Fotografar produtos de grande dimensão

patascas

Power Member
Bom dia. Preciso da vossa ajuda com um "problema" com a minha máquina atual.
Tenho uma Canon EOS 90D com lente EFS 18-55mm, que uso no trabalho para fotografar sofás que podem ir de 80cm a 380cm de largura.
As fotografias são tiradas num ambiente pouco controlado com alguma luz natural, e no meio da loja (com os outros sofás ao molho). Quando fotografo os sofás de maior dimensão, para captar tudo e ter um melhor ângulo, tenho de fotografar mais de longe, no entanto quando isso acontece vejo que as fotos não ficam totalmente nítidas e ficam com bastante blur e grão, o que não acontece quando fotografo sofás mais pequenos ou cadeiras.

Sabem dizer-me se isto se deve ao tipo de máquina ou lente que tenho, ou se é por outra questão? E como resolver?

Obrigado.
 
Se o grão aumenta, estás a puxar demasiado pelo ISO. Idealmente, e partindo do princípio que dominas o triângulo da exposição, precisas de um tripé, meter o ISO a 100 ou 200, na maior abertura que a lente permitir, e baixar a velocidade de exposição (por isso precisas do tripé).
 
Bom dia. Preciso da vossa ajuda com um "problema" com a minha máquina atual.
Tenho uma Canon EOS 90D com lente EFS 18-55mm, que uso no trabalho para fotografar sofás que podem ir de 80cm a 380cm de largura.
As fotografias são tiradas num ambiente pouco controlado com alguma luz natural, e no meio da loja (com os outros sofás ao molho). Quando fotografo os sofás de maior dimensão, para captar tudo e ter um melhor ângulo, tenho de fotografar mais de longe, no entanto quando isso acontece vejo que as fotos não ficam totalmente nítidas e ficam com bastante blur e grão, o que não acontece quando fotografo sofás mais pequenos ou cadeiras.

Sabem dizer-me se isto se deve ao tipo de máquina ou lente que tenho, ou se é por outra questão? E como resolver?

Obrigado.
Se notas blur é porque não deve estar tudo em foco, suponho eu,...
seria importante perceber se quando fotografas estás a segurar na camera, ou a camera está apoiada num tripe, porque parte do desfoque pode advir daí, se a velocidade do obturador for demasiado baixa, e estiveres a segurar na camera quando fotografas, pode provocar algum desfoque;
Grão poderá ser do ISO, suponho que poderás ter de usar um ISO alto por causa das condições de luz, e como referes que mexes no ISO poderá advir daí;
Pelo que relatas todos esses supostos problemas poderão ser inadvertidamente causados por ti.
Outra questão seria saber se notas "estes problemas" quando fotografas em modo automatico ou só em modo manual, se for em modo manual poderás estar a descurar algum dos parametros, e depois tens resultados não satisfatorios... penso que em modo automatico não deverias ter este tipo de resultados negativos.
 
Para obter a melhor qualidade óptica não convém ter o diafragma (abertura) todo aberto. Ideal será trabalhar em modo manual, escolher entre f8.0 e f11.0, ISO inferior a 200 e compensar com a velocidade, usando tripé e recomendo usar um cabo disparador ou colocar a máquina em pose para disparar sozinha.

Também convém perceber se estás a usar o zoom sempre na mesma abertura (18 a 55mm) porque isso influencia a performance da objectiva.
 
Ele está a fotografar sofás, no meio de uma loja...

Não é preciso tanto preciosismo nem complicar tanto.
Se achas que aquilo que eu disse é "preciosismo" e "complicado" para quem está a trabalhar com uma câmara semi-profissional então recomendo usar um telemóvel com uma boa câmara, está bom assim ou agora simplifiquei demasiado?
 
