Router HFC 5.0 (v1)

@marcolopespt posso-te dizer que a maior parte dos bugs nesse router V1 estão resolvidos. A maior parte disso passou-se em 2019 quando o router foi lançado.

A primeira função que um equipamento destes deve ter é funcionar como modem e ser estável. O V1 não falha aí, V1 + segundo router em bridge é perfeito. Já o V2 falha a esse nível. Falhando aí para mim falha em tudo. É muito sensível à variação de sinal e os clientes queixam-se de problemas com ele por esse motivo. Lê bem o tópico acerca do V2.

O V1 que experimentaste há anos já não é o V1 hoje em dia, que é bastante melhor, e mesmo que não tivesse tido estas correções continuaria a ser melhor que o V2 por esse motivo. Consigo-te indicar 40 pessoas neste fórum que trocaram o V2 pelo V1 e resolveram os problemas que tinham de drops recorrentes e falhas de ligação a VPN empresarial.
Acabei de aderir à Meo.
A rede da nós e o suporte é do pior. 10 chamadas, 9 zucas, ninguem resolve o problema e mesmo a linha "supra sumo" tecnica, é ignorante e demonstra falta de conhecimento.

Tenho um V1 que faz reboot todos os dias ... e tem o ultimo upgrade.
 
Tenho um V1 que faz reboot todos os dias ... e tem o ultimo upgrade.
Se ele não fizesse e andasse sempre a acumular erros aí é que fazia sentido reclamar, os routers próprios que sempre tive estão programados para reiniciarem todos os dias de madrugada para limpar o "lixo" que vão acumulando durante o dia. Já agora de que forma um reinício que quase de certeza será de madrugada te afeta para rescindires contrato?
 
Se ele não fizesse e andasse sempre a acumular erros aí é que fazia sentido reclamar, os routers próprios que sempre tive estão programados para reiniciarem todos os dias de madrugada para limpar o "lixo" que vão acumulando durante o dia. Já agora de que forma um reinício que quase de certeza será de madrugada te afeta para rescindires contrato?

Provavelmente faz teletrabalho de madrugada em casa
 
Se ele não fizesse e andasse sempre a acumular erros aí é que fazia sentido reclamar, os routers próprios que sempre tive estão programados para reiniciarem todos os dias de madrugada para limpar o "lixo" que vão acumulando durante o dia. Já agora de que forma um reinício que quase de certeza será de madrugada te afeta para rescindires contrato?
Teletrabalho com ligações VPN. A vpn desliga e perco as transferencias a decorrer via sftp por exemplo.
Isto nunca me aconteceu na MEO. Estou enganado? Alguem tem este problema na MEO ?
A minha zona HFC da nos .... nem ipv6 tem :\

Alguma forma de mitigar isto ? Ssh para o router e meter uma cron ?
 
Tenho o V1, o segundo, pois o anterior com cerca de 6 meses estava a provocar muitas quebras de rede.
Decididamente a coisa não corre bem no verão paga os routers que cá colocam.
Fui agora confirmar e a sessão tem cerca de 11 horas.
Posso estar enganado mas noutros routers da NOS irão não acontecia, ou seja, não era feito o reboot automático.
Também não tenho ipv6.
 
Teletrabalho com ligações VPN. A vpn desliga e perco as transferencias a decorrer via sftp por exemplo.
Isto nunca me aconteceu na MEO. Estou enganado? Alguem tem este problema na MEO ?
A minha zona HFC da nos .... nem ipv6 tem :\

Alguma forma de mitigar isto ? Ssh para o router e meter uma cron ?
O problema é que a ordem é remota por parte da NOS para o teu router pelo que sem direitos administrativos duvido que consigas fazer seja o que for. A única hipótese é tentar perceber com o apoio se existe algum meio de bloquearem os reboots automáticos (duvido muito que o consigam fazer).


Provavelmente faz teletrabalho de madrugada em casa
Nesses casos é uma treta mas a "fiabilidade" de reiniciar o equipamento todos os dias passa muitas vezes por cima deste pessoal com situações mais específicas, levam com 1 ou 2 a chatear mas livram-se de centenas ou milhares.
 
O ipv6 possivelmente até já está na rede embora ainda não configurado por eles nos routers próprios. Quem tem router em bridge já o deve ter há algum tempo. Eu tenho há bastante tempo e funcional.
O reinício diário parece estar alargado a vários routers se não estiver como geral. Tenho o HFC 6 e também fui brindado...Tem as vantagens que o @RJMC aponta mas podia ser evitado pois já tive melhor serviço sem que ele estivesse ativo. Podiam dedicar-se mais a colocar o serviço a funcionar e não remendar assim pois é o que me "cheira". O meu além de ter perdido algures a informação dos canais de upload - se lá está atribuída dentro do que nos vão disponibilizando podia ser concretizado mas neste firmware desapareceu... E dá-me o brinde de reiniciar a meio de chamadas telefónicas mais longas... Fica sempre bem para o cliente e para quem liga...
 
O ipv6 possivelmente até já está na rede embora ainda não configurado por eles nos routers próprios. Quem tem router em bridge já o deve ter há algum tempo. Eu tenho há bastante tempo e funcional.
O reinício diário parece estar alargado a vários routers se não estiver como geral. Tenho o HFC 6 e também fui brindado...Tem as vantagens que o @RJMC aponta mas podia ser evitado pois já tive melhor serviço sem que ele estivesse ativo. Podiam dedicar-se mais a colocar o serviço a funcionar e não remendar assim pois é o que me "cheira". O meu além de ter perdido algures a informação dos canais de upload - se lá está atribuída dentro do que nos vão disponibilizando podia ser concretizado mas neste firmware desapareceu... E dá-me o brinde de reiniciar a meio de chamadas telefónicas mais longas... Fica sempre bem para o cliente e para quem liga...
Esquece o melhorar o serviço, cabo vai morrer e estão a apostar em ftth até lá quem tem HFC vai sofrer. Estive 1 ano para mudar para ftth porque o cabo exterior que liga os tap estava podre e deixaram andar até ter viabilidade ftth.
 
