XBOX Microsoft Gaming - Xbox Games Showcase, 9 de junho às 18h00

A Microsoft não está habituada a fazer publicidade. O seu principal produto não precisa de publicidade, porque é praticamente uma obrigatório.

In the fiscal year 2023, Microsoft Corporation spent 22.76 billion U.S. dollars on sales and marketing, the company's highest annual expenditure to date.

A Microsoft não está habituada a fazer publicidade?
Gastaram quase 23 Mil Milhões de $ gastos em publicidade e promoção dos seus produtos, só no ano de 2023.

Só para termos noção da grandeza do valor, gastaram num único ano em publicidade, o valor equivalente a 25% do valor de mercado da Sony Corporation.
 
A Microsoft não está habituada a fazer publicidade?
Gastaram quase 23 Mil Milhões de $ gastos em publicidade e promoção dos seus produtos, só no ano de 2023.

Só para termos noção da grandeza do valor, gastaram num único ano em publicidade, o valor equivalente a 25% do valor de mercado da Sony Corporation.

Viste publicidade da xbox no nosso mercado ?
 
Viste publicidade da xbox no nosso mercado ?

E o nosso mercado é o unico que existe?

Mas a questão não é essa, o que estavam a dizer é que a Microsoft não está habituada a fazer publicidade.
Basta procurar por dados para verificar que isso é totalmente errado. Só no ano passado gastaram 23 Mil Milhões em publicidade, a Sony Corp vale 98 Mil Milhões.
 
Não conheço ninguém que conheça o GP. E possivelmente havia de me passar ao lado se não fosse o zwame.

Aquando a restruturação do plus e até antes disso fala-se muito no GP.
Aliás até acho que é onde a ms promove melhor no que a gaming diz respeito.

E o nosso mercado é o unico que existe?

Mas a questão não é essa, o que estavam a dizer é que a Microsoft não está habituada a fazer publicidade.
Basta procurar por dados para verificar que isso é totalmente errado. Só no ano passado gastaram 23 Mil Milhões em publicidade, a Sony Corp vale 98 Mil Milhões.

Eu não disse isso.
Mas volto a fazer a pergunta, viste publicidade recente da xbox no nosso mercado ?
A diferença é essa, enquanto a Sony se promove em mercados menos relevantes a xbox não faz isso.
Depois vem o clássico argumento que Portugal é Sonyland, pudera...
 
Sem dúvida.



Tudo precisa de publicidade.
Até a gasolina que é obrigatória para um carro andar tem publicidade.

Exacto, mas a Microsoft não pensa assim. O ideal de publicidade deles é pagar milhares de $, para terem o logo da XBOX numa esfera Gigante...

Eu cá nunca sequer vi um anuncio ao Gamepass, e dos que vi, como já referi anteriormente, não fosse eu frequentador de Sites de jogos e fóruns também não saberia o que era, e a maior parte do pessoal nem se da ao trabalho de ir pesquisar.

Neste Anuncio, vemos mostes de jogos a passar, mas depois no fim aparece Gamepass, mas nunca é explicado o que é (se é um serviço, se é uma funcionalidade da consola em si etc), nem preços, nem sequer um pequeno resumo do que se pode obter e de como obter.


Hoje em dia vale muito mais gastar balurdios em publicidade mesmo que o produto que estejam a publicitar seja fraco, que ter o melhor produto do mundo e não o dar a conhecer.

A playstation cá, quando ha algum evento ou lançamento tem sempre a preocupação de convidar montes de pessoal conhecido das redes sociais, de investir em anúncios na TV, em publicidade nos mais diversos locais.

Se na Microsoft investissem nem que fosse 1/100 do dinheiro que gastaram na aquisição de estúdios, a fazer publicidade agressiva adaptada a cada um dos continentes e diferentes mercados, desde o Inicio da geração, muito provavelmente não estaríamos a ter esta conversa semana sim semana não.

E o nosso mercado é o unico que existe?

