Opinião Qual das consolas atuais vos tem proporcionado mais momentos de diversão?

Qual das consolas atuais vos tem proporcionado mais momentos de diversão?

  • PlayStation 5

  • Xbox Series X/S

  • Nintendo Switch


Results are only viewable after voting.
Sobre jogos, não gosto de alugar serviços, prefiro ter os meus.

Já te responderam, mas é um problema algo recorrente quando se fala da Xbox. É uma consequência da estratégia da Microsoft que é muito focada no GamePass e erradamente passa a ideia que não existe o mercado tradicional.

-----------------------------------------------

Quanto ao tópico, tenho a Series X e a Switch e a consola que mais uso é a primeira. Não é necessariamente pelo GamePass. O GamePass tem um valor rídiculo, mas acho que, mais uma vez, acaba por "abafar" as outras várias qualidades da consola que mereciam ser relembradas desde o Quick Resume, os Upgrades em jogos antigos, FPS Boost, a forma fácil como lida com os Save Games, a qualidade de construção, etc.

O que eu quero dizer é que a Xbox é muito mais que o GamePass.

Não tenho intenções de comprar uma PS5 por um conjunto de fatores. O pessoal que acreditava em gerações continua a dar suporte à PS4 e eu tendo uma PS4 Pro não acho que 5 jogos exclusivos da mesma que me interessariam justifiquem os 550€ (ainda mais com o Backlog imenso que tenho em várias plataformas), as dimensões da consola são um claro impeditivo para mim, e acima de tudo a postura da SONY desde o lançamento da consola (mentiras apenas com a intenção de deixar os adversários mal na fotografia - como a história das gerações) assim como a propósito da aquisição da Activision (a hipocrisia demonstrada) tem criado em mim um sentimento profundamente negativo contra a marca.
 
Última edição:
Tenho as 3 consolas. A Nintendo uso basicamente para exclusivos e quando vou de férias. A Xbox Series X de Abril de 2021 até Dezembro de 2021 foi a minha única consola next gen, depois em Dezembro do ano passado comprei a PS5 e mesmo com o GP a SX tem estado a ganhar pó. Se a liguei 3 vezes foi muito. Prefiro o ecosistema PS por uma série de razões, os exclusivos também são mais do meu agrado. No final de contas são as 2 boas máquinas, é uma questão de preferências :)
 
Eu também prefiro e muito ter mídia física, no entanto a verdade é que o gamepass permite-me jogar jogos que não me imaginaria a comprar ou que não conhecia até poder jogar. Considero um serviço como as plataformas de streaming, também não compro todos os filmes / séries que vejo
 
Tenho uma PS5 e uma Series S. Tive todas as Playstation até agora e não me arrependo de ter a PS5 há quase 2 anos, mas o Gamepass é demasiado bom para passar ao lado. Não me consigo desfazer da PS5 apenas por causa dos grandes exclusivos que já estou demasiado envolvido neles (Uncharted, God of War, Horizon, Last of Us...) mas admito que tenho menos horas de PS5 do que Xbox desde que comprei a Series S.

E presumo que a foto do teu perfil sejam as tuas duas consolas ?
Ficam bem ao lado uma da outra :D.


Não me imaginaria com a PS5 mais a Xbox Series X. Não me compensava ter duas consolas, prefiro ter só uma, chega-me bem.
Para mim a escolha da PlayStation ao invés da Xbox é óbvia, desde os meus 15 anos que é assim. Os exclusivos e o apoio que a Sony dá cá em Portugal tornam indiscutível a minha escolha.

De facto duas consolas para mim também não faz sentido.
E focas um ponto interessante, e penso que aqui mesmo a malta mais hardcore fan da xbox tem de reconhecer.
A Sony tem muita presença no nosso país, e isto também pode ser um factor que pese na decisão.
É muito mais fácil arranjar material para uma playstation que para uma xbox.
Ultimamente tenho feito essa experiência, e é notório.
Não estamos a falar só de jogos, mas por exemplo comandos, acessórios para comandos, discos rigidos, etc.
Vimos uma data de prateleiras com material para a playstation, xbox é só um espaço timido e com pouca oferta.

O pessoal que acreditava em gerações continua a dar suporte à PS4 e eu tendo uma PS4 Pro não acho que 5 jogos exclusivos da mesma que me interessariam justifiquem os 550€

Excelente ponto.
Eu como disse atrás ainda só joguei 3 exclusivos da ps este ano.
Penso que isso não seja determinante para manter-me nesta marca.
E depois claro o preço.
Além disso, comprando uma xbox, o leque abre-se bastante, mesmo havendo falta de exlusivos.
Desde os jogos da original até os de hoje, todos dão nas novas xbox.
E alguns já arranjam por uma pechincha.
Já para não falar no facto da consola ser mais barata que a playstation.
 
@Rubenzito sempre que precisei de material para a minha Xbox nunca tive problema em arranjar, por outro lado os jogos em loja aí pode ser mais complicado.

Mas se não for em lojas físicas, encomendo online (se bem que o encomendar online já começa a ser preferência minha).

E existe praticamente tudo na Worten online, Amazon ou em última caso o site da Microsoft.

Acho que isso acaba por ser um não assunto
 
Tenho PS4, Switch e um PC minimamente decente.
Como passo o dia à frente do computador (o trabalho assim o obriga), não tenho grande paciência para estar a jogar no PC ao fim do dia.
90% do tempo de jogo é passado na PS4. Uso a Switch muito raramente (é mais para as férias ou quando sai algum exclusivo que me interesse) e o PC é mais para experimentar algum jogo que tenha comprado em promo na Steam ou a Epic tenha oferecido.

Desde a 360 que não tenho uma Xbox (o meu vizinho teve a One e também não fiquei fã do que joguei). Qualquer exclusivo que tenha interesse posso sempre experimentar/passar por 1€ no GP ou apanhar numa promo na Steam. Até agora só os Forza Horizon e Ori me interessaram, mas com tantas aquisições pode ser que mais algum me cative (se bem que as compras da Microsoft têm sido completamente ao lado dos meus gostos).

Já tenho um backlog enorme e por norma gosto de ter uma coleção física (que me acaba por sair mais barata com promos de pague 2 leve 3, que muitas vezes se juntam a mais descontos, além do mercado de usados), logo o interesse no Gamepass e PS Extra/Premium é praticamente zero.

Ainda não há muitos títulos exclusivos da nova geração, por isso vou continuar à espera de uma PS5 Slim (ou algo do género) para dar o salto para a nova geração.

Edit: Só agora reparei que o tópico se restringia a consolas da "nova geração".
Assim sendo, por exclusão de partes, teria que ser a Switch. Se bem que comprando a PS5 iria jogar os mesmos jogos que na PS4. Continua a não haver um número de exclusivos que justifique a sua compra (Demon's Souls, Ratchet, Returnal e de momento nem me vem mais nenhum à cabeça).
No futuro, com outros jogos first party como o Spider-Man 2, os Final Fantasy e uma aposta generalizada de todos os publishers (a maior parte ainda está agarrada à anterior geração), já valerá a pena.
 
Última edição:
E presumo que a foto do teu perfil sejam as tuas duas consolas ?
Ficam bem ao lado uma da outra :D.
Sim, são as minhas, mas já não estao pousadas em cima do móvel :biglaugh:

No futuro, com outros jogos first party como o Spider-Man 2, os Final Fantasy e uma aposta generalizada de todos os publishers (a maior parte ainda está agarrada à anterior geração), já valerá a pena

É só por essa perspectiva de futuro que me mantenho agarrado à Ps5, e porque no mercado físico de usados dá para ir fazendo render alguma coisa para os jogar. Acredito que daqui a um ou dois anos (quando chegar a altura de renovar o gamepass) possa até estar a dar mais uso à PS5, por isso na altura voltamos a fazer o ponto da situação hehehe
 
Vimos uma data de prateleiras com material para a playstation, xbox é só um espaço timido e com pouca oferta.

Há um lado positivo neste ponto. Já apanhei edições de colecionador da Xbox "esquecidas" em lojas a preços extremamente baixos porque ninguém lhes pega.

Depois, as lojas online acabam por colmatar esse problema. É um problema para a marca em si (que perde aquelas compras por impulso ou em alturas festivas), mas quem já é cliente tem n alternativas.

Além disso, comprando uma xbox, o leque abre-se bastante, mesmo havendo falta de exlusivos.
Desde os jogos da original até os de hoje, todos dão nas novas xbox.
E alguns já arranjam por uma pechincha.
Já para não falar no facto da consola ser mais barata que a playstation.

Ora nem mais. Para quem nunca teve Xbox (o que é extremamente mais provável que nunca ter tido uma PlayStation) todo o catálogo de várias gerações é novidade. Quem se encaixa neste perfil falar em falta de jogos é pura mentira. Em contrapartida, quem saltou a PS4, tem na PS5 uma excelente oferta (até pela Plus Collection).

Muito se fala em exclusivos e jogos, mas acho que muitas vezes se desvaloriza em demasia os elementos extrajogos. Está mais que visto, até por este tópico, que o ecossistema (onde incluo os Achievements/Trophies) e o sentimento de pertença/fidelidade à marca desempenham um papel muito importante.
 
