Opinião Formato digital ou físico?

Qual preferes?


  • Total voters
    330
Se a memória não me falha, há um número muito limitado de jogos, que permitia isso. O Dark Messiah of Might & Magic usava o Steam para o Multiplayer (embora o jogo corra no Source engine) e deixava ativar a chave no Steam. Posteriormente, alguns jogos que usavam o GFWL também começaram a permitir ativar a própria chave do GFWL (que é mais extensa) no Steam. A página original era esta, mas é difícil distinguir porque estão todos baralhados, incluindo aqueles que foram lançados logo com Steamworks.

Pelo que estou a ver na Wikipédia, esse jogo foi anunciado que iria usar o Steam, mesmo antes de sair. Até podias instalar pelo disco, mas nesse exemplo, eras obrigado a usar o Steam:

On 28 October 2008, it was announced that the game would be released on Valve's content delivery system Steam on the official release date of 6 February; the game requires Steam to install and run for both retail and electronic versions and is integrated into Valve's Steamworks programme to allow updates and multiplayer to function more efficiently.
É possível, estou-me a lembrar de memória de coisas que comprei há mais de 15 anos. Aliás fui ali ver na prateleira (porque é um dos poucos jogos PC que tenho em Lisboa) e nem era o Empire, era o Napoleon, que é um erro possível porque são duas versões muito próximas do Total War.
Mas a certa altura, sim, gostava de comprar físico e só usar em digital pelo comodidade. Provavelmente na altura ainda tinha a ilusão que ter o formato físico ia servir para alguma coisa.
 
Parece que vão mesmo matar o formato físico.

Faz sentido uma vez que nem o refesh da XSX deve ter leitor físico.

Isto é uma derrota para todos que apreciam o formato físico.

Press F to pay respects
 
Parece que vão mesmo matar o formato físico.

Faz sentido uma vez que nem o refesh da XSX deve ter leitor físico.

Isto é uma derrota para todos que apreciam o formato físico.

Press F to pay respects

Eventualmente sim, mas se forem apenas estes jogos poderia ser já devido a terem pouca procura. Pode não justificar a existência do formato.
 
Eventualmente sim, mas se forem apenas estes jogos poderia ser já devido a terem pouca procura. Pode não justificar a existência do formato.

Concordo.
Não estamos a falar de jogos que tenham uma procura astronómica.
O formato fisico apesar de tudo ainda vai dando boas vendas às consolas.
Tirar esse formato de forma repentina das opções, sobretudo em jogos AAA, não tinha lógica.
 
Mas, mas, mas... Este rumor diz que a Xbox não vai matar o formato físico, mas que irá lançar drives externas na próxima geração. E se é rumor, é porque é verdade, certo? Certo? *inserir meme Star Wars*


Desculpem mas não resisti :joker:
Podcasts, outra praga da internet actual, onde qualquer um manda um bitaite e se tiver um following considerável, ganha logo tracção, por mais idiota que seja. O podcast do Joe Rogan salta logo à memória.

PS: O Idle Sloth tinha escrito que ira fazer um esforço em não espalhar mais rumores, e pouco depois, fez este tweet :-D
 
Última edição:
Ultimamente tenho adquirido vários jogos da primeira e da segunda geração da Xbox, e realmente ter a possibilidade de jogá-los na Series X é uma vantagem brutal (com melhorias automáticas). Se a próxima geração disponibilizar leitor externo, acaba por ser um mal menor. Atualmente a minha biblioteca de jogos na Xbox deve ser de 90% digital vs 10% físico, e gostava que no futuro utilizar o formato físico continuasse a ser uma possibilidade.
 
Estou curioso para ler as opiniões de alguns aqui, que ainda há uma página atrás faziam malabarismo intelectual para contrariar certos factos!

A Funimation fez merge com a Crunchyroll após a compra por parte da Sony.

Como é normal, a Sony não iria manter os dois serviços activos com o mesmo conteúdo em ambas, como tal vai eliminar uma delas.

A Sony só tem de disponibilizar o conteúdo comprado na Funimation no Crunchyroll aos seus clientes, algo que me parece simples.

Se não o fizerem, só têm de fazer queixa e deixarem de comprar produtos a empresas que usam essas táticas e passarem a comprar a quem vos dá confiança que não o faz.
 
