PC/Linux [Portátil] Steam Deck (Valve)

Desde que esta consola não tenha o mesmo destino das steam machines já fico contente.
As Steam Machines foram um erro. A confusão de com a quantidade de fabricantes e modelos ditou ou seu fracasso.
Este hardware, sendo único e tendo especificações bem definidas, penso que terá muito mais sucesso.
 
As Steam Machines foram um erro. A confusão de com a quantidade de fabricantes e modelos ditou ou seu fracasso.
Este hardware, sendo único e tendo especificações bem definidas, penso que terá muito mais sucesso.
Eu julgo que este produto segue o mesmo propósito das steam machines, o de tentar introduzir no mercado um novo produto que seja "acarinhado" por mais fabricantes de hardware, um equipamento que desvirtue a percepção comum do que é ou pode ser um PC.
 

Valve anuncia a sua consola portátil Steam Deck​

Finalmente a Valve anunciou nesta quinta-feira (15) a sua consola de videojogos portátil Steam Deck. De acordo com as informações, este equipamento vai conseguir executar grandes títulos AAA através de uma APU (CPU com GPU integrado) personalizada da AMD, criada numa parceria entre ambas as empresas. A APU tem o nome de código Van Gogh, é baseada na arquitetura Zen 2 com gráficos RDNA 2 e, segundo o Steam, permite o desempenho mais do que suficiente para os jogos AAA.

Esta APU da AMD conta com um processador Zen 2 de 4 núcleos e 8 threads com clocks que variam entre 2,4 e 3,5 GHz, capaz de 448 GFlops FP32. A APU RDNA 2 terá 8 unidades de computação e clocks entre 1,0 e 1,6 GHz, conseguindo até 1.6 TFlops FP32. Por sua vez, este chip terá um consumo de energia entre 4 a 15 watts.

Steam-Deck-Valve_0.jpg


A consola contará com 16 GB de memória RAM LPDDR5 e estará disponível em três versões diferentes. A mais simples terá 64GB eMMC (PCIe Gen 2); outra de 256 GB SSD NVMe (PCIe Gen 3); e 512 GB SSD NVMe de alta velocidade (PCIe Gen 3). No entanto, todos os modelos contam com um slot para microSD de alta velocidade.



O ecrã será um LCD de 7 polegadas com taxa de atualização de 60Hz e brilho de 400 nits. Terá um sensor de luz ambiente e resolução de 1280 x 800 pixels. Portanto, estamos a falar de uma consola ligeiramente maior do que a Nintendo Switch.



Segundo a Valve, a consola Steam Deck foi criada para longos períodos de jogo. A criadora diz ainda que “a parte de trás foi esculpida para caber confortavelmente em vários tamanhos diferentes de mãos”.

A consola conta com:​

  • Botões A/B/X/Y
  • D-pad
  • Botões analógicos L e R
  • Botões superiores L1/L2 e R1/R2
  • Quatro botões traseiros para funções personalizadas
  • Botões menu e visualizar
  • Dois botões analógicos em tamanho real
  • Dois trackpads de 32,5mm² com feedback háptico





A Steam Deck terá também som stereo com processamento exclusivo para áudio, microfone duplo, suporte para 3 conectores de 3.5mm, Bluetooth 5.0 e Wi-Fi 2.4GHz e 5GHz. Vai trazer uma bateria de 40 Whr (Watt por hora), o que garante ao jogador uma experiência de jogo de 2 a 8 horas, de acordo com as informações da Valve.



Segundo a empresa, a consola pode ser levada para qualquer lado e basta apenas ligar, entrar e jogar. A Valve adianta que “a sua biblioteca Steam já está na Deck. Basta ligar e entrar. Os seus jogos e amigos estarão lá”.

Preço e disponibilidade​

De acordo com as informações disponibilizadas, o modelo mais simples de 64 GB custará 419 €; o de 256 GB terá um preço de 549 €; e o topo de gama com 512 GB vai custar 679 €.



A Steam Deck vai chegar ao mercado a partir do mês de dezembro e as primeiras regiões a recebê-la são os Estados Unidos, Canadá, Europa e Reino Unido. Por sua vez, outras regiões apenas vão poder ter este equipamento em 2022.

A equipa do IGN já teve acesso a esta consola portátil da Valve, tal como podemos ver no vídeo seguinte:


Os interessados podem começar a reservar, e pagar, a Steam Deck a partir de hoje, dia 16 de julho. De seguida serão notificados da disponibilidade do produto.

Fonte: https://pplware.sapo.pt/jogos/steam...alve-chega-em-dezembro-a-partir-de-419-euros/

Os preços não são acessíveis, mas tendo em conta o que oferece num formato portátil (quantidade de jogos na Steam e bom hardware), é um produto bastante interessante que deverá encontrar o seu nicho de mercado.
 
A performance gráfica deve estar prai ao nivel de uma PS4 base.

Não é mau, sendo portátil. Quem me dera uma consola portatil sony assim.
 
Eu vi ontem a apresentação através do YouTube do IGN.
Como estou de férias ando um tanto desligado disto e só tomei conhecimento deste device ontem.
A minha faceta de geek teve logo à reação de “brutal”! Take my money!
Mas depois de dormir sobre o assunto, não consigo encontrar cenários reais onde uma handheld fizesse sentido para mim.
 
Fiquei cativado pela possibilidade de instalar Windows e correr a biblioteca Game Pass, tornando este dispositivo numa verdadeira portátil Xbox. Contudo, parece maçudo e ter uma longevidade da bateria relativamente reduzida.
 
Eu também a acho demasiado grande, se as laterais fossem descartáveis à la switch ou dobráveis para melhor transportar talvez fizesse mais sentido, assim como ter bateria substituível para poder ter duas ou três...

Acho que vai falhar como produto...
 
Para os mais distraídos, 300g é pouco...

Entao se 300g é pouco qual é o teu problema em dizer que ela pesa quase um kilo?

Faz sentido dizer que ela tem quase 1kg porque a realidade é que ela efetivamente pesa quase 1kg.
Queres que diga que ela pesa um pouco mais que meio kilo? Também serve.

Está mais próximo do meio-quilo, que do quilo... portanto pesa meio quilo.
Queres que diga que ela pesa um pouco mais que meio kilo? Também serve.
 
Parece-me uma alternativa inferior a um portátil dedicado ou à consola Nintendo. Tenho ideia de que já existem outras máquinas do género, com um mercado de nicho. A Valve tenta meter-se no meio das consolas, mas insiste em manter os incómodos e inconveniências do PC.
 
Não creio que vá ter grande sucesso. Além de que, os preços a meu a ver estão algo desajustados para o bolso de muita gente. Não me parece que o povo vá gastar mais de 400€ numa consola portátil, independentemente da possibilidade de se poder usufruir do gamepass ou não.

Será uma consola de nicho, como tantas outras.
 
Back
Topo