NOWO - Fibra Ótica

O que aconteceu no Brasil não tem nada a ver com Portugal, onde o regulador já tomou posições diferentes, como o @RRJoao já mencionou, ao que eu acrescentaria que a AdC obrigou mesmo a NOS a vender a rede de fibra óptica da clix (foi a vodafone que a comprou) tornando a migração de clientes obrigatória, libertando-os da fidelização. Na altura significou uma redução de ISPs nacionais de 5 para 4; neste caso vamos ter uma redução de 4 para 3 o que significa que não faz qualquer sentido, em termos jurídicos, que regulador seja mais suave com esta fusão do que com a anterior. Eu diria mesmo que há bons argumentos para não permitir a fusão de todo.
A AdC devia recusar completamente esse negocio.
 
Também acho difícil que a NOWO possa fundir com a Vodafone. O mais certo é a AdC obrigar a que a NOWO seja posta à venda.
Tanta coisa para trazer novos operadores para o mercado e depois autorizar uma coisa destas? Não faz muito sentido.
 
Também acho difícil que a NOWO possa fundir com a Vodafone. O mais certo é a AdC obrigar a que a NOWO seja posta à venda.
Tanta coisa para trazer novos operadores para o mercado e depois autorizar uma coisa destas? Não faz muito sentido.
Se há coisa que os últimos tempos provaram é que não há novos operadores com interesse no mercado português (nem dos que têm supostamente camiões de dinheiro para gastar), nem o mercado os suporta (se suportasse haveria interessados).

1 dos 2 participantes como novo entrante no leilão do 5G simplesmente quer ir-se embora do país, a DenseAir com licença há mais de uma década (e sem qualquer uso efectivo do espetro) assinalou no leilão (não renovando a totalidade do espetro que detinha) que claramente Portugal não é uma aposta sendo na melhor das hipóteses uma tentativa de investimento especulativo.

A DIGI parece ter vindo com alguma vontade, veremos daqui a algum tempo se não se transforma numa nova NOWO.
 
Também acho difícil que a NOWO possa fundir com a Vodafone. O mais certo é a AdC obrigar a que a NOWO seja posta à venda.
Tanta coisa para trazer novos operadores para o mercado e depois autorizar uma coisa destas? Não faz muito sentido.
Então a Vodafone compra a Nowo e a AdC ia obrigar a que a Nowo seja posta à venda? Mas isso tem alguma logica?

Em toda a europa a tendência é de consolidação.
A nowo é um nado morto que em nada acrescenta ao panorama das telco, e com o pouco espectro 5g que adquiriram tudo indica que nāo vai mudar. Por alguma razāo a orange nāo a quis incluir na fusão com a masmovil.

A aceitação pela AdC parece-me certa. Até podia haver remédios como vender a fibra onde há sobreposição, mas quem quer comprar aquilo? Ninguém.
 
Então a Vodafone compra a Nowo e a AdC ia obrigar a que a Nowo seja posta à venda? Mas isso tem alguma logica?

Em toda a europa a tendência é de consolidação.
A nowo é um nado morto que em nada acrescenta ao panorama das telco, e com o pouco espectro 5g que adquiriram tudo indica que nāo vai mudar. Por alguma razāo a orange nāo a quis incluir na fusão com a masmovil.
Pode obrigar a alguns "remédios", por exemplo alienação de uma das redes, não seria nada de admirar (tendo em conta que os nossos reguladores tendem a estar desfasados da realidade).
 
Mas porque é que seria recusado a compra? Principalmente com a entrada da digi no segmento móvel e fixo?
Porque o argumento há 9 anos era a diminuição da concorrência. Se diminui a concorrência há sempre remédios para não diminuir tanto. A Nowo em termos de preços é efetiva concorrência, nomeadamente como MVNO. Em termos fixos técnicos a concorrência é pouca porque é pior que os outros mas o preço é atrativo
 
A AdC acho que vai avaliar a situação pelo aspecto meramente técnico/legal. Quem queria entrada de novos operadores/mais concorrência era a ANACOM, e não a AdC.

Eu também acho que vão aprovar a venda mas com determinadas condições. Em Junho de 2023 saberemos quais as condições. Sejam elas quais forem, a Vodafone não vai desistir da compra.

E sim, ficou provado que não existe interesse no mercado português. Com a entrada da Digi, a NOWO deixa de fazer sentido (aliás, até ajuda ainda mais a sua entrada).
 
1º semestre de 2022 (publicado em Setembro)

Quotas dos prestadores - Televisão

"No final do 1S2022, a MEO foi o prestador com a quota de assinantes do serviço de distribuição de sinais de TV por subscrição mais elevada (40,8%), seguindo-se o Grupo NOS (37,4%), a Vodafone (18,6%) e a NOWO (3,1%). A Vodafone e a MEO foram os prestadores que, em termos líquidos, mais assinantes captaram face ao mesmo período do ano anterior, tendo as suas quotas aumentado 0,7 p.p. e 0,4 p.p., respetivamente. Por outro lado, diminuíram as quotas do Grupo NOS (-0,8 p.p.) e da NOWO (-0,3 p.p.).

