penso que deveria haver um moderador. É que é uma vergonha escrever-se assim...
Eu já fui desses. Admito =X mas pelo menos agora estou curado. Para alguns é como uma gripe - não se cura sozinho. Só com tratamento. Para outros (como eu :D) é como uma constipação. Com algum tempo, acaba por passar :-D
 
Eu já trabalhei num canal de televisão, e uma das minhas funções era precisamente corrigir erros ortográficos das sms que chegavam, para inserir no ticker (aquele rodapé com sms que o pessoal envia, tipo programa do Goucha e afins).

Na minha opinião a imagem fica bem mais limpa desse modo e torna muito mais fácil a leitura, a comunicação fica com muito menos ruído, essencial para a sua compreensão.

Além de que poderia ser um impulsionador para a boa escrita aqui no fórum (não se pretendem poetas, mas ao menos não matem o português). Uma abreviatura não faz mal a ninguém, agora os «x» até me doem a mim...

Eu concordo, e ninguém tem que se sentir ofendido por o estarem a corrigir, se se sentirem... é porque são mesmo burros e nem querem aprender.
 
Mais uma ideia: se a pessoa se recusar a editar o post ela própria, o moderador que o corrigir sempre pode deixar uma linha

Edit pelo moderador - agradeço que deixes de <erro> porque não só impedes que alguns membros entendam o que disseste, como estás a destruir a língua portuguesa. Cumprimentos, moderador.

<erro>1: escrever à pita
<erro>2: abreviar tanto o texto
<erro>3: escrever à pita e abreviar o texto dessa forma

de modo a obrigar já o pessoal a ESCREVER PORTUGUÊS!

p.s.: era para ser uma poll pública.... ups ^^' não sei o que me faltou, mas já não me parece que se possa alterar. Se algum moderador (geral :D) puder torna-la publica, agradeço :) ou pelo menos que retire a parte final do titulo da poll...
 
Parece que o sim esta a ganhar em grande!! A meu ver penso que todos (moderadores) deviam poder fazer isso, para não ser só uma pessoa senão tinha que ler centenas de posts por dia, porque não basta passar os olhos!!!
 
Solução: Aprendam a escrever!

Desculpa se vou ser ofensivo, mas acho esta sugestão demasiado estúpida..., o trabalho de um moderador é moderar (lógica da batata..., à lili caneças...) e não dar aulas de Português e muito menos editar posts de pessoal que não sabe escrever!

Todos damos erros, alguns erros são demasiado graves é certo..., pitês já quase que é considerado idioma..., mas alguém ter de ler TODOS os posts (centenas por dia) e corrigir os mesmo? É insustentável, é desumano, é ridiculo!

Em tom de brincadeira já corrigi vários utilizadores do fórum, e olha que resulta..., desde que não se faça uso do flame barato e não dê origem a offtopic, não vejo mal. Quando o faço é quando tenho algo SOBRE A THREAD para comentar também, evitando assim um post de spam, não o faço SEMPRE que vejo uma calinada.

abraços, HecKel
 
A melhor solução para não dar trabalho aos mod's e ser mais light (para os corrigidos não pensarem que é um ataque pessoal) é mesmo implementar um corrector no forum.

É facil, é simples e é eficaz.
 
Solução: Aprendam a escrever!

Desculpa se vou ser ofensivo, mas acho esta sugestão demasiado estúpida..., o trabalho de um moderador é moderar (lógica da batata..., à lili caneças...) e não dar aulas de Português e muito menos editar posts de pessoal que não sabe escrever!

Todos damos erros, alguns erros são demasiado graves é certo..., pitês já quase que é considerado idioma..., mas alguém ter de ler TODOS os posts (centenas por dia) e corrigir os mesmo? É insustentável, é desumano, é ridiculo!

Em tom de brincadeira já corrigi vários utilizadores do fórum, e olha que resulta..., desde que não se faça uso do flame barato e não dê origem a offtopic, não vejo mal. Quando o faço é quando tenho algo SOBRE A THREAD para comentar também, evitando assim um post de spam, não o faço SEMPRE que vejo uma calinada.

abraços, HecKel
Não me parece que tenhas sido ofensivo :) Opiniões são opiniões!
Sim, também tenho o costume de fazer isso (durante um post, corrigir alguém)... mas o problema está em continuarem a errar indiscriminadamente.

Uma equipa de moderadores de lingua já me parece exagerado, no entanto só assim se poderia manter alguma "ordem na língua", e não teria de ser só um!...

Este fórum é português. Era mais ou menos aí que queria chegar. O pitês, principalmente, devia ser corrigido, porque está a ESTRAGAR a língua. "Bué", até se entende que conste do dicionário (calão para "muito"), mas não tarda nada vamos ver dicionários de pitês...

edit - mais, poderia até existir uma espécie de template para o(s) tal/tais moderador(es). A única coisa que ele teria de modificar na PM seria, escrever o erro e a sua correcção, e acrescentar o link para o post. Até seria algo trivial, para quem tiver paciência :)
 
Última edição:
Solução: Aprendam a escrever!

Desculpa se vou ser ofensivo, mas acho esta sugestão demasiado estúpida..., o trabalho de um moderador é moderar (lógica da batata..., à lili caneças...) e não dar aulas de Português e muito menos editar posts de pessoal que não sabe escrever!

Todos damos erros, alguns erros são demasiado graves é certo..., pitês já quase que é considerado idioma..., mas alguém ter de ler TODOS os posts (centenas por dia) e corrigir os mesmo? É insustentável, é desumano, é ridiculo!

