Fritadeira a Ar (Air Fryer)

Eu ainda nao utilizei a minha, como fazem as batatas "fritas" sendo das descascadas em casa?

o truque é deixa las uns 30 min de molho em água para tirar o amido em excesso e depois secá-las muito bem! Quanto às Cosori e falta de conteúdos em inglês já muitos sites com receitas passo a passo de vários produtos na fryer

Normalmente não as coloco de molho, mas é importantíssimo secá-las muito bem.

Podes fazer sem óleo/azeite, mas eu gosto de adicionar 1 ou 2 colheres de óleo/azeite às batatas dependendo da quantidade pois ficam muito melhores.

+/- 15 minutos a 180º e mexer 2 ou 3 vezes.

No final adiciono alho em pó (mesmo muito fino) e oregãos, não costumo adicionar sal.
 
Temos uma.. .do aldi ou do lidl.. (não sei qual delas foi, mas tem 3 anos de garantia) e adoramos o raio da máquina! serve perfeitamente para fazer... e somos 6 à mesa.. :)

Desde que experimentámos..não queremos outra coisa (salvo seja). Nunca mais se fritou batatas cá em casa, sem ser na máquina.. :) Batatas muito mais...... à McDonalds.. :)
Já agora, em relação às batatas propriamente ditas, as McCain são boas...mas pelo preço as do Mercadona são óptimas!! :)


edit: acho que foi ~59euros.
fui ao Aldi e ao Lidl ver se encontrava, mas não encontrei nenhuma.

Sabes me dizer a marca, modelo e assim dessa air fryer que compraste para poder perguntar lá a um funcionário?

Já agora, se não for pedir muito, quanta capacidade tem essa air fryer? Presumo que seja menos de 3L, não?
 
fui ao Aldi e ao Lidl ver se encontrava, mas não encontrei nenhuma.

Sabes me dizer a marca, modelo e assim dessa air fryer que compraste para poder perguntar lá a um funcionário?

Já agora, se não for pedir muito, quanta capacidade tem essa air fryer? Presumo que seja menos de 3L, não?

Posso ver logo quando chegar a casa.

No lidl é tudo silvercrest (é a marca deles), mas ainda assim depois confirmo.

Os folhetos deles são cíclicos/semanais...portanto...o que pode haver esta semana...não há na seguinte... (ou por vezes há sobras/promoções com o que sobra)

fui ao Aldi e ao Lidl ver se encontrava, mas não encontrei nenhuma.

Sabes me dizer a marca, modelo e assim dessa air fryer que compraste para poder perguntar lá a um funcionário?

Já agora, se não for pedir muito, quanta capacidade tem essa air fryer? Presumo que seja menos de 3L, não?
Aqui fica:

https://postimg.cc/gallery/cNnXVRn
 
Também vou investir numa. Uso bastante o forno como alternativa aos fritos, mas o forno para além de ter um elevado consumo energético dá algum trabalho a limpar.

Estou decidido pela Airfryer da Phillips. A minha dúvida é entre a Essential (4.1L) ou Essential XL (6.2L).
Para duas pessoas, ou 3 a pensar no futuro, 4.1L seriam suficientes?
 
Tenho feito algumas carnes na cosori, mas sobretudo carnes brancas, peito de frango/peru, nunca ficam grande coisa.

Isso é normal tendo em conta as características da carne do peito de frango/peru. É uma carne já seca de si que quando exposta ao calor intenso e direto vai secá-la ainda mais.

Eu faço asas de frango com frequência no air fryer e ficam sempre bastante boas e suculentas, mas lá está, estão envolvidas pela pele e têm alguma gordura.

Honestamente se vais fazer os peitos de frango/peru só por si, sem nenhum tipo de polme, massa folhada, pele etc a proteger eu não o faria no air fryer.
 
Ainda não percebi se as air Fryer são mais saudáveis que as fritadeiras convencionais. As maiores temperaturas atingidas na air fryer, também não são nada saudáveis.
 
Ainda não percebi se as air Fryer são mais saudáveis que as fritadeiras convencionais. As maiores temperaturas atingidas na air fryer, também não são nada saudáveis.

Eu posso estar enganado mas a maioria das air fryer cozinham a cerca de 200 graus, numa fritadeira convencional fritas a 170/180 graus se controlares bem a temperatura para não subir demasiado. Não sei até que ponto esta diferença de temperatura é prejudicial. É como fazer a comida no forno.
 
Boa tarde,
Também estou interessado.

Contudo, após uma breve pesquisa retirei estas informações:

"Devido às altas temperaturas, a fritadeira elétrica não preserva o valor nutricional dos alimentos​

Cozinhar os alimentos na air fryer não é a melhor forma de preservar de preservar os nutrientes da comida. Isso porque quanto mais alta for a temperatura (acima de 100°C), maior será a perda de vitaminas e minerais. E a fritadeira elétrica, dependendo de sua programação, é capaz de atingir até 300°C, fazendo com que os alimentos percam boa parte dos seus valores nutricionais. Vale lembrar que isso também vale para outras formas de cocção, ok?

Alimentos superaquecidos na air fryer podem produzir uma substância malevolente conhecida como acrilamida​

As temperaturas elevadas da air fryer também podem ser prejudiciais a saúde devido a uma substância química chamada acrilamida. Produzida quando os alimentos são superaquecidos durante o preparo - sobretudo os que forem ricos em amido, como batata, mandioca e outras raízes -, a substância é prejudicial para o organismo do ser humano. Chegando, em alguns casos, a desenvolver células cancerígenas.

