SE + Windows Mobile...xperia X1!!!

Aí está uma boa dica, não custa nada interrogar a assistência sobre esta intervenção!

Embora estes componentes não sejam do X1 mas é de um SE serie W, mas tudo é igual e seja que marca for, existe a membrana (branca na imagem) e existe a membrana completa (imagem ao da placa em verde)

12124356.jpg
 
Ya..mas será que resolve o problema?é que duvido que a SE não tenha técnicos altamente qualificados...e se fosse essa a solução porque não haviam de resolver..ao passo de receberem e enviarem o mesmo telm vezes sem conta...dentro da garantia.O que é que a marca ganha com isto?
 
Ya..mas será que resolve o problema?é que duvido que a SE não tenha técnicos altamente qualificados...e se fosse essa a solução porque não haviam de resolver..ao passo de receberem e enviarem o mesmo telm vezes sem conta...dentro da garantia. O que é que a marca ganha com isto?

Simplesmente porque em Portugal que não existem técnicos qualificados nem com formação para terminais GSM, embora haja muita procura mas não existe oferta.

Desde o ano 1995 a 2000 fazia-se (fiz + 8 portugueses) formação de 90 dias em Vigo, iniciava-se ás 08H00, ás 13 almoço, 14H00 inicio e 19H00 jantar, 20H ás 23H novamente para as aulas só ao Domingo livre.

No final trazia-se toda a ferramenta necessária, incluindo as estações de Soldar SMA, muitos CDs de copilação e videos técnicos. Mas havia um senão, essa formação, ferramentas e incluia alojamento e refeições ficavam-nos em cerca de 6,000 pesetas pagos pelos técnicos, na altura.

Mesmo em Palmela no Centro Nokia, não existem técnicos, apenas 2 ou 3 Engenheiros, mas sem formação especifica GSM e nem soldarem um SMA numa placa conseguem dando origem que a Nokia (ultimo nivél) enviava para o Porto (Teleservice, Lda que tem a HTC) e depois 50% iam para a Holanda, daí ou vinham com a mesma avaria (ou acontece ainda!!!) ou se fossem para a Holanda, demoravam muito tempo.

A Motorola deu ultimamente a assistência a uma empresa da zona de Sintra, mas depois ficou sem efeito.
A xxx no Porto (Sony Ericson) também não tem tecnicos com formação, apenas funcionários que sabem usar o PC e colocar softawre mas nem sequer conseguem mecher a "eprom" do telefone.
Outros (curiosos e expert) aprendem á sua custa a tirar 6 ou 8 parafusos, mudar um display ou sustituir um Micro, um Buzer ou uma coluna de som, mas nada mais se conseguem, isso aplica-se a todas as marcas de terminais GSM. A razão que as fabricas disponibilizam videos para abrir terminais GSM ma sapenas para substituição de alguns componentes tecnicos básicos, que depois até aparecem aí na net (não sei como?).

Em Espanha existem sim muitos técnicos com formação em GSM, na Inglaterra (Uk) e nomeadamente em Londres existem muitas "clinicas GSM" outros países da CE não conheço. No Brasil também existem tecnicos GSM com formação local. Na USA sei que existem também, mas mais para a vertente de PDA`s e Tablets.

Aqui em Portugal nos anos 94 até 2000 ainda se tirava uma Eprom, configurava-se de raís com softawre e voltava-se a soldar no local, através de uma estação de soldar ligada a um terminal PC, mas tudo isso acabou.

Ainda hoje há muitos casos que se enviam para Espanha terminais GSM para reparar, demoram 4 a 5 dias uteis, mas o preço fica caro e só em ultimo caso isso acontece.

Muito mais havia a dizer sobre as CAT (Centros de Assistência Técnica) de GSM e GPS, mas a partir desta informação acima , já é um taboo para fóruns e não só!
 
Última edição:
Impressionante, não fazia ideia nenhuma que as coisas funcionavam assim, mas na verdade isso traduz a situação do País em todas as áreas, a formação profissional foi esquecida durante muitos anos e o resultado está a vista, os engenheiros existem, o que falta são os técnicos para executar.
Talvez daqui possa nascer a vontade de alguns, em procurar formação nesta área que pelos vistos será um sucesso garantido.
Parabéns pelo post, Expo
(Desculpem o off topic).

Cumprimentos
 
Impressionante, não fazia ideia nenhuma que as coisas funcionavam assim, mas na verdade isso traduz a situação do País em todas as áreas, a formação profissional foi esquecida durante muitos anos e o resultado está a vista, os engenheiros existem, o que falta são os técnicos para executar.
Talvez daqui possa nascer a vontade de alguns, em procurar formação nesta área que pelos vistos será um sucesso garantido.
Parabéns pelo post, Expo
(Desculpem o off topic)

Desculpem este tipo de off topic, mas baseia-se na informação de GSM e de um modelo com problemas assistência deste tópico.

Não, os CAT já foram um sucesso e deram muitos €€€, neste momento e em Portugal está em decadência e porquê?

Ficar com assistência de marcas GSM, eles não querem pagar as intervenções das garantias, apenas recolocam stocks de componentes.

