Proteção de equipamentos Corrente Continua

Albinodasfestas

Power Member
Tenho Um CPU industrial (PLC) que queimou recentemente, coincidiu com uma avaria que existiu no Posto de Transformação (PT).
O PT ficou sem neutro e nessa mesma altura o CPU queimou, não sei se terá algo a ver com isso uma vez que o PLC foi o único a ir á viola... e está ligado a uma fonte de alimentação (240AC/24Vdc).

Sei que a falta de Neutro cria instabilidade nas tensões e que pode levar a que certos equipamentos se queimem mas tendo sido este o único aparelho que sofreu com isto, gostava de saber se existe algum componente que possa instalar para que não volte a acontecer.

Pois na minha ideia a Fonte de alimentação já deveria de ter algum tipo de proteção para evitar que o que está para a frente queimasse (como aconteceu nos 50 PCs que tenho na fábrica) curiosamente tudo continuou a trabalhar sem problemas só este equipamento em especifico é que entregou a alma ao criador.

A minha primeira ideia é trocar a fonte por algo que ofereça proteção mas não sei o que procurar.
a proteção do CPU deve de ser de 10A (conforme o manual e que não estava instalada anteriormente). Um fusível 10A será proteção suficiente para evitar isto?

Obrigado desde já as almas caridosas que me possam iluminar:beerchug:
 
Se calhar a fonte até protegeu... O plc pode ter queimado por algum pico de tensão/corrente que tenha levado nos inputs digitais por exemplo... Sem saberes o que foi à vida não é fácil... Existem muitas proteções, desde fontes mais robustas, supressores de picos OVP e OCP, transformadores de isolamento galvânico... Nos di's podem ser usados relés comuns, solid state, optoacopladores mas aqui convén estudar bem as caracteristicas e a programação para não dar asneira no caso de sinais ttl ou cmos por exemplo... Resumindo, mais uma vez, tens de saber por onde queimou.
 
@godevskii Obrigado pela atenção
O equipamento é da serie X20 da marca B&R utiliza uma serie de blocos de expansão(x20dif) que já oferecem esse género de proteções penso que sejam optoacopladores nas saídas alem dos blocos (x20dof) tem ainda reles mecânicos para acionamento das saídas. pelo que descartei a possibilidade do problema vir dai.
O que causou ao certo não sei, mas tentaram reparar o que era possível tipo condensadores transístor basicamente a eletrónica "grossa". e chegaram, a conclusão que o problema seria em componentes mais delicados algum dos componentes BGA.
pelo menos é o que está no relatório.
Dai ter suspeitado da fonte... mas sinceramente não faço a minima ideia do que pode ter sido.
Só queria poder proteger de forma mais segura a alimentação do PLC para descargo de consciência.
andei a ver sistemas da siemens e encontrei este SITOP PSE200U 10 A. seria uma boa ideia instalar isto antes do PLC ou será igualmente inútil se existir uma situação como a que aconteceu??
 
Isso é um disjuntor eletrónico, mas na minha opinião de pouco vai servir, continuo a dizer sem saber de onde veio problema é atirar lama para a parede. Não percebo muito desses plc da ABB, normalmente trabalho com Wago, Siemens, Beckhoff, Schneider...
 
Back
Topo