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Estreei-me na versão remake e com quase 7 horas de jogo o que posso dizer é que é praticamente igual á versão remasterizada. Mudam só pormenores nas custcenes, alguns lugares e nos modelos dos inimigos. A lista de troféus está mais equilibrada, são troféus mais acessíveis mas também algo naturais porque em comparação com a remasterização estes eram bem mais complicados de obter.
Voltando ao jogo e á natural comparação, quem tem a versão remasterizada e que jogou á pouco tempo que se deixe estar quieto. Este remake é praticamente igual, eu que não o jogava há 4/5 anos ou mais ainda me lembro muito bem das coisas porque está quase igual.
O jogo continua muito bom, isso não está em causa. Agora foi como alguns disseram, não vale o preço pedido nas lojas e o remake é quase um copy paste da versão remaster. Só mudam pormenores mesmo, nada de especial.
Um remaster e um remake.
Não mudaram só os gráficos. A jogabilidade e animações também foram alteradas para ficarem mais em linha com o TLOU Part 2. Não esquecer que o remake conta com o sistema de Motion Matching do Part 2, o que beneficia o movimento em geral e os combates melee. Até o sistema de ADS é diferente entre o original e o remake.
Existem diferentes tipos de remake. Existem aqueles que pretendem ser uma versão 1:1 modernizada do jogo original e aqueles que pretendem contar a mesma história mas de forma algo diferente. Ambos os tipos têm os seus pontos positivos e negativos e acho que existe espaço para ambos os tipos de projetos.
Existe espaço até um certo ponto... Continuar nessa linha, vamos ter remakes atrás de remakes. Por exemplo, um TLOU P3, a ser realidade, deve sair em fim de geração, onde o motor será "possivelmente" outro, com outras melhorias, com outras animações, com tecnologia mais atual. E para acompanhar, vão lançar um "The Last of Us Part 1 remake the remake"? Irá começar a roçar o ridículo.
Ou um remaster como o Spider Man, onde não tem pés nem cabeça.
com a tecnologia atual, a facilidade é muita.
Um remake mais aceitável foi, por exemplo, a trilogia do Crash.
Eu até nem achava mal de lançarem esses upgrades na ps5 a acompanhar as versões de lançamento PC desde que fosse gratis ou uma opção mais barata para quem já tem o jogo na ps5, o que muitas vezes não é o caso. Normalmente otimizam mas obrigam a pagar 2ª ou 3ª vez o mesmo jogo na ps5 e em alguns casos full price. Este remake viu-se claramente que foi para encher mais os bolsos com a versao ps5 e nao por pena dos jogadores ficarem com uma versao pior em relaçao ao PC, até porque a versao PC ainda nao foi lançada.Razões para isso um bocado à semelhança do do Last of Us. A Sony está a entrar no Mercado PC. Com lançamentos que tem havido lá, têm relançado alguns jogos na PS5 para a malta da PS5 não se sentir atrás da malta do PC. Seria um bocado chato veres malta a jogar a 4K 120Hz ultrawide no pc enquanto tu, com a consola de topo da sony teres que jogar o jogo a 1800p 30 fps.
Existe uma cena chamada Law of Diminishing Returns. Como se tem visto na industria, a cada geração de consolas o salto gráfico é menor. O salto da PS2 para a 3 é gigante, comparado ao da 3 para a 4. E da 3 para a 4 é muito mais evidente que da 4 para a 5.
A partir de certo ponto esses remakes de remakes não vão acontecer. Quando já tens o jogo com boa resolução, framerates, motor moderno etc... Se por exemplo sair agora um remaster do TLOU 2, iria ter praticamente zero benefício face à versão PS4. O Motor do TLOU 3 (no dia em que isso exista) também duvido que traga muito mais poderio gráfico que o segundo jogo. Vão adicionar RT e pouco mais.
Razões para isso um bocado à semelhança do do Last of Us. A Sony está a entrar no Mercado PC. Com lançamentos que tem havido lá, têm relançado alguns jogos na PS5 para a malta da PS5 não se sentir atrás da malta do PC. Seria um bocado chato veres malta a jogar a 4K 120Hz ultrawide no pc enquanto tu, com a consola de topo da sony teres que jogar o jogo a 1800p 30 fps.
Claro está, olhando a exemplos como o Ratchet de 2016 ou o God of War de 2018, poderiam simplesmente ter implementado um patch 60 fps, escusavam de fazer uma versão nova para o Spiderman.
No entanto acredito que o tenham feito porque vejamos, o Miles Morales ia ser titulo de lançamento exclusivo PS5, e ia trazer RT. Provavelmente até portaram o Spiderman como uma forma de testar tudo com a PS5 e agilizar trabalho. Aproveitaram para lançar o jogo remastered.
Famosas palavras de quem entende zero de como programar. A programação de videojogos está cada vez mais difícil, e é por isso que:
- Cada vez os grandes jogos demoram mais a sair, com o grau de exigência, tanto visual como de conteúdo, gameplay, etc, é cada vez maior. Pensa no RDR2, e na quantidade absurda de pormenor que o jogo tem. Achas que é fácil fazer aquilo?
- As empresas focam-se cada vez mais num grupo fechado de jogos, porque o desenvolvimento está caríssimo (fruto, entre outras coisas, de ser preciso mais tempo e mais devs para completar jogos), então só se aposta no que tem maior probabilidade de rendimento. Longe vão os tempos em que saíam IPs a torto e a direito, completamente fora da caixa que podiam (ou não) ter sucesso.
Sem duvida. Sou fã desse tipo de remakes, mas também sou fã de:
Claro que com os Remakes necessários também há muita tralha que vem só por cash grab, não te vou tirar razão. Mas sou sempre adepto de haver a oferta e depois cada um que vote com a carteira. Se me perguntares pessoalmente se achava este remake do TLOU Parte 1 necessário? Não. Entendo porque saiu, e até o comprei e joguei, mas não perdia o sono à noite se não existisse, e preferia que se focassem noutros jogos que precisam de um remake e até hoje bola. Como por exemplo a saga do Killzone foi completamente abandonada pela Sony, já que não se querem dar ao trabalho de fazer um novo, que façam remake dos primeiros 3...
- Fazerem remakes de velhos IPs, que deixaram saudades nos fãs, como forma de testarem se é um IP que poderia gerar interesse. Porque, como disse acima, hoje só se aposta no que rende, e de certa forma os remakes são uma forma fácil e barata de testar águas e medir se se justifica o investimento num sucessor de um dado IP.
- Fazerem remakes de velhos jogos que estavam fechados a uma só plataforma, e trazer isso para novo público. 2 exemplos disso é o Persona 3 Portable e o Persona 4 Golden, que durante muito tempo foram exclusivos PSP e PS Vita (vá, o 4 saiu no PC), e que recentemente foram portados para PS4 e Xbox. Ou o FF7 Crisis Core que era exclusivo PSP e agora tens a hipótese de o jogar todas as plataformas modernas.
- Fazerem remakes de jogos PS3 e Xbox 360, já que as atuais consolas não têm RC com essas anteriores.
Famosas palavras de quem entende zero de como programar.