No segmento residencial, a MEO detinha a quota mais elevada (39,3%), seguindo-se o Grupo NOS (38,5%), a Vodafone (18,7%) e a NOWO (3,4%). As quotas da Vodafone e da MEO aumentaram (+0,6 p.p. e +0,3 p.p., respetivamente), enquanto as quotas do Grupo NOS e da NOWO registaram diminuições (-0,7 p.p. e -0,3 p.p., respetivamente)."

URNUusm.png




Quotas dos prestadores - Internet fixa

Nos mercados do serviço de acesso à Internet em banda larga fixa, estão presentes quatro entidades com quotas de subscritores relevantes: a MEO (40,8%), o Grupo NOS (34,2%), a Vodafone (21,5%) e a NOWO (3,1%). Em comparação com o semestre homólogo, a Vodafone foi o prestador cuja quota de acessos mais aumentou (+0,5 p.p.), enquanto a MEO foi o prestador que captou mais clientes em termos líquidos, tendo aumentado a sua quota em 0,1 p.p. As quotas do Grupo NOS e da NOWO diminuíram (0,4 p.p. e 0,3 p.p., respetivamente).

Caso se considerem apenas os acessos residenciais, a MEO dispôs da quota de subscritores mais elevada (39,1%), seguindo-se o Grupo NOS (36,5%), a Vodafone (20,6%), e a NOWO (3,5%). As quotas da Vodafone e da MEO aumentaram 0,5 p.p. e 0,1 p.p., respetivamente, enquanto as quotas do Grupo NOS e da NOWO diminuíram 0,4 p.p. e 0,3 p.p., respetivamente.

No que respeita a quotas de tráfego de banda larga fixa, a MEO atingiu no 1S2022 os 41,7%, seguindo-se o Grupo NOS com 30,1% e a Vodafone com 24,6%. A quota da NOWO foi de 1,9%. Em comparação com o semestre homólogo, a MEO foi o prestador cuja quota de tráfego mais aumentou (+2,8 p.p.), seguindo-se a Vodafone (+1,7 p.p.). A quota da NOWO manteve-se e a quota do Grupo NOS diminuiu 4,6 p.p.

l9Q0ykX.png
 
Bom dia, Tenho atualmente o serviço fixo da MEO por fibra ótica. Estoua a analisar o mercado para perceber se me interessa mudar de operdor (acaba a fedelização em julho). Lembro-me que quando foi instalado o serviço, veio uma empresa parceira da Altice intalar o cabo de fibra no exterior. Essa rede pertence à MEO ou pode ser utilizada pelos outros ISP's? Pergunto isto porque da NOWO dizem-me que não podem fornecer serviço de fibra no meu endereço. Isto fica no centro do Porto.
 
A Nowo não utiliza fibra da Altice, a utilização de infraestruturas da Altice resume-se a antenas de equipamentos móveis.

É natural que a instalação seja feita por outras empresas que não a Altice em si. Há empresas que até trabalham para mais do que uma operadora, apenas trocam os coletes.

É possível que a Nowo ainda não tenha fibra na tua zona, os operadores conseguem verificar através da morada.
 
Entendo. Curiosamente, tanto a NOS como a VODAFONE, pelo menos nos respetivos sites, dizem ter fibra na minha morada.
Em termos de preço, apenas a NOWO me traria vantagens. Assim, devo ficar com a MEO
 
Uma vez que a tua fidelização apenas termina em julho, se estivesse no teu lugar, e sem nenhuma proposta extremamente atrativa, esperaria até 1 mês e meio antes do final da fidelização para decidir alguma coisa.

A Vodafone anunciou no ano passado o interesse na compra da Nowo, algo que aguarda por decisão da Autoridade da Concorrência, o anúncio da decisão da AdC está para breve.
 
em alternativa se a tv não for prioridade/fizer falta é considerar a Digi se sair a tempo e estiver ai disponível.
Mas já existe alguma infraestrutura da Digi em Portugal? Até agora ainda não tive conhecimento de nenhuma cidade que tenha alguma coisa instalada, muito menos que esteja em testes.
 
Não encontrei nada que indique que a infraestrutura da Digi existe cá ou que parta de Espanha, não acredito muito que aconteça este último. A única coisa, e que já sabia, são locais onde está a ser instalada fibra.

Reafirmo que não conheço nenhuma cidade em Portugal com a infraestrutura da Digi e desconheço que existam testes e muito menos clientes teste.
 
Back
Topo