Mas a questão não é essa, o que estavam a dizer é que a Microsoft não está habituada a fazer publicidade.
Basta procurar por dados para verificar que isso é totalmente errado. Só no ano passado gastaram 23 Mil Milhões em publicidade, a Sony Corp vale 98 Mil Milhões.

Não tinha noção disto, mas que tipo de publicidade estamos a falar, algo do genero da playstation por cá (estou a perguntar porque desconheço mesmo)? È que tal como mencionei no video acima, de que adianta meter algo que depois sem pesquisar, não consegues ter uma ideia do que estão a publicitar?
Se bem que desconheço o tipo de publicidade que é feito por exemplo no UK ou nos US.
Se for algo do genero do video que meti acima, e depois aliado aos constantes problemas nos jogos que sairam, ou a falta deles, e tambem á fraca cadencia com que são lançados, tudo grita amadorismo na Gestão, por parte de quem gere.
 
Última edição:
Há pouca publicidade, mas por exemplo esta apareceu-me no Youtube ainda agora:

7A2Bm4u.jpeg


Que leva a este página:

https://www.worten.pt/marcas/xbox?u...covery_gdn_aff_gaming_varias_na_xbox-generica


Mas efetivamente, mesmo nas lojas, a Microsoft cá em Portugal pelo menos reduziu drasticamente a presença.
 
E o nosso mercado é o unico que existe?

Mas a questão não é essa, o que estavam a dizer é que a Microsoft não está habituada a fazer publicidade.
Basta procurar por dados para verificar que isso é totalmente errado. Só no ano passado gastaram 23 Mil Milhões em publicidade, a Sony Corp vale 98 Mil Milhões.
O que é que o valor da Sony tem a ver com a fraca qualidade do marketing da Xbox?

Xbox em Portugal já teve eventos que era atravessar o lado da rua para ter um espaço e optaram por não o fazer.

Mas digo já, estão a perder um mercado que tem dos fãs mais fervosos por eles.

Anyway, bom segmento dele sobre o estado da Microsoft Gaming.
 
O GP deve de ir pelo mesmo caminho, e embora até possa legitimar com o argumento de " jogos day one", isso por si só não vai servir para justificar.

O GP aumentou de preço em Julho do ano passado.

E o nosso mercado é o unico que existe?

O nosso mercado não é a exceção; é a regra na Europa. O facto de ainda se andar com rodeios de algo que sempre foi tão evidente é coisa que não compreendo.

Há pouca publicidade, mas por exemplo esta apareceu-me no Youtube ainda agora:

7A2Bm4u.jpeg


Que leva a este página:

https://www.worten.pt/marcas/xbox?u...covery_gdn_aff_gaming_varias_na_xbox-generica


Mas efetivamente, mesmo nas lojas, a Microsoft cá em Portugal pelo menos reduziu drasticamente a presença.

Isso parece-me publicidade da Worten ao site da Worten.

A playstation cá, quando ha algum evento ou lançamento tem sempre a preocupação de convidar montes de pessoal conhecido das redes sociais, de investir em anúncios na TV, em publicidade nos mais diversos locais.

Não só a PlayStation. Não vejo muita televisão, mas ainda ontem passou um anúncio da própria Nintendo ao Nintendo Switch Sports, que não é propriamente um jogo acabado de ser lançado.
 
A Microsoft não está habituada a fazer publicidade?
Gastaram quase 23 Mil Milhões de $ gastos em publicidade e promoção dos seus produtos, só no ano de 2023.

Só para termos noção da grandeza do valor, gastaram num único ano em publicidade, o valor equivalente a 25% do valor de mercado da Sony Corporation.
Os principais produtos deles não precisam de grande publicidade. Windows quase não tem concorrência. Se gastam isso, certamente não se reflete na maior parte dos mercados e muito menos na Xbox.
Como já foi dito criam um produto como o gamepass, fazem a estratégia de crescimento à volta do gamepass, e depois a publicidade existente ou inexistente não consegue que os potenciais consumidores saibam sequer o que é produto.
Depois como disse eles desvalorizam a presença nas lojas, em grande parte dos mercados, promovem pouco os jogos, e fazem as projeções como se fizessem essas coisas.
Infelizmente já estou a ver a Ninja Theory a ter problemas com as vendas do Hellblade 2. A Microsoft quando analisar vendas não vai ter sentido crítico nenhum para a qualidade /quantidade do seu marketing.
 
