• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Laptop pequeno para trabalho leve (office)-Internet- Media leve

MeTa

Power Member
Boa tarde,

A minha esposa precisa de um portátil pequeno, leve, potente qb para trabalho leve e com boa imagem dado ser para trabalhar tanto em casa como fora (cafés, esplanadas, bibliotecas, etc)


1) Qual é o orçamento disponível? Quando é que vais comprar o portátil?

700€? Logo que possível, pode ser já este fds

2) A que tarefas se destina o portátil?

Office / Navegação web / Media


3) Qual ou quais os tamanhos de ecrã que pretendes?

c. 13 chega. Do que vimos em exposições, maior que isto é grande. Cá em casa há um 15.4. Ela quer mais pequeno.


4) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?

Nao

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?

Para transportar frequentemente

6) Quantas horas de bateria necessitas?

3h deve chegar

7) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, conectividade, peso, ecrã, etc)?

Nao.

Portátil pequeno, fiável, bom ecrã e rápido qb para trabalho leve.

Se der para fazer a festa com <500 euros, fantástico. No fundo, conseguir mais por menos.
 
Tens várias lojas de recondicionados a vender o Lenovo x270 a 160 eur com garantia. Para o uso que mencionas é mais que suficiente. Modelos mais recentes HP Elitebook ou Lenovo Thinkpad de 13" e 14" abaixo dos 300 eur...

É só pesquisar no Google mas pagar novo por um portátil pequeno é sempre caro porque é segmento de nicho...
 
Boas,

Tens várias lojas de recondicionados a vender o Lenovo x270 a 160 eur com garantia. Para o uso que mencionas é mais que suficiente. Modelos mais recentes HP Elitebook ou Lenovo Thinkpad de 13" e 14" abaixo dos 300 eur...

É só pesquisar no Google mas pagar novo por um portátil pequeno é sempre caro porque é segmento de nicho...

Se o que aconselhas, tendo em conta o preço, forem modelos com CPUs Intel 6ª/7ª geração são uma porcaria, especialmente modelos U.
A oitava geração ainda escapa, mas seria investir em algo prestes a ser obsoleto.

Tenho uma porcaria de um portátil que nem me atrevo a vender a alguém porque tem um I7 7500U, que na realidade é um Celeron Dual Core que se arrasta e ferve só para arrancar com o S.O.
O substituto foi um Asus vivobook 14 com um Ryzen 7 3700 e ainda hoje é um excelente portátil, com um ecrã impecável.

Os pequenos também tem outra coisa, desvalorizam demais ao vender e podes encontrar bons negócios nos usados.

Para o OP: Vai ao OLX e procura "Asus Vivobook 14", tens lá dois potenciais negócios porque tem garantia de loja, um tem ecrã oled e podes consegui-lo pelos 500€.
Review e "inner guts" da coisa: https://laptopmedia.com/review/asus-vivobook-s-14-flip-oled-tn3402/

Cumps.
 
Se o que aconselhas, tendo em conta o preço, forem modelos com CPUs Intel 6ª/7ª geração são uma porcaria, especialmente modelos U.
A oitava geração ainda escapa, mas seria investir em algo prestes a ser obsoleto.
Discordo mas como tudo são opiniões e somos todos livres de ter opiniões diferentes ;) Tenho um x260 ainda mais antigo cá em casa e não é porcaria nenhuma para o uso que foi mencionado... Web, andar de um lado para o outro, zoom, teams, office e multimedia.

Faz estas tarefas tão bem como qualquer outro, mas cada um sabe o que faz aos euros :)

Para além de que o pedido foi 13", onde é raro não se usarem processadores de baixa voltagem. Em 14" já existem mais opções.

Review do X270: https://www.notebookcheck.net/Lenovo-ThinkPad-X270-Core-i5-Full-HD-Laptop-Review.211880.0.html

@kromo relativamente ao 2 em 1 tablet com teclado tipo surface atenção que são muito limitados na posição porque dependem do pé. Tenho um e raramente usei por causa disso. Outra coisa são os dobráveis / convertíveis que aí sim já consegues ajustar bem a posição do ecrã/teclado.
 
