Acabei de aderir à Meo.@marcolopespt posso-te dizer que a maior parte dos bugs nesse router V1 estão resolvidos. A maior parte disso passou-se em 2019 quando o router foi lançado.
A primeira função que um equipamento destes deve ter é funcionar como modem e ser estável. O V1 não falha aí, V1 + segundo router em bridge é perfeito. Já o V2 falha a esse nível. Falhando aí para mim falha em tudo. É muito sensível à variação de sinal e os clientes queixam-se de problemas com ele por esse motivo. Lê bem o tópico acerca do V2.
O V1 que experimentaste há anos já não é o V1 hoje em dia, que é bastante melhor, e mesmo que não tivesse tido estas correções continuaria a ser melhor que o V2 por esse motivo. Consigo-te indicar 40 pessoas neste fórum que trocaram o V2 pelo V1 e resolveram os problemas que tinham de drops recorrentes e falhas de ligação a VPN empresarial.
Ele faz reboot todos os dias de madrugada. É a NOS que impõe.Tenho um V1 que faz reboot todos os dias ... e tem o ultimo upgrade.
Se ele não fizesse e andasse sempre a acumular erros aí é que fazia sentido reclamar, os routers próprios que sempre tive estão programados para reiniciarem todos os dias de madrugada para limpar o "lixo" que vão acumulando durante o dia. Já agora de que forma um reinício que quase de certeza será de madrugada te afeta para rescindires contrato?Tenho um V1 que faz reboot todos os dias ... e tem o ultimo upgrade.
Se ele não fizesse e andasse sempre a acumular erros aí é que fazia sentido reclamar, os routers próprios que sempre tive estão programados para reiniciarem todos os dias de madrugada para limpar o "lixo" que vão acumulando durante o dia. Já agora de que forma um reinício que quase de certeza será de madrugada te afeta para rescindires contrato?
Teletrabalho com ligações VPN. A vpn desliga e perco as transferencias a decorrer via sftp por exemplo.Se ele não fizesse e andasse sempre a acumular erros aí é que fazia sentido reclamar, os routers próprios que sempre tive estão programados para reiniciarem todos os dias de madrugada para limpar o "lixo" que vão acumulando durante o dia. Já agora de que forma um reinício que quase de certeza será de madrugada te afeta para rescindires contrato?
O problema é que a ordem é remota por parte da NOS para o teu router pelo que sem direitos administrativos duvido que consigas fazer seja o que for. A única hipótese é tentar perceber com o apoio se existe algum meio de bloquearem os reboots automáticos (duvido muito que o consigam fazer).Teletrabalho com ligações VPN. A vpn desliga e perco as transferencias a decorrer via sftp por exemplo.
Isto nunca me aconteceu na MEO. Estou enganado? Alguem tem este problema na MEO ?
A minha zona HFC da nos .... nem ipv6 tem :\
Alguma forma de mitigar isto ? Ssh para o router e meter uma cron ?
Nesses casos é uma treta mas a "fiabilidade" de reiniciar o equipamento todos os dias passa muitas vezes por cima deste pessoal com situações mais específicas, levam com 1 ou 2 a chatear mas livram-se de centenas ou milhares.Provavelmente faz teletrabalho de madrugada em casa
Esquece o melhorar o serviço, cabo vai morrer e estão a apostar em ftth até lá quem tem HFC vai sofrer. Estive 1 ano para mudar para ftth porque o cabo exterior que liga os tap estava podre e deixaram andar até ter viabilidade ftth.O ipv6 possivelmente até já está na rede embora ainda não configurado por eles nos routers próprios. Quem tem router em bridge já o deve ter há algum tempo. Eu tenho há bastante tempo e funcional.
O reinício diário parece estar alargado a vários routers se não estiver como geral. Tenho o HFC 6 e também fui brindado...Tem as vantagens que o @RJMC aponta mas podia ser evitado pois já tive melhor serviço sem que ele estivesse ativo. Podiam dedicar-se mais a colocar o serviço a funcionar e não remendar assim pois é o que me "cheira". O meu além de ter perdido algures a informação dos canais de upload - se lá está atribuída dentro do que nos vão disponibilizando podia ser concretizado mas neste firmware desapareceu... E dá-me o brinde de reiniciar a meio de chamadas telefónicas mais longas... Fica sempre bem para o cliente e para quem liga...