A Sony só tem de disponibilizar o conteúdo comprado na Funimation no Crunchyroll aos seus clientes, algo que me parece simples.
Htmi7we.jpeg
 
Desculpa lá, mas isso parece-me ingénuo. Até porque o problema é esse: a não ser que tenhas o conteúdo disponibilizado sem DRM (ou outro método de controlo) o que estás a fazer é uma compra cega baseada apenas em confiança. É uma questão de tempo até essa confiança ser quebrada.

Isso não é problema do formato.

Isso é um problema da empresa que vendeu o produto estar a agir de má fé e basicamente a "roubar" o conteúdo aos seus clientes.

Numa situação normal, fazem consolidação de ambos os serviços, e os antigos clientes da Funimation passam a ser agora clientes da Crunchyroll e têm acesso a todas as suas compras.

Se não o fazem e preferem roubar os clientes, então é colocarem em tribunal, etc, e certamente alguém colocará, principalmente nos States.

---------------------------------------------

Para passar o exemplo para a Industria de jogos.

Se a Microsoft comprasse a Sony e por um milagre aprovassem a compra, como é obvio, a Microsoft não iria manter a Xbox e a Playstation.

Ia fazer merge das duas consolas e provavelmente mantinha activa a Playstation pois o nome é mais reconhecido mundialmente e deitava abaixo a Xbox, e mantinha activa a Store da Microsoft e provavelmente deitava abaixo o PSN.

A Microsoft só tinha de consolidar e manter todos os jogos digitais activos de ambas as consolas para a futura consola. Qualquer outra solução era roubar os clientes, mas isso não é problema do formato, é problema da empresa que está a roubar.
 
Última edição:
Numa situação normal, fazem consolidação de ambos os serviços,

Já escreveram que não vão fazer isso e para piorar a situação, ainda aproveitaram para aumentar os preços no outro serviço:

então é colocarem em tribunal
Não adianta colocar em tribunal, está escrito nos TOS que é um aluguer. Acabou o aluguer, pronto. Agora o pessoal 100% digital se quiser que alugue novamente na Crunchyroll tudo aquilo que tinha na Funimation. Pagar múltiplas vezes para nunca se ter nada.

Eu como adepto do formato físico, compro apenas uma vez e sou proprietário para sempre. E por vezes a compra custa menos do que o aluguer, é incrível. Escusado será dizer que uma única compra custa menos do que múltiplos alugueres. E atenção, eu não desejo a extinção do formato digital, tenho quase 9000 jogos no Steam, por exemplo.
 
Já escreveram que não vão fazer isso e para piorar a situação, ainda aproveitaram para aumentar os preços no outro serviço:

Mais uma vez, estão a agir de má fé.

Não adianta colocar em tribunal, está escrito nos TOS que é um aluguer.

Então nesse caso não há nada a fazer. Por isso é que é muito importante ler as letras pequenas quando se compra algo. Se estivermos de bem com o que lá está escrito, avançamos com a compra, se não concordarmos com o que lá está, não se compra.
 
Já escreveram que não vão fazer isso e para piorar a situação, ainda aproveitaram para aumentar os preços no outro serviço:



Não adianta colocar em tribunal, está escrito nos TOS que é um aluguer. Acabou o aluguer, pronto. Agora o pessoal 100% digital se quiser que alugue novamente na Crunchyroll tudo aquilo que tinha na Funimation. Pagar múltiplas vezes para nunca se ter nada.

Eu como adepto do formato físico, compro apenas uma vez e sou proprietário para sempre. E por vezes a compra custa menos do que o aluguer, é incrível. Escusado será dizer que uma única compra custa menos do que múltiplos alugueres. E atenção, eu não desejo a extinção do formato digital, tenho quase 9000 jogos no Steam, por exemplo.

Eu sou apologista do formato físico, mas o problema é quando tens o jogo em formato físico, e precisas dos servidores deles para correr (tipo Gran Turismo Sport) ... e eles vão desligando/tirando os jogos dos servidores...e depois ficas com um jogo capado ou até mesmo sem o conseguires jogar.. :/ Acho que terão sempre a faca e o queijo na mão... infelizmente.



Já tou a pressentir que o jogo vai ficar um pisa papéis. Sem ligação á net nem para o conteúdo single player vai funcionar. E não há rumores sequer de um patch para isto.

Yep.

Quem o jogou jogou, quem não o jogou paciência.

Com o Gran Turismo 7 será exatamente igual, assim que saia o 8. Percebo que enquanto o jogo é usado, faz sentido exigir internet porque o balanceamento dos creditos das pistas e custos dos carros vão sendo alterados, mas podiam realmente chegar ao ponto em que lançam um patch e o jogo deixa de precisar de tudo isso, para ficar usável. O jogo poderia e deveria ficar como o GT6 está neste momento: Online não funciona, offline tudo ok.

