Linux para começar...

Boas...

Obrigado nemesis11... o meu erro deve ser que eu fiz sempre a instalação através do typical..
Amanha experimento a fazer através do cutom, e a usar o espaço em disco..

O vmware é a versão 4.. e sim instalei o VMware tools...
 
hellos,
instalei o redhat9 seguindo o guia feito pelo chight. ao reiniciar, depois de escolher se quero arrancar com xp ou com linux, escolhendo o linux, ele faz-me uma data de verificações até que me pede para inserir um "localhost login" e uma password e falha na verificação do eth0 .. o que é suposto inserir no localhost login ? eu escrevo qq coisa e depois na password nao consigo escrever nada, carrego enter e ele diz-me login invalido ou pw invalida. a meio das verificaçoes aparece algo como " carregue em i para ir para o modo interface " mas e tao rapido que nem da pa carregar.
outra coisa, no grub fikei com o windows xp e dois linux's, sendo a unica diferença entre eles o nome, um tem um "-up" acrescentado ao nome. se alguem puder dar uma ajudita agradecia :)
 
Originally posted by Tribal
hellos,
instalei o redhat9 seguindo o guia feito pelo chight. ao reiniciar, depois de escolher se quero arrancar com xp ou com linux, escolhendo o linux, ele faz-me uma data de verificações até que me pede para inserir um "localhost login" e uma password e falha na verificação do eth0 .. o que é suposto inserir no localhost login ? eu escrevo qq coisa e depois na password nao consigo escrever nada, carrego enter e ele diz-me login invalido ou pw invalida. a meio das verificaçoes aparece algo como " carregue em i para ir para o modo interface " mas e tao rapido que nem da pa carregar.
outra coisa, no grub fikei com o windows xp e dois linux's, sendo a unica diferença entre eles o nome, um tem um "-up" acrescentado ao nome. se alguem puder dar uma ajudita agradecia :)
O etho é a ligação à rede, ou à net. É um desses. Penso que os teus problemas estão todos relacionados com a rede.
Mas eu percebo muito pouco disto.
 
apos uma segunda tentativa, reparei que o redhat nao detecta a minha placa gráfica. na parte em ke ele supostamente detecta a placa grafica e o monitor, placa que detecta é VESA ( generic ) e escolhendo manualmente, tambem nao está la a minha placa. é uma 9800 pro, ele fica-se pela 9700 pro. os problemas poderão estar relacionados com isto talvez ? acho que vou tentar o suse ou slackware. alguem sabe uns mirrors pts para os tirar ?
 
Originally posted by Tribal
hellos,
instalei o redhat9 seguindo o guia feito pelo chight. ao reiniciar, depois de escolher se quero arrancar com xp ou com linux, escolhendo o linux, ele faz-me uma data de verificações até que me pede para inserir um "localhost login" e uma password e falha na verificação do eth0 .. o que é suposto inserir no localhost login ? eu escrevo qq coisa e depois na password nao consigo escrever nada, carrego enter e ele diz-me login invalido ou pw invalida. a meio das verificaçoes aparece algo como " carregue em i para ir para o modo interface " mas e tao rapido que nem da pa carregar.
outra coisa, no grub fikei com o windows xp e dois linux's, sendo a unica diferença entre eles o nome, um tem um "-up" acrescentado ao nome. se alguem puder dar uma ajudita agradecia :)

eth0 é a 1º placa ethernet
se tivesses mais uma iria-se chamar eth1
localhost = é o nome da tua maquina depois podes alterar nas configurações de rede.

O que tu nao deves ter criado foi um utilizador, entra em root..

Login: root
password: tua password

depois vai a administração de users e adiciona um.
Depois entra com esse Login , nao convem estar em root.
O eth pode falhar mas mt das vezes nao tem qq problema no funcionamento, mas se tiveres faz o wirzard e ve se ele te csg ir buscar o ip
Penso que eram estas as tuas duvidas dp diz ai qq coisa.

Cumps.
 
