[PUR] Limite de consumo por zona

Não é bem bem verdade. Se fores a ler o contrato de utilizador com a Nowo, vais ver que está lá uma alinea relativamente à Política de Utilização Responsável (PUR), onde os advogados da Nowo bem a jeito deles, declaram que se ultrapassares os limites de utilização responsável por eles definidos mas omissos no contrato, então a Nowo reserva o direito de te restringir a velocidade contratada.

Advogados malandros... :)

A tal clausula (se for como nas outras operadoras), fala que pode reduzir a velocidade para manter a integridade do serviço e infra-estrutura para todos os utilizadores. Segundo a ANACOM não pode haver um limite que não seja comunicado ao cliente, por isso se o serviço está com utilização elevada deviam reduzir 10% a todos os utilizadores, nao 90% a um. Se o querem fazer que comuniquem os valor ao consumidor
 
Ora bem, vejamos o que diz o contrato de prestação de serviço da novo.

E. POLÍTICA DE UTILIZAÇÃO RESPONSÁVEL

1. A contratação do Serviço na modalidade sem limites de tráfego associados, pressupõe um nível de utilização razoável, para que seja possível garantir uma elevada qualidade na prestação do Serviço à generalidade dos Clientes da nowo.

2. As velocidades de Internet associadas a cada tarifário são as velocidades máximas para utilização pelo Cliente, de acordo com as características do Serviço. As velocidades de download e de upload poderão variar em função do tipo de ligação utilizada, configuração do computador, aplicações que em cada momento o Cliente execute, congestionamento de tráfego na rede Internet, bem como do desempenho e da velocidade de acesso dos servidores onde estão alojados os sítios e conteúdos a que o Cliente pretenda aceder.

3. Para garantir uma elevada qualidade do Serviço a todos os Clientes, sempre que a nowo verifique a ocorrência de situações suscetíveis de ter impacto negativo ao nível da qualidade dos Serviços prestados sobre a rede poderá:
i) reduzir a velocidade de acesso,
ii) proceder à suspensão do Serviço com fundamento em violação grave e culposa das condições contratuais nos termos previstos nas Condições Gerais.

A meu ver, a clausula E.3 legitima a Nowo na aplicação de limite de velocidade ao cliente, quando esta ache que assim o deve fazer.
 
Ora bem, vejamos o que diz o contrato de prestação de serviço da novo.



A meu ver, a clausula E.3 legitima a Nowo na aplicação de limite de velocidade ao cliente, quando esta ache que assim o deve fazer.

Desde que o justifique claro está. Nada que a ANACOM não tenha previsto na regulamentação produzida pelo legislador. Agora os métodos que anteriormente se conheciam da NOWO eram irregulares porque, primeiro não informava os clientes; segundo era um mecanismo automático; terceiro o tempo da sua aplicação era desproporcionado

Até porque recentemente a ANACOM criou o conceito de velocidade mínima, segundo palavras da mesma, garantida:
http://www.anacom-consumidor.com/velocidade-da-internet

Se a NOWO quer ter legitimidade para aplicar medidas de contenção (porque PUR, pela definição que conhecemos, é ilegal num tarifário dado como ilimitado), então que anuncie a velocidade mínima que a minha ligação pode ter. Se anunciarem que a minha ligação pode ficar a 10mbps na velocidade mínima, e no dia em que isso acontecer, simples mudo de operadora. Mas acima de tudo: sejam honestos
 
Mas diz-me uma coisa. O contrato de prestação de serviço informa o cliente de que o corte na velocidade poderá acontecer.
No entanto, concordo contigo quanto à obscuridade relativamente a como esse corte de velocidade ocorre. Na minha opinião, se a Nowo quer ser honesta e continuar a aplicar a PUR, deveria informar os clientes que a partir de um dado valor, a velocidade seria cortada. Como a MEO e a Vodafone fazem nos acessos 4G.

No entanto, só me foi aplicada uma vez a PUR, que foi por volta do Natal. Desde então, nunca mais me foi aplicada mas tb, nunca mais fiz tráfego tão elevado (+ de 1TB, Up+Down). Só experimentando novamente.
 
Eu todos os meses tenho problemas com a PUR da nowo, visto que tenho dois computadores em casa uso muito a internet serviços como Netflix , Twitch ,youtube. Ora dois PCs a consumir downloads só desses sites ultrapasso 1tb de consumo por mês, chega ao dia 24/25 reduzem.me a velocidade para 30/1. Há meses que chegam mesmo a cortar a ligação por completo até ao dia 1 do próximo mês. Neste momento estou sem NET em casa. A nowo é uma vergonha pago 33 EUR/mês, Para basicamente ter 3 semanas de internet.
Zona: Caldas da rainha
Tarifário: 200/15
Cortam a velocidade para 30/1.
PS: moro numa aldeia perto das caldas, os usuários da nowo são muito poucos , nem tem lógica nenhuma da parte da nowo dizer que é para dar fluxo na zona. Eu pergunto-me o que é que eles ganham com esta treta do PUR e cortar a ligação aos clientes , só estou a espera que outra operadora venha para a minha zona , farto deste monopolio.
 
Eu todos os meses tenho problemas com a PUR da nowo, visto que tenho dois computadores em casa uso muito a internet serviços como Netflix , Twitch ,youtube. Ora dois PCs a consumir downloads só desses sites ultrapasso 1tb de consumo por mês, chega ao dia 24/25 reduzem.me a velocidade para 30/1. Há meses que chegam mesmo a cortar a ligação por completo até ao dia 1 do próximo mês. Neste momento estou sem NET em casa. A nowo é uma vergonha pago 33 EUR/mês, Para basicamente ter 3 semanas de internet.
Zona: Caldas da rainha
Tarifário: 200/15
Cortam a velocidade para 30/1.
PS: moro numa aldeia perto das caldas, os usuários da nowo são muito poucos , nem tem lógica nenhuma da parte da nowo dizer que é para dar fluxo na zona. Eu pergunto-me o que é que eles ganham com esta treta do PUR e cortar a ligação aos clientes , só estou a espera que outra operadora venha para a minha zona , farto deste monopolio.


Infelizmente quando há monopólios é assim... Tb tive o mesmo problema enquanto vivi em Aveiro. Se eles ganham ou não alguma coisa, duvido. Creio que seja apenas a forma como a Nowo gere o acesso à rede internacional e a contabilização do tráfego feito pelo operador.
 
Eu todos os meses tenho problemas com a PUR da nowo, visto que tenho dois computadores em casa uso muito a internet serviços como Netflix , Twitch ,youtube. Ora dois PCs a consumir downloads só desses sites ultrapasso 1tb de consumo por mês, chega ao dia 24/25 reduzem.me a velocidade para 30/1. Há meses que chegam mesmo a cortar a ligação por completo até ao dia 1 do próximo mês. Neste momento estou sem NET em casa. A nowo é uma vergonha pago 33 EUR/mês, Para basicamente ter 3 semanas de internet.
Zona: Caldas da rainha
Tarifário: 200/15
Cortam a velocidade para 30/1.
PS: moro numa aldeia perto das caldas, os usuários da nowo são muito poucos , nem tem lógica nenhuma da parte da nowo dizer que é para dar fluxo na zona. Eu pergunto-me o que é que eles ganham com esta treta do PUR e cortar a ligação aos clientes , só estou a espera que outra operadora venha para a minha zona , farto deste monopolio.

Sabia que eles fazem PUA, mas nunca pensei que ainda cortassem a ligação. Quanto mais estou na MEO, e leio este tipo de posts sobre o que é a operadora neste momento é um alivio brutal. E sim, também passei exactamente por aquilo que referes. Ainda faltavam 2 semanas para o fim do mês e já estava com a ligação cortada, e depois quando ligava para lá a pedir explicações diziam-me que era uma "anomalia técnica". Era desesperante.
 
Thread destinada a PUR da Nowo (cabovisao) assunto não relacionados com o tema central da mesma são discutidos na thread da respectiva operadora, offtopic apagado.
 
Zona: Silves (Algarve)
Velocidade contratada: 250/15 Mbps
Trafego realizado: 1TB 550Gb
Velocidade após corte: 58.33/2.92 Mbps

Não estava a espera disto visto que tou com eles a 6 meses, e a cidade é super pequena.. existem alguma forma de dar a volta ou de cancelar o serviço por causa disto?

Email deles:

"
Estimado Cliente,

Com o objetivo de garantir a prestação do serviço de Internet com qualidade, na NOWO monitorizamos continuamente e de forma não intrusiva,
eventuais efeitos que possam comprometer os elevados níveis de serviço a que nos propomos.

O serviço de Internet da NOWO permite-nos estabelecer ligações de alta velocidade e sem limite de tráfego, tendo por base o
pressuposto de uma utilização aceitável e responsável, de forma a que todos os Clientes possam usufruir deste serviço com
qualidade.

Com base nestes pressupostos, verificámos que recorrentemente o seu padrão de consumo de Internet afeta a integridade da rede, não
nos permitindo dar a qualidade de serviço que ambicionamos para todos os clientes, razão pela qual estamos a aplicar a Política de
Utilização Responsável, disponível também para consulta no site institucional [www.nowo.pt]www.nowo.pt, e que pode passar pela redução da
velocidade de acesso.

Se necessitar de informação adicional sobre esta ou qualquer outra situação, não hesite em contactar o nosso Serviço de Apoio ao
Cliente 16800.

Melhores Cumprimentos,

Serviço de Apoio ao Cliente. "
 
Zona: Silves (Algarve)
Velocidade contratada: 250/15 Mbps
Trafego realizado: 1TB 550Gb
Velocidade após corte: 58.33/2.92 Mbps

Não estava a espera disto visto que tou com eles a 6 meses, e a cidade é super pequena.. existem alguma forma de dar a volta ou de cancelar o serviço por causa disto?

Email deles:

"
Estimado Cliente,

Com o objetivo de garantir a prestação do serviço de Internet com qualidade, na NOWO monitorizamos continuamente e de forma não intrusiva,
eventuais efeitos que possam comprometer os elevados níveis de serviço a que nos propomos.

O serviço de Internet da NOWO permite-nos estabelecer ligações de alta velocidade e sem limite de tráfego, tendo por base o
pressuposto de uma utilização aceitável e responsável, de forma a que todos os Clientes possam usufruir deste serviço com
qualidade.

Com base nestes pressupostos, verificámos que recorrentemente o seu padrão de consumo de Internet afeta a integridade da rede, não
nos permitindo dar a qualidade de serviço que ambicionamos para todos os clientes, razão pela qual estamos a aplicar a Política de
Utilização Responsável, disponível também para consulta no site institucional [www.nowo.pt]www.nowo.pt, e que pode passar pela redução da
velocidade de acesso.

Se necessitar de informação adicional sobre esta ou qualquer outra situação, não hesite em contactar o nosso Serviço de Apoio ao
Cliente 16800.

Melhores Cumprimentos,

Serviço de Apoio ao Cliente. "
Há pois, estas a dar prejuízo...
 
Zona: Silves (Algarve)
Velocidade contratada: 250/15 Mbps
Trafego realizado: 1TB 550Gb
Velocidade após corte: 58.33/2.92 Mbps

Não estava a espera disto visto que tou com eles a 6 meses, e a cidade é super pequena.. existem alguma forma de dar a volta ou de cancelar o serviço por causa disto?

Email deles:

"
Estimado Cliente,

Com o objetivo de garantir a prestação do serviço de Internet com qualidade, na NOWO monitorizamos continuamente e de forma não intrusiva,
eventuais efeitos que possam comprometer os elevados níveis de serviço a que nos propomos.

O serviço de Internet da NOWO permite-nos estabelecer ligações de alta velocidade e sem limite de tráfego, tendo por base o
pressuposto de uma utilização aceitável e responsável, de forma a que todos os Clientes possam usufruir deste serviço com
qualidade.

Com base nestes pressupostos, verificámos que recorrentemente o seu padrão de consumo de Internet afeta a integridade da rede, não
nos permitindo dar a qualidade de serviço que ambicionamos para todos os clientes, razão pela qual estamos a aplicar a Política de
Utilização Responsável, disponível também para consulta no site institucional [www.nowo.pt]www.nowo.pt, e que pode passar pela redução da
velocidade de acesso.

Se necessitar de informação adicional sobre esta ou qualquer outra situação, não hesite em contactar o nosso Serviço de Apoio ao
Cliente 16800.

Melhores Cumprimentos,

Serviço de Apoio ao Cliente. "

estava bem tramado se sacasse 1,5tb e me cortassem a velocidade. Mas já saquei 3tb um vez o máximo que saquei num mês e castraram-me a velocidade, mas foi na nos.
 
Gosto da parte em que diz "O serviço de Internet da NOWO permite-nos estabelecer ligações de alta velocidade e sem limite de tráfego"
Só que não....
 
Traduzindo: "Uma vez que temos uma infraestrutura caquética, de forma que, não podemos permitir que alguns abusadores demonstrem essa fragilidade. Posto isto, levas com velocidade reduzida que é para aprenderes!"

Ah! E para o mês que vem, usa só messenger em modo texto, senão...!
 
Zona: Silves (Algarve)
Velocidade contratada: 250/15 Mbps
Trafego realizado: 1TB 550Gb
Velocidade após corte: 58.33/2.92 Mbps

Não estava a espera disto visto que tou com eles a 6 meses, e a cidade é super pequena.. existem alguma forma de dar a volta ou de cancelar o serviço por causa disto?

Email deles:

"
Estimado Cliente,

Com o objetivo de garantir a prestação do serviço de Internet com qualidade, na NOWO monitorizamos continuamente e de forma não intrusiva,
eventuais efeitos que possam comprometer os elevados níveis de serviço a que nos propomos.

O serviço de Internet da NOWO permite-nos estabelecer ligações de alta velocidade e sem limite de tráfego, tendo por base o
pressuposto de uma utilização aceitável e responsável, de forma a que todos os Clientes possam usufruir deste serviço com
qualidade.

Com base nestes pressupostos, verificámos que recorrentemente o seu padrão de consumo de Internet afeta a integridade da rede, não
nos permitindo dar a qualidade de serviço que ambicionamos para todos os clientes, razão pela qual estamos a aplicar a Política de
Utilização Responsável, disponível também para consulta no site institucional [www.nowo.pt]www.nowo.pt, e que pode passar pela redução da
velocidade de acesso.

Se necessitar de informação adicional sobre esta ou qualquer outra situação, não hesite em contactar o nosso Serviço de Apoio ao
Cliente 16800.

Melhores Cumprimentos,

Serviço de Apoio ao Cliente. "

O corte de velocidade se mantém ainda hoje? Isto para excluir possíveis problemas na rede aí na zona.
 
O corte de velocidade se mantém ainda hoje? Isto para excluir possíveis problemas na rede aí na zona.

O corte manteve-se até o dia 30 de novembro depois disse o router deu um reset qualquer para voltar com as velocidades contratadas, neste momento tou com 1019,13 GB deve faltar muito pouco para reduzirem a minha internet :)
 
O corte manteve-se até o dia 30 de novembro depois disse o router deu um reset qualquer para voltar com as velocidades contratadas, neste momento tou com 1019,13 GB deve faltar muito pouco para reduzirem a minha internet :)

Se for como no mês passado, faltará menos de 500Gb. Gostava que confirmasses depois se tiveres algum corte para então incluir no tópico inicial.
 
Back
Topo