Slackware - Tópico Geral

Slackware 12.2 is released!
Yes folks, 'tis the season to announce a new release of Slackware. With a shiny new kernel, many package updates, and the newly added ability to install from a Samba share, we bring to you the latest in the stable Slackware 12.x series. Slackware 12.2 ships with the 2.6.27.7 Linux kernel, the Xorg 1.4.2 X server (with many driver, library, and application updates), Xfce 4.4.3, KDE 3.5.10, simplified wired and wireless networking with wicd in /extra, package upgrade management with slackpkg moved into the main tree, support for non-usb-storage digital cameras through libgphoto2, pm-utils (tools to support suspend and hibernate through HAL), and much, much more. This release brings the system up-to-date without compromising stability or compatibility with the 12.x series.

More details may be found in the official announcement.

If you like Slackware, please consider supporting the project by picking up a copy of Slackware 12.2 from the Slackware Store. The discs are off to replication now and pre-orders are being accepted for the official 6 CD or 1 DVD set. Also by popular demand, we now have black T-shirts with the original Slackware logo for sale. Check 'em out!

Thanks are due to the Slackware crew, the developers of slackbuilds.org, the fine folks on linuxquestions.org, IRC, and everyone else who pitched in to help make this another great Slackware release. We couldn't have done it without your help.

As always -- have fun!

Pat and the Slackware crew

Anúncio oficial
Compra online
Mirror PT
 
O slackware foi um dos meus primeiros contactos com o mundo Linux. Eu adorava essa distribuição. Apesar de ser trabalhoso para por o ambiente grafico a executar logo de inicio, etc. Ja sairam umas quantas versões do Slackware mas nunca me surgiu a oportunidade de perguntar:
- O slackware nao tem updates automaticos? (como o Fedora ou Ubuntu)
- Ainda exige a configuração de um ficheiro (que ja nao me lembro) para executar o ambiente gráfico no boot?

É que desde que me habituei ao Ubuntu nunca mais tive a coragem de instalar o Slackware. Tinha que fazer tudo manualmente, instalações, updates, etc :007::(.

Penso que podia aproveitar esta thread, senao peço desculpa ;).

Cumps ;).
 
O slackware foi um dos meus primeiros contactos com o mundo Linux. Eu adorava essa distribuição. Apesar de ser trabalhoso para por o ambiente grafico a executar logo de inicio, etc. Ja sairam umas quantas versões do Slackware mas nunca me surgiu a oportunidade de perguntar:
- O slackware nao tem updates automaticos? (como o Fedora ou Ubuntu)
- Ainda exige a configuração de um ficheiro (que ja nao me lembro) para executar o ambiente gráfico no boot?

É que desde que me habituei ao Ubuntu nunca mais tive a coragem de instalar o Slackware. Tinha que fazer tudo manualmente, instalações, updates, etc :007::(.

Penso que podia aproveitar esta thread, senao peço desculpa ;).

Cumps ;).

Updates automáticos?

Se te referes a uma ferramenta igual à do Ubuntu penso que não, se bem que existem muitas ferramentas não oficiais que aposto que fazem isso.

Mexer num ficheiro para o ambiente gráfico?

Se estas a falar em ir ao /etc/inittab e mudar um 3 para 4, se achas isso difícil, então o melhor é ficares-te pelo Ubuntu mesmo.
 
Updates automáticos?

Se te referes a uma ferramenta igual à do Ubuntu penso que não, se bem que existem muitas ferramentas não oficiais que aposto que fazem isso.

Mexer num ficheiro para o ambiente gráfico?

Se estas a falar em ir ao /etc/inittab e mudar um 3 para 4, se achas isso difícil, então o melhor é ficares-te pelo Ubuntu mesmo.

Mas eu nunca disse que era dificil :), no FreeBSD é pior. So mudar esse ficheiro. Apenas ja nao me lembrava do nome. E nao seria isto que me fazia ficar pelo Ubuntu:rolleyes::).

Em relação às actualizações automáticas, sim de facto era o mesmo sistema do Ubuntu. Acho que seria bastante util e facilitava o trabalho. Ou um utilizador do Slackware nao necessita disso? Era util até :007:.

Cumps ;).
 
Em relação às actualizações automáticas, sim de facto era o mesmo sistema do Ubuntu. Acho que seria bastante util e facilitava o trabalho. Ou um utilizador do Slackware nao necessita disso? Era util até :007:.

