Impressora 3D Tevo Tarantula

jbaiao

Power Member
Mais um teste feito no JBLAB.
Após um pedido de ajuda do nosso amigo @watt, eis que surgiu a oportunidade de conhecer uma das impressoras 3D lowcost mais "badaladas" da atualidade, impressora 3D Tevo Tarantula.

25bVl88.jpg


A mesma já se encontrava montada, apenas precisava de uns "miminhos" os quais procedemos no imediato:

- Tensão das correias
- Alinhamentos e posicionamento das roldanas
- Novo tubo PTFE
- Novos recordes de pressão do tubo PTFE
- Alinhamento da mesa de impressão vs nozzle
- Aperto sensor endstop Y

Problemas detectados:
- Peças em acrílico quebradas

lLumyYS.png


Provisoriamente tentámos afinar ao máximo para permitir que o nosso amigo @watt pudesse dar os primeiros passos com impressões de qualidade.
Existe a necessidade de reforçar a frame, substituição de algumas peças acrílicas e melhoramento na impressão, mas já dá para se ter uma pequena ideia da performance desta impressora:
47c5U67.png


Notas finais:
É uma maquina promissora, silenciosa e de simples manutenção.
O sistema de roldanas é bom, silencioso face aos varões lisos de uma i3, pena as peças de suporte das mesmas serem em acrílico (uma partiu na montagem). A solução passa por substituir por peças em alumínio que podem ser compradas ou até facilmente fabricadas visto que não requerem maquinações precisas.
A mesa Y é em acrílico e facilmente deforma, mais uma vez a mudança deste componente para alumínio é o ideal.

Esperemos que o nosso amigo @watt possa continuar com os upgrades pois será engraçado acompanhar a sua evolução.
 
Última edição:
Fogo, é o que chamo acumular experiencia! Boa!
Tirando o stringuing, que se resolve bem, até esta com uma qualidade de layer decente.
Interessante verificar que o ponto mais sensivel continua a ser o acrilico que usam neste kits. Apesar da boa opiniao sobre as roldanas , o meu receio é as folgas com o tempo. Do que leio, habitualmente usam t slot "normal" , que nao tem em consideração o angulo de ataque das roldanas.

Será o caso aqui ou efectivamente o angulo da extrusao acompanha o angulo da roldana?
 
Última edição:
Sim, as roldanas de facto podem ser um fator com algum desgaste com o tempo.
Isto "pode" ser um problema porque o perfil 2020 utilizado é o t-slot. O ideal seria o v-slot, cujo formato faz com que a roldana "repouse" no perfil.

Diferenças entre t-slot e v-slot:

ToHB2Sw.png


Mas isso a acontecer será com o tempo, e da mesma forma que desgasta a roldana também a "vinca" com a forma correta.
No fundo não encaro como sendo problemático.
 
Pois bem... passado 1 mês lá voltou novamente a Tevo Tarantula ao JBLAB.
Resumindo... não basta ser habilidoso... é também preciso habilidade!

Praticamente tive de reconstruir a Tevo Tarantula com novas peças impressas.
Efetivamente as peças em acrílico (com falta de cuidado à mistura!) acabaram por ceder.

Irei fazer um breve manual das intervenções que foram feitas mas deixo-vos aqui duas fotos ilustrando o que "não se deve fazer" na eletrónica.
Eis a entrada na board dos 12V:

VnKDEbe.jpg
o327lww.jpg


E é assim que se consegue transformar uma impressora em cinzas........
Fica o alerta!
 
@jbaiao, epah até me arrepiei todo nessas ligações da cama... é impressão minha ou quase, quase, quase que se tocam na parte descarnada?

Fire Alert!!!!

Boa chamada de atençao meu caro!!
 
Prontos.... terminado a intervenção no JBLAB. resultado:

H5DY3gT.jpg


A estrutura foi toda reforçada, ficando apenas a faltar alguma parafusada por falta de porcas.

Aplicação de tensor de correia no eixo Y e respetivo apoio de motor com endstop incorporado:
O7ffLP9.jpg
HIJOAe6.jpg


Substituição das peças em acrílico nos eixos X e Z, novo apoio para leadscrew e respectivo endstop do Z, tudo impresso em PLA (a pedido do dono) com enchimento de 50%, layer 0.3, parede/topo/fundo 4.
De salientar o excelente sistema para o leadscrew que caso o nozzle bata no vidro automaticamente desencaixa o eixo X para não danificar nada:
9pEvbHe.jpg


Novo carriage, de notar o sistema de apenas 3 roldanas, facilita a pmontagem e respectivo alinhamento. No eixo Z foi utilizado o mesmo conceito. O suporte do extrusor é novo e todo o conjunto foi redesenhado, principalmente para aplicação do endstop do X.
oH2mdjc.jpg


Electronica arrumada, todos os fios foram "re-soldados", incluído todos os endstops:
Dfh1jqD.jpg
hDLu8LP.jpg


Impressão do famoso cubo 20x20, antes e depois:
yd19o61.jpg


Peça impressa já com o novo setup, com layer 0.4:
ERvVstn.jpg


Tirando estes aspetos todos fotografados, foi ainda substituído o heat break por um OEM da E3D, motor do extrusor remontado e aparafusado devidamente, marlin 1.1.6 ajustado à Tevo Tarantula.
Muitas peças foram redesenhadas por mim, o que deu o dobro do trabalho!

Ficou por fazer (por falta de tempo e pressão do respectivo dono....) a mesa do Y, que é em acrílico e dobra por todo o lado!