Para evitar que isso aconteça, o método mais seguro é cozinhar os alimentos por pouco tempo e em temperaturas baixas. Por isso, a recomendação é evitar programar a fritadeira elétrica para uma temperatura muito alta antes do preparo dos alimentos. Assim, você evita que ela superaqueça."

A minha questão é, estas informações confirmam-se?
Se assim for, não compro.

Obrigado.
 
A air fryer é um mini forno de convecção.

Se aplicas essa lógica aqui, também é o mesmo que terás a fazer para cozinhar no forno (ou fritar a temperaturas altas na frigideira/fritadeira).

A resposta a esta pergunta és tu que tens de ter.
 
A air fryer é um mini forno de convecção.

Se aplicas essa lógica aqui, também é o mesmo que terás a fazer para cozinhar no forno (ou fritar a temperaturas altas na frigideira/fritadeira).

A resposta a esta pergunta és tu que tens de ter.
Sim, eu sei.
Cá em casa não fazemos fritos.
Mas forno, sim, usamos.
Pensei que, com as air fryer esta questão das altas temperaturas fosse "menos preocupante".
 
No forno não atinge 300°, pelo menos nunca usei a essa temperatura. Nas Air Fryer, não sei a temperatura média de uso. Fritadeira a óleo não uso a anos.
 
Eu tenho uma AirFryer XXL da Philips e de uma forma geral cozinho abaixo da temperatura do forno, ou fritadeira.
Por exemplo, com as batatas fritas não passo dos 150 -155 ºC.
Em relação à temperatura máxima tenho sérias dúvidas que alguma sequer chegue perto dos 300 ºC e o normal comigo é cozinhar até aos 200 ºC ou abaixo.

Já agora, para esclarecer, com temperaturas elevadas podem-se sim perder vários nutrientes pela sua degradação térmica e outro tipo de reacções químicas, mas minerais não se perdem pelo efeito da temperatura.
Podem-se perder minerais ao cozinhar, por diversos processos, mas não pelo efeito da temperatura.

Edit:
A limpeza da minha Airfryer na zona da resistência também não é fácil.
Convém limpar esta zona com alguma frequência para evitar o acumular de gordura e cheiros.
 
Última edição:
Ok.
Estou mais esclarecido.
Na prática nós é que temos de ir regulando a temperatura.
Só pelo fato de não ter de se usar óleo, já é uma grande vantagem.
 
Boa tarde,
Também estou interessado.

Contudo, após uma breve pesquisa retirei estas informações:

"Devido às altas temperaturas, a fritadeira elétrica não preserva o valor nutricional dos alimentos​

Cozinhar os alimentos na air fryer não é a melhor forma de preservar de preservar os nutrientes da comida. Isso porque quanto mais alta for a temperatura (acima de 100°C), maior será a perda de vitaminas e minerais. E a fritadeira elétrica, dependendo de sua programação, é capaz de atingir até 300°C, fazendo com que os alimentos percam boa parte dos seus valores nutricionais. Vale lembrar que isso também vale para outras formas de cocção, ok?

Alimentos superaquecidos na air fryer podem produzir uma substância malevolente conhecida como acrilamida​

As temperaturas elevadas da air fryer também podem ser prejudiciais a saúde devido a uma substância química chamada acrilamida. Produzida quando os alimentos são superaquecidos durante o preparo - sobretudo os que forem ricos em amido, como batata, mandioca e outras raízes -, a substância é prejudicial para o organismo do ser humano. Chegando, em alguns casos, a desenvolver células cancerígenas.

Para evitar que isso aconteça, o método mais seguro é cozinhar os alimentos por pouco tempo e em temperaturas baixas. Por isso, a recomendação é evitar programar a fritadeira elétrica para uma temperatura muito alta antes do preparo dos alimentos. Assim, você evita que ela superaqueça."

A minha questão é, estas informações confirmam-se?
Se assim for, não compro.

Obrigado.
Se está na net e num site brasileiro entao é verdade.
 
Se está na net e num site brasileiro entao é verdade.
Sim, tens razão que muita coisa que está na net não é verdade.
Contudo, é preciso sempre se há fundamento ou não em cada questão.
Neste caso, tem fundamento.
Conforme o que o JackFlash, de forma geral cozinha a temperatura abaixo da temperatura do forno.
Portanto, fiquei esclarecido.
 
Ok.
Estou mais esclarecido.
Na prática nós é que temos de ir regulando a temperatura.
Só pelo fato de não ter de se usar óleo, já é uma grande vantagem.
No que respeita a fritos sem dúvida é uma grande vantagem.
Contudo não é totalmente sem óleo em vários casos, usa é uma quantidade infimia de óleo quando comparado com uma fritadeita.
 
Isso é normal tendo em conta as características da carne do peito de frango/peru. É uma carne já seca de si que quando exposta ao calor intenso e direto vai secá-la ainda mais.

Eu faço asas de frango com frequência no air fryer e ficam sempre bastante boas e suculentas, mas lá está, estão envolvidas pela pele e têm alguma gordura.

Honestamente se vais fazer os peitos de frango/peru só por si, sem nenhum tipo de polme, massa folhada, pele etc a proteger eu não o faria no air fryer.
Partilha aí a receita das asas
 
Back
Topo