DreamCast Recordar a SEGA Dreamcast

Tenta ajustar o potenciómetro do laser, é fácil de se fazer. É uma solução temporária no entanto. E convém também limpar o mesmo com um cotonete por exemplo, e álcool isopropílico.

Quanto ao mod a que te referes, procura por GDEmu. Tens os originais que só abrem encomendas de lés-a-lés no blog do criador (Deunan), e os clones que são mais baratos e arranjas facilmente nos ebays e similares. Os clones tinham até há uns tempos problemas de compatibilidade com alguns jogos.

Depois tens soluções mais caras como o TerraOnion Mode, ou ainda o GD-USB ou o DreamShell.

O recomendado é o GDEmu. Terás que ver tutoriais de como instalar um menu como o GDMenu, e como fazer o resto.
 
Adicionalmente, ao remover a drive de GD ROM, a fonte de alimentação vai aquecer mais que o normal, pois não vai ser usada a mesma potência de antes, o ideal seria remover o vrm de 12V.
 
Tenho 3 Dreamcast cá em casa , uma está funcional, as outras duas tem problemas no laser e não lê os jogos em CD.

Julgo ter visto há uns anos um mod que dava para correr jogos de um cartão de memória. ( ou seria para a Saturn ?)


Alguém por aqui tem esse mod? Se sim acham que funciona bem e compensa fazer?

E qual será uma boa opção para ligar a consola por HDMI?

Há para a Dreamcast e Saturn também.

Wicked Gamer & Collector

Macho Nacho

Os mods de consolas antigas dependem muito da perícia de quem faz as modificações. Sabendo o que se está a fazer resulta sempre em algo bom, nem que seja como passatempo!
 
Mas tenho uma de origem a funcionar perfeitamente, com caixa, manuais, dois comandos, vmu´s, rato , teclado originais da sega.

Depois tenho mais outras duas com o laser morto, uma dessas é que quando tiver tempo vou "brincar" com os mods . :)
 

Não vejo grande utilidade no primeiro vídeo, a não ser para divulgar que existem kits para o GDEMU à venda online, e consolas já modificadas também à venda.
E mesmo aí, comete o "erro" de mostrar uma listing da Bitfunx, companhia chinoca que é detestada na comunidade modder por copiar e vender em massa, com qualidade bastante inferior, produtos criados pela própria comunidade modder (dão-se ao trabalho de remover © e ® dos produtos para os venderem como seus). Desde hardware mods como o DCDigital e o GDEMU, a cabos, etc. Fugir da Bitfunx em componentes fulcrais sempre que possível.

Já no segundo, excelente tutorial como é habitual do canal, mas atenção que nos vídeos soldar flex/ribbon cables parece sempre fácil... É muito fácil estragar um, estragar pernos dos integrados, tirar resistências do sítio delas, etc.

A única coisa a apontar é mesmo a comparação da qualidade de imagem no fim. Compara um sinal analógico (presumo 480i) convertido para digital, cuja fonte é Composite ("composhite" como é conhecido por alguns no meio) que está longe de ser o melhor output que a DC é capaz de fazer (apenas melhor que o básico RF), com um sinal digital nativo, que o mod DCDigital é capaz de ir buscar directamente.

A Dreamcast faz output de 480p nativos através de VGA e até mesmo SCART com um cabo ou box apropriados, e teria sido uma comparação muito melhor, sem tão notórias diferenças.
Mesmo que depois convertesse os 480p analógicos para digital, 1080p neste caso, iria parecer muito melhor e com poucas ou nenhumas diferenças, já que existem ADCs lossless como os RetroTink que ele usou.
 
Não vejo grande utilidade no primeiro vídeo, a não ser para divulgar que existem kits para o GDEMU à venda online, e consolas já modificadas também à venda.
E mesmo aí, comete o "erro" de mostrar uma listing da Bitfunx, companhia chinoca que é detestada na comunidade modder por copiar e vender em massa, com qualidade bastante inferior, produtos criados pela própria comunidade modder (dão-se ao trabalho de remover © e ® dos produtos para os venderem como seus). Desde hardware mods como o DCDigital e o GDEMU, a cabos, etc. Fugir da Bitfunx em componentes fulcrais sempre que possível.

Já no segundo, excelente tutorial como é habitual do canal, mas atenção que nos vídeos soldar flex/ribbon cables parece sempre fácil... É muito fácil estragar um, estragar pernos dos integrados, tirar resistências do sítio delas, etc.

