PlayStation The Last Of Us (Naughty Dog)

Estreei-me na versão remake e com quase 7 horas de jogo o que posso dizer é que é praticamente igual á versão remasterizada. Mudam só pormenores nas custcenes, alguns lugares e nos modelos dos inimigos. A lista de troféus está mais equilibrada, são troféus mais acessíveis mas também algo naturais porque em comparação com a remasterização estes eram bem mais complicados de obter.
Voltando ao jogo e á natural comparação, quem tem a versão remasterizada e que jogou á pouco tempo que se deixe estar quieto. Este remake é praticamente igual, eu que não o jogava há 4/5 anos ou mais ainda me lembro muito bem das coisas porque está quase igual.
O jogo continua muito bom, isso não está em causa. Agora foi como alguns disseram, não vale o preço pedido nas lojas e o remake é quase um copy paste da versão remaster. Só mudam pormenores mesmo, nada de especial.
 
Está mais fluido, vai aos 90fps em tvs compatíveis.

E tem algumas opções extras como os modificadores de jogabilidade como no uncharted 4.

Mas sim também acho caro o preço elevado que pedem por ele.
 
Estreei-me na versão remake e com quase 7 horas de jogo o que posso dizer é que é praticamente igual á versão remasterizada. Mudam só pormenores nas custcenes, alguns lugares e nos modelos dos inimigos. A lista de troféus está mais equilibrada, são troféus mais acessíveis mas também algo naturais porque em comparação com a remasterização estes eram bem mais complicados de obter.
Voltando ao jogo e á natural comparação, quem tem a versão remasterizada e que jogou á pouco tempo que se deixe estar quieto. Este remake é praticamente igual, eu que não o jogava há 4/5 anos ou mais ainda me lembro muito bem das coisas porque está quase igual.
O jogo continua muito bom, isso não está em causa. Agora foi como alguns disseram, não vale o preço pedido nas lojas e o remake é quase um copy paste da versão remaster. Só mudam pormenores mesmo, nada de especial.

O jogo é o mesmo, com melhorias bastante obvias em termos gráficos e performance. Penso que o jogo foi feito principalmente para a versão PC e como é um exclusivo, lançaram primeiro na PS.
 
Mas fica o aviso, quem eventualmente está a pensar jogar a versão remake e que já tenha jogado ao remaster que não espere grandes mudanças. O jogo é o mesmo, mudam pormenores só.

Uma coisa que reparei é que na dificuldade normal no remake existem mais munições e aquelas facas para abrir portas tem muito mais que no remaster, onde aqui era mais difícil de encontrar ou até de construir.
 
Não mudaram só os gráficos. A jogabilidade e animações também foram alteradas para ficarem mais em linha com o TLOU Part 2. Não esquecer que o remake conta com o sistema de Motion Matching do Part 2, o que beneficia o movimento em geral e os combates melee. Até o sistema de ADS é diferente entre o original e o remake.

Um remaster e um remake.

Existem diferentes tipos de remake. Existem aqueles que pretendem ser uma versão 1:1 modernizada do jogo original e aqueles que pretendem contar a mesma história mas de forma algo diferente. Ambos os tipos têm os seus pontos positivos e negativos e acho que existe espaço para ambos os tipos de projetos.
 
Não mudaram só os gráficos. A jogabilidade e animações também foram alteradas para ficarem mais em linha com o TLOU Part 2. Não esquecer que o remake conta com o sistema de Motion Matching do Part 2, o que beneficia o movimento em geral e os combates melee. Até o sistema de ADS é diferente entre o original e o remake.



Existem diferentes tipos de remake. Existem aqueles que pretendem ser uma versão 1:1 modernizada do jogo original e aqueles que pretendem contar a mesma história mas de forma algo diferente. Ambos os tipos têm os seus pontos positivos e negativos e acho que existe espaço para ambos os tipos de projetos.

