The End of Windows

And apps just feel sluggish to use, which isn’t what you’d want from a premium tablet.

On top of this, you’re faced with many limitations. The Snapdragon 835 can’t run 64-bit x86 apps, it doesn’t support x86 drivers, it doesn’t support OpenGL newer than 1.1, and apps that customize Windows may not work. It’s still very early days for x86 emulation on ARM, so for most use cases it’s really a ‘break glass in case of emergency’ sort of thing.

Being limited to Windows Store UWP apps for decent enough native performance will be fine for a handful of users that like using Edge as a browser or watching videos and are fine with other basic apps and games.

1.png


However the performance of the Snapdragon 835 leaves a lot to be desired. In native UWP apps, the Snapdragon 835 is respectably fast considering its power consumption, but still falls behind Intel Core processors from the last few generations.

Then when it comes to emulated x86 performance, it's not decent performance. Slower than a mere Celeron N3450, you do get great battery life, but when widely used apps like Chrome and Microsoft Office are sluggish to use, the extra battery life won’t win you over.

Retirado da review e continuo a não estar impressionado.

Tudo o que supostamente faz a mais é de forma altamente condicionada ou nem faz sequer, 20h de autonomia anunciadas que são na realidade metade e performance discutível especialmente para o preço que custa.
 
Kirupa é o PWA Man :)

Depois respondo de forma mais assertiva (e também à tua outra resposta que aproveito para agradecer - independentemente de estarmos ou não de acordo), mas relativamente às PWA's a única coisa que me vem à cabeça é: como ficam os Devs que trabalham com tecnologias Microsoft (nomeadamente C# e XAML)?!

Se eu e a comunidade de Devs C#/XAML quisessem trabalhar em Web Developement já o poderíamos fazer desde sempre.

Depois, no que diz respeito à Web a Google é mais forte (nem que seja pelo Market Share que tem na área dos Browsers) ... logo, este investimento/apoio nas PWA's não correrá o risco de desequilibrar ainda mais a balança fortalecendo a concorrência?! Todos beneficiam na teoria, mas também na teoria o Unity permite exportar para diferentes plataformas (mas na prática certos jogos nunca apareceram no WP/W10M), também na teoria o Xamarin é Cross-Platform mas na prática ao usar o mesmo preocupam-se em suportar unicamente duas plataformas, etc.

Qual é o Backup Plan caso as PWA em Windows não resultem?! Possivelmente desaparecer de vez do Consumer Market visto que entretanto mataram o mesmo.

Para ajudar ainda mais à festa, as tecnologias usadas para desenvolver estas PWA's serão maioritariamente os Angulars e outros desta vida ... tecnologias não Microsoft. Aliás, a única coisa da Microsoft presente será o Wrapper UWP das mesmas, nada mais.

Os meus pais sempre me disseram que primeiro o pessoal da nossa casa, depois os outros ... a actual Microsoft parece funcionar em sentido contrário fazendo tudo para agradar a terceiros enquanto "pune" quem esteve sempre do vosso lado. Sinto-me enganado como User e como Profissional!

Não sei que futuro procuram, honestamente, mas qualquer que seja será definido pelo que fazem no presente, e este é terrível em todos os aspectos (da minha/nossa perspectiva). A curto prazo podem ter os bolsos cheios, mas a longo prazo criam uma enorme incerteza. Depois, aparentemente partem do principio que os adversários estão a dormir.

Só sei que como Dev e como adepto de C# + XAML (falo da combinação dos dois - Frontend) vejo o cenário cada vez mais negro, dia após dia ... isto para tecnologias francamente superiores aquelas que dominam o mercado o que é de uma pena enorme. Há 3 anos as UWP eram o futuro, hoje são as PWA. As UWP estarem em banho Maria não abona nada a favor das mesmas, e pior, tendo em conta o que se passou com outros produtos vossos sabemos que: silêncio = para matar. Caindo o Mobile (algo essencial em >2010) diria que está tudo em causa ... logo não ficaria surpreendido em ver as UWPs a morrer (algo que sempre coloquei de parte porque não fazia qualquer sentido tendo em conta que não tinha tendencias suicidas ... hoje já não é bem assim).

Já agora, aquilo que o Nutella fez relativamente ao W10M mais pareceu birra de criança que outra coisa (deixar fracassar algo, fazendo tudo para isso mesmo, só para ganhar uma "discussão"). No meu trabalho também faço coisas com as quais não concordo ou acho que têm poucas possibilidades de sucesso ... mas uma vez em minhas mãos garanto-te que o caminho é apenas 1: dar o meu melhor para que aquilo tenha sucesso!

