XBOX Microsoft Gaming - Xbox Games Showcase, 9 de junho às 18h00

Microsoft Plans Mobile-Game Store, Vying With Apple, Google​

https://www.bloomberg.com/news/arti...-vying-with-apple-google?srnd=homepage-europe
The browser-based store will debut with Microsoft’s own games, offering discounts on in-game items associated with titles like Candy Crush Saga. Xbox President Sarah Bond announced the move Thursday at the Bloomberg Technology Summit

Microsoft vai lançar loja em Julho.

Xbox president Sarah Bond confirms Xbox mobile store will launch soon — here's when​

An Xbox mobile store is on the way later this year, with a planned launch in July, per Xbox president Sarah Bond.
Xbox president Sarah Bond confirmed to Bloomberg on Thursday that an Xbox mobile store will be launching in July 2024. This store will not be an app, but is instead set to be available through the internet, providing an alternative to the Apple and Google storefronts.

"We're doing that because that really allows us to have it be an experience that's accessible across all devices, all countries, no matter what, independent of the policies of closed ecosystem stores, and then we're gonna extend from there."

Bond notes that the store will start with first-party games, namedropping Candy Crush from King and Minecraft from Mojang. The store will then be expanded to support any partners, though Bond didn't name specific examples.
https://www.windowscentral.com/gami...xbox-mobile-store-will-launch-soon-heres-when

 
Eu suspeito que o que se está passando é um conflito dentro da Microsoft sofre a visão do futuro para o departamento de videojogos.

O Phil Spencer tem a sua visão e age conforme essa visão. E depois há executivos que estão acima dele que acabam "obrigando" ele a tomar decisões que ele não queria tomar.

Eu aposto que deve haver uma enorme pressão dentro da Microsoft para fazer um enorme investimento em AI, ao ponto de quererem cortar recursos financeiros de alguns departamentos internos para usá-los no departamento de AI. E um dos departamentos que é uma decisão no-brainer cortar fundos é o departamento da Xbox.
 
A entrevista de hoje à Sarah Bond pela Bloomberg:


A entrevista toca em muitos dos pontos aqui discutidos.

Isto é o que ela diz sobre o Game Pass:
You get a whole portfolio of games, but importantly, you get every single one of our games that we build day one in Game Pass.

A Sarah Bond é a Presidente da Xbox* e reporta ao Phil Spencer, que é o CEO da Microsoft Gaming.

(*Hardware, Experiência e Serviços. Jogos/Estúdios são da responsabilidade do Matt Booty).
 
Última edição:
A resposta dela ao fecho da tango foi tão ridícula nem sabia o que dizer.
Será que eu ouvi bem, uma app store na web para jogos mobile? :facepalm:
Sim, claramente a resposta foi de quem "não é responsável" pela decisão (porque os estúdios não estão sobre a alçada dela) e teve de ser politicamente correto.

Quanto à Game Store, será pela Web por causa das restrições que a Apple e Google mantém (e que estão a ser deitadas abaixo pelos reguladores mas devagar).
Acredito que inicialmente é algo tipo a Web Store do Pokémon Go, que permite comprar os itens do jogo de forma mais barata.
 

Ou seja, uma Web App :joker:

Que empresa mais ridícula. Agora o Mobile é que é, segundo eles. Quando olho para a App da Xbox no iOS, por exemplo, tropeço em Bugs (o Player das gravações sofre de epilepsia há meses e ninguém quer saber) e tem falta de funcionalidades básicas.

Custa-me compreender como com as alterações das políticas no iOS como a App nativa do XCloud não foi lançada na semana seguinte.

Agora a solução deles, que representa um importante alicerce para a estratégia no Mobile, é nada mais nada menos que mais uma Web App. Curiosamente existem notícias que a Apple em jeito de punição de permitir as lojas alternativas vai bloquear a instalação de Sites como Apps na Europa ... o que faz com que esta tal Store seja uma Tab no Browser?!

O mais estúpido nisto do Mobile é reparar que no Windows Phone mesmo na sua fase descendente era um melhor representante de uma qualquer estratégia de Mobile Gaming que isto que vemos a ser planeado.