Existe espaço até um certo ponto... Continuar nessa linha, vamos ter remakes atrás de remakes. Por exemplo, um TLOU P3, a ser realidade, deve sair em fim de geração, onde o motor será "possivelmente" outro, com outras melhorias, com outras animações, com tecnologia mais atual. E para acompanhar, vão lançar um "The Last of Us Part 1 remake the remake"? Irá começar a roçar o ridículo.

Ou um remaster como o Spider Man, onde não tem pés nem cabeça.

Updates gráficos sim, são sempre bem vindos e com a tecnologia atual, a facilidade é muita. Tudo o que é acima disso, não te iludas, é um cash grab. Funciona como, dares um doce a uma criança.

Um remake mais aceitável foi, por exemplo, a trilogia do Crash.
 
Existe espaço até um certo ponto... Continuar nessa linha, vamos ter remakes atrás de remakes. Por exemplo, um TLOU P3, a ser realidade, deve sair em fim de geração, onde o motor será "possivelmente" outro, com outras melhorias, com outras animações, com tecnologia mais atual. E para acompanhar, vão lançar um "The Last of Us Part 1 remake the remake"? Irá começar a roçar o ridículo.

Existe uma cena chamada Law of Diminishing Returns. Como se tem visto na industria, a cada geração de consolas o salto gráfico é menor. O salto da PS2 para a 3 é gigante, comparado ao da 3 para a 4. E da 3 para a 4 é muito mais evidente que da 4 para a 5.

A partir de certo ponto esses remakes de remakes não vão acontecer. Quando já tens o jogo com boa resolução, framerates, motor moderno etc... Se por exemplo sair agora um remaster do TLOU 2, iria ter praticamente zero benefício face à versão PS4. O Motor do TLOU 3 (no dia em que isso exista) também duvido que traga muito mais poderio gráfico que o segundo jogo. Vão adicionar RT e pouco mais.

Ou um remaster como o Spider Man, onde não tem pés nem cabeça.

Razões para isso um bocado à semelhança do do Last of Us. A Sony está a entrar no Mercado PC. Com lançamentos que tem havido lá, têm relançado alguns jogos na PS5 para a malta da PS5 não se sentir atrás da malta do PC. Seria um bocado chato veres malta a jogar a 4K 120Hz ultrawide no pc enquanto tu, com a consola de topo da sony teres que jogar o jogo a 1800p 30 fps.

Claro está, olhando a exemplos como o Ratchet de 2016 ou o God of War de 2018, poderiam simplesmente ter implementado um patch 60 fps, escusavam de fazer uma versão nova para o Spiderman.

No entanto acredito que o tenham feito porque vejamos, o Miles Morales ia ser titulo de lançamento exclusivo PS5, e ia trazer RT. Provavelmente até portaram o Spiderman como uma forma de testar tudo com a PS5 e agilizar trabalho. Aproveitaram para lançar o jogo remastered.

com a tecnologia atual, a facilidade é muita.

Famosas palavras de quem entende zero de como programar. A programação de videojogos está cada vez mais difícil, e é por isso que:
  • Cada vez os grandes jogos demoram mais a sair, com o grau de exigência, tanto visual como de conteúdo, gameplay, etc, é cada vez maior. Pensa no RDR2, e na quantidade absurda de pormenor que o jogo tem. Achas que é fácil fazer aquilo?
  • As empresas focam-se cada vez mais num grupo fechado de jogos, porque o desenvolvimento está caríssimo (fruto, entre outras coisas, de ser preciso mais tempo e mais devs para completar jogos), então só se aposta no que tem maior probabilidade de rendimento. Longe vão os tempos em que saíam IPs a torto e a direito, completamente fora da caixa que podiam (ou não) ter sucesso.
Um remake mais aceitável foi, por exemplo, a trilogia do Crash.