Commitement sim, Birras não!

(isto não são palavras cliché nem muito menos um politicamente correcto, é assim que as coisas têm que funcionar numa organização)

Tendo em conta este tipo de atitudes fica difícil abraçar qualquer coisa vinda da Microsoft pois ficamos sem saber se é algo para ser levado a sério, ou se é mais uma birra do Satya para poder depois dizer ao outro menino: "Vês, tinha razão!!!". Quem me garante que, por exemplo, o W10 ARM ou o Andromeda não são birras do Satya ansioso por ver as mesmas a fracassar para depois ego++; ?!

É que nem a vossa palavra temos até porque essa vale zero (basta ver diversos discursos do tio Satya onde dizia que estava All In no Mobile e/ou que se os OEMs não apoiassem vocês fariam a vossa parte - esta mete piada pois além de não o fazerem ainda lixaram à grande quem o fez como a HP cujo Elite X3 merecia mais, bem mais ... muito admirado fico por este episódio não ter criado fissuras na relação entre as duas companhias - mandasse eu na HP e isto teria tido outras repercussões).
 
Última edição:
Xamarin implica quase sempre pequenas alterações conforme o SO (excepto com os os forms, mas sabes que isso é mauzinho.. apesar de ir melhorando a cada versão). Unity Idem.
As PWA até podem ser desenvolvidas sem pensar na MS e funcionam na mesma.
 
@Rexobias como é q uma empresa q tem poucas apps pode sair prejudicada por apoiar um sistema q lhe permite ter mais apps? e qual é o problema de haver uma alternativa ás UWPs? queres obrigar os devs a programar em UWP?
acho q estás a misturar as coisas. o futuro da MS é o UWP! o futuro de todas as empresas desenvolvedoras de SOs é as PWAs. qual é a duvida? android e ios continuarão com as suas soluções in-house nativas, pk é q a MS n pode continuar?
achas q o windows tem futuro apenas com PWAs e EXEs? e qual é o problema de um SO ser 80% PWAs e 20% UWP (imaginando um futuro já sem EXEs)?
achas q o futuro de uma empresa do tamanho da MS está condicionado pelas birras de um caramelo?
eu sei q n estás contente com o rumo do WM, eu tb n. começo a achar q se o mantivessem por mais uns 2 ou 3 meses tlv tivéssemos as PWAs e o meu lumia pudesse andar uns anos a mais ao serviço mas atrasar os planos futuros para manter um SO q há muito se sabia q já n ia dar em nada acho q era um suicídio financeiro.
 
Xamarin implica quase sempre pequenas alterações conforme o SO (excepto com os os forms, mas sabes que isso é mauzinho.. apesar de ir melhorando a cada versão). Unity Idem.
As PWA até podem ser desenvolvidas sem pensar na MS e funcionam na mesma.

Posso estar a ser embirrento, mas com o actual estado das tecnologias Web não acredito que sejam superiores a um Xamarin quando bem feito (mesmo com as implicações que referes).

Embora detestar as tecnologias Web como Developer, sou um apoiante das mesmas (a minha tese de Mestrado até era focada no tema Nativo VS Web). Ainda assim há N situações que me fazem preferir sempre tecnologias nativas ou assentes nas mesmas às Web, seja como Utilizador, seja como Developer.

Outra coisa, o interesse das PWA é também a experiência de Single Experience que tipicamente uma App dá. Estar a correr dentro de uma Tab do Browser VS FullScreen faz toda a diferença. Posto isto, se por ventura as PWA irem por caminhos cuja compatibilidade e Single Experience será apenas assegurada num Chrome, de que valerá isso a pena para a MS?! (é nesta perspectiva que falava)

Depois, toda esta discussão das PWA nem sequer faz sentido uma vez que estas são irrelevantes no Desktop (uma vez que terão que enfrentar o Browser). Onde seriam úteis era no Mobile, mercado esse de onde a MS saiu. Não me digam que a Microsoft está mesmo à espera que as pessoas vão instalar estas Apps que são iguais ao que têm acesso aquilo que sempre acederam via Browser?! Sei que na prática é mais do que isto, mas para o Windows 10 (o que se encontra vivo) as PWA são um PhoneGap glorificado.