No Windows Phone tínhamos:
- Uma App Xbox bastante superior à atual em iOS (e suponho que em Android seja a mesma coisa);
- Imensos jogos com integração na Xbox (Achievements, Leaderboards, etc);
- Outras coisas como o Smart Screen, etc.

Mas será que não há ninguém com meio cérebro funcional a tomar decisões no que à Xbox diz respeito?!

Que saudades tenho eu da Microsoft do Ballmer. Sei que com o Nadella a empresa atingiu valores absurdos, mas a Microsoft anterior era tão mas tão mais excitante e interessante (até havia uma frente de AR/VR com o Windows Mixed Reality e o HoloLens - Apple Vision Pro rings a bell?!). Agora é Azure e AI sendo que pelo meio atirou-nos para um duopólio no Mobile e vejo agora o mesmo a ser feito no Gaming.

Neste momento via com bons olhos uma Apple a comprar a Xbox pois está mais que visto que esta Microsoft não é nem nunca mais será a empresa que era.

Web App ... cum caneco :rofl::rofl::rofl::facepalm:
 
Última edição pelo moderador:
Sarah Bond está a ser executada em praça pública, ela não devia ter dado aquela entrevista antes do Phil Spencer dar o corpo às balas.

Quando foi encostada á parede ela não deu resposta nenhuma de jeito.

Twitter neste momento está a rebentar de tudo que é news outlets e outros independentes a rasgar a entrevista dela.
 
Ou seja, uma Web App :joker:

Que empresa mais ridícula. Agora o Mobile é que é, segundo eles. Quando olho para a App da Xbox no iOS, por exemplo, tropeço em Bugs (o Player das gravações sofre de epilepsia há meses e ninguém quer saber) e tem falta de funcionalidades básicas.

Custa-me compreender como com as alterações das políticas no iOS como a App nativa do XCloud não foi lançada na semana seguinte.

Agora a solução deles, que representa um importante alicerce para a estratégia no Mobile, é nada mais nada menos que mais uma Web App. Curiosamente existem notícias que a Apple em jeito de punição de permitir as lojas alternativas vai bloquear a instalação de Sites como Apps na Europa ... o que faz com que esta tal Store seja uma Tab no Browser?!

O mais estúpido nisto do Mobile é reparar que no Windows Phone mesmo na sua fase descendente era um melhor representante de uma qualquer estratégia de Mobile Gaming que isto que vemos a ser planeado.

No Windows Phone tínhamos:
- Uma App Xbox bastante superior à atual em iOS (e suponho que em Android seja a mesma coisa);
- Imensos jogos com integração na Xbox (Achievements, Leaderboards, etc);
- Outras coisas como o Smart Screen, etc.

Mas será que não há ninguém com meio cérebro funcional a tomar decisões no que à Xbox diz respeito?!

Que saudades tenho eu da Microsoft do Ballmer. Sei que com o Nadella a empresa atingiu valores absurdos, mas a Microsoft anterior era tão mas tão mais excitante e interessante (até havia uma frente de AR/VR com o Windows Mixed Reality e o HoloLens - Apple Vision Pro rings a bell?!). Agora é Azure e AI sendo que pelo meio atirou-nos para um duopólio no Mobile e vejo agora o mesmo a ser feito no Gaming.

Neste momento via com bons olhos uma Apple a comprar a Xbox pois está mais que visto que esta Microsoft não é nem nunca mais será a empresa que era.

Web App ... cum caneco :rofl::rofl::rofl::facepalm:

A saída da MS do espaço mobile foi um erro e o Satya até já o assumiu. Pessoalmente achava o OS da Microsoft muito interessante e diferente. Deviam ter insistido.

A Apple voltou atrás na decisão sobre Web Apps no iOS e já vai permitir

O que é frustrante nesta situação toda da Xbox é que de facto ninguém sabe o que será o futuro da marca - nem cá fora nem lá dentro
 
Última edição pelo moderador:
Sarah Bond está a ser executada em praça pública, ela não devia ter dado aquela entrevista antes do Phil Spencer dar o corpo às balas.

Quando foi encostada á parede ela não deu resposta nenhuma de jeito.

Twitter neste momento está a rebentar de tudo que é news outlets e outros independentes a rasgar a entrevista dela.

Ela foi queimada pela liderança. Não devia ser ela a responder.