Sem duvida. Sou fã desse tipo de remakes, mas também sou fã de:
  • Fazerem remakes de velhos IPs, que deixaram saudades nos fãs, como forma de testarem se é um IP que poderia gerar interesse. Porque, como disse acima, hoje só se aposta no que rende, e de certa forma os remakes são uma forma fácil e barata de testar águas e medir se se justifica o investimento num sucessor de um dado IP.
  • Fazerem remakes de velhos jogos que estavam fechados a uma só plataforma, e trazer isso para novo público. 2 exemplos disso é o Persona 3 Portable e o Persona 4 Golden, que durante muito tempo foram exclusivos PSP e PS Vita (vá, o 4 saiu no PC), e que recentemente foram portados para PS4 e Xbox. Ou o FF7 Crisis Core que era exclusivo PSP e agora tens a hipótese de o jogar todas as plataformas modernas.
  • Fazerem remakes de jogos PS3 e Xbox 360, já que as atuais consolas não têm RC com essas anteriores.
Claro que com os Remakes necessários também há muita tralha que vem só por cash grab, não te vou tirar razão. Mas sou sempre adepto de haver a oferta e depois cada um que vote com a carteira. Se me perguntares pessoalmente se achava este remake do TLOU Parte 1 necessário? Não. Entendo porque saiu, e até o comprei e joguei, mas não perdia o sono à noite se não existisse, e preferia que se focassem noutros jogos que precisam de um remake e até hoje bola. Como por exemplo a saga do Killzone foi completamente abandonada pela Sony, já que não se querem dar ao trabalho de fazer um novo, que façam remake dos primeiros 3...
 
Eu gosto de remakes mas tem de ser jogos antigos. Exemplos, o Mafia, adorei o remake. O que a Capcom está a fazer com a série Resident Evil foi ótimo.
Mas este acho que era escusado e agora que estou a jogá-lo ainda reforcei mais a minha opinião. No entanto mesmo achando escusado o jogo está muito bom, nem meto isso em causa. O que não acho correto é o seu preço, não vale o preço que pedem mas isso aí toda a gente sabe, eu aproveitei uma promoção.
 
Razões para isso um bocado à semelhança do do Last of Us. A Sony está a entrar no Mercado PC. Com lançamentos que tem havido lá, têm relançado alguns jogos na PS5 para a malta da PS5 não se sentir atrás da malta do PC. Seria um bocado chato veres malta a jogar a 4K 120Hz ultrawide no pc enquanto tu, com a consola de topo da sony teres que jogar o jogo a 1800p 30 fps.
Eu até nem achava mal de lançarem esses upgrades na ps5 a acompanhar as versões de lançamento PC desde que fosse gratis ou uma opção mais barata para quem já tem o jogo na ps5, o que muitas vezes não é o caso. Normalmente otimizam mas obrigam a pagar 2ª ou 3ª vez o mesmo jogo na ps5 e em alguns casos full price. Este remake viu-se claramente que foi para encher mais os bolsos com a versao ps5 e nao por pena dos jogadores ficarem com uma versao pior em relaçao ao PC, até porque a versao PC ainda nao foi lançada.
 
Existe uma cena chamada Law of Diminishing Returns. Como se tem visto na industria, a cada geração de consolas o salto gráfico é menor. O salto da PS2 para a 3 é gigante, comparado ao da 3 para a 4. E da 3 para a 4 é muito mais evidente que da 4 para a 5.

A partir de certo ponto esses remakes de remakes não vão acontecer. Quando já tens o jogo com boa resolução, framerates, motor moderno etc... Se por exemplo sair agora um remaster do TLOU 2, iria ter praticamente zero benefício face à versão PS4. O Motor do TLOU 3 (no dia em que isso exista) também duvido que traga muito mais poderio gráfico que o segundo jogo. Vão adicionar RT e pouco mais.



Razões para isso um bocado à semelhança do do Last of Us. A Sony está a entrar no Mercado PC. Com lançamentos que tem havido lá, têm relançado alguns jogos na PS5 para a malta da PS5 não se sentir atrás da malta do PC. Seria um bocado chato veres malta a jogar a 4K 120Hz ultrawide no pc enquanto tu, com a consola de topo da sony teres que jogar o jogo a 1800p 30 fps.