A Microsoft mata as UWP em troca desta porr@:

<Page (...)>
<Grid>
<WebView Source="http://www.contoso.com"/>
</Grid>
</Page>

Já agora, o Forms não é assim tão mau, faltam é bons exemplos para desmistificar a ideia de Forms = App feia. Um exemplo.

@Rexobias como é q uma empresa q tem poucas apps pode sair prejudicada por apoiar um sistema q lhe permite ter mais apps? e qual é o problema de haver uma alternativa ás UWPs? queres obrigar os devs a programar em UWP?
acho q estás a misturar as coisas. o futuro da MS é o UWP! o futuro de todas as empresas desenvolvedoras de SOs é as PWAs. qual é a duvida? android e ios continuarão com as suas soluções in-house nativas, pk é q a MS n pode continuar?
achas q o windows tem futuro apenas com PWAs e EXEs? e qual é o problema de um SO ser 80% PWAs e 20% UWP (imaginando um futuro já sem EXEs)?
achas q o futuro de uma empresa do tamanho da MS está condicionado pelas birras de um caramelo?
eu sei q n estás contente com o rumo do WM, eu tb n. começo a achar q se o mantivessem por mais uns 2 ou 3 meses tlv tivéssemos as PWAs e o meu lumia pudesse andar uns anos a mais ao serviço mas atrasar os planos futuros para manter um SO q há muito se sabia q já n ia dar em nada acho q era um suicídio financeiro.

O prejuízo surge naturalmente do estado em que se encontram as bases que permitem correr essa alternativa. Se os rivais estiverem à frente é nas plataformas dos mesmos que as pessoas irão procurar utilizar essas alternativas, ficando o Windows numa situação idêntica à que sempre teve no espaço Mobile (inicialmente fica com as sobras até que nem isso tem morrendo depois à fome). Se for necessária uma CSS específica ou uma outra qualquer treta, igualmente especifica, para corrigir o comportamento de uma PWA no Windows achas mesmo que se vão dar ao trabalho de o fazer se o cenário for como o actual?! ("O gajo que instale e use o Chrome", é o que vai pensar o Project Manager)

Como é que o futuro pode ser o UWP se este perdeu a base principal que necessitava para prosperar?! Já deste um salto às comunidades de Developers Windows?! Já te apercebeste como as coisas estão na realidade?! Os Devs estão naturalmente a procurar alternativas e não falo a nível de tecnologias tendo em vista o Windows como Target, estou a falar em mudanças mais grosseiras que têm como Target os rivais. Mesmo nas plataformas activas como o Desktop e a Xbox não vês grandes movimentos nas Stores (em Xbox a última foi o Kodi, e foi há meses).

A questão não é manter as soluções in-house activas, a questão é fornecer às mesmas a base minimamente necessária para estas se manterem vivas. As Apps nativas em iOS e Android estão bem de saúde, têm suporte massivo dos "pais", têm uma comunidade de Devs em crescimento constante, têm suporte de produtores de conteúdo (empresas e independentes), e consequentemente têm apoio dos elementos pertencentes ao lado do Consumidor. O UWP até tem visto o seu SDK a acompanhar as versões do W10, mas é apenas isso.

O espaço que o UWP ocupará na próxima //Build diz bem o quanto este interessa à empresa. O mesmo é válido para a "destruição" das equipas de algumas das Apps 1st Party como as Notícias e afins (por falar nestas, compreendo mais o tal vídeo que partilhei do Channel9 - matam a App UWP, e em substituição criam uma Xamarin apenas destinada a Android e iOS). Fazendo uma analogia, tais atitudes seriam como se no WWDC não falassem em ObjectiveC/Swift e Apps iOS. Por falar na Apple, falasse que pretendem estender o suporte das Apps iOS ao macOS ... o que faz sentido e ajudará a reviver a Store do último. A Microsoft chegou 3 anos antes a uma solução do género e o que fez? Tratou de matar a mesma ... e como senão bastasse ainda insultou toda uma comunidade de Devs que sempre estiveram com ela.

O que eu acho é irrelevante, mas acho que as birras do caramelo são para ser levadas a sério, principalmente quando ele fez o que fez com o W10M. Não falo na perspectiva de matar um produto que não estava a ter sucesso, falo sim das atitudes de deixar esse produto morrer (porque nada fez para lhe conceder qualquer hipótese de sucesso) e não compreender a importância desse elemento para outras pedras basilares tais como o UWP. Pelo meio ainda c@gou em todo o trabalho de Pesquisa e Desenvolvimento de coisas como o Continuum e afins.

