GIMP - Tópico Geral

Hoje em dia o mundo da edição de imagem, é sem dúvida dominado por o Photoshop.

A ousadia de projectos open-source como o GIMP, a tentar entrar nesse "mundo", mostra a força deste projecto.

Para aqueles que gostariam de usar GIMP, mas estão habituados à distribuição de menus como o Photoshop, podem sempre instalar o Gimpshop.

Eu hoje em dia como não faço muita edição de imagem (e para não ter que estar a emular PS CS2 no Wine) uso o Gimpshop.
 
Realmente comparar o GIMP e o Paint. O GIMP está muito mais próximo do Photoshop, e com a 2.6 deve estar ainda melhor, que o Paint está do GIMP. O GIMP é um software de edição de imagem e o Paint é uma cena que dá para fazer "desenhos".
 
Última edição pelo moderador:
Hoje em dia o mundo da edição de imagem, é sem dúvida dominado por o Photoshop.

A ousadia de projectos open-source como o GIMP, a tentar entrar nesse "mundo", mostra a força deste projecto.

Para aqueles que gostariam de usar GIMP, mas estão habituados à distribuição de menus como o Photoshop, podem sempre instalar o Gimpshop.

Eu hoje em dia como não faço muita edição de imagem (e para não ter que estar a emular PS CS2 no Wine) uso o Gimpshop.

Uma vez instalei esse Gimpshop... Exactamente igual ao Gimp normal, estava à espera de um aspecto visual como o Photoshop mas nada.

Já agora, o site deles.... horrível
 
Tenho usado o Gimp há já algum tempo, penso que para os utilizadores normais, chega e sobra, só não gosto do aspecto visual, as janelas independentes, para mim não fazem sentido nenhum, um aspecto como o Photoshop era muito melhor e mais fácil de utilizar. Outra coisa é, desenhar um rectângulo ou circulo, não há um ícone para isso...
 
Uma vez instalei esse Gimpshop... Exactamente igual ao Gimp normal, estava à espera de um aspecto visual como o Photoshop mas nada.

Já agora, o site deles.... horrível

O Gimpshop não aproxima o visual do GIMP ao do Photoshop, simplesmente altera a nomeclatura e organização dos itens nos menús, de forma a se aproximar mais do Photoshop...

A única coisa que mudava no GIMP é a separação das janelas. Dificulta bastante a sua utilização...
 
A única coisa que mudava no GIMP é a separação das janelas. Dificulta bastante a sua utilização...

Pelo meu lado, isso era precisamente o que eu não alterava: tenho dois monitores grandes e o facto de poder meter a caixa de ferramentas e as várias janelas em ecrãs separados dá-me muito jeito.
 
Tenho usado o Gimp há já algum tempo, penso que para os utilizadores normais, chega e sobra, só não gosto do aspecto visual, as janelas independentes, para mim não fazem sentido nenhum, um aspecto como o Photoshop era muito melhor e mais fácil de utilizar. Outra coisa é, desenhar um rectângulo ou circulo, não há um ícone para isso...

Ferramenta de Elipse ou Rectângulo + Ctrl + Shift.

Estou à espera é das próximas versões, esta ainda é só um cheirinho. O suporte a 16bit virá muito provavelmente na 2.8.

Finalmente perdeu a Tool bar.... eu até gostava, mas como o Photoshop mudou, as pessoas também mudaram...

O que o 2.6 vem o 2.4 também dá para pôr. Basta ir às preferências e meter em ambos utility windows.
 
Óptimas notícias! Andava ansioso pelo lançamento desta versão. Este é sem dúvida um grande projecto.

Quanto à separação das janelas, não me faz confusão nenhuma. Experimentem colocar o GIMP um workspace à parte.
 