Ficava lhes bem os jogos já serem pensados com isso de raíz. Terem um bocado de código lá que bastava o patch alterar uma "flag" e o jogo passava a funcionar dessa forma. Não era preciso andarem a fazer grande trabalho passado uns anos...

 
@willie22 fui ler agora o ToS da Microsoft, e no caso deles não fala nada em "rent". O que diz é isto:

When you purchase Software, you are actually purchasing a license to use the Software rather than purchasing the Software itself.

Ou seja, nós compramos uma licença para usar o software, e a partir desse momento a licença é nossa, logo não nos podem retirar a licença, pois não se trata de nenhum aluguer.

Compramos a licença e não o software em si, pois se comprássemos o software, isso iria permitir que o vendêssemos a outro utilizador, algo que eles não querem que aconteça e que o físico permite.
 
@willie22 fui ler agora o ToS da Microsoft, e no caso deles não fala nada em "rent". O que diz é isto:



Ou seja, nós compramos uma licença para usar o software, e a partir desse momento a licença é nossa, logo não nos podem retirar a licença, pois não se trata de nenhum aluguer.

Compramos a licença e não o software em si, pois se comprássemos o software, isso iria permitir que o vendêssemos a outro utilizador, algo que eles não querem que aconteça e que o físico permite.
Eu não estava a falar da Microsoft mas nesse caso não especificam qual é o tipo de licença. Por omissão costuma ser uma "rental license" e não uma "purchase license".

https://www.techradar.com/news/pc-g...l-age-what-do-you-do-in-a-post-ownership-age\

'According to the agreement that you agree to every single time you buy a game on Steam, "the Content and Services are licensed, not sold. Your license confers no title or ownership in the Content and Services."'
 
Eu não estava a falar da Microsoft mas nesse caso não especificam qual é o tipo de licença. Por omissão costuma ser uma "rental license" e não uma "purchase license".

Tem lá isto:

Software licenses purchased at the Microsoft Store are subject to the license agreement that accompanies the Software product (the "License Agreement").

Depois vou ao License Agreement e não tem nada de Rental License, pelo menos no que encontrei no site deles.

A unica coisa relacionada que encontrei no agreement é isto:

  1. The Xbox Software is licensed to You, not sold. You are licensed to use the Xbox Software only as pre-installed in Your Xbox Console or Authorized Accessory, and updated by Microsoft from time to time. You may not copy or reverse engineer the Xbox Software.

Basicamente confirma que a licença é nossa, mas o software não é nosso, logo não o podemos copiar nem fazer reverse engineer.
 
@Ansatsu penso quando dizem que não estão a vender o software, é porque se o fizessem, eles deixavam de poder vender porque passavas a ser o dono integral do software.

Isto é, se eu arrendar uma casa, digamos perpetuamente para ser um exemplo parecido, a casa continua a ser minha mas tens licença para lá habitar. Enquanto que se eu te vendesse a casa perderia o direito à mesma.

Não é um exemplo exatamente igual mas penso que a premissa está lá.
 
'According to the agreement that you agree to every single time you buy a game on Steam, "the Content and Services are licensed, not sold. Your license confers no title or ownership in the Content and Services."'

Exatamente, compraste a licença para o software e não o software em si.

Se comprasses mesmo o software, então nada te impedia de criares varias copias do software que compraste e depois vendias o mesmo aos desbarato varias vezes.

@Ansatsu penso quando dizem que não estão a vender o software, é porque se o fizessem, eles deixavam de poder vender porque passavas a ser o dono integral do software.
É exatamente isso que também entendo. Não podem vender o software em si, ou o software passava a ser meu e não fui eu que o desenvolvi. Eles vendem é uma licença que me permite usar o software.

Se forem ler os termos do fisico, é algo similar. O software que está dentro do Blu Ray não é nosso, apenas temos uma licença para o usar.

O ponto é que tanto na Microsoft como no Steam, não vejo referencia a Rental em lado algum, logo não é uma renda, mas sim uma venda da licença.

Já o Gamepass, a licença dos jogos é arrendada, pois não comprei a licença.
 
Última edição:
"Your license confers no title or ownership in the Content and Services."

A partir daqui podem simplesmente retirar o acesso como a Crunchyroll fez e "business as usual".
 
Back
Topo