A única coisa a apontar é mesmo a comparação da qualidade de imagem no fim. Compara um sinal analógico (presumo 480i) convertido para digital, cuja fonte é Composite ("composhite" como é conhecido por alguns no meio) que está longe de ser o melhor output que a DC é capaz de fazer (apenas melhor que o básico RF), com um sinal digital nativo, que o mod DCDigital é capaz de ir buscar directamente.

A Dreamcast faz output de 480p nativos através de VGA e até mesmo SCART com um cabo ou box apropriados, e teria sido uma comparação muito melhor, sem tão notórias diferenças.
Mesmo que depois convertesse os 480p analógicos para digital, 1080p neste caso, iria parecer muito melhor e com poucas ou nenhumas diferenças, já que existem ADCs lossless como os RetroTink que ele usou.
Eu coloquei os dois vídeos precisamente pela disparidade de meios utilizados. Existem obviamente muitos outros por aí que são melhores ou piores conforme as aptidões e, não obstante, orçamentos que cada um tem disponível. Acho porém que para quem tem a possibilidade de “brincar “ com mods o que não falta é tutoriais e isso é que é o realmente importante.
 
Boas,
Há uns anos a esta parte que tinha a minha Dreamcast guardada numa caixa sem lhe dar uso.
Verifico agora que a mesma ficou amarela.
Vi uns vídeos em que para removerem o amarelado, aplicam água oxigenada cremosa 40 com um pincel na carcaça (sem o conteúdo) e colocam umas horas ao sol dentro de um saco plástico.
Sabem se isto resulta?
Bastará a água oxigenada, ou a mesma deve ser misturada com outro produto? O vol. 40 é o adequado, ou é demasiado forte?
Obrigado.
 
Boas,
Há uns anos a esta parte que tinha a minha Dreamcast guardada numa caixa sem lhe dar uso.
Verifico agora que a mesma ficou amarela.
Vi uns vídeos em que para removerem o amarelado, aplicam água oxigenada cremosa 40 com um pincel na carcaça (sem o conteúdo) e colocam umas horas ao sol dentro de um saco plástico.
Sabem se isto resulta?
Bastará a água oxigenada, ou a mesma deve ser misturada com outro produto? O vol. 40 é o adequado, ou é demasiado forte?
Obrigado.
Resulta, porém pode voltar a ficar daqui a uns tempos, melhor aplicar um protetor próprio no fim.

Não sei se em creme pode manchar. Eu experimentei uma vez com um Dualshock 3 Branco, mergulhei em água oxigenada normal e coloquei ao sol, poderia ter usado LEDs UV.
Ficou bem agora também não sei se o processo não acaba por fragilizar um bocadinho o plástico em si.

Na Dreamcast não cheguei a fazer por preguiça.
 
Última edição:
Resulta, porém pode voltar a ficar daqui a uns tempos, melhor aplicar um protetor próprio no fim.

Não sei se em creme pode manchar. Eu experimentei uma vez com um Dualshock 3 Branco, mergulhei em água oxigenada normal e coloquei ao sol, poderia ter usado LEDs UV.
Ficou bem agora também não sei se o processo não acaba por fragilizar um bocadinho o plástico em si.

Na Dreamcast não cheguei a fazer por preguiça.
Pois, os vídeos que vi aplicam em creme de vol. 40 com um pincel e depois não colocam diretamente ao sol, mas sim embrulhado num "saco" plástico.

Também pensei também em fazer como sugere, mas normalmente a água oxigenada de frasco não tem mais de 10 vol.

Já agora, qual é o protetor próprio no fim que sugere?

No caso do seu comando, deixou quanto tempo mergulhado na água oxigenada normal? Colocou diretamente exposto ao sol? Durante quanto tempo?

Obrigado.
 
Pois, os vídeos que vi aplicam em creme de vol. 40 com um pincel e depois não colocam diretamente ao sol, mas sim embrulhado num "saco" plástico.

Também pensei também em fazer como sugere, mas normalmente a água oxigenada de frasco não tem mais de 10 vol.

Já agora, qual é o protetor próprio no fim que sugere?

No caso do seu comando, deixou quanto tempo mergulhado na água oxigenada normal? Colocou diretamente exposto ao sol? Durante quanto tempo?

Obrigado.
Sim mas está a falar em colocar sem desmontar??

Remove a carcaça, com umas luvas plásticas deita o creme de beleza de vol. 40 e espalha bem, embrulha com pelicula transparente.
Isso é para a luz entrar mas não evaporar o produto. Diria dia e meio, 36h. Terminado limpa com água fria ou pano humido.