Estava ansioso por este lançamento. Isto é um grande salto para o GIMP. Estou, também, ansioso que aterre no Portage. Mas isso ainda deve demorar umas semanitas.. a ver vamos se os developers testam a estabilidade do mesmo rápido! :)
 
GIMP 2.8 com interface de janela única… finalmente!!!

do Peopleware de Vítor M.
O GIMP é umas daquelas aplicações que provoca no utilizador um sentimento de amor e ao mesmo tempo de ódio. De amor porque de forma gratuita podemos ter todo o poder de edição de imagem somente conseguido recorrendo à mais poderosa ferramenta proprietária, o Adobe Photoshop. Os custos são de tal ordem incomportáveis que a utilização gratuita do GIMP atira por terra a necessidade do utilizador básico e médio de adquirir o Photoshop. Em relação ao sentimento de ódio, todos sabemos porquê!
A grande problemática que tem afastado muitos utilizadores desta ferramenta é a forma como as ferramentas se espalham pelo ambiente de trabalho. Não havendo uma única janela que agregue todas as ferramentas, deixam algum desconforto ao utilizador.
Mas há boas notícias para os que gostam de ter uma única janela com o programa. A versão 2.8 trará a possibilidade de unificar todas as janelas num single window mode. Conforme pode reparar nestas imagens de exemplo, o GIMP aproximou o sua interface à do Photoshop, oferencendo uma maior sensação de familiaridade ao utilizador. Não falta muito para que possam instalar o GIMP já com esta funcionalidade, será o passo que falta para o GIMP se assumir como a melhor ferramenta de edição de imagem do mercado?
Os programadores do GIMP estão também a estudar o melhor caminho para a ferramenta lidar melhor com a edição de múltiplas imagens. Não esperem no entanto que sejam incluídas já nesta versão os separadores, conforme podem ter no Photoshop CS4. Segundo escreve Peter Sikking no seu blog, existem 3 razões para a não inclusão das tabs. Em vez disso, será colocada uma nova opção: em cima haverá uma barra com as imagens abertas em miniatura. Desta forma o utilizador poderá alternar entre imagens.
Mas haverá mais novidades. Outras ideia é colocar sobre a janela principal, pequenas janelas, apelidadas de polaroids que servem de exemplo de edição. Estas imagens podem ser movimentadas permitindo maior visibilidade sem comprometer esses exemplos visíveis e permanentemente presentes.
Nada como esperar para ver. O GIMP está de facto a dar o salto que se exigia e mesmo com estas modificações, não deixará de permitir aos utilizadores a optimização das janelas. Sempre foi um trunfo desta ferramenta, onde cada um de nós pode por as ferramentas onde melhor lhe der jeito. Downloadsquad
Fonte
 
Finalmente:D

Faz-me uma confusão dos diabos as 50 janelas que abre o Gimp. Tudo arrumado numa fica muito melhor e mais funcional:).

Cumps.
 
Boas

Estou à espera dessa mesma versão, pois sempre foi coisa que não gostei. Há uma forma de meter tudo numa janela só, mas já não sei como é.
O que ainda não consegui descobrir é para quando será lançada a versão 2.8.0... Mas fico a aguardar...
 
Menos mal, pelo menos existe essa opção para a malta que prefere o estilo Photoshop/Windows. Pessoalmente gosto mais das janelas independentes, pois permitem uma flexibilidade muito maior.

No entanto, parece que ainda não é desta que se vai ter grupos de layers... É esperar mais umas quantas versões para que o GEGL seja integrado, e mais outras tantas para que finalmente esta feature seja nativa.
Trabalhar com dezenas de layers (ou centenas, número a que é fácil chegar em determinados trabalhos) todos na "raiz" é puro inferno.
 
Também acho que isto já cá devia andar há mais tempo... Para mim é mais confuso ter várias janelas cá em baixo na barra e depois andar à procura da janela principal para, por exemplo, arrastar para lá uma foto que esteja numa pasta...

E quanto a inovações a nível de features, novos menus e opções??? Alguma novidade a destacar???
 
Última edição:
Foi a melhor coisa que eles podiam ter feito! Deixar as duas opções para organizar com janelas separadas e tudo agrupado numa janela. Assim agrada a gregos e troianos! :D Quem trabalha com dois monitores lado a lado por vezes prefere as janelas separadas! ;)
 
Eu por acaso até uso mas não faço uso das janelas em separado pois um dos monitores é uma TV LCD grande o suficiente para ter tudo na mesma janela...

Pessoalmente prefiro tudo numa só janela...
 
Back
Topo