Claro está, olhando a exemplos como o Ratchet de 2016 ou o God of War de 2018, poderiam simplesmente ter implementado um patch 60 fps, escusavam de fazer uma versão nova para o Spiderman.

No entanto acredito que o tenham feito porque vejamos, o Miles Morales ia ser titulo de lançamento exclusivo PS5, e ia trazer RT. Provavelmente até portaram o Spiderman como uma forma de testar tudo com a PS5 e agilizar trabalho. Aproveitaram para lançar o jogo remastered.



Famosas palavras de quem entende zero de como programar. A programação de videojogos está cada vez mais difícil, e é por isso que:
  • Cada vez os grandes jogos demoram mais a sair, com o grau de exigência, tanto visual como de conteúdo, gameplay, etc, é cada vez maior. Pensa no RDR2, e na quantidade absurda de pormenor que o jogo tem. Achas que é fácil fazer aquilo?
  • As empresas focam-se cada vez mais num grupo fechado de jogos, porque o desenvolvimento está caríssimo (fruto, entre outras coisas, de ser preciso mais tempo e mais devs para completar jogos), então só se aposta no que tem maior probabilidade de rendimento. Longe vão os tempos em que saíam IPs a torto e a direito, completamente fora da caixa que podiam (ou não) ter sucesso.


Sem duvida. Sou fã desse tipo de remakes, mas também sou fã de:
  • Fazerem remakes de velhos IPs, que deixaram saudades nos fãs, como forma de testarem se é um IP que poderia gerar interesse. Porque, como disse acima, hoje só se aposta no que rende, e de certa forma os remakes são uma forma fácil e barata de testar águas e medir se se justifica o investimento num sucessor de um dado IP.
  • Fazerem remakes de velhos jogos que estavam fechados a uma só plataforma, e trazer isso para novo público. 2 exemplos disso é o Persona 3 Portable e o Persona 4 Golden, que durante muito tempo foram exclusivos PSP e PS Vita (vá, o 4 saiu no PC), e que recentemente foram portados para PS4 e Xbox. Ou o FF7 Crisis Core que era exclusivo PSP e agora tens a hipótese de o jogar todas as plataformas modernas.
  • Fazerem remakes de jogos PS3 e Xbox 360, já que as atuais consolas não têm RC com essas anteriores.
Claro que com os Remakes necessários também há muita tralha que vem só por cash grab, não te vou tirar razão. Mas sou sempre adepto de haver a oferta e depois cada um que vote com a carteira. Se me perguntares pessoalmente se achava este remake do TLOU Parte 1 necessário? Não. Entendo porque saiu, e até o comprei e joguei, mas não perdia o sono à noite se não existisse, e preferia que se focassem noutros jogos que precisam de um remake e até hoje bola. Como por exemplo a saga do Killzone foi completamente abandonada pela Sony, já que não se querem dar ao trabalho de fazer um novo, que façam remake dos primeiros 3...

Não te podes esquecer, que já tinhas um remaster do The Last of Us no mercado (muito bom por sinal). E, bastante aceitável para os padrões atuais! Não sabemos como estará o potencial dos videojogos daqui a 5 ou 10 anos. Basta ver os primeiros passos ddo UE5, com pequenas demos e coisas "amadoras" para ver o potencial daquilo. Portanto, daqui a esse tempo, podemos ter uma coisa fora de série. E não falamos só a nível gráfico, também a nível de jogabilidade.

Famosas palavras de quem entende zero de como programar.

Estas a falar a nível técnico... eu estou a falar a nível de fazer portabilidades e patchs. Desbloquear frames e garantir que aquilo vai correr decentemente, num sistema melhor, é mais fácil do que nunca. Ou até mesmo, acrescentar os "pós extra". Já não estamos a trabalhar com CELL (PS3).
Do lado da Xbox, tens RC em muitos casos. Do lado da Sony, bastava querer.
 