Última edição:
Agora estou um pouco baralhado com as respostas :D. Quero algo bom e expedito nas tarefas que disse. É um portátil para 5 anos digamos.

Também não quero compra algo que seja overpower para as tarefas.

Essa questão do 2 em 1 tablet não nos interessa. Só laptop simples.
 
É simples, com o teu orçamento para portáteis pequenos, que são mais caros, tens de ir para recondicionado ou usado. Por outro lado nos portáteis pequenos existem processadores de baixa voltagem, menos potentes, mas que gastam menos bateria e aquecem menos fazendo portáteis mais leves, e processadores "normais".

Deixo mais algumas opções de recondicionados:
HP EliteBook 830 G6 i5 (8th Gen) 8GB RAM 256GB SSD 13.3" FHD - 299

Dell Latitude 5310 i5 (10th Gen) 8GB RAM 256 GB SSD 13” - 492

Portátil HP Elitebook 830 G6 (i7)
i7-8665u / 16GB / SSD 512GB / 13.3" FullHD /499.00€

PS: outra opção seria um Chromebook caso ela use um telefone android
 
Última edição:
Tens de experimentar, há quem adore e quem odeie. Eu acho que está bem conseguido e é seguro, leve e fácil de usar, tanto que algumas empresas já estão a adoptar (CUF por exemplo), mas claro, é sistema operativo Google, não é Microsoft... Noutros países já se usa bastante em escolas precisamente porque é menos dependente de hardware e menos sujeito a erros de software e configuração.

Mais info: https://www.google.com/intl/pt_pt/chromebook/chrome-os/
 
Se Chromebook está na liça diria que uma tablet Android de boa qualidade também pode estar com teclado e rato torna-se num portátil e têm écrans muito melhores que os portáteis para exterior. Tablet Lenovo Tab P12 (12.7'' - 128 Gb - Ram: 8 Gb Ram - Wi-Fi - Cinzento) + Pen 349 na Worten, pode adicionar um teclado que deve ser uns 50-100 euros se for da marca, é visitar a loja - confirmar se está em exposição - e experimentar. Pesquisar na net se teclado e rato funcionam okay.
 
Bem, andamos a ver modelos ao vivo e ela quer mesmo um laptop 14. Agora é focar neste nicho e ver o que há. Em relação ao ecrã, qual o brilho desejável para ter uma experiência satisfatória na rua com o portátil? 400 nits? Há uns modelos cujo ecrã é mate e outro glossy. O primeiro será melhor?
 
Sim mate melhor para a rua, reflectivo precisa talvez de uns 200 nits a mais para compensar . 400 nits servem para estares à sombra mas não pode ser especialmente iluminada. Nota que mesmo um ecran tlm de 1000 nits tem algumas dificuldades para se ver ao sol.

Deves ter um portátil ou melhor se tiveres vários diferentes se descobrires quantos nits tem podes testar e assim chegares a um valor que pareça ser okay para o uso confortável.
 
Entretanto adquirimos o yoga Slim 7 pro x 14 no site da Lenovo em promo por 800 euros.

Acaba por ser mais do que queríamos mas prefiro dar 800 e ela ter qualidade de imagem do que dar 650 e depois na rua não vê nada.

Tem 400 nits,ips , 100 RGB, anti reflexo, está impecável. Já o testámos aqui no jardim de casa com sol a pino e dá bem conta do recado.

Tamanho ideal. Muito bonito esteticamente e leve. Espero que dê para uns valentes anos.

Obrigado pela ajuda de qualquer maneira.
 
Última edição:
Entretanto adquirimos o yoga Slim 7 pro x 14 no site da Lenovo em promo por 800 euros.

Acaba por ser mais do que queríamos mas prefiro dar 800 e ela ter qualidade de imagem do que dar 650 e depois na rua não vê nada.

Tem 400 nits,ips , 100 RGB, anti reflexo, está impecável. Já o testámos aqui no jardim de casa com sol a pino e dá bem conta do recado.

Tamanho ideal. Muito bonito esteticamente e leve. Espero que dê para uns valentes anos.

Obrigado pela ajuda de qualquer maneira.
Fizeste bem em investir no écran e não só para a rua, é também bem mais descanso para a vista.
 
Back
Topo