Não tinha um sitio bom para colocar lampâda de luz preta/UV então dexei ao sol. Mas se tiver talvez controle melhor a exposição/tempo.
O protetor não é obrigatório, pode cobrir com um pano escuro. Mas há produtos para carros/barcos que protegem os plásticos e afins dos raios UV, se tiver aplique para ajudar a mantê-la branca.

// Como era pequeno coloquei as duas carcaças dentro de uma zipbag com água oxigenada e deixei durante um fim de semana.
Sim o de supermercado 10 vol. é pouco se tiver bastante amarelado. Tinha para aqui um de 2lt 130 vol. também, que até é de mais.
 
Última edição:
Pois, os vídeos que vi aplicam em creme de vol. 40 com um pincel e depois não colocam diretamente ao sol, mas sim embrulhado num "saco" plástico.
Não uses esse método que o resultado por norma não é uniforme. Usa água oxigenada.

Já se falou por aqui da questão do retrobrighting se pesquisares para trás.
 
Fiz isso à minha DC durante a pandemia:



Usei um creme que se arranja facilmente numa cadeia de lojas de produtos de cosmética que há em quase todos os shoppings e custa 2€ o fraquinho. Desmontei a consola e comando, lavei tudo bem com detergente da loiça, espalhei o produto com pincel e deixei ao sol durante um ou 2 dias, dentro dum Pirex de vidro para entrar luz, forrado com papel aderente dentro e por cima, a selar tudo lá dentro, é importante que o papel aderente não toque no plastico porque pode manchar. Quando estiver com a cor desejada, voltar a lavar bem e montar a consola.

Passado uns tempos voltou a ficar ligeiramente mais amarela, mas não tanto como inicialmente.
 
Tenho duas Dreamcast. Uma que foi comprada em 2001, que está na caixa e uso como principal e outra que comprei em 2015 ou por aí. Essa também está na caixa mas não sei que uso teve pelos anteriores proprietários. Tenho-a como consola de reserva, pelo que joguei nela apenas algumas vezes desde que a comprei. Sucede que há cerca de meio mês que começou a não reconhecer software original Dreamcast. Coloquei Sega Rally, Ferrari, Daytona e sempre o erro que refere para inserir disco.

Tentei reduzir a resistência da lente, o que parece ter surtido algum efeito já que começou a ler jogos cópia e até algum software original, embora não todo. No entanto, depois de ter ajustado a resistência da lente, começou a fazer random resets que depois se tornaram constantes. Separei a placa fonte e limpei com álcool aqueles pinos. Deixou de fazer esses resets. Mas, deixou também de ler qualquer jogo original. Tentei ajustar novamente a lente mas sem sucesso. Corre apenas 2 cópias e uma delas que lia antes deixou de ler. Já regulei a resistência da lente outra vez tentando o mínimo e um pouco mais. Os jogos originais não lê nenhum.

Alguma sugestão que deva tentar? Acho que fiz de tudo mas também queria ter uma segunda Dreamcast a ler todos os jogos originais. Ela está na caixa, tem todos os cabos e manuais que é praticamente uma segunda consola, óptima para a ter ligada ao mesmo tempo que a outra, numa espécie de arcade para jogar outro título. Se me puderem ajudar. Obrigado e longa vida ao retro!
 
@MonteiroMoura como fizeste a calibração do laser? Com ou sem osciloscópio?

Provavelmente era o mau contacto na fonte que já estava a apresentar sintomas... Ou então algum condensador em fim de vida.
Aconselho-te a experimenta trocar o GD-Rom de uma consola para a outra e analisar o que acontece. Se a consola começar a ler os jogos, já sabes que o defeito é do GD-ROM e o próximo passo é trocar os condensadores.
 
@MonteiroMoura como fizeste a calibração do laser? Com ou sem osciloscópio?

Provavelmente era o mau contacto na fonte que já estava a apresentar sintomas... Ou então algum condensador em fim de vida.
Aconselho-te a experimenta trocar o GD-Rom de uma consola para a outra e analisar o que acontece. Se a consola começar a ler os jogos, já sabes que o defeito é do GD-ROM e o próximo passo é trocar os condensadores.
Fiz sem osciloscópio.

O efeito dos random resets desapareceu depois de ter limpo os pinos com álcool. A leitura dos jogos é que piorou
 
Back
Topo