Obrigado a todos pelas respostas.
De facto não uso o tripé, e o que vocês dizem sobre isso faz todo o sentido. E sim, já reparei que quando fotografo em modo automático e em modo manual noto diferenças, mas não percebendo muito do assunto não consegui fazer a ligação das coisas.
Vou testar com as vossas dicas e dou feedback.
 
se usas manual e automatico e continuas com desfocagem. é porque o problema está nas tuas mãos. quanto mais tempo apontas mais tremes. tira umas em rajada ( 6 ou 8 ) alguma a de ficar boa.
mão na objectiva a segurar firmemente a mesma, cotovelo encostado ao peito, mão direita no obturador e cotovelo encosta ao teu lado direito do tronco. o apoio e controlo da respiração é essencial se tardas muitos em disparar.
procura na net exemplo de posturas adequadas. se isso pode ajudar.

se vais usar tripé; 1º mete isso a disparar 2 segundos depois de carrgares no obturador, ou/e se a lente ou a camara tiver estabilizador, desliga isso quando for para sacar fotos com tripé- ( se estiver em tripé não necessitas estabilizador e o mais ao sacar a foto vai se mover e mover a camara, nem que seja pouco logo a foto irá ficar desfocada, ligeiramente, mas desfocada)
 
Se achas que aquilo que eu disse é "preciosismo" e "complicado" para quem está a trabalhar com uma câmara semi-profissional então recomendo usar um telemóvel com uma boa câmara, está bom assim ou agora simplifiquei demasiado?
Sim, acho que tudo o que disseste não vai fazer diferença nenhuma para o propósito do OP. Mas repara, é a minha opinião.

E sim, acho que estás a complicar sem necessidade nenhuma.

É simples, abertura máxima, ISO mínimo, e velocidade a compensar os dois parâmetros anteriores... Em cima de um tripé.

E os sofás ficarão sem blur, e sem grão. Se a velocidade for muito lenta, usa o temporizador da máquina para não haver tremeliques. Não vás comprar nenhum cabo disparador. Também é completamente desnecessário.
 
Se a velocidade for muito lenta, usa o temporizador da máquina para não haver tremeliques. Não vás comprar nenhum cabo disparador. Também é completamente desnecessário.
Eu falei nas duas hipóteses sendo que embora ambas sirvam o propósito de fotografar imóveis (no sentido em que não se mexem 🙄) o cabo disparador define o momento que tu decides disparar o que é benéfico em muitas outras utilizações!

Eu não dou para paternalismos do tipo "são só sofás", lamento.
 
Eu falei nas duas hipóteses sendo que embora ambas sirvam o propósito de fotografar imóveis (no sentido em que não se mexem [emoji849]) o cabo disparador define o momento que tu decides disparar o que é benéfico em muitas outras utilizações!

Eu não dou para paternalismos do tipo "são só sofás", lamento.
Oh brancaman, não te chateies com isto. A ideia é ajudar o OP... Não é andar aqui a ver quem é que sabe mais ou menos.

Tudo o que referiste está certo. Mas na minha opinião, estar a ir ao Pináculo do pixel, com a distância focal e abertura ideais para espremer a maior nitidez possível... De uma lente de kit, que está a fotografar um sofá no meio dos outros, numa loja mal iluminada (para a fotografia)... É estar a complicar. Sobretudo para o OP, que não domina ainda tão bem o triângulo da exposição, senão não estava aqui a colocar as suas dúvidas.

Talvez agora tenhas entendido o meu ponto de vista.

E... Respira, homem. A ideia é ajudar, não é estarmos a aqui a gastar tempo com coisinhas.

Por aqui me fico. Para ajudar, vou tendo ainda alguma paciência... Mas para estas coisinhas, já não tenho pachorra.
 
Eu percebo o ponto dele... Não estamos a falar de alguém a dar snaps com um telemóvel, estamos a falar de alguém que já investiu uns 4 digitos em equipamento de gama média, o que bem ou mal investido, já prova que há intenção de que saia algo aceitável.
E ainda por cima, pelos vistos é para fins profissionais e comerciais. Negócios com sites e fotos dos produtos bastante medíocres é o que já não falta por aí. Para isso, yah, pega num telemóvel. :D

Vou tentar simplificar:
- Arranja um tripé e usa timer. Se o que estás no "teu" espaço a fotografar algo que não foge, não há desculpa.
- Usa manual ou Av, ISO abaixo de 400, F8 e a velocidade metes o que quer que seja necessário.
- Sempre que haja espaço, tenta usar a lente numa focal de +- 25-35mm para não distorcer o sofá.
- Arranja um projector LED branco com um CRI de 90 e muitos %.

