Problema SMS na NOS

MikeJay

Power Member
Boas malta! Venho relatar um problema que me está a chatear um bocadinho

Sempre fui cliente Vodafone... Contudo portei para a NOS (WTF)

E descobri que agora estando na NOS, as mensagens demoram imenso a enviar e perdi também as notificações do recebimento das mensagens.
Fui procurar na Internet e vejo que é bastante recorrente com outros modelos XIAOMI e só se resolve se desativar o VoLTE.

Alguém aqui no fórum que tivesse o mesmo problema e conseguisse resolver sem ser desativar o VoLTE??
 
Boas malta! Venho relatar um problema que me está a chatear um bocadinho

Sempre fui cliente Vodafone... Contudo portei para a NOS (WTF)

E descobri que agora estando na NOS, as mensagens demoram imenso a enviar e perdi também as notificações do recebimento das mensagens.
Fui procurar na Internet e vejo que é bastante recorrente com outros modelos XIAOMI e só se resolve se desativar o VoLTE.

Alguém aqui no fórum que tivesse o mesmo problema e conseguisse resolver sem ser desativar o VoLTE??
Segundo sei, "não é oficial" alguns serviços ainda estão "agarrados" à tecnologia 3G. Enquanto esta rede "3G" não for desligada vão existir estes constrangimentos. Falo na minha experiência, possuo Iphone 13 com tarifário póspago e quando digito *111" para info do saldo/faturas a rede comuta de 5G para 3G. Acontece também com alguns números públicos, não funcionam a partir do 3G.
 
Segundo sei, "não é oficial" alguns serviços ainda estão "agarrados" à tecnologia 3G. Enquanto esta rede "3G" não for desligada vão existir estes constrangimentos. Falo na minha experiência, possuo Iphone 13 com tarifário póspago e quando digito *111" para info do saldo/faturas a rede comuta de 5G para 3G. Acontece também com alguns números públicos, não funcionam a partir do 3G.
A questão que me deixa mais irritado é que depois de uns 8 anos na Vodafone.. Nunca me tinha acontecido algo do género
E tinha a ideia que a NOS estava muito mais à frente!
 
A questão que me deixa mais irritado é que depois de uns 8 anos na Vodafone.. Nunca me tinha acontecido algo do género
E tinha a ideia que a NOS estava muito mais à frente!
8 anos... eu a caminho de 32. Acredito que este tipo de situações despareçam com o fim do 3G. Dentro de 3 meses a NOS vai começar a desligar estas antenas. A situação deve ficar resolvida até lá.
No que toca a experiência na utilização, a NOS tem-me surpreendido pela positiva. Antes disso....
Uma das situações na minha zona prende-se com a linha 117. Como o telefone comuta para 3G não estabelece a ligação.
Isto na rede NOS, VDF e MEO ainda funciona sem problemas.
Arestas que tem ser limadas....
 
Última edição:
Na MEO com o Network Signal Guru consigo verificar que ao mandar SMS num Xiaomi, o servidor de IMS responde que está indisponível e então o telemóvel decide tentar enviar imediatamente pelo método antigo (signaling, que é o único suportado pelas 3 operadoras) portanto não se verifica esse problema. Suponho que na VDF seja igual. É bizarro a NOS ainda não ter implementado algo tão simples.
 
8 anos... eu a caminho de 32. Acredito que este tipo de situações despareçam com o fim do 3G. Dentro de 3 meses a NOS vai começar a desligar estas antenas. A situação deve ficar resolvida até lá.
No que toca a experiência na utilização, a NOS tem-me surpreendido pela positiva. Antes disso....
Uma das situações na minha zona prende-se com a linha 117. Como o telefone comuta para 3G não estabelece a ligação.
Isto na rede NOS, VDF e MEO ainda funciona sem problemas.
Arestas que tem ser limadas....
Na MEO com o Network Signal Guru consigo verificar que ao mandar SMS num Xiaomi, o servidor de IMS responde que está indisponível e então o telemóvel decide tentar enviar imediatamente pelo método antigo (signaling, que é o único suportado pelas 3 operadoras) portanto não se verifica esse problema. Suponho que na VDF seja igual. É bizarro a NOS ainda não ter implementado algo tão simples.
Decidi mudar para 3G e funciona tudo normalmente. A mensagem é enviada no mesmo instante (apenas continuo a não receber "recibos de entrega").

Ou seja será mesmo alguma incompatibilidade no meu Xiaomi? Ou da rede da 4G NOS?
 
Última edição:
Decidi mudar para 3G e funciona tudo normalmente. A mensagem é enviada no mesmo instante (apenas continuo a não receber "recibos de leitura").

Ou seja será mesmo alguma incompatibilidade no meu Xiaomi? Ou da rede da 4G NOS?
Os equipamentos por norma precisam do perfil correto da operadora para evitar esses problemas. O teu Xiaomi não deve ter e então usa um perfil predefinido em que tenta enviar a SMS por IMS quando o VoLTE está ativo. Mas como o servidor nunca responde, o telemóvel fica à espera até o tempo da ligação esgotar (30/60 segundos) e só depois desse tempo é que a SMS é enviada corretamente por signaling. A solução é mesmo desligar o VoLTE e esperar que a NOS resolva antes de voltar a ativar.

Quanto aos recibos de leitura não sei.
 
Os equipamentos por norma precisam do perfil correto da operadora para evitar esses problemas. O teu Xiaomi não deve ter e então usa um perfil predefinido em que tenta enviar a SMS por IMS quando o VoLTE está ativo. Mas como o servidor nunca responde, o telemóvel fica à espera até o tempo da ligação esgotar (30/60 segundos) e só depois desse tempo é que a SMS é enviada corretamente por signaling. A solução é mesmo desligar o VoLTE e esperar que a NOS resolva antes de voltar a ativar.

Quanto aos recibos de leitura não sei.
Tenho os meus pais na WOO. A minha mãe com um XIAOMI Note 9 Pro e o meu Pai com um Samsung P smart.

Ambos que desde a portabilidade estão com VoLTE ativo e mandam SMS sem qualquer problema e a receber recibos de entrega.

Eu fui o único que teve este constrangimento.
Sendo que a rede é a mesma "NOS" não deviam eles ter este problema... Ou pelo menos eu não o ter?
 
Última edição:
Isso de receber têm a ver com o equipamento e qual a APP pois eu tenho Nos e recebo recibos de leitura, mulher com xiaomi também não recebe.
 
Tenho os meus pais na WOO. A minha mãe com um XIAOMI Note 9 Pro e o meu Pai com um Samsung P smart.

Ambos que desde a portabilidade estão com VoLTE ativo e mandam SMS sem qualquer problema e a receber recibos de leitura.

Eu fui o único que teve este constrangimento.
Sendo que a rede é a mesma "NOS" não deviam eles ter este problema... Ou pelo menos eu não o ter?
O teu Xiaomi é o que está na assinatura? Tenho o Mi 9T (não Pro) e confirmo que o equipamento não tem o perfil nem da MEO nem da VDF. Foi no mesmo que validei o que falei anteriormente mas não tenho cartão NOS para testar. Os equipamentos dos teus pais são mais recentes e já devem ter o perfil das operadoras e então não têm o problema.
 
No Samsung A52s/A54 tem estas opções:

NOS
- Recibos de entrega SMS
- Recibos de entrega MMS
- Recibos de leitura MMS

Google
- Recibos de entrega RCS
- Recibos de leitura RCS

Pesquisei sobre recibos de leitura SMS e supostamente não existe.
 
Isso de receber têm a ver com o equipamento e qual a APP pois eu tenho Nos e recebo recibos de leitura, mulher com xiaomi também não recebe.
O teu Xiaomi é o que está na assinatura? Tenho o Mi 9T (não Pro) e confirmo que o equipamento não tem o perfil nem da MEO nem da VDF. Foi no mesmo que validei o que falei anteriormente mas não tenho cartão NOS para testar. Os equipamentos dos teus pais são mais recentes e já devem ter o perfil das operadoras e então não têm o problema.
No Samsung A52s/A54 tem estas opções:

NOS
- Recibos de entrega SMS
- Recibos de entrega MMS
- Recibos de leitura MMS

Google
- Recibos de entrega RCS
- Recibos de leitura RCS

Pesquisei sobre recibos de leitura SMS e supostamente não existe.
Leitura sms não existe...
Pois, nunca ouvi falar do recibo de leitura dos SMS; @MikeJay o seu caso é acerca das SMS ou RCS?
Peço imensa desculpa a todos, mas houve um equivoco meu...
Na verdade queria dizer "recibos de entrega" e não "recibos de leitura"... Ou seja na Vodafone eu conseguia saber quando a SMS era entregue no destinatário, enquanto que na NOS não consigo. E também confirmei nos meus pais que são WOO e também não recebem recibos de entrega, mas as mensagens funcionam normalmente como já referi.

@Shook Quanto aos perfis não faço ideia. Eu comprei o telemóvel na Bang00d. Sei que o telemóvel sempre foi buscar os perfis ás operadoras (nunca tive problema na Vodafone), tal como confirmei no perfil da WOO (no telemóvel da minha mãe) e como já era de esperar é igual á da NOS (que está no meu). Fiz o teste lado a lado e o meu telemóvel realmente demora uns 40 segundos a enviar a SMS, enquanto que no telemóvel da minha mãe, é logo enviado.
 
Boas malta! Venho relatar um problema que me está a chatear um bocadinho

Sempre fui cliente Vodafone... Contudo portei para a NOS (WTF)

E descobri que agora estando na NOS, as mensagens demoram imenso a enviar e perdi também as notificações do recebimento das mensagens.
Fui procurar na Internet e vejo que é bastante recorrente com outros modelos XIAOMI e só se resolve se desativar o VoLTE.

Alguém aqui no fórum que tivesse o mesmo problema e conseguisse resolver sem ser desativar o VoLTE??
Confirmo o mesmo exato problema com SMS num Xiaomi baseado a Android 10. Já havia o tema das chamadas, agora pelos vistos também das SMS (incrível!).

Notar que na app de Mensagens nativa ao próprio telemóvel ele nunca efetua envios. Ao passo que, na app Mensagens da Google, ele envia mas sem RCS ativo e ao fim de cerca de 2 minutos. Não sabia que desativando VoLTE resolvia (obrigado!!!).

Penso que é de se reportar...
 
Peço imensa desculpa a todos, mas houve um equivoco meu...
Na verdade queria dizer "recibos de entrega" e não "recibos de leitura"... Ou seja na Vodafone eu conseguia saber quando a SMS era entregue no destinatário, enquanto que na NOS não consigo. E também confirmei nos meus pais que são WOO e também não recebem recibos de entrega, mas as mensagens funcionam normalmente como já referi.

@Shook Quanto aos perfis não faço ideia. Eu comprei o telemóvel na Bang00d. Sei que o telemóvel sempre foi buscar os perfis ás operadoras (nunca tive problema na Vodafone), tal como confirmei no perfil da WOO (no telemóvel da minha mãe) e como já era de esperar é igual á da NOS (que está no meu). Fiz o teste lado a lado e o meu telemóvel realmente demora uns 40 segundos a enviar a SMS, enquanto que no telemóvel da minha mãe, é logo enviado.
Esses perfis não dão para ver. É algo interno ao sistema operativo/firmware e como esse telemóvel deixou de receber atualizações já há muito, não vai ter solução, a não ser que a NOS implemente esse workaround do servidor deles responder como a VDF e MEO fizeram.
 
Confirmo o mesmo exato problema com SMS num Xiaomi baseado a Android 10. Já havia o tema das chamadas, agora pelos vistos também das SMS (incrível!).

Notar que na app de Mensagens nativa ao próprio telemóvel ele nunca efetua envios. Ao passo que, na app Mensagens da Google, ele envia mas sem RCS ativo e ao fim de cerca de 2 minutos. Não sabia que desativando VoLTE resolvia (obrigado!!!).

Penso que é de se reportar...
Problemas diferentes, soluções iguais! O importante é ajudar-mos uns aos outros! :D
Entretanto... Como é que posso reportar??

Esses perfis não dão para ver. É algo interno ao sistema operativo/firmware e como esse telemóvel deixou de receber atualizações já há muito, não vai ter solução, a não ser que a NOS implemente esse workaround do servidor deles responder como a VDF e MEO fizeram.
Ahhh ok! Pensei que fosse os perfis APN das operadoras. Infelizmente o MI 9T PRO, um telemóvel muito bom que perdeu suporte muito cedo.
Não me parece que a NOS vá fazer isso... Já queria comprar um telemóvel novo, terei que optar por o comprar mais cedo heheh
 
Na MEO com o Network Signal Guru consigo verificar que ao mandar SMS num Xiaomi, o servidor de IMS responde que está indisponível e então o telemóvel decide tentar enviar imediatamente pelo método antigo (signaling, que é o único suportado pelas 3 operadoras) portanto não se verifica esse problema. Suponho que na VDF seja igual. É bizarro a NOS ainda não ter implementado algo tão simples.
Penso que tenha a ver com o facto de a NOS estar a implementar SMS com a tecnologia do WiFi Calling - em iOS 17.4, aparece no perfil da operadora NOS 58.0 - "Voz e SMS" - até agora, só aparecia Voz.
No entanto, em WTF, ainda não consigo mandar SMS em modo avião.
 
Já a algum tempo que comentei aqui no forum esse mesmo problema. Desde que passei da Yorn para a NOS que deixei de ter acesso ao relatório de entrega das sms´s na app Google Mensagens. Se eu retirar o cartão fora a opção para activar o relatório aparece. Se eu introduzir o cartão da NOS a opção desaparece. Falei com a Xiaomi e dizem para falar com o operador, fui a NOS e não sabem como fazer e acham muito estranho. No apoio ao cliente dizem que não têm forma de activar/desactivar esta opção. Na loja não sabem o porquê. Inclusive o funcionário colocou o cartão dele no meu tlm e aconteceu o mesmo, a opção desaparece. Acontece isto com o meu cartão e o da minha esposa, assim como no tlm dela é igual. Tivemos de instalar outra app para conseguir ter os relatórios de entrega e deixar de utilizar a app Google mensagens.
 
Já a algum tempo que comentei aqui no forum esse mesmo problema. Desde que passei da Yorn para a NOS que deixei de ter acesso ao relatório de entrega das sms´s na app Google Mensagens. Se eu retirar o cartão fora a opção para activar o relatório aparece. Se eu introduzir o cartão da NOS a opção desaparece. Falei com a Xiaomi e dizem para falar com o operador, fui a NOS e não sabem como fazer e acham muito estranho. No apoio ao cliente dizem que não têm forma de activar/desactivar esta opção. Na loja não sabem o porquê. Inclusive o funcionário colocou o cartão dele no meu tlm e aconteceu o mesmo, a opção desaparece. Acontece isto com o meu cartão e o da minha esposa, assim como no tlm dela é igual. Tivemos de instalar outra app para conseguir ter os relatórios de entrega e deixar de utilizar a app Google mensagens.
Simples... se a opção desaparece com cartão da NOS significa que a operadora não suporta o serviço.
Não se trata de nenhuma avaria, é mesmo assim. Os operadores não são iguais nos serviços, nem são obrigados a ser.
Dou um exemplo, até à algum tempo atrás a função chamadas por Wi-Fi só aparecia com cartões da NOS. Nas outras 2 não aparecia essa função. Significava que só a NOS dava suporte ao serviço.
Para concluir, alguma funções nos telemóveis só aparecem ou não dependendo do operador.
 
Back
Topo