Podes indicar as configurações para ipv6 no router próprio para verificar se está disponível na minha zona? Obrigado.O ipv6 possivelmente até já está na rede embora ainda não configurado por eles nos routers próprios. Quem tem router em bridge já o deve ter há algum tempo. Eu tenho há bastante tempo e funcional.
O reinício diário parece estar alargado a vários routers se não estiver como geral. Tenho o HFC 6 e também fui brindado...Tem as vantagens que o @RJMC aponta mas podia ser evitado pois já tive melhor serviço sem que ele estivesse ativo. Podiam dedicar-se mais a colocar o serviço a funcionar e não remendar assim pois é o que me "cheira". O meu além de ter perdido algures a informação dos canais de upload - se lá está atribuída dentro do que nos vão disponibilizando podia ser concretizado mas neste firmware desapareceu... E dá-me o brinde de reiniciar a meio de chamadas telefónicas mais longas... Fica sempre bem para o cliente e para quem liga...
O router está em ipv6 automático e vai buscar as coordenadas por ele. Foi assim que me apercebi. Se estiver disponível julgo que qualquer um o faz.Podes indicar as configurações para ipv6 no router próprio para verificar se está disponível na minha zona? Obrigado.
O router NOS não tem ainda ipv6. Só o terá eventualmente nas zonas ou situações em que a NOS assim decidiu por testes (pilotos) ou por ir faseadamente implementando. Mas o router ligado na porta em modo bridge já recebe.Hei-de testar novamente. Tinha o 5v1 com ipv6 mas na altura o router que estava em bridge não tinha ipv6 ativado. Trocaram-me pelo 6 e este diz que não tem ipv6. Há tempos tentei ativar no router em bridge sem sucesso.
Confirmo que tenho ipv6 no meu router ligado em bridge.Hei-de testar novamente. Tinha o 5v1 com ipv6 mas na altura o router que estava em bridge não tinha ipv6 ativado. Trocaram-me pelo 6 e este diz que não tem ipv6. Há tempos tentei ativar no router em bridge sem sucesso.
fazer reboot de um router todos os dias é um pouco estranho... Tenho um asus que atualmente está com 8 dias de uptime porque foi quando o liguei de regresso de férias. è normal ter mais de 1, 2 ou 3 meses sem qualquer reboot e sem qualquer problema. Basicamente só reinicia quando há atualização de firmware ou quando ando a mexer nas opções e nesses casos opto por fazer restart. Basta ver em foruns internacionais e tens malta com routers ligados por vezes há mais de 6 meses sem qualquer problema. Se para manter o serviço estável é necessário reiniciar todos os dias, é porque há problemas mais graves por trás... O meu 5v2 está atualmente ligado aos mesmos 8 dias do Asus.Se ele não fizesse e andasse sempre a acumular erros aí é que fazia sentido reclamar, os routers próprios que sempre tive estão programados para reiniciarem todos os dias de madrugada para limpar o "lixo" que vão acumulando durante o dia. Já agora de que forma um reinício que quase de certeza será de madrugada te afeta para rescindires contrato?
Mas estás à espera que um router de operadora tenha a mesma capacidade de um router da Asus? O teu 5V2 é um bom cancro também, se tens dúvidas disso pesquisa por "intel puma chipset defects" que vais descobrir um mundo de problemas aos quais a NOS acaba por ser alheia mas que tem por base más opções a nível de hardware.fazer reboot de um router todos os dias é um pouco estranho... Tenho um asus que atualmente está com 8 dias de uptime porque foi quando o liguei de regresso de férias. è normal ter mais de 1, 2 ou 3 meses sem qualquer reboot e sem qualquer problema. Basicamente só reinicia quando há atualização de firmware ou quando ando a mexer nas opções e nesses casos opto por fazer restart. Basta ver em foruns internacionais e tens malta com routers ligados por vezes há mais de 6 meses sem qualquer problema. Se para manter o serviço estável é necessário reiniciar todos os dias, é porque há problemas mais graves por trás... O meu 5v2 está atualmente ligado aos mesmos 8 dias do Asus.