Cumps ;).
Penso que uma das filosofias do Slack é mesmo fazer tudo à unha ! Portanto, não tenho nada contra, até é bom já que ficamos com muito por onde escolher dependendo das exigências de cada um.
 
Acredito que sim. Para mim o Slackware é a melhor distro que existe. É simplesmente perfeito a meu ver. Foi o sistema onde eu aprendi Linux, la esta, por ter que fazer tudo à mao xD lol. Mas ha alturas em que o tempo vai escasseando e ter que fazer tudo à mao vai ficando para tras.
Mas enfim, ja obtive a resposta :). Pode ser que ainda volte a experimentar o Slackware :p.

cumps ;).
 
Boas.

A minha primeira experiência com Linux foi mesmo com Slackware e vinte e tal disquetes :D. Foi uma grande trabalheira configurar aquilo tudo e então quando chegou à parte de compilar o kernel para ele reconhecer uma placa de som da Genius foi uma dor de cabeça, mas aprendi muito com o Slackware.

Actualmente uso o Debian e Ubuntu devido à facilidade de instalação e manutenção, mas um dia destes ainda experimento o Slackware de novo. Pode ser que a máxima "não há amor como o primeiro" seja mesmo verdadeira.

Miguel
 
Já está a bombar no meu mediacenter :D Sim é um pouco dificil de utilizar, mas assim que o dominas, nao vais querer outra coisa.

Aconselhável a quem queira saber o que linux realmente é.
 
Mas quais são as vantagens do Slackware em relação às outras distros como o Debian? Só por teres que fazer tudo à mão? Isso a mim não me parece uma vantagem mas um defeito. Eu no Debian também já recompilei o kernel, as drivers gráficas, e escolhi pacote a pacote o que quis instalar. Com o apt-source até posso descarregar as sources de um pacote, modificá-las e recompilar de modo a que me volta a fazer um pacote bem integrado.
Não vejo vantagens em "obrigar" o utilizador a fazer tudo. "Permitir" sim, mas isso qualquer uma te permite.
 
Mas quais são as vantagens do Slackware em relação às outras distros como o Debian? Só por teres que fazer tudo à mão? Isso a mim não me parece uma vantagem mas um defeito. Eu no Debian também já recompilei o kernel, as drivers gráficas, e escolhi pacote a pacote o que quis instalar. Com o apt-source até posso descarregar as sources de um pacote, modificá-las e recompilar de modo a que me volta a fazer um pacote bem integrado.
Não vejo vantagens em "obrigar" o utilizador a fazer tudo. "Permitir" sim, mas isso qualquer uma te permite.

a vantagem d usar o slackware é q, de futuro, desenrascas-te em qq situação de ambiente unix precisamente pq te obriga (sim!) a instalar td á pata. tu c o teu apt-get é deveras basic qq instalação de qq software visto q instala todas as dependencias automaticamente. alem de q, no slackware ainda tens q fazer pesquisas p veres q dependencias do software precisas p instalar ficando assim a saber p q serve cada dependencia.
 
@Solidforms

Pode não ser bem o que tu queres, mas já é uma ajuda:

Slackpkg - actualiza o sistema de forma simples

Sbopkg - permite instalar pacotes atraves dos slackbuilds, e tambem a sua actualizacao
 
Nao conheço esse Sbopkg. Vou experimentar!

Sobre o slackpkg a diferença foi que passou do extra para o main. Agora ja vem integrado.
O wicd tambem vem nos extras. Eu uso e acho um excelente network manager.
 
a vantagem d usar o slackware é q, de futuro, desenrascas-te em qq situação de ambiente unix precisamente pq te obriga (sim!) a instalar td á pata. tu c o teu apt-get é deveras basic qq instalação de qq software visto q instala todas as dependencias automaticamente. alem de q, no slackware ainda tens q fazer pesquisas p veres q dependencias do software precisas p instalar ficando assim a saber p q serve cada dependencia.

Eu tenho 1138 pacotes instalados, instalar todos à mão não era aprendizagem, era tortura. E eu nunca decoraria para que serve cada um deles, para isso é que os gestores servem.

Já precisei de instalar programas que não havia nos repos, juntamente com as suas dependências, mas fazer isso para cada programa espero nunca me ver obrigado a tal!

Bem, a cada um a sua distro.
 
Back
Topo