Impressionante, não fazia ideia nenhuma que as coisas funcionavam assim, mas na verdade isso traduz a situação do País em todas as áreas, a formação profissional foi esquecida durante muitos anos e o resultado está a vista, os engenheiros existem, o que falta são os técnicos para executar.
Talvez daqui possa nascer a vontade de alguns, em procurar formação nesta área que pelos vistos será um sucesso garantido.
Parabéns pelo post, Expo
(Desculpem o off topic)
Desculpem este tipo de off topic, mas baseia-se na informação de GSM e de um modelo com problemas assistência deste tópico.
Não, os CAT já foram um sucesso e deram muitos €€€, neste momento e em Portugal está em decadência e porquê?
Ficar com assistência de marcas GSM, eles não querem pagar as intervenções das garantias, apenas recolocam stocks de componentes.
A Nokia que já pagou em anos a esta parte 12.000$00 por cada intervenção em garantia, em 2001 preferiu dar apoio aos Club Nokia (agora Care Nokia) e abandonou os CAT.
A SE, Moto, Sams, LG, e outras inclusivé a Vodafone com os suas marcas importadas directamente e em exclusivo, Sagem, Sharp, Huawei a marca chinesa (agora em força na 91) simplesmente não tem assistência oficial, apenas a SE com a ***** e restantes népia!
O utente português
(muito consumista) que tem em média 3 telemoveis em casa, quando vai a um CAT com um Nk 5310, N73, SE 910i, etc, (terminais que foram até caros) para substituir um display, que custa 25 ou 30€, diz logo
"não vale a pena, vou comprar um novo" isso também se aplica á compra de uma bateria, por exemplo a bateria de Nk 6288, N73, N95 que custa no
Care Nokia 54 € e a mesma bateria num CAT
custa 20€ o argumento é o mesmo
"não vale a pena, vou comprar um novo" !
Outros deixam os terminais para reparar e jamais os vão buscar ou levantar, poderá haver cerca de 200 a 300 terminais reparados, que não são levantados ou reclamados...
Também os CAT tem que ter muitos milhares de €€€ em stock de componentes, tem que haver para todas as marcas e modelos, são importados da marca original mas fora de Portugal, Es, Uk, Chin, mas 60% fica em como monos, colocados em caixa e armazém. Todos os dias existem lanaçamentos de modelos média e baixa gama novos a sairem nas operadoras.
Só para terminar, uma Bateria BL-5C para um Nokia 70 custa na Nokia 35 €, um terminal nokia com a mesma bateria (caso do 1208) custa 24,90 na operadora, os CAT tem que baixar a bateria original BL-5C para 15€, porque o utente do N70 vai comprar um 1208 e fica com a bateria, carregdor cartão, auriculares e ainda o telefone de reserva tudo iso por 24,90€.
Devido a isso é que esse Xperia X1 vai e vem com a mesma anomalia, estão habituados á maioria dos utentes após 2 reclamações compram novo e esquecem o assunto.
A maioria dos casos, as pessoas entregam os terminais em
GARANTIA na Operadora (agente oficial) onde o compraram e ficam no mesmo local (gaveta) 15 dias e depois quando o cliente vai á procura do mesmo, entregam-no e dizem
"não foi aceite a garantia por tem humidade" ou
"não foi aceite a garantia porque sofreu danos e haver vestigios de queda"!!!
É assim este mercado e por sua vez a assistência vai por arrasto, não sendo rentavél investimentos nesta área mas por culpa do consumidor e a oferta de novos modelos diários das marcas e das 3 operadoras serem diárias.
Esse caso do X1 com o teclado e o vai e vem igual, é normal, não estão para requesitarem o componente, não pelo preço mas sim pela disponibildade e ao ser importado os portes serem elevados. Como sabem e conhecem os consumidores portugueses que desitem após algum tempo, embora que digam que vão á DECO, ou escrevam no livro de reclamações, mas:
1º. a DECO não tem poderes e nem é reconhecida como autoridade oficial para mediar assuntos em litigio
2º. escrever no livro, a reclamação não vai para a ASAE mas sim para o ICP-Anacom, é a entidade reguladora em Portugal para as comunicações móveis e não ligam algum a esses casos, estão mais preocupados com as licenças das TV`s, frequências de GPS, VHF, HF, Maritimas, Repetidores das rádios locais, são essas que pagam milhões de licenciamento, agora queixas de GSM ou falta de sinal de rede numa localidade do interior, NÃO !
Cpts,