Sim, sei que vai ser um Bold Statement, mas eu acredito profundamente que o W10M poderia ter tido sucesso facilmente com as coisas a serem feitas de forma minimamente profissional (da mesma forma que a Xbox One tem recuperado do arranque que sabemos). Digo-te, e podes rir à vontade, mas bastaria 50% da minha Paixão e do meu Commitment para fazer do W10M aquilo que o Nadella nunca acreditou que poderia ser. Falo também por experiência assente naquilo que vivi no meu local de trabalho onde haviam intenções de UWPar mais e mais das nossas Apps e Serviços chegando a outros espaços onde não tínhamos presença. Infelizmente faltou a confiança que nos fizessem acreditar que efectivamente UWP tinha um futuro.

Não estou triste, estou furioso por permitirem que o UWP (C#/XAML) leve na boca de quem está a levar! Recolhe testemunhos de Devs que já tenham trabalhado nas 3 tecnologias/plataformas (4 se quiseres incluir Web) e irás reparar como existe uma preferência, um encantamento.

Já agora, relativamente à "nova" Microsoft e não só: de uma coisa não duvides, prefiro muito mais uma atitude agressiva com tiques ditatoriais que cria naturalmente ódios aqui e acolá (sinal que as pessoas não são indiferentes) que uma atitude passiva cheia de mansidão que gera Likes e Love mas passa ao lado de toda a gente. Prefiro muito mais um gajo a gritar "Developers Developers Developers" que 5 minutos a ver uma pessoa como uma qualquer doença ou incapacidade física a falar bem da Microsoft (com todo o respeito por essas pessoas).

Por fim, e não interpretes isto como um ataque, mas o futuro que alguns vêem nesta Microsoft não existe. A morte para o Consumidor será o futuro visto que para os Devs já começa a ser o presente. A dado momento vão pensar "Eish, o que correu mal?!" e sou capaz de rir (com lágrimas a escorrer-me pelo rosto). Enquanto isso tenho que aturar Devs de iOS/Android todos tolos com uma nova Feature no seu Swit/Kotlin cuja presença no lado de cá era banal de tão antiga que era.
 
Última edição:
Se for necessária uma CSS específica ou uma outra qualquer treta, igualmente especifica, para corrigir o comportamento de uma PWA no Windows achas mesmo que se vão dar ao trabalho de o fazer se o cenário for como o actual?! ("O gajo que instale e use o Chrome", é o que vai pensar o Project Manager)
claro q n, a MS se quiser q o faça. o q achas q ela anda a fazer com o edge? anda a compatibilizá-lo com o chrome e afins. qualquer pagina q funcione no chrome e n no edge só tens de reportar á MS e eles adaptam o engine do edge, simples.
Mesmo nas plataformas activas como o Desktop e a Xbox não vês grandes movimentos nas Stores
isso é pk ng usa a store, senão estávamos lá todos :)
Como é que o futuro pode ser o UWP se este perdeu a base principal que necessitava para prosperar?!
n me digas q tu achas q as UWP só servem para o mobile. os outros podem ainda n ter percebido as múltiplas vantagens das UWP, agora tu...
O espaço que o UWP ocupará na próxima //Build diz bem o quanto este interessa à empresa. O mesmo é válido para a "destruição" das equipas de algumas das Apps 1st Party como as Notícias e afins (por falar nestas, compreendo mais o tal vídeo que partilhei do Channel9 - matam a App UWP, e em substituição criam uma Xamarin apenas destinada a Android e iOS). Fazendo uma analogia, tais atitudes seriam como se no WWDC não falassem em ObjectiveC/Swift e Apps iOS. Por falar na Apple, falasse que pretendem estender o suporte das Apps iOS ao macOS ... o que faz sentido e ajudará a reviver a Store do último. A Microsoft chegou 3 anos antes a uma solução do género e o que fez? Tratou de matar a mesma ... e como senão bastasse ainda insultou toda uma comunidade de Devs que sempre estiveram com ela.
isso ainda é futurologia. com certeza falarão das novidades mais relevantes a vir para a UWP.
O que eu acho é irrelevante, mas acho que as birras do caramelo são para ser levadas a sério, principalmente quando ele fez o que fez com o W10M. Não falo na perspectiva de matar um produto que não estava a ter sucesso, falo sim das atitudes de deixar esse produto morrer (porque nada fez para lhe conceder qualquer hipótese de sucesso) e não compreender a importância desse elemento para outras pedras basilares tais como o UWP. Pelo meio ainda c@gou em todo o trabalho de Pesquisa e Desenvolvimento de coisas como o Continuum e afins.
ele fez o quê com o wm?
continuum e afins estão a ser pensados e planeados para o andromeda, tal como o wm está a ser usado para tal.
o W10M poderia ter tido sucesso facilmente com as coisas a serem feitas de forma minimamente profissional
lol not…
numa analogia, se a tua namorada já te perdeu o interesse e andar interessada noutro caramelo, já vais tarde para tentar ser profissional, romântico ou para qualquer outro "truque de manga" q possas utilizar...
Prefiro muito mais um gajo a gritar "Developers Developers Developers"
pois, mas foi esse q matou o WM, este apenas desligou as máquinas e anunciou o funeral...
 