Este foi mais um contributo meu, talvez por teimosia ou algo parecido, para um membro aqui do fórum.....

FICA ESTE ESPAÇO EM BRANCO PARA COLOCAR TODOS OS STL......
 
Fogo! Mais uma intervenção de primeira classe!
Os resultados sao notorios entre as prints!

É pena não te terem deixado a maquina mais um pouco! Esse upgrade da mesa y, que pela descricao deve mesmo ser fraquinha teria sido fundamental, mas pronto. Era uma boa oportunidade, perdida, de fazer um upgrade a 100%!


Espero que o dono tenha mãozinhas para manter o bicho, dps de todo esse trabalho!

Os proximos donos de tarantulas, estao cheios de sorte, peças redesenhadas e tudo....
 
Se fosse minha ainda tinha umas semanas de afinação, e principalmente mudar o raio da mesa Y.
A mesa é o pior, toda em acrílico e aquilo dobra por tudo o que é lado...... mas pronto o dono é que sabe.....
Da minha parte fiz o que me estava ao alcance e só não mudei a mesa por uma decente porque não tive disponibilidade, senão já o teria feito.
 
Muito obrigado pela partilha jbaiao. Adquiri uma e sendo a primeira, ainda tenho muita leitura para fazer sobre este mundo.
Comprei juntamente o segundo eixo Z e um módulo para prevenir que a bed aqueça até ao infinito e já tenho em mente que peças imprimir primeiro para melhorar a qualidade de impressão.
 
Sim, o segundo motor para Z é uma melhoria.
Mas não sei até que ponto não optava apenas por um motor, torna-se mais simples caso pretendas mover manualmente o eixo Z, algo assim:
https://www.thingiverse.com/thing:2039503

Acho que este conjunto de mods dará outra consistência e estabilidade à impressora.

Relativamente à questão que mencionas do tal modulo para a bed não aquecer até ao "infinito"´, estás a ver mal a coisa.
O mosfet (é o tal modulo :) ) serve para separar a corrente da board e da bed, ou seja, em vez de usares os 12V que saem da board para alimentar a bed, passas a usar esta saída para ativar o dito mosfet. O mosfet tem um circuito separado de 12V que servirá para aquecer a bed.
Dito isto, o mosfet não faz qualquer controlo da passagem de corrente, o que controla é a board com o "Marlin", e é o "Marlin" que verifica a temperatura que tens na bed (através do termistor), ativando ou não o mosfet consoante a necessidade da bed. Em plena impressão, caso tenhas uma quebra de temperatura ou uma subida demasiado elavada (penso que são 5º de diferença para + ou -), o "Marlin" deteta e suspende a impressão, desligando o hotend e a heatbed. Só para referencia temporal, este era o maior problema inicial do "Marlin", não tinha qualquer controlo e algumas impressoras viraram pó.........
Claro que isto não evita a 100% que tenhas algum problema de sobreaquecimento, bastava o mosfet avariar e ficar em modo de passagem de corrente, mas penso que isto a acontecer no mosfet será de 1 para 1 milhão... hehehe
 
Sim, o segundo motor para Z é uma melhoria.
Mas não sei até que ponto não optava apenas por um motor, torna-se mais simples caso pretendas mover manualmente o eixo Z, algo assim:
https://www.thingiverse.com/thing:2039503

Acho que este conjunto de mods dará outra consistência e estabilidade à impressora.

Relativamente à questão que mencionas do tal modulo para a bed não aquecer até ao "infinito"´, estás a ver mal a coisa.
O mosfet (é o tal modulo :) ) serve para separar a corrente da board e da bed, ou seja, em vez de usares os 12V que saem da board para alimentar a bed, passas a usar esta saída para ativar o dito mosfet. O mosfet tem um circuito separado de 12V que servirá para aquecer a bed.
Dito isto, o mosfet não faz qualquer controlo da passagem de corrente, o que controla é a board com o "Marlin", e é o "Marlin" que verifica a temperatura que tens na bed (através do termistor), ativando ou não o mosfet consoante a necessidade da bed. Em plena impressão, caso tenhas uma quebra de temperatura ou uma subida demasiado elavada (penso que são 5º de diferença para + ou -), o "Marlin" deteta e suspende a impressão, desligando o hotend e a heatbed. Só para referencia temporal, este era o maior problema inicial do "Marlin", não tinha qualquer controlo e algumas impressoras viraram pó.........
Claro que isto não evita a 100% que tenhas algum problema de sobreaquecimento, bastava o mosfet avariar e ficar em modo de passagem de corrente, mas penso que isto a acontecer no mosfet será de 1 para 1 milhão... hehehe
Excelente! Obrigado pelas dicas. Já adicionei a mod aos favoritos.
Quanto ao Marlin, não tinha conhecimento desse funcionamento. Apenas tinha lido a explicação sobre o mosfet para leigos e pelo preço, achei que não valia a pena arriscar.
Muito obrigado mais uma vez.
 
Boas malta,
Se precisarem de informação adicional, upgrades, tutoriais, etc, etc, podem visitar o meu canal.
Nele vão encontrar mais de 57 videos apenas para esta impressora (tevo tarantula) e outras.
https://www.youtube.com/playlist?list=PLY5Z2koT4Mi7TSt8iTJ-Gs602eAphRKc8
Já tinha visto alguns dos teus vídeos. MUITO BOM MESMO!

Gostava de ter o teu "à vontade" no idioma EN para fazer alguns tutoriais das maquinas com que já lidei.
NOTA 10!

Obrigado pela partilha.
 
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