O ipv6 possivelmente até já está na rede embora ainda não configurado por eles nos routers próprios. Quem tem router em bridge já o deve ter há algum tempo. Eu tenho há bastante tempo e funcional.
O reinício diário parece estar alargado a vários routers se não estiver como geral. Tenho o HFC 6 e também fui brindado...Tem as vantagens que o @RJMC aponta mas podia ser evitado pois já tive melhor serviço sem que ele estivesse ativo. Podiam dedicar-se mais a colocar o serviço a funcionar e não remendar assim pois é o que me "cheira". O meu além de ter perdido algures a informação dos canais de upload - se lá está atribuída dentro do que nos vão disponibilizando podia ser concretizado mas neste firmware desapareceu... E dá-me o brinde de reiniciar a meio de chamadas telefónicas mais longas... Fica sempre bem para o cliente e para quem liga...
Podes indicar as configurações para ipv6 no router próprio para verificar se está disponível na minha zona? Obrigado.
 
eu tenho ipv6, não sei se é da zona ou por ser piloto do v1
ja esteve, foi feito inquérito sobre ele, depois desapareceu, mas voltou nos últimos meses.

Quanto aos reboots, também tenho, geralmente de 15 em 15 dias por volta das 3H, mas é acesso remoto por parte linha piloto, mas na ultima semana tem sido quase todas as noites
 
A minha sessão tem:
Modelo
CHITA-Hub5
Versão7.2.4.7.1b4
Tempo de atividade
1 dia(s), 19 hora(s) e 1 min(s)
Ou seja, não houve reboot esta madrugada.
 
Aqui, o tempo de atividade do router já vai em 3 dias e 14 horas. Isto porque o desliguei no passado sábado, senão seria mais.
Nunca me apercebi de reinicios automáticos.
O router é o cilíndrico GiGA Router HFC 5.0 (v1).
 
Podes indicar as configurações para ipv6 no router próprio para verificar se está disponível na minha zona? Obrigado.
O router está em ipv6 automático e vai buscar as coordenadas por ele. Foi assim que me apercebi. Se estiver disponível julgo que qualquer um o faz.
Captura-de-ecr-de-2023-08-30-06-00-10.png
 
Última edição:
Hei-de testar novamente. Tinha o 5v1 com ipv6 mas na altura o router que estava em bridge não tinha ipv6 ativado. Trocaram-me pelo 6 e este diz que não tem ipv6. Há tempos tentei ativar no router em bridge sem sucesso.
 
Hei-de testar novamente. Tinha o 5v1 com ipv6 mas na altura o router que estava em bridge não tinha ipv6 ativado. Trocaram-me pelo 6 e este diz que não tem ipv6. Há tempos tentei ativar no router em bridge sem sucesso.
O router NOS não tem ainda ipv6. Só o terá eventualmente nas zonas ou situações em que a NOS assim decidiu por testes (pilotos) ou por ir faseadamente implementando. Mas o router ligado na porta em modo bridge já recebe.
 
Se ele não fizesse e andasse sempre a acumular erros aí é que fazia sentido reclamar, os routers próprios que sempre tive estão programados para reiniciarem todos os dias de madrugada para limpar o "lixo" que vão acumulando durante o dia. Já agora de que forma um reinício que quase de certeza será de madrugada te afeta para rescindires contrato?
fazer reboot de um router todos os dias é um pouco estranho... Tenho um asus que atualmente está com 8 dias de uptime porque foi quando o liguei de regresso de férias. è normal ter mais de 1, 2 ou 3 meses sem qualquer reboot e sem qualquer problema. Basicamente só reinicia quando há atualização de firmware ou quando ando a mexer nas opções e nesses casos opto por fazer restart. Basta ver em foruns internacionais e tens malta com routers ligados por vezes há mais de 6 meses sem qualquer problema. Se para manter o serviço estável é necessário reiniciar todos os dias, é porque há problemas mais graves por trás... O meu 5v2 está atualmente ligado aos mesmos 8 dias do Asus.
 
Última edição:
fazer reboot de um router todos os dias é um pouco estranho... Tenho um asus que atualmente está com 8 dias de uptime porque foi quando o liguei de regresso de férias. è normal ter mais de 1, 2 ou 3 meses sem qualquer reboot e sem qualquer problema. Basicamente só reinicia quando há atualização de firmware ou quando ando a mexer nas opções e nesses casos opto por fazer restart. Basta ver em foruns internacionais e tens malta com routers ligados por vezes há mais de 6 meses sem qualquer problema. Se para manter o serviço estável é necessário reiniciar todos os dias, é porque há problemas mais graves por trás... O meu 5v2 está atualmente ligado aos mesmos 8 dias do Asus.
Mas estás à espera que um router de operadora tenha a mesma capacidade de um router da Asus? O teu 5V2 é um bom cancro também, se tens dúvidas disso pesquisa por "intel puma chipset defects" que vais descobrir um mundo de problemas aos quais a NOS acaba por ser alheia mas que tem por base más opções a nível de hardware.
 
Back
Topo