O problema nao se trata das tecnologias porque sabemos que a MS é top a fazer sketches, registar patentes e atirar barro á parede a ver o que pega.

O mais grave é nao haver um linha condutora para todas as partes envolvidas.
 
Prefiro muito mais um gajo a gritar "Developers Developers Developers" que 5 minutos a ver uma pessoa como uma qualquer doença ou incapacidade física a falar bem da Microsoft (com todo o respeito por essas pessoas).
certos assuntos nem vale a pena discutir. qualquer coisa q a MS nos ofereça, é sempre mais justo q seja para eles do q para nós. só quem sofre desses problemas é q sente na pele as verdadeiras injustiças deste mundo. todas as ajudas q eles possam ter para melhorar o seu dia-a-dia são sempre muito poucas.
Depois, toda esta discussão das PWA nem sequer faz sentido uma vez que estas são irrelevantes no Desktop (uma vez que terão que enfrentar o Browser). Onde seriam úteis era no Mobile, mercado esse de onde a MS saiu
se daqui 1 ou 2 anos 80% das apps (ou quem sabe mais) forem PWA o q é q impede a MS de ressuscitar o WM?
estamos numa fase mt precoce da tecnologia, mas tenho a certeza q se a adoção for boa, q rapidamente avançarão para algo 2.0 onde seja impossível para o consumidor distinguir entre PWA ou UWP (se é q ainda é) e onde 100% das apps possam ser PWAs/multiplataforma.
quem sabe num futuro próximo n teremos 5 ou 10 SOs moveis! afinal se a coisa correr bem, basta serem compatíveis com as PWAs (e pouco mais).
 
isso já depende dos acordos com a unity e afins. mas acredito q nem todos teriam como objetivo chegar á quota de 100% e haveriam alguns mais "especializados".
 
claro q n, a MS se quiser q o faça. o q achas q ela anda a fazer com o edge? anda a compatibilizá-lo com o chrome e afins. qualquer pagina q funcione no chrome e n no edge só tens de reportar á MS e eles adaptam o engine do edge, simples.

Não é assim tão simples ... senão houver massa crítica (utilizadores) a probabilidade de aparecer alguém a reportar é pequena. Posto isto, é criado um problema de confiança na medida que ninguém irá recorrer a uma PWA em Windows (que poderá ou não funcionar correctamente) quando tem a certeza que num outro local da concorrência (SO, ou Browser) não terá problemas.

Eu sei que tem sido feito muito trabalho com o Edge, contudo este continua "preso" ao Windows (já no W10M temos o mesmo problema) o que dificulta o processo de actualizações.

isso é pk ng usa a store, senão estávamos lá todos :)

Eu uso a Store e compreendo na perfeição a sua utilidade lamentando tremendamente a sua não adopção (basta ter o Steam como exemplo). O estado de saúde da mesma deve-se acima de tudo pela ausência da presença da Microsoft precisamente no mercado que mais motiva o desenvolvimento de Software na actualidade.

No PC além de não existir a cultura das Apps, a maioria do catálogo Legacy de Software para Windows necessita de ser empacotado numa *appx para poder ser distribuído (um preço a pagar com o qual concordo, mas que poucos dos Dinosauros estão dispostos a fazer). Depois tens ainda o Browser que des-justifica o desenvolvimento de Apps de certos serviços devido à redundância (com o W10M vivo sempre era mais um argumento contra). Por fim, não tens Developers em UWP, o que completa a equação.