A Nokia que já pagou em anos a esta parte 12.000$00 por cada intervenção em garantia, em 2001 preferiu dar apoio aos Club Nokia (agora Care Nokia) e abandonou os CAT.

A SE, Moto, Sams, LG, e outras inclusivé a Vodafone com os suas marcas importadas directamente e em exclusivo, Sagem, Sharp, Huawei a marca chinesa (agora em força na 91) simplesmente não tem assistência oficial, apenas a SE com a ***** e restantes népia!

O utente português (muito consumista) que tem em média 3 telemoveis em casa, quando vai a um CAT com um Nk 5310, N73, SE 910i, etc, (terminais que foram até caros) para substituir um display, que custa 25 ou 30€, diz logo "não vale a pena, vou comprar um novo" isso também se aplica á compra de uma bateria, por exemplo a bateria de Nk 6288, N73, N95 que custa no Care Nokia 54 € e a mesma bateria num CAT custa 20€ o argumento é o mesmo "não vale a pena, vou comprar um novo" !

Outros deixam os terminais para reparar e jamais os vão buscar ou levantar, poderá haver cerca de 200 a 300 terminais reparados, que não são levantados ou reclamados...

Também os CAT tem que ter muitos milhares de €€€ em stock de componentes, tem que haver para todas as marcas e modelos, são importados da marca original mas fora de Portugal, Es, Uk, Chin, mas 60% fica em como monos, colocados em caixa e armazém. Todos os dias existem lanaçamentos de modelos média e baixa gama novos a sairem nas operadoras.

Só para terminar, uma Bateria BL-5C para um Nokia 70 custa na Nokia 35 €, um terminal nokia com a mesma bateria (caso do 1208) custa 24,90 na operadora, os CAT tem que baixar a bateria original BL-5C para 15€, porque o utente do N70 vai comprar um 1208 e fica com a bateria, carregdor cartão, auriculares e ainda o telefone de reserva tudo iso por 24,90€.

Devido a isso é que esse Xperia X1 vai e vem com a mesma anomalia, estão habituados á maioria dos utentes após 2 reclamações compram novo e esquecem o assunto.

A maioria dos casos, as pessoas entregam os terminais em GARANTIA na Operadora (agente oficial) onde o compraram e ficam no mesmo local (gaveta) 15 dias e depois quando o cliente vai á procura do mesmo, entregam-no e dizem "não foi aceite a garantia por tem humidade" ou "não foi aceite a garantia porque sofreu danos e haver vestigios de queda"!!!

É assim este mercado e por sua vez a assistência vai por arrasto, não sendo rentavél investimentos nesta área mas por culpa do consumidor e a oferta de novos modelos diários das marcas e das 3 operadoras serem diárias.

Esse caso do X1 com o teclado e o vai e vem igual, é normal, não estão para requesitarem o componente, não pelo preço mas sim pela disponibildade e ao ser importado os portes serem elevados. Como sabem e conhecem os consumidores portugueses que desitem após algum tempo, embora que digam que vão á DECO, ou escrevam no livro de reclamações, mas:

1º. a DECO não tem poderes e nem é reconhecida como autoridade oficial para mediar assuntos em litigio

2º. escrever no livro, a reclamação não vai para a ASAE mas sim para o ICP-Anacom, é a entidade reguladora em Portugal para as comunicações móveis e não ligam algum a esses casos, estão mais preocupados com as licenças das TV`s, frequências de GPS, VHF, HF, Maritimas, Repetidores das rádios locais, são essas que pagam milhões de licenciamento, agora queixas de GSM ou falta de sinal de rede numa localidade do interior, NÃO !

Cpts,
 
Wow Expo bons posts!! Informação de qualidade, agora entendo melhor o porquê de muitas coisas acontecerem como acontecem!

O que me aconteceu podes ler aqui, posts #9 e #11 principalmente. Portanto foi mesmo essa historia do teclado.

EDIT: mas revolta-me porque comprei o x1 especificamente pelo teclado e agora o problema está a voltar outra vez. Ainda não sei bem o que vou fazer.
 
Última edição:
Wow Expo bons posts!! Informação de qualidade, agora entendo melhor o porquê de muitas coisas acontecerem como acontecem!

O que me aconteceu podes ler aqui, posts #9 e #11 principalmente. Portanto foi mesmo essa historia do teclado.

EDIT: mas revolta-me porque comprei o x1 especificamente pelo teclado e agora o problema está a voltar outra vez. Ainda não sei bem o que vou fazer.

Meu caro jo_Ny, quanto ao assunto em si é de facto stressante, já o tinha lido.

Mas insistir e usar os meios da DECO embora como disse em cima, existem muitos casos que resolvem com uma mediação, mas se já chegou a esse ponto não estou a ver outro meio como resolver, a não ser esquecer e ir para outra.

Entrar com um processo Cível em Tribunal, terá que ser através de um assistente (Advogado) custa €€€, entrada de processo fica em 250 € (+-) depois aguardar 3 ou 4 anos.