O último ponto é dos mais importantes, FOTOGRAFIA É CAPTAÇÃO DE LUZ.
Muitas lojas até têm luz, mas é péssima. Um projector bem colocado, não só te vai dar luz e permitir a máquina fotografar melhor, como vai destacar o sofá que queres fotografar porque vai ficar muito mais iluminado que os outros. O chamado efeito de "spotlight", como quando se ilumina um actor em particular no teatro.
 
Sabem dizer-me se isto se deve ao tipo de máquina ou lente que tenho, ou se é por outra questão? E como resolver?
Por partes:
Tens uma belíssima máquina para fazer muita coisa boa. A objectiva embora cumpra em muitas coisas, há outras com melhor qualidade mas como isso implica um investimento grande se calhar não vale a pena para já.
Urgente é arranjares um bom tripé.
Depois é falar com o cliente e convencê-lo a criar um espaço dedicado para poderes fotografar os móveis, algo do género de um showroom com alguns adereços.
Depois entra a iluminação. O ideal é o showroom/estúdio ter boa iluminação artificial (luz de tecto) e depois usar um projector para poderes dar alguma luz lateral (cria sombras, contraste e simula uma luz de uma janela por exemplo). Tenta que essa luz lateral tenha a mesma tonalidade das outras para não teres problemas com as cores (importante num móvel).
Depois entra a parte técnica (usar correctamente a máquina) mas isso vai lá com a experiência.
Espero ter ajudado.
 
Por partes:
Tens uma belíssima máquina para fazer muita coisa boa. A objectiva embora cumpra em muitas coisas, há outras com melhor qualidade mas como isso implica um investimento grande se calhar não vale a pena para já.
Urgente é arranjares um bom tripé.
Depois é falar com o cliente e convencê-lo a criar um espaço dedicado para poderes fotografar os móveis, algo do género de um showroom com alguns adereços.
Depois entra a iluminação. O ideal é o showroom/estúdio ter boa iluminação artificial (luz de tecto) e depois usar um projector para poderes dar alguma luz lateral (cria sombras, contraste e simula uma luz de uma janela por exemplo). Tenta que essa luz lateral tenha a mesma tonalidade das outras para não teres problemas com as cores (importante num móvel).
Depois entra a parte técnica (usar correctamente a máquina) mas isso vai lá com a experiência.
Espero ter ajudado.
Sim, ajudaram todos. Já testei muito rapidamente, com o ISO, abertura e velocidade do obturador e vi logo diferenças.
O estúdio/showroom era o ideal, e ando há anos a falar nisso, mas não acham necessário (é o que temos ahah).
 
Sim, ajudaram todos. Já testei muito rapidamente, com o ISO, abertura e velocidade do obturador e vi logo diferenças.
O estúdio/showroom era o ideal, e ando há anos a falar nisso, mas não acham necessário (é o que temos ahah).

Podem sempre arranjar um compromisso. Não há nenhuma área da loja mais vazia, por onde o sofá passe antes de ir para "montra"?

Era só uma questão de coordenarem e quando chegassem sofás novos, preparavas a foto, o sofá pára ali 5min e segue para o sítio dele.
 
Podem sempre arranjar um compromisso. Não há nenhuma área da loja mais vazia, por onde o sofá passe antes de ir para "montra"?

Era só uma questão de coordenarem e quando chegassem sofás novos, preparavas a foto, o sofá pára ali 5min e segue para o sítio dele.
Infelizmente não temos essa possibilidade, mas já ajudaria. O que temos de fazer é sempre "arrastar" alguns sofás e tirar no local onde ele já esteja exposto.
 
Como alternativa, podem arranjar um setup móvel. Um portico com uns 4 a 5m e um fundo de pano, para meterem atrás do sofá que estão a fotografar. Mas se falas em arrastar, não devem ter grande espaço para isso e depois também requer algum conhecimento de como usar para não ficar uma foto foleira de um sofá com um cortinado.

De qualquer forma, se arranjares iluminação, já podes mandar aberturas e ISO mais baixo e a diferença de luz já isola de certa forma o sofá do resto.
 
O estúdio/showroom era o ideal, e ando há anos a falar nisso, mas não acham necessário (é o que temos ahah).
Há uns anos também fomos a uma loja/fabricante de sofás e o cliente veio com um daqueles catálogos luxuosos italianos a dizer que queria fazer assim 😁.
Quando lhe apresentamos orçamento para fazer "assim" ele optou por fazer "assado" 🤣
 
Back
Topo