Eu inicialmente também pensava que o sentido do desenvolvimento do Software seria PC -> Mobile e que a capacidade multi-Device do UWP iria beneficiar o W10M. Estava errado! O EntryPoint é o Mobile. Para PC já pouca gente desenvolve Software, e não tendo acesso a dados não ficaria em nada admirado que uma percentagem significativa de novos lançamentos em Desktop são Jogos. Os restantes lançamentos resumem-se a novas versões de Software famoso de produtividade.

O MindSet de quem cria um novo negócio na actualidade é que basta uma App Android, outra iOS e por fim um WebSite.

n me digas q tu achas q as UWP só servem para o mobile. os outros podem ainda n ter percebido as múltiplas vantagens das UWP, agora tu...

Sabes bem que conheço o UWP na perfeição e as suas características, no entanto os Devs estão actualmente com as plataformas móveis coisa que o Windows 10 não é (mesmo em portáteis). Se queres desenvolver um Software que depende de coisas desde Notificações a GeoFences, de Giroscópios a um NFC, de conectividade OnTheGo ... é um Smartphone que procuras como Target para a tua App.

Ao remover o Mobile da equação a Microsoft matou inevitavelmente o UWP, não duvides disto. Claro que se o foco fosse o PC (como era há alguns/muitos anos nos tempos em que o Software Win32 surgia como cogumelos) a Store seria um sucesso estando a abarrotar de Apps UWP, teríamos ofertas de emprego para UWP em todo o lado, etc. mas a realidade é outra. O Nutella pode só ter a cabeça nas nuvens, mas o presente e o futuro é a computação no âmbito da mobilidade.

isso ainda é futurologia. com certeza falarão das novidades mais relevantes a vir para a UWP.

Veremos, eu não acredito ... e não acredito que alguma vez o UWP se conseguirá afirmar. Das suas capacidades/qualidades não tenho dúvidas, tenho dúvidas é do resto.

ele fez o quê com o wm?
continuum e afins estão a ser pensados e planeados para o andromeda, tal como o wm está a ser usado para tal.

O problema é o que não fez.

Já agora, alguém acredita aqui no Andromeda?! Mais rapidamente vais ver Foldables e a The Next Big Thing na concorrência que na Microsoft.

lol not…
numa analogia, se a tua namorada já te perdeu o interesse e andar interessada noutro caramelo, já vais tarde para tentar ser profissional, romântico ou para qualquer outro "truque de manga" q possas utilizar...

Not Really.

Não disse nem quis dar a entender que iria ultrapassar os outros (em breve), mas tenho a certeza que teria o seu espaço (espaço esse muito importante pois representava um "I'm Here" no espaço onde estão os Consumidores e consequentemente os Developers). Basta analisar diversos serviços/funcionalidades para compreender o problema que esta ausência representa ... uma App como a Fotografias (por exemplo) tem naturalmente mais força num W10M que num W10.

Não é necessário liderar para se justificar a sua existência.

Mesmo que tenham um coelho dentro da cartola, matar o Windows 10 Mobile e fazer um Hiatus de 2 anos do Mobile é/foi um enorme erro.

pois, mas foi esse q matou o WM, este apenas desligou as máquinas e anunciou o funeral...

Pode ter feito muitos erros, mas nos tempos do WP8 não tinhas as UWP ... este matou o WM quando já tinhas essa solução agnóstica, matou no momento em que se devia ter apostado forte. Pelo caminho queimou e deitou para a concorrência todo o Expertise e KnowHow da Nokia porque sempre foi contra a sua compra (independentemente de ser a favor ou contra, quando entrou em cena as coisas estavam feitas, era obrigação dele extrair e usar o potencial desses recursos).

certos assuntos nem vale a pena discutir. qualquer coisa q a MS nos ofereça, é sempre mais justo q seja para eles do q para nós. só quem sofre desses problemas é q sente na pele as verdadeiras injustiças deste mundo. todas as ajudas q eles possam ter para melhorar o seu dia-a-dia são sempre muito poucas.

Certo, mas isso é irrelevante em certos eventos ...

Usar os problemas de outros para se promover de alguma forma (e passar uma imagem de activista do bem da humanidade) é coisa que espero ver numa em outros lados (onde usam miúdos de regiões mais pobres a demonstrar como podem desenvolver Software em máquinas de >1000€ destinado a máquinas de >500€ ... ou usam e abusam do multi-culturalismo).

Copiem as coisas boas, apenas isso.