Patch 1.03

A patch for The Last of Us Part I on PlayStation 5 is now live This update features improvements and fixes for combat, accessibility, and more. It also includes additional content.

  • [Brazilian Portuguese] Remastered and increased the audio quality for in-game voice lines
  • Adjusted aim sensitivity from 1-10 to 1-100, with a lower minimum sensitivity
  • Companion characters now throw bricks at enemies during combat more consistently
  • Rifle weapons now use hit-scan instead of projectile physics to determine whether they hit an enemy
  • Increased the pump shotgun's base fire rate
  • Melee and Fire may now be bound to the same button in Customize Controls (Options > Controls > Customize Controls)
  • Speedrun Mode timer now pauses during black screen fades
  • Melee attacks using a two-handed melee weapon now kill stunned enemies
  • Meleeing while sprinting now staggers Infected enemies for longer
  • Player character can move sooner after finishing a melee swing
  • Companion characters rescue the player character from enemy grapples more consistently
  • Shotguns and rifles begin rechambering sooner after being unholstered
  • Melee attacks that send enemies to their knees now combo into finishers, whether or not the player has a melee weapon
  • Increased time that human enemies are staggered after being punched
  • Enemies no longer beg for their lives when they can't be easily reached by the player
  • Adjusted timing of various checkpoints throughout the game
  • Numerous visual improvements and adjustments throughout the game
  • Multiple fixes to subtitles, UI text, and Screen Reader lines
  • [Grounded Difficulty] Reduced the accuracy of the turret truck
  • [Permadeath Mode] The deer hunt is no longer considered a combat encounter

Bug Fixes​

  • Drawing the bow no longer reduces the player's accuracy with other weapons
  • Fixed an issue where the player may spin around their target when using sprinting melee attacks
  • Fixed an issue where a melee swing may be canceled mid-swing when holding a shotgun
  • Loading save files no longer affects the number of bonus feature unlock points currently available
  • Fixed an issue where some weapons’ reloads may be interrupted before all bullets were loaded
  • Corrected accuracy of the El Diablo pistol when using its scope
  • Fixed an issue where nail bombs may be retrieved after detonating
  • Director’s Commentary now plays during the final credits
  • Rechambering a weapon now registers as complete sooner, so the player won't have to repeat the animation if interrupted
  • Baseball bats now do the same damage against Clickers as other two-handed melee weapons
  • Player no longer automatically succeeds when machete-wielding enemies do an evasive counterattack
  • Fixed an issue where Infected may use a human enemy’s grab attack when grabbing the player from behind
  • Fixed an issue where companion characters may die in combat at unintended times
  • Removed some cover positions that allowed enemies to shoot the player character without revealing themselves
  • Infected no longer enter the 'beg for life' state
  • Fixed an issue where some items and ingredients were not added to the player's inventory when collected
  • Fixed issues with some in-game cutscenes where the player may get interrupted if attacked
  • [The Prologue] Tommy will lead the player more consistently
  • [The Prologue] Fixed an issue where player character may die during the car crash cutscene
  • [Tommy’s Dam] Fixed an issue where the player character may get stuck behind a door during the fight at the hydroelectric dam
  • [The Firefly Lab] Shooting a doctor will no longer make them invincible to flamethrowers
  • [New Game+] All extra ammo and ingredient types now appear as intended when playing in Full Loadout mode on Grounded difficulty.

Left Behind Standalone​

  • The arcade minigame will not request multiple attacks that deal no damage in a row
  • Moved a corpse's arm to the correct location
  • Improved Ellie's accuracy to match her accuracy during the main story

Accessibility​

  • Improved Navigation Assistance goal placement across various locations
  • Fixed button prompts that showed the incorrect button in certain circumstances
  • Fixed some collectible items not highlighting correctly when using High Contrast Mode
  • Fixed various issues where the incorrect cue would play when using audio cues
  • Fixed issue in Chapter and Encounter Select menus where the Screen Reader did not read sub-chapter names

Additional Content​

  • New HBO® in-game t-shirt cosmetics for Ellie
 
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