E os PC Gamers não têm opção? tudo bem que pode não ser uma consola mas é muito mais do que isso pois têm o melhor dos 2 mundos (excluindo jogos nintendo) e ainda dá para fazer outras coisas extra que as consolas não permitem. Sempre podem pôr xbox no caso de estarem associados ao serviço do gamepass.
 
E os PC Gamers não têm opção? tudo bem que pode não ser uma consola mas é muito mais do que isso pois têm o melhor dos 2 mundos (excluindo jogos nintendo). Sempre podem pôr xbox no caso de estarem associados ao serviço do gamepass.

Neste caso como estamos no sítio das consolas acho que não :-D
Se tivesse sido no discussão geral talvez tivessem opção.
 
@Rubenzito

Sem dúvida, a Sony dá muito mais apoio aqui em Portugal do que a Microsoft com a Xbox e isso tem influencia claro.
Mas nunca apreciei a Xbox, sou fiel á marca, quando gosto não troco. PS2, PS3, PS4 e PS5. Espero jogar na PS6 quando sair.
 
A que proporciona mais momentos de diversão, de longe, é Xbox Series X. O principal culpado é o Game Pass.
O facto da consola ter sido muito bem desenhada e ter uma excelente qualidade também é um grande bónus.

Cá em casa há ainda uma Switch e, durante uns tempos, houve uma PS5. Mas esta última já foi vendida.
 
E os PC Gamers não têm opção? tudo bem que pode não ser uma consola mas é muito mais do que isso pois têm o melhor dos 2 mundos (excluindo jogos nintendo) e ainda dá para fazer outras coisas extra que as consolas não permitem. Sempre podem pôr xbox no caso de estarem associados ao serviço do gamepass.

A questão era sobre qual a consola que te proporcionou mais diversão.
 
E os PC Gamers não têm opção? tudo bem que pode não ser uma consola mas é muito mais do que isso pois têm o melhor dos 2 mundos (excluindo jogos nintendo) e ainda dá para fazer outras coisas extra que as consolas não permitem. Sempre podem pôr xbox no caso de estarem associados ao serviço do gamepass.
Então mas a pergunta era sobre consolas...
 
Para mim tem sido a Nintendo Switch. Antes de a ter comprado em 2018, a minha consola de eleição era a PS4. Depois de a comprar, a PS4 praticamente ficou encostada, só tendo tocado nela uma meia dúzia de vezes desde então.

O conceito híbrido é o grande culpado disso. Mesmo quando não saio de casa, gosto de ter a possibilidade de poder jogar um determinado jogo em qualquer divisão da minha casa, sem ter que ficar restrito a uma TV ou monitor. E ao mesmo tempo, sei que tenho essa opção de jogar numa TV ou monitor quando assim desejar.

Isto para não falar do catálogo de jogos. Neste momento devo ter mais de 10 jogos por jogar na Switch, e ainda tenho alguns por adquirir. O catálogo para mim não para de crescer e nem tenho tido tempo para jogar tudo.​
 

Grande espaço.
Também gostei do pormenor da tenda do indio.
Acho que já percebi porque é que as consolas estão fixadas na parede.
Assim que os "diabretes" começam a andar, mexem em tudo :D.

Há um lado positivo neste ponto. Já apanhei edições de colecionador da Xbox "esquecidas" em lojas a preços extremamente baixos porque ninguém lhes pega.

Depois, as lojas online acabam por colmatar esse problema. É um problema para a marca em si (que perde aquelas compras por impulso ou em alturas festivas), mas quem já é cliente tem n alternativas.



Ora nem mais. Para quem nunca teve Xbox (o que é extremamente mais provável que nunca ter tido uma PlayStation) todo o catálogo de várias gerações é novidade. Quem se encaixa neste perfil falar em falta de jogos é pura mentira. Em contrapartida, quem saltou a PS4, tem na PS5 uma excelente oferta (até pela Plus Collection).

Muito se fala em exclusivos e jogos, mas acho que muitas vezes se desvaloriza em demasia os elementos extrajogos. Está mais que visto, até por este tópico, que o ecossistema (onde incluo os Achievements/Trophies) e o sentimento de pertença/fidelidade à marca desempenham um papel muito importante.


Pois lá está, perdem um pouco por ai, porque não investem no nosso mercado.
E às vezes apesar das alternativas online, a malta não quer esperar e comprar logo.
Quem tem duas consolas, e havendo mais oferta da playstation...

Sim, de facto há um grande catálogo com a excelente retrocompatibilidade e também como disseste alguns jogos podem-se arranjar a preços atractivos.
Ainda não percebi bem como são os trophies da xbox, mas já ouvi falar que tem parecenças com o playstation stars que a ps lançou recentemente.
Portanto acumular pontos, por jogar, por fazer certos desafios, etc.
E depois podese gastar esses pontos em jogos, subscrições...
 
Back
Topo