O que eu quero ver numa Build é Código, APIs, SDKs, Produtos e afins focados acima de tudo em Plataformas Microsoft. Interoperabilidade é bem vinda, e concordo com a mesma, mas o foco tem que ser as plataformas 1st Party.

se daqui 1 ou 2 anos 80% das apps (ou quem sabe mais) forem PWA o q é q impede a MS de ressuscitar o WM?
estamos numa fase mt precoce da tecnologia, mas tenho a certeza q se a adoção for boa, q rapidamente avançarão para algo 2.0 onde seja impossível para o consumidor distinguir entre PWA ou UWP (se é q ainda é) e onde 100% das apps possam ser PWAs/multiplataforma.
quem sabe num futuro próximo n teremos 5 ou 10 SOs moveis! afinal se a coisa correr bem, basta serem compatíveis com as PWAs (e pouco mais).

Uma App Xamarin consegue enganar, uma PWA ainda tem que comer muita fruta ... desde um Sticky Header que acompanha o Scroll a tantas outras coisas.

Como Developer espero bem que o futuro não seja as PWA (pelo menos no meu tempo de vida), pois não me agrada o excesso de liberdade que existe nesse ambiente de desenvolvimento, nem muito menos as limitações (face ao nativo). Já agora, isto das PWA ... lembras-te do Firefox OS?! A ideia não é nova e por muitas diferenças que tenham a nível técnico, na prática continuam a ser WebViews glorificadas.

Por fim, só para concluir, o futuro para as plataformas Windows (Desktop, Mobile, Xbox, Wereables, iOT) deveria ser o UWP, e a forma de aceder às plataformas de outros deveria ser soluções como o Xamarin que permitem de forma fácil aproveitar o Core do CodeBase enquanto se beneficia do MVVM e outras "preciosidades" do .NET.

Resumidamente, numa Solution teríamos:
- MyApp.Business (acesso a APIs)
- MyApp.Core (ViewModels, Models, etc)
- MyApp.UWP (Cliente UWP para tudo o que fosse MS)
- MyApp.Droid (Cliente Android com UI nativa e aproveitando o Core e Bindings)
- MyApp.iOS (Cliente iOS)
- MyApp.Mac (Cliente Mac)

Isto, nunca perdendo o foco no UWP e na base .NET. Paralelamente continuariam a evoluir o .NET Standard e o XAML Standard para que um dia se pudesse desenhar para os outros com a Visual Language mais poderosa que conheço.

Era isto que a Microsoft devia defender. Primeiro os meus/seus, depois os outros!

(é a forma natural de se pensar, certamente que pensas primeiro nos teus filhos do que nos outros ... mesmo que os teus tenham piores notas na escola que os do vizinho)
 
Última edição:
Não é assim tão simples ... senão houver massa crítica (utilizadores) a probabilidade de aparecer alguém a reportar é pequena
a MS está a caminho do 1 Billion, n podes falar em 0% e mesmo q só seja 1% já são muitos…
dps n tens assim tantos milhões de especificidades q n são compatíveis com o edge...
Eu sei que tem sido feito muito trabalho com o Edge, contudo este continua "preso" ao Windows (já no W10M temos o mesmo problema) o que dificulta o processo de actualizações.
tb n percebo a razão mas eles lá sabem...
O MindSet de quem cria um novo negócio na actualidade é que basta uma App Android, outra iOS e por fim um WebSite.
o mindset está a mudar. agora basta um website. goste-se ou não, muitas apps vão desaparecer das lojas.
Se queres desenvolver um Software que depende de coisas desde Notificações a GeoFences, de Giroscópios a um NFC, de conectividade OnTheGo ... é um Smartphone que procuras como Target para a tua App.
certo, mas isso n invalida a necessidade de fazer sw para pc. são coisas diferentes. n podes afirmar q de repente deixou de haver necessidade de programar para o 1 billion.
O Nutella pode só ter a cabeça nas nuvens, mas o presente e o futuro é a computação no âmbito da mobilidade.
o q está a acontecer é o pc a voltar ás origens. antigamente o pc era para trabalhar, ponto. depois começaram a meter apps de fotografias, filmes, etc. agora a tendência é moverem isso para tablets e tlm e o pc volta a ser o q era.
o futuro é pc+tlm e n tlm+tlm.
conheces aquela musica? "it's like 10.000 spoons when all you need is a knife"...
O problema é o que não fez.
lol é bom ver q tinhas fé no sucesso do wp/wm até ao seu fim. eu sempre disse q após o abandono da marca nokia já n ia sobrar nada.
Já agora, alguém acredita aqui no Andromeda?! Mais rapidamente vais ver Foldables e a The Next Big Thing na concorrência que na Microsoft.
irrelevante. já apareceram os primeiros (ou primeiro). de nada serve se n for bem feito. o mesmo se pode dizer do da MS.
Não disse nem quis dar a entender que iria ultrapassar os outros (em breve), mas tenho a certeza que teria o seu espaço
lá está… para quem é pessimista por natureza (dito por ti) n sei como acreditas q algo pode sobreviver com 1% de quota e a descer...
este matou o WM quando já tinhas essa solução agnóstica, matou no momento em que se devia ter apostado forte.
se com isso queres dizer q a MS devia ter comprado (de volta) a nokia, a Samsung e mais alguns OEMs então concordo contigo, tlv existisse uma pequena possibilidade, gastando praticamente toda a sua fortuna. pessoalmente nunca arriscaria tanto num "jogo de dados" :p
 