Mas tendo sido ela… foi das piores respostas que podia ter dado.

Mas eles são obrigados a justificar algo?

Vejo N estúdios a fecharem seja em Gaming seja Cinema, etc, e não vejo nenhum presidente a vir falar. Ou decisões que afetam Gamers e são revertidas e apenas saem comunicados.
Ela devia ter chutado logo para canto que não é a área dela.

Em todo o caso já se percebeu que comunicar não é com ela.
 
Acho que não terá sucesso.
A não ser que retirem os jogos das outras apps, que era tiro na cabeça, mas seria só mais um.

Isto toca num ponto importante. Eu não gosto de exclusividades, mas há muita coisa das quais não gosto com as quais tenho que viver. Num mundo perfeito todos podiam ter tudo e havia espaço para todas as plataformas. No entanto, não é isso que acontece. As exclusividades reforçam a razão de existência de uma plataforma. A partir do momento que existe alguma espécie de redundância o elemento mais fraco cai inevitavelmente.

A ideia de agradar à PC Master Race mostrando-se justo e amigo na teoria é agradável, mas na realidade o facto dos jogos serem lançados em simultâneo na Xbox e PC enfraqueceu a primeira.

Eu como não gosto de exclusividades e como a consola fornecia um maior Ease of Use sempre fui a favor, mas olhando agora para trás acho que a estratégia da SONY (primeiro na consola e 1 ano ou mais depois no PC) é muito mais inteligente pois protege a consola da redundância.

Olhemos para as plataformas e vamos ver quais os elementos diferenciadores que temos, o que estas oferecem ao consumidor:
- A Nintendo oferece a portabilidade e um catálogo único com 1st Party que não existem em mais lado nenhum;
- A SONY oferece um catálogo de 1st Party com uma exclusividade temporária e com vários exclusivos 3rd Party que não existem em mais lado nenhum, assim como um serviço com várias Tiers ;
- O PC oferece liberdade (Software, Hardware, Storefronts, etc), maior qualidade visual, melhor performance, portabilidade (com os Steam Decks desta vida), um catálogo diverso que abrange o catálogo 1st Party da MS e o da SONY (não a 100%, ainda, e de forma posterior) e ainda tem acesso a vários serviços (GamePass entre outros);
- A Xbox ... oferece a capacidade de correr jogos únicos da Xbox, Xbox 360 e One. Todas as suas restantes valências estão disponíveis nos outros.

Na teoria é muito bonito ser o Mr. Nice Guy, mas elas preferem os Bad Boys.

A saída da MS do espaço mobile foi um erro e o satã até já o assumiu. Pessoalmente achava o OS da Microsoft muito interessante e diferente. Deviam ter insistido.

Apesar de estar satisfeito com o iOS, ainda hoje o Windows Phone é o meu SO Mobile favorito.

A Apple voltou atrás na decisão sobre Web Apps no iOS e já vai permitir

Ainda bem, não sabia.

O que é frustrante nesta situação toda da Xbox é que de facto ninguém sabe o que será o futuro da marca - nem cá fora nem lá dentro

Pior que não saber, é procurar indicadores positivos e não os encontrar.
 
Última edição pelo moderador:
O pessoal anda ao rubro, e esperarmos pela conferência? Fechas estúdios é chato mas acontece, nada de novo.

Se um dia a Xbox acabar, acabou paciência é mudar para pc ou PlayStation. Quem gosta de jogar adapta se e pronto.
 
Vejo N estúdios a fecharem seja em Gaming seja Cinema, etc, e não vejo nenhum presidente a vir falar. Ou decisões que afetam Gamers e são revertidas e apenas saem comunicados.

Estamos a falar da Microsoft, sabes que à Microsoft tudo sempre foi exigido, é um dos problemas que a marca tem para conseguir penetrar neste mercado, é mal vista, sempre foi mal vista e sempre será mal vista.

Quando a Sony fez despedimentos há pouco na sua divisão gaming e inclusive fechou a London Studio, praticamente não houve explicações por parte da Sony, o burburinho foi infinitamente inferior a este que está a acontecer com a Microsoft, ninguém andava com ideias mirabolantes que a Sony ia fechar a divisão gaming ou acabar com a consola devido a isso como estão a fazer agora, etc, etc e etc...