A marca Sony Ericsson não está a par destas situações, talvez enviar um email bem fundamentado para o Japão, porque em Portugal com a SE de Portugal, não vai adiantar e com a Concessionária Técnica da SE xxx ainda menos.

Eu tive um caso com uma marca auto (em garantia) enviei uma carta anexa a um email á fábrica na Suécia e em 24 horas tinha o problema resolvido, embora que exista uma filial em Portugal da casa mãe, mas geralmente existem amizades com as concessões e nada a fazer.

Por esses casos há muito que digo a pessoas e inclusivé aqui, que comprem sempre em Hiper, pelo menos esses casos resolvem-se sempre, basta uma pessoa ir lá todos os dias e fazer barulho e "mandar uns berros..." onde estão sempre mais de 100 pessoas (clientes) nesses espaços comerciais o (a) gerente (a) até manda logo dar 2 equipamentos novos só para calar a situação.

São casos que só em Portugal acontece, não existe qualquer responsabilidade para com um cliente, nem existe qualquer defesa do consumidor, o que já não acontece em outros países da CE. Seja qual for o ramo, desde telemoveis a automoveis, bancos, seguradoras, Luz, operadoras GSM, internet, enfim tudo que exista em Portugal não há qualquer apoio ao consumidor, só litigios.

Eu compro os meus carros em Portugal e vou a Badajoz fazer revisões, 50% do preço e um atendimento VIP jamais acontece em Portugal.

Não se esqueça nunca, é melhor pagar uns €€€ a mais e comprar nas grandes superficies comerciais (mas só tipo lojas do Velmiro) porque aí não vai a bem vai a mal e directamente cara a cara com muitas pessoas a ouvir, que não convém nada a eles. Durante 2 anos uma pessoa está garantida com qualquer anomalia e até comprar nas operadoras não se pode confiar por esses nem resposta dão.
 
boas
desculpem esta pergunta, mas não me apetecia fazer uma pesquisa a 19 paginas: dá para fazer a acctualização do wb 6.1 para a versão 6.5 no x1?

cumps
 
Tenho X1 faz quase 2 anos, 0 problemas de teclado... uso WM 6.5 desde que saiu inoficialmente... sou utilizador intensivo de email, office, internet como quase todos da empresa onde trabalho.

Este é o telemóvel oficial para os ML3, devemos ser uns 300 profissionais, nunca ouvi/vi uma queixa de teclado por aqui.

Sim hoje já nao é um topo de gama mas ainda dá para as curvas, estou apenas à espera de fazer dois anos para poder encomendar o substuto X10

cumps
 
Tenho X1 faz quase 2 anos, 0 problemas de teclado... uso WM 6.5 desde que saiu inoficialmente... sou utilizador intensivo de email, office, internet como quase todos da empresa onde trabalho.

Este é o telemóvel oficial para os ML3, devemos ser uns 300 profissionais, nunca ouvi/vi uma queixa de teclado por aqui.

Sim hoje já nao é um topo de gama mas ainda dá para as curvas, estou apenas à espera de fazer dois anos para poder encomendar o substuto X10

cumps

Devem de ser certas séries que têm estes problemas, não sei. Eu gosto do equipamento, mas irrita-me estes problemas que teimam em não ser resolvidos pela assistência. E causa-me mais transtorno porque também uso quase todas as potencialidades do telemovel (o que uso menos é mesmo o gps) e quando não o tenho faz-me mesmo falta.
 
Devem de ser certas séries que têm estes problemas, não sei. Eu gosto do equipamento, mas irrita-me estes problemas que teimam em não ser resolvidos pela assistência. E causa-me mais transtorno porque também uso quase todas as potencialidades do telemovel (o que uso menos é mesmo o gps) e quando não o tenho faz-me mesmo falta.

Pois eu também uso o GPS apenas no carro porque come-me a bateria... já agora existem radios melhores e piores na combinacao com o SO, que fazem durar mais ou menos tempo.
Podem ser séries sim, eu trabalho para um grande operador internacional de telecomunicacoes, recebemos os Xperia ainda nao existiam à venda e sairam até agora todos 5 estrelas, eu envio no xperia em media uns 20 emails/dia durante 2 anos :)

Edit: a minha mulher é que nao gostou de eu ter um folder no portatil da empresa com o nome "SEX", (Sony Ericsson Xperia) quando abriu foi um fartote de rir.. sorry pelo off
 
Última edição:
Boas.

Tenho um x1 e graves problemas no teclado (comprei na loja da zon no nortshopping) o que faço para corrigir o problema do teclado?

Obrigado.
 
Boas.

Tenho um x1 e graves problemas no teclado (comprei na loja da zon no nortshopping) o que faço para corrigir o problema do teclado?

Obrigado.

se tiver na garantia, pede o dinheiro de volta pois eles nunca vão conseguir solucionar o problema...se não tiver na garantia vai pensando em comprar um telm novo pois de facto é horrivel escrever sms com o teclado assim...ainda para mais quando se envia + sms d que se telefona
 
Ajuda também teres um bom teclado virtual, para sms o virtual chega-me bem, mas claro um bom teclado nao o que vem de origem com WM 6.1
 
Back
Topo