A partir do momento que os chromebook e apple tiveram as suas stores totalmente implementadas nos seus portateis, é a morte do artista.

Já pouco justifica um PC windows fora do ambiente empresarial e de gaming.
 
Vejam lá se conseguem entenderem-se. No windows PC as apps da loja não servem para nada e nunca funcionarão como locomotiva do dito, porque basta um browser. Já as apps das stores da Apple e da Google são a salvação das suas aventura nos PC's e aí o browser fica para segundo plano. Mau, mau, mau, mau...:D

Para mim o windows 10 PC é de longe com todas as suas variantes o melhor sistema, vamos ver se não perdem o gás :D. Mas como já vi um filme semelhante no mobile, no caso do PC já não coloco as mãos no fogo. Gato escaldado de água fria tem medo e como o mau gosto anda por aí instalado, tudo é possível para o lado da deprimente concorrência...:D

Só sei que cada vez passo menos horas no PC em detrimento do Tablet PC e que em breve terei de arranjar um substituto melhor. Será novamente uma importação do oriente e de preferência a imitar um Surface, porque para o que faço nele não preciso de uma grande máquina.
 
The End Of Windows:

https://www.windowslatest.com/2018/...ng-faster-than-expected-thanks-to-windows-10/

@AudigyMaster já agora n queres aproveitar para mudar o titulo do tópico para "The End Of Apple PCs"?

:smiliel::rofl:

Exacto, é o fim. Basta observar o seguinte quadro para entender quem é que está efectivamente em queda(US sales):
Vg71tFQ.jpg


Vejam lá se conseguem entenderem-se. No windows PC as apps da loja não servem para nada e nunca funcionarão como locomotiva do dito, porque basta um browser. Já as apps das stores da Apple e da Google são a salvação das suas aventura nos PC's e aí o browser fica para segundo plano. Mau, mau, mau, mau...:D

Estás com uma falha no teu raciocínio. De modo a considerar as apps na Store da MS, elas primeiro teriam que existir. No estado actual, claro que não são "locomotiva" de nada. Já nos outros existe um extensa biblioteca de apps activamente desenvolvidas e com uma user base sólida, só falta trazer as ditas para ainda mais ecrãs.

Só sei que cada vez passo menos horas no PC em detrimento do Tablet PC e que em breve terei de arranjar um substituto melhor. Será novamente uma importação do oriente e de preferência a imitar um Surface, porque para o que faço nele não preciso de uma grande máquina.

Com essa tua experiência és a prova viva de que já não estamos em 2008, mas sim em 2018.
 
Mania de considerarem o quintal deste planeta, EUA, os sábios da coisa. No fundo são dos povos mais estupidificados ao cimo da terra.
Temos que passar a analisar as coisas de forma global e não local !
PC-market-share-by-IDC.jpg
 
Lol esta gente muda-se para os estados unidos e pensa q o resto ja n existe ou ja n conta para nada :P enfim
@AudigyMaster

Dell = MS

HP, Lenovo, Acer e Others certamente referem se aos chromebooks e devices android que andam a ficar fora de moda rapidamente!
Aquilo era um estudo de pcs, pelo menos era disso q falava a noticia, n vale atirar areia para os olhos...

Quanto às vendas, se elas refletissem as necessidades n se vendiam flagships (iphones sobretudo) pk o low end faz o mesmo :P
 
Back
Topo