Há inclusive pessoal que está muito ativo e comenta muito agora esta situação que na altura dos despedimento e fecho de um estúdio da Sony, nem um único comentário fez.

Por isso não tenho muitas duvidas, isto tanto bate que eventualmente a Microsoft vai mesmo acabar com as consolas e tornar-se Third Party developers, que a bem da verdade, muito provavelmente será bem mais proveitoso financeiramente para eles e o retorno bem maior.

No caso de acontecer a pior decisão possível em que a Microsoft terminasse mesmo com a divisão gaming (algo que me parece praticamente 100% impossível de acontecer), nesse caso a única coisa que pedia é que vendessem os seus estúdios a empresas responsáveis. Como jogador de PC, a única coisa que quero é continuar a jogar os jogos deles, seja em que plataforma for.
 
Última edição:
Ou seja, uma Web App :joker:

Que empresa mais ridícula. Agora o Mobile é que é, segundo eles. Quando olho para a App da Xbox no iOS, por exemplo, tropeço em Bugs (o Player das gravações sofre de epilepsia há meses e ninguém quer saber) e tem falta de funcionalidades básicas.

Custa-me compreender como com as alterações das políticas no iOS como a App nativa do XCloud não foi lançada na semana seguinte.

Agora a solução deles, que representa um importante alicerce para a estratégia no Mobile, é nada mais nada menos que mais uma Web App. Curiosamente existem notícias que a Apple em jeito de punição de permitir as lojas alternativas vai bloquear a instalação de Sites como Apps na Europa ... o que faz com que esta tal Store seja uma Tab no Browser?!

O mais estúpido nisto do Mobile é reparar que no Windows Phone mesmo na sua fase descendente era um melhor representante de uma qualquer estratégia de Mobile Gaming que isto que vemos a ser planeado.

No Windows Phone tínhamos:
- Uma App Xbox bastante superior à atual em iOS (e suponho que em Android seja a mesma coisa);
- Imensos jogos com integração na Xbox (Achievements, Leaderboards, etc);
- Outras coisas como o Smart Screen, etc.

Mas será que não há ninguém com meio cérebro funcional a tomar decisões no que à Xbox diz respeito?!

Que saudades tenho eu da Microsoft do Ballmer. Sei que com o Nadella a empresa atingiu valores absurdos, mas a Microsoft anterior era tão mas tão mais excitante e interessante (até havia uma frente de AR/VR com o Windows Mixed Reality e o HoloLens - Apple Vision Pro rings a bell?!). Agora é Azure e AI sendo que pelo meio atirou-nos para um duopólio no Mobile e vejo agora o mesmo a ser feito no Gaming.

Neste momento via com bons olhos uma Apple a comprar a Xbox pois está mais que visto que esta Microsoft não é nem nunca mais será a empresa que era.

Web App ... cum caneco :rofl::rofl::rofl::facepalm:
Concordo com o que disseste do xcloud. Eu pensei exactamente no mesmo mas parece que como “só” serve para a UE não vão por aí.

De resto continua a ingenuidade/burrice ou o xadrez 4D que ninguém entende por parte da Microsoft.

Há uns tempos foram notícias de que podiam abrir a Xbox à Epic. Seria um excelente tiro no pé embora eu não acredite que o façam. Mas só o facto de terem posto a hipótese já é mau o suficiente, especialmente para o gamepass.

Depois eles continuam com a ilusão de que não necessitam de hardware próprio para venderem os seus serviços. Santa ingenuidade.

Os serviços deles podem ser os melhores à face da terra que eu aposto o esquerdo que as empresas concorrentes, donas do OS/hardware onde eles pretendem vender os seus serviços, vão sempre tentar enfiar pela goela abaixo dos clientes os seus próprios serviços, sempre. E estão-se pouco marimbando se durante os uns meses ou anos incumprirem leis ou pagarem multas se isso significar matar o serviço do concorrente.

Eles têm algo bom com o gamepass/xbox, precisam de ter calma, consistência e coerência. Parece que querem tudo para ontem e isso nunca irá acontecer.
 
Última edição pelo moderador:
Ou seja, uma Web App :joker:

Que empresa mais ridícula. Agora o Mobile é que é, segundo eles. Quando olho para a App da Xbox no iOS, por exemplo, tropeço em Bugs (o Player das gravações sofre de epilepsia há meses e ninguém quer saber) e tem falta de funcionalidades básicas.
Não é uma web app, é uma web store.
Tu não vais conseguir descarregar jogos de lá, o que vais é conseguir comprar itens para os jogos (exemplo)

O problema é a Microsoft não conseguir (a nível global) lançar uma app nativa pois a Apple não o permite e a Google coloca n entraves.

Quanto ao xCloud ainda não ter uma app nativa, apesar de a Apple agora as permitir, deve ser porque a mesma continua a exigir que se use o seu serviço de in-app purchasing.
 
Última edição:
Quanto à Game Store, será pela Web por causa das restrições que a Apple e Google mantém (e que estão a ser deitadas abaixo pelos reguladores mas devagar).

Tenho ideia que na Google não existiria problema (sendo que até a Huawei e a Samsung têm as lojas deles).

No iOS, com algumas entrelinhas pelo meio, na Europa pelo menos também já é possível ter. A Epic também está a caminho e lançar a loja deles, por exemplo.
 
Mas eles são obrigados a justificar algo?

Vejo N estúdios a fecharem seja em Gaming seja Cinema, etc, e não vejo nenhum presidente a vir falar. Ou decisões que afetam Gamers e são revertidas e apenas saem comunicados.
Ela devia ter chutado logo para canto que não é a área dela.

Em todo o caso já se percebeu que comunicar não é com ela.
Acho que estás a passar ao lado da questão.

Eles passaram os últimos anos a gastar biliões e biliões em compras de estúdios e corporações inteiras, disseram que iam ter a liberdade e apoio que precisassem para fazer o seu trabalho e expressarem-se criativamente, lutaram como animais raivosos para comprar a ABK e agora dizem que estão "spreading too thin" e não conseguem gerir o que compraram, com isto este ano já fecharam 4 estúdios e não vão ficar por aqui.

E quando tens uma executiva que ganha milhões a ir dar uma entrevista ela não diz porra nenhuma de jeito. Aliás, só serviu para enterrar mais.

Realmente o slogan deles faz sentido, feel the burn...
 
Tenho ideia que na Google não existiria problema (sendo que até a Huawei e a Samsung têm as lojas deles).

No iOS, com algumas entrelinhas pelo meio, na Europa pelo menos também já é possível ter. A Epic também está a caminho e lançar a loja deles, por exemplo.
No Android, é possível haver lojas de terceiros, mas não é assim tão linear.

Basta ver que a lista de exigências que a Epic fez no caso que tem tribunal contra a Google:

Here’s 16 pages of what Epic wants after winning its Google app store lawsuit
Short version: it wants a judge to bust the Play Store wide open.
  • Downloading apps from third-party stores needs to be as easy as downloading from Google Play with no additional steps, warnings, or friction save a single tap to sideload them — but Google can block malware and apps that haven’t been notarized
  • Equal access to Android APIs for all developers, no tying them to Google Play Store
  • No tying access to other Google products and services to use of Google Play
  • Google to allow third-party app stores access to Google Play’s catalog of apps for six years and let users make those third-party app stores perform their app updates
  • Google to allow third-party app stores into Google Play for six years, with no fees
  • No more anti-steering restrictions or incentives whatsoever; app developers would be free to tell users how to pay elsewhere, for less, without paying Google more than Google itself pays to handle an app transaction
  • No more forcing developers to use Google Play Billing, or “User Choice Billing,” instead free rein to use alternative payment solutions
  • No discrimination or retaliation against any app or developer for choosing to use alternative billing systems
https://www.theverge.com/2024/4/12/24128531/epic-google-proposed-injunction-remedies

E na Europa, sim, já é possível, mas a Apple introduziu o conceito de Core Technology Fee e uma série de regras que traz outras complicações (e estão a ser investigadas pela UE).
https://www.theverge.com/2024/1/26/24052162/spotify-apple-app-store-tax-eu-dma
https://www.gamesindustry.biz/xboxs-sarah-bond-apples-new-eu-policy-a-step-in-the-wrong-direction
https://www.theverge.com/2024/3/8/24094543/epic-games-ios-developer-license-apple-dma
 
Back
Topo