Há pouca publicidade, mas por exemplo esta apareceu-me no Youtube ainda agora:

7A2Bm4u.jpeg


Que leva a este página:

https://www.worten.pt/marcas/xbox?u...covery_gdn_aff_gaming_varias_na_xbox-generica


Mas efetivamente, mesmo nas lojas, a Microsoft cá em Portugal pelo menos reduziu drasticamente a presença.

Mas isso é através de uma loja.
O que estavamos a falar era de publicidade directa.
Por exemplo, a ultima que me lembro da playstation era do GOW.
Isso passsava nas nossas tvs em horário nobre, o trailer do jogo.
Nos jogos da Champions League tens um genérico dedicado aos jogos da marca.
A Ellie e o Joe no cavalo, o Kratos com uma corneta a anunciar o inicio ou intervalo dos jogos.
Falta isto à xbox !



O GP aumentou de preço em Julho do ano passado.

Mas não acredito que fique por aqui.
 
Não tinha noção disto, mas que tipo de publicidade estamos a falar, algo do genero da playstation por cá (estou a perguntar porque desconheço mesmo)? È que tal como mencionei no video acima, de que adianta meter algo que depois sem pesquisar, não consegues ter uma ideia do que estão a publicitar?

Estou a falar de valor total gasto em publicidade ou promover os seus produtos pela Microsoft. Não estou a falar da Xbxo ou de mercados especificos.

Em 2023 foi esse o valor que gastaram, e deu resultado, pois basta ver as contas deles.

Os principais produtos deles não precisam de grande publicidade. Windows quase não tem concorrência.

Parece-me é que as pessoas às vezes não têm noção de toda a maquina de marketing por trás a funcionar.

Mas está nos relatórios de contas o valor gasto, é só ir lá ver.

Se gastam isso, certamente não se reflete na maior parte dos mercados e muito menos na Xbox.

A minha resposta foi devido a dizeres quye a Microsoft não está habituada a fazer publicidade e era essa a razão para não o fazer com a Xbox. Isso é algo totalmente errado, a Microsoft é das empresas que mais dinheiro gasta em Marketing por ano.
 
Os principais produtos deles não precisam de grande publicidade. Windows quase não tem concorrência. Se gastam isso, certamente não se reflete na maior parte dos mercados e muito menos na Xbox.
Como já foi dito criam um produto como o gamepass, fazem a estratégia de crescimento à volta do gamepass, e depois a publicidade existente ou inexistente não consegue que os potenciais consumidores saibam sequer o que é produto.
Depois como disse eles desvalorizam a presença nas lojas, em grande parte dos mercados, promovem pouco os jogos, e fazem as projeções como se fizessem essas coisas.

Nem mais. O facto de eu e outros aqui já terem revelado situações com amigos e conhecidos que ficaram impressionados com o mundo Xbox (consola, jogos, serviços) é um excelente indicativo do quotidiano que demonstra que a mensagem não chega às massas.

Num mercado onde não se nada em dinheiro a Series S + GamePass venderia obrigatoriamente muito mais do que vende.

Tocas aí em outro ponto importante, a presença nas lojas. Sei que a pandemia trouxe muitos ermitas, mas ainda há vida fora de casa, e ainda há bichinhos que são ganhos ao ver e experimentar algo numa esporádica visita a uma qualquer loja.

Nunca vi um Stand com uma Series, S ou X, em lojas. Quanto à PS5 já perdi a conta (aliás, há 1 ano e tal vi uma sala Gaming no aeroporto de Genebra com 6 PS5 para o pessoal se entreter enquanto esperava pelos voos). Um Stand com uma Xbox a correr um Forza Horizon 5, ou um FIFA faria milagres e demonstraria que existia algo mais para lá da PS5 e da Switch. Um folheto a explicar o GamePass seria a cereja no topo do bolo.