Em tom de brincadeira já corrigi vários utilizadores do fórum, e olha que resulta..., desde que não se faça uso do flame barato e não dê origem a offtopic, não vejo mal. Quando o faço é quando tenho algo SOBRE A THREAD para comentar também, evitando assim um post de spam, não o faço SEMPRE que vejo uma calinada.

abraços, HecKel

Não estávamos a falar de erros, esses toda a gente dá, estamos a falar do «pitês»... E não é ver todos, isso sim, seria impossível, mas felizmente a maior parte do pessoal aqui no fórum escreve bem, era é de corrigir aqueles casos mais gritantes.
 
Para quem usa a toolbar do Google, escrever correctamente é bastante fácil com o corrector ortográfico integrado. Usa-se sempre o mesmo sistema em todos os sites. Mas nem toda a gente usa.
 
Mandar uma pm por cada post que se toca, ainda para mais uma pm onde é preciso estar a fazer referências a posts, acredita em mim, não é nada trivial mesmo.

Não só não é trivial como é completamente impraticavel. Esse infeliz não faria mais nada na vida.
 
Adicionei mais uma opção de resposta.
Haver um moderador só para a escrita acho desnecessário, acho que os moderadores dos próprios fóruns/sub-fóruns podem fazê-lo.
No entanto a pergunta coloca-se, porque é que não se fez isso anteriormente? Devido ao enorme número de tópicos, é quase impossível ver mensagem por mensagem, linha por linha. De vez em quando lá surge mensagens de spam em resposta a uma escrita com erros, e aí somos "pressionados" a corrigir os erros.
Os moderadores, felizmente ou infelizmente, não são pagos para moderar, pelo que é impossível reparar em tudo.
 
Mandar uma pm por cada post que se toca, ainda para mais uma pm onde é preciso estar a fazer referências a posts, acredita em mim, não é nada trivial mesmo.

Não só não é trivial como é completamente impraticavel. Esse infeliz não faria mais nada na vida.
Teamwork?

Digo, era só dar uma passagem pelo fórum, e se visse erros, corrigia-os.

Talvez os próprios moderadores se pudessem encarregar disto, mas 1) seria dar-lhe (ainda) mais trabalho; 2) existem mod's que erram (é normal...), e 3) há quem não se interesse em corrigir "pitês"...

Se não quisessem PM'ar, basta editar o post para o corrigir, e 'tá a andar.
p.s.: eu não pedi a terceira opção xD mas pedi que alterasses o título ou a tornasses publica...

edit - (o p.s. passou para o MaLok0 ^^')

e eu pensava que não se fazia mais por falta de paciência...

A minha opinião é mesmo de que os erros mais graves devem ser corrigidos, porque ao deixar passar simplesmente acho que não contribui em nada.

Se existisse alguém disposto, não a revistar o fórum todo, mas a corrigir os erros que vê, não seria útil?
 
Última edição:
Os posts e a forma como são escritos são da responsabilidade de quem os redige. Logo cabe ao autor torná-los compreensíveis para que possa ver a sua dúvida esclarecida (caso seja esse o caso) ou a sua opinião devidamente entendida por quem a for ler.


Por esse motivo, a preocupação de se exprimir num português correcto deve partir do próprio autor do post, sem este seja bombardeado por pseudo professores.
O que não falta por aí são correctores automáticos, é uma questão de pesquisarem e usarem os mesmos.


Em relação à implementação de um corrector ortográfico no fórum, é uma questão a discutir, caso seja viável. Um moderador para esse efeito é que está fora de questão.
 
Eu quando escrevi "Os moderadores, felizmente ou infelizmente, não são pagos para moderar, pelo que é impossível reparar em tudo." espero que não me interpretem mal... Digo isto porque nem sempre temos tempo para tudo, porque também há outra vida além do fórum.
Para mim, verificar os erros ortográficos não tenho problemas.. É certo que também dou os meus erros...
 
Que tal, "Os erros ortograficos devem ser corrigidos pelo proprio utilizador?", se querem avisar o utilizador do erro força, mas um moderador para andar a corrigir todos os erros ? Ya right, tinha de estar 24 horas ligado a isto por dia e não devia ter muito descanso.
 
Acho que todos percebemos que é completamente impraticável estar a corrigir todos os posts. E como já disse anteriormente não vejo necessidade de haver um moderador apenas com essa função. Acho que todos os users podem chamar à atenção de possiveis erros e escrita menos correcta desde que o façam com respeito, sem ofender ninguém.

Flamme posts quando um user chega e dá erros (casos gritantes no sub-forum de psp) são absolutamente inuteis pois o user sente-se ofendido e não altera a sua forma de escrita. É muito mais simples responder e no fim dizer "Agradecia que evitasses o uso de abreviaturas. Tenta escrever correctamente pois essa forma de escrita dificulta muito a leitura."

Sempre que o fiz o user em questão respondeu-me de forma educada e disse que ia tentar alterar a sua maneira de escrever..
 
Não acho bem...

Só escreve mal quem quer e só lê o mal escrito quem quer, portanto, dar trabalho a uma pessoa para andar a ler (e desculpem a expressão) maravilha, é dose!!

Acho muito melhor que se inclua um corrector ortoggráfico, ligado por default mas com a possibilidade de cada um o poder desligar no seu perfil!

Giro giro era o "tal moderador" ter que corrigir os erros do caganobosque.... havia de ser biutîfúl!!
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo