[FAQ - Android] O que fazer para aumentar a rentabilidade da bateria?

Status
Fechado a novas mensagens.

clacademica

Power Member
Eu, como muitos frequentadores do forum, temos um terminal com o SO Android.
Em certos terminais, há um consumo exagerado de energia, devido às excessivas aplicações que correm no terminal, o que, para alguns, significa autonomia para poucas horas.
Desafio cada user a colocar sugestões para que qualquer terminal com o SO Android tenha bateria para mais tempo.


Dicas dadas (Atualizado às 13h11 do dia 08/01/2011)

- 3G desligado/usar apenas 2G
- GPS desligado
- Wireless desligado
- Ligação de dados desactivada
- Dados em segundo plano desactivados
- Sincronizações automáticas desactivadas
- Desactivar live wallpapers
- Não encher o ecran de widgets
- Baixar a luminosidade/tempo que o ecran demora a apagar-se
- Não instalar tudo e mais alguma coisa que aparece pela frente.... Instalar só as apps que se usam, para poupar recursos
- instalar uma ROM sem lixo das operadoras, e sem apps que não se usem que também vinham de origem.
OU
- fazer root ao telemóvel, para se poder desintalar apps de origem que não interessam
(discutível)
- Instalar uma firewall e barrar o acesso à net de tudo o que não interessa.
- Usar um Home Launcher levezinho.
- underclock e undervolt ao cpu
- conservative governor (muito discutível para alguns terminais porque pode acabar a gastar mais que ondemand)
- watchdog (aplicação) para ver se alguma app vai frenzy e começa a comer cpu à toa
- load monitor (aplicação) para ver se há wakelocks e kernel loops
- fundo e tema vermelho

Já vi que ignoraram a minha mensagem!
EVITEM O OFF-TOPIC, por favor!
 
Última edição:
-Usar 2G quando não precisamos de dados móveis.
-Usar o brilho do ecrã a meia densidade, ou menos(se for bem visível), e quando estamos na rua > máximo(se necessário).
-Não usar taskkillers.

Acho que estas são as essenciais
 
- 3G desligado/usar apenas 2G
- GPS desligado
- Wireless desligado
- Ligação de dados desactivada
- Dados em segundo plano desactivados
- Sincronizações automáticas desactivadas
- Desactivar live wallpapers
- Não encher o ecran de widgets
- Baixar a luminosidade/tempo que o ecran demora a apagar-se
- Não instalar tudo e mais alguma coisa que aparece pela frente.... Instalar só as apps que se usam, para poupar recursos (há apps que correm como serviços de sistema e arrancam logo com o telemóvel. E se for preciso, é tralha que nem se usa...)
- Esta é mais discutível (não pela funcionalidade, mas pela perda de garantia. Atenção que não estou a falar de ilegalidades/pirataria): instalar uma ROM sem lixo das operadoras, e sem apps que não se usem que também vinham de origem. Em alternativa, pelo menos fazer root ao telemóvel, para se poder desintalar apps de origem que não interessam
- Instalar uma firewall (tipo a droid wall), e barrar o acesso à net de tudo o que não interessa. Assim menos tráfego há, e menos apps há a fazerem seja lá o que for
- Usar um Home Launcher levezinho. Neste momento estou com o Zeam, e estou satisfeitíssimo

O meu caso:
Tenho um LG P500 com a minha própria ROM (baseada numa unbranded original), sem metade das apps que vinham de origem. O que descrevi acima é o que faço.
Se não largar o telemóvel, e é não largar mesmo, a bateria dura um dia. Se o deixar mais quietinho dura imenso. Gasta menos de 1% por hora em standby.
Quando preciso de alguma ligação em específico é que a ligo. Mal acabo de fazer o que quero volto a desligar. Nunca fiquei a olhar/mexer no telemóvel porque de tanto querer poupar, ter ficado com trabalho extra para fazer as coisas. Em dois ou três cliques (ou menos) liga-se/desliga-se o que é necessário. Se não o fazem, é preguiça.

Sugestão, se houver paciência:
Colocar no 1º post uma compilação/descrição das dicas que forem dadas, para fácil compreensão e para evitar perguntas inúteis
 
Última edição:
+ underclock e undervolt ao cpu
+ conservative governor (muito discutível para alguns terminais porque pode acabar a gastar mais que ondemand)
+ watchdog (aplicação) para ver se alguma app vai frenzy e começa a comer cpu à toa
+ load monitor (aplicação) para ver se há wakelocks e kernel loops
+ fundo e tema vermelho

- Usar um Home Launcher levezinho. Neste momento estou com o Zeam, e estou satisfeitíssimo

Não sei se o LauncherPro com o preset da memory usage (advanced settings) para 0 widgets não será mais battery-friendly.
 
Última edição:
O meu galaxy s andava-me há uns dias a durar 12h por dia com tudo activo 3g/wifi/push 3 contas de mail, sns diario, push facebook (bug desta ultima versão, não adianta configurar horarios de sync).

Agora dura-me 30h com a mesma treta e a mesma utilização e ainda coloquei um live wallpaper, e como resolvi? Instalei a rom de novo e já dura como deve ser, devia ter qq processo a derreter-me a bateria, mas como não encontrava o que era limpei tudo e selecionei melhor os programas que preciso.
 
porque nao fundo preto?

O fundo vermelho é só para os smartphones com ecrã oled... e foi um teste feito por um utilizador que comprovou que um fundo vermelho gasta menos bateria não é nada de cientifico... Já tive vários telemóveis e poucos me duram mais do que um dia de bateria com o uso que lhe dou, e os que duram mais de um dia gastam-se a meio do segundo por isso acabo por carregar praticamente todos os dias...
 
Basta teres mais controlo sob as aplicações que não precisas e que te estão a correr em "background", acho que isso é o suficiente, agora milagres não existem!
 
O fundo vermelho é só para os smartphones com ecrã oled... e foi um teste feito por um utilizador que comprovou que um fundo vermelho gasta menos bateria não é nada de cientifico... Já tive vários telemóveis e poucos me duram mais do que um dia de bateria com o uso que lhe dou, e os que duram mais de um dia gastam-se a meio do segundo por isso acabo por carregar praticamente todos os dias...

Nada de científico? Então toma lá ciência.
Vermelho está na parte inferior do espectro electromagnético relativo à luz visível, ou seja, maior comprimento de onda, ou seja, menor frequência, ou seja, menor energia, ou seja, menor consumo de bateria por parte do ecrã. Agora o ideal era fazer um teste de hipóteses e uma regressão.
 
Nada de científico? Então toma lá ciência.
Vermelho está na parte inferior do espectro electromagnético relativo à luz visível, ou seja, maior comprimento de onda, ou seja, menor frequência, ou seja, menor energia, ou seja, menor consumo de bateria por parte do ecrã. Agora o ideal era fazer um teste de hipóteses e uma regressão.

Não sou grande cientista, mas a parte inferior do espectro electromagnético, maior comprimento de onda, menor frequencia