Microsoft Portugal, se quiserem contratar-me força (e esta nem sequer é a minha área).
 
Tirando aquando do lançamento das consolas, que ainda se viu qualquer coisa relacionada com a Xbox durante uns dias, desde aí a Xbox é como se não existisse.

Ora, como já dito aqui várias vezes por outras pessoas, torna-se complicado para o consumidor escolher algo que não conhece. Se não há interesse em apostar na divulgação do produto em diversos países, depois não se podem queixar que a plataforma não cresce.

Basta ver que estamos a poucos dias do lançamento de um jogo first-party, que apesar de não ser um AAA, é uma das grandes apostas do ano para a Xbox e em vez de se ouvir a fanfarra, ouvem-se grilos.

Um first-party da Sony ou Nintendo está em todo o lado, as pessoas quer queiram ou não, apanham sempre com algo do jogo, nem que seja num poster na paragem enquanto esperam pelo autocarro.
 
Nem mais. O facto de eu e outros aqui já terem revelado situações com amigos e conhecidos que ficaram impressionados com o mundo Xbox (consola, jogos, serviços) é um excelente indicativo do quotidiano que demonstra que a mensagem não chega às massas.

Num mercado onde não se nada em dinheiro a Series S + GamePass venderia obrigatoriamente muito mais do que vende.

Tocas aí em outro ponto importante, a presença nas lojas. Sei que a pandemia trouxe muitos ermitas, mas ainda há vida fora de casa, e ainda há bichinhos que são ganhos ao ver e experimentar algo numa esporádica visita a uma qualquer loja.

Nunca vi um Stand com uma Series, S ou X, em lojas. Quanto à PS5 já perdi a conta (aliás, há 1 ano e tal vi uma sala Gaming no aeroporto de Genebra com 6 PS5 para o pessoal se entreter enquanto esperava pelos voos). Um Stand com uma Xbox a correr um Forza Horizon 5, ou um FIFA faria milagres e demonstraria que existia algo mais para lá da PS5 e da Switch. Um folheto a explicar o GamePass seria a cereja no topo do bolo.

Microsoft Portugal, se quiserem contratar-me força (e esta nem sequer é a minha área).


Verdade seja dita, mesmo em Portugal utlimamente não tenho visto stands da playstation...
 
Num mercado onde não se nada em dinheiro a Series S + GamePass venderia obrigatoriamente muito mais do que vende.
Até acho que seria importante ter uma campanha publicitária que educasse o publico que a xbox tem os jogos mais conhecidos, para mostrar que não é por estarem na Xbox que deixavam de jogar esses títulos com amigos, graças ao crossplay.

"COD? Temos! EA FC? Temos! Minecraft? Claro! Fortnite? Bora! E podes jogar com amigos em qualquer dispositivo, em qualquer lugar, em qualquer consola"

A Xbox é totalmente desconhecida pelo público em geral, e mais ainda os detalhes (ter muitos dos mesmos jogos, crossplay, etc). Se não explicam as pessoas não sabem
 
A Xbox é totalmente desconhecida pelo público em geral,

Há uma dificuldade inerente devido ao "efeito de rede" em que o valor de uma plataforma ou serviço aumenta com o seu número de utilizadores, e chega a um ponto que não precisa de ser melhor que a competição. A Playstation, tal como a Nintendo, tem acumulado uma comunidade ao longo de largos largos anos que é difícil quebrar numa geração, mesmo com "educação". As pessoas vão pelo que conhecem e pelos seus amigos, mesmo que a competição tenha uma proposta melhor.

É claro que ajudava se a Microsoft tivesse uma visão coerente e de longo prazo para a XBox como a Sony ou Nintendo, mas acho que esse barco já partiu há algum tempo.
 
Back
Topo