Tópico Oficial Dúvidas RASPBERRY PI

Podes usar o Raspberry Pi4 com o nextcloud (NextCloudPi é uma boa solução) com extensão SMB, e assim consegues fazer partilhas de rede. Mais info aqui. Podes inclusivamente usar um disco externo com armazenamento e fazer share como drive de rede. O NextCloud é mais vocacionado para cloud privada, segmentada por utilizador. Há extensões para partilha de ficheiros entre utilizadores e shares comuns que podem ser partilhadas via rede com o módulo SMB. Requer algum trabalho.

Se quiseres algo mais directo e preparado para funcionar como um NAS, tens o OpenMediaVault. Irá facilitar-te a vida para partilha de ficheiros entro da mesma rede, tendo a possibilidade de mapear drives de rede sem grandes ginásticas.

Se precisares de uma vertente de cloud pessoal com sincronizador semelhante ao Google Drive/One Drive/Dropbox, então sugiro-te o NextCloud.
 
Boas,

Adquiri recentemente um Raspberry e pretendo utilizá-lo para projetos pessoais e entre eles montar uma cloud caseira. Já estive a pesquisar um pouco e encontrei alguns conceitos: samba, nextcloud, nextcloudpi. Mas ainda não tenho nada em concreto, gostava assim de ter algumas dicas daqueles que utilizam o Raspberry para a mesma finalidade.

Também gostava de ter alguma redundância nos dados, algo do gênero RAID 1.

Fico agradecido a quem partilhe a sua opinião/experiência, visto que sou novato neste mundo.

Utilizo OMV5 para partilha de rede (smb). Ao início comecei a usar Snapraid para redundância, mas depois descobri o Urbackup. Com o Urbackup há a vantagem de ter Snapshots de hora a hora para recuperar alguma coisa que tenha corrido mal. Snapraid servia para a duplicação de Disco (Atenção: RAID ou Snapraid não é um Backup), mas depois de passar a usar o Urbackup, fiquei com redundância a mais. Uso ainda o Duplicati localmente para fazer Backups externos que ficam fora de casa. Se fosse hoje teria usado Btrfs com alguma compressão logo de início. Aconselho também sempre que possível a usar o Docker para instalar programas (p.e. UrBackup, VPN, etc).


Caso interesse a alguém, a minha cábula pessoal para instalar o Urbackup e colocar um disco com btrfs no omv5 a funcionar com compressão:

Código:
Btrfs with compression:
Mount the filesystem on Webgui
sudo nano  /etc/openmediavault/config.xml
go to section “mntent”
add compress=zlib
omv-salt deploy run fstab


Create a subvolume:
(Nota: Mimosa é o nome do disco criado no passo anterior)

btrfs subvolume create /srv/dev-disk-by-label-Mimosa/@Backups

add subvolume to fstab:
/dev/disk/by-label/Mimosa /media/BackupsMimosa   btrfs   defaults,nofail,compress=zlib,subvol=@Backups   0 2
$mount -a

$btrfs subvol list /srv/dev-disk-by-label-Mimosa

(make the same for @Database)



Urbackup:


docker run -d --cap-add=SYS_ADMIN --restart unless-stopped --name urbackup-server-1 -v /media/BackupsMimosa:/backups -v /srv/dev-disk-by-label-Mimosa/@Database:/var/urbackup -p 55413-55415:55413-55415 -p 35623:35623/udp uroni/urbackup-server

192.168.1.101:55415
(nota 192.168.1.101 é o ip do meu server)

Client:
TF=$(mktemp) && wget "https://hndl.urbackup.org/Client/2.4.10/UrBackup%20Client%20Linux%202.4.10.sh" -O $TF && sudo sh $TF; rm -f $TF

Add folders to backup:
$sudo urbackupclientctl add-backupdir -d /srv/dev-disk-by-label-Disco1/01Minhapastapessoal/
$sudo urbackupclientctl add-backupdir -d /srv/dev-disk-by-label-Disco1/02Minhapastapessoal/
$sudo urbackupclientctl add-backupdir -d /srv/dev-disk-by-label-Disco1/03Fotos/
$sudo urbackupclientctl add-backupdir -d /srv/dev-disk-by-label-Disco1/04Biblioteca/
$sudo urbackupclientctl add-backupdir -d /srv/dev-disk-by-label-Disco1/09Minhapastapessoal/


$sudo service urbackupclientbackend restart


Start the UrBackup client backend on startup by adding it e.g. to rc.local:
sudo chmod +x /etc/rc.local
editor /etc/rc.local
Now add “ /usr/local/sbin/urbackupclientbackend -d “ before the “ exit 0 “.





Delete Files from Backup:
List subvolumes:
btrfs sub list /media/BackupsMimosa/
make subvolume writable:
btrfs property set -ts /media/BackupsMimosa/raspberrypi/200705-2149/ ro false
make subvolume read-only again:
btrfs property set -ts /media/BackupsMimosa/raspberrypi/200705-2149/ ro true
 
Última edição:
Boas, tenho um raspberry pi3 e tenho retropie instalado, uso um carregador de telemovel e por vezes aparece o relampago amarelo no canto superior direito e os jogos ficam lentos, penso que seja do carregador nao ter carga suficiente. qual carregador recomendam? Obg
 
Recomendo o carregador oficial do teu modelo de Raspberry Pi 3, deve ser um carregador de 2.5 A, 5V.
Tive o mesmo tipo de problemas com um Raspberry Pi 4, ao utilizar um carregador de telemóvel, mas depois de comprar o carregador oficial para o Raspberry Pi 4 não tive mais problemas.
 
Sim, eu sei que o rpi4 consome mais e os carregadores são de 3A, 5.1V, usb c. Apenas dei o exemplo do que me aconteceu.

Recomendei o adequado para o rpi3, 2.5A, 5V. O meu objectivo foi apenas dizer que se for para o carregador oficial do rpi3, modelo do op, fica descansado,
 
Alguém tem um carregador USB duplo ligado a 2 raspberry pi? Estava a pensar em usar um carregador duplo, que tenha saída 3.0A por cada cabo e cabos USB-A para USB-C com suporte 3.0A também. Assim com um só carregador ligava dois raspberry pi juntos.
Que acham? Alguma sugestão?

Obrigado
 
Dificilmente vais conseguir arranjar algo desse género.
Eu andei aqui a ver como ia alimentar um cluster de 4x Pis 4 e acabei por optar por um carregador de 5v 10A (connector DC) + chicote 1 DC fêmea --> 5 DC Macho + adaptador DC para USB-C.

É bonito? Não, não é.. é horrível mas diria que essa será a tua melhor opção.

De notar que não estou a dizer que um desses carregadores com um par de portas USB não dê (e aqui falo de USB-A), mas TIPICAMENTE, estão limitadas a 2.4A por porta. O Pi4 a não ser que esteja em carga extrema, com todas as portas USB a serem utilizadas e afins, dificilmente vai consumir esses 3A. Para teres uma ideia, os meus 4 Pi ligados, com o OS em discos USB, consomem em standby cerca de 15W (W = V * A) em conjunto, o que seria teoricamente o consumo máximo de apenas 1 RPi4.

---

Adenda:
Fui agora procurar novamente opções com múltiplas portas USB-C (não tem a limitação dos 2.4A por porta da spec do USB-A) e encontrei um da UGreen GaN com 3x USB-C e 1x USB-A (na ***** do tio jeff). Possivelmente este daria (e ainda sobrava) para o que precisas. Existem lá outras opções com apenas 2 portas. É dar uma vista de olhos.
 
Boas pessoal.
O computador portátil do meu pai(um acer velho de 2005 com win xp, pentium m, hdd,etc), cujo ele utilizava para ir a net ver as notícias etc, deu o berro.
Como tenho aqui um raspberry pi 3 a apanhar pó, existe algum OS que tenha uma experiência semelhante ao win xp, simples, rapido qb?
Já tive o raspbian nele a uns anos mas não era assim lá grande coisa e tinha bugs atrás de bugs.
 
Há vários temas para diferentes distros que dão o aspecto do Windows aos diferentes ambientes.. Precisarás de ter em conta apenas se a distro usa Gnome, KDE, XFCE ou outra coisa do género. No entanto, nunca será um windows verdadeiro, mas para ver notícias, mails e afins chega.

Depois tens sempre a possibilidade de fazer um upgrade para um Pi4, já que nesses é possível correr Windows. Terá algumas limitações (nunca testei mas assumo que sim), mas mais uma vez, para net e pouco mais, chega. Com o bónus de que teóricamente te durará mais tempo (processador mais recente, mais RAM se quiseres)
 
Boas Malta
Ando a testar o retro pie mas pelos vistos não existe outra forma de usar o comando da Xbox One com fio. O meu é daqueles que tem um dongle USB para emparelhar nas só funciona no PC com Windows 10. Alguém que tenha feito esse milagre de usar este comando por wireless no retro pie?

Grato pela atenção
 
Boas.

Resolvi retirar o pó do meu raspberry pi (3) e tentar usá-lo como uma retro consola.

Instalei o Retropie mas agora tenho algumas dúvidas:
- que comando me recomendam para jogar?
- onde posso encontrar roms?

Já sei que podia fazer simplesmente uma pesquisa no google, mas prefiro pedir opiniões aqui no fórum.

Os comandos que tenho visto têm bom aspecto (por exemplo o SN30 Pro ou o SN30 Pro+ da 8BitDo), mas tenho as minhas dúvidas se são boas opções ou não. Ainda por cima cada comando custa mais de 40€.

Obrigado!
 
Boas.

Resolvi retirar o pó do meu raspberry pi (3) e tentar usá-lo como uma retro consola.

Instalei o Retropie mas agora tenho algumas dúvidas:
- que comando me recomendam para jogar?
- onde posso encontrar roms?

Já sei que podia fazer simplesmente uma pesquisa no google, mas prefiro pedir opiniões aqui no fórum.

Os comandos que tenho visto têm bom aspecto (por exemplo o SN30 Pro ou o SN30 Pro+ da 8BitDo), mas tenho as minhas dúvidas se são boas opções ou não. Ainda por cima cada comando custa mais de 40€.

Obrigado!
Eu tenho um par de comandos da 8bitdo, um da Xbox One e anteriormente tinha um comando Xbox 360. Qualquer um destes deveria funcionar em teoria, apesar de não ter testado o da Xb One (que também é bluetooth), no entanto o da X360 poderá precisar de drivers.

Quanto a ROMs, não se fala disso aqui no fórum, faz parte das regras
 
Eu tenho um par de comandos da 8bitdo, um da Xbox One e anteriormente tinha um comando Xbox 360. Qualquer um destes deveria funcionar em teoria, apesar de não ter testado o da Xb One (que também é bluetooth), no entanto o da X360 poderá precisar de drivers.

Quanto a ROMs, não se fala disso aqui no fórum, faz parte das regras

Eu estava a referir-me a ROMs legais! cóf, cóf... (foi mesmo por esquecimento das regras!)

Os comandos da 8bitdo são bons? Justificam de todo o preço?
 
Eu estava a referir-me a ROMs legais! cóf, cóf... (foi mesmo por esquecimento das regras!)

Os comandos da 8bitdo são bons? Justificam de todo o preço?
Eu gosto deles, mais pelo tamanho do que outra coisa. E neste ponto só gosto do tamanho para o transporte porque nas minhas mãos são um bocado para o pequenos, mas não me importo, usam-se bem. No meu caso são o modelo N30 Pro 2 e a primeira versão deles, o NES30 (que já não se vende/faz)
 
Alguém aqui que use com o NextcloudPi, como é a performance? Têm expostos à internet para aceder fora de casa?

Alguém usa em Docker?
 
Back
Topo