Espera-se um tutorial de como compilar o kernel.
Segui um muito porreiro (http://www.digitalhermit.com/~kwan/kernel.html) para migrar de 2.4 para 2.6, consegui ir fazendo tudo como ele dizia.. até rebootar. O problema deve estar com os módulos, escolhi na configuração para não instalar tudo directamente no kernel (apenas o necessário), mas agora não sei como os activar, então o gajo não reconhece placa de rede, placa de som, dispositivos usb, nada de nada.

Um bocado depois consegui resolver alguns problemas com a ajuda doutro tutorial (http://thomer.com/linux/migrate-to-2.6.html), mas ainda continuo sem placa de rede (e se fosse só isso.. :(), e portanto sem acesso à net no linux.

Algum dos gurus me (nos?) pode dar umas dicas sobre isto?
 
PrOdG disse:
Espera-se um tutorial de como compilar o kernel.
Segui um muito porreiro (http://www.digitalhermit.com/~kwan/kernel.html) para migrar de 2.4 para 2.6, consegui ir fazendo tudo como ele dizia.. até rebootar. O problema deve estar com os módulos, escolhi na configuração para não instalar tudo directamente no kernel (apenas o necessário), mas agora não sei como os activar, então o gajo não reconhece placa de rede, placa de som, dispositivos usb, nada de nada.

Um bocado depois consegui resolver alguns problemas com a ajuda doutro tutorial (http://thomer.com/linux/migrate-to-2.6.html), mas ainda continuo sem placa de rede (e se fosse só isso.. :(), e portanto sem acesso à net no linux.

Algum dos gurus me (nos?) pode dar umas dicas sobre isto?

Partindo do principio que deixaste isso activado como modulos...
modprobe modulo_do_q_queres
 
Já tentei fazer isso, mas não sei o nome exacto dos módulos :confused: Há alguma lista com os módulos por instalar?

E tudo o que está no /etc/modprobe.conf são módulos já instalados?

Desde já obrigado.
 
PrOdG disse:
Já tentei fazer isso, mas não sei o nome exacto dos módulos :confused: Há alguma lista com os módulos por instalar?

E tudo o que está no /etc/modprobe.conf são módulos já instalados?

Desde já obrigado.

Procura no google o nome do(s) modulo(s) que queres. Não deves ter problemas.
 
Depois de recompilar 4 ou 5 vezes o kernel, lá consegui pôr isto tudo a funcionar (só me falta pôr som - a lib ALSA não reconhece a minha placa de som, não sei porquê). Thanks pela ajuda :)
 
PrOdG disse:
Depois de recompilar 4 ou 5 vezes o kernel, lá consegui pôr isto tudo a funcionar (só me falta pôr som - a lib ALSA não reconhece a minha placa de som, não sei porquê). Thanks pela ajuda :)

se tás com o kernel 2.6.22 e tens por acaso uma soundblaster live! o meu conselho é que mudes de kernel :D ha um ziliao de pessoas no mundo com esse problema

p.s- mas nao é prob. de nao reconhecer a placa...
 
fap disse:
se tás com o kernel 2.6.22 e tens por acaso uma soundblaster live! o meu conselho é que mudes de kernel :D ha um ziliao de pessoas no mundo com esse problema

p.s- mas nao é prob. de nao reconhecer a placa...

tb tinha problemas com a live , bastou instalar os drivers da audidy e tá a 100 %
 
É estranho o problema, pois se fizer /proc/asound/cards ele reconhece a placa de som (Ensoniq 1371), mas não consigo pôr nada a dar som. Já re-instalei o alsa-lib e o alsa-utils, mas ainda não consegui fazer nada de jeito com isto. Mas ao menos já reconhece a placa de rede, menos mal :)
 
PrOdG disse:
É estranho o problema, pois se fizer /proc/asound/cards ele reconhece a placa de som (Ensoniq 1371), mas não consigo pôr nada a dar som. Já re-instalei o alsa-lib e o alsa-utils, mas ainda não consegui fazer nada de jeito com isto. Mas ao menos já reconhece a placa de rede, menos mal :)


Falta-te o alsa-tools
para ligares o mixer que deve estar em mute.
 
Bem..... vou mandar-me pra uma instalação do mdk10.1 num sistema em raid 0 ( 2x80gb ide) logo há alguma coisa que eu deva saber antes tendo em conta que vai ser partilhado com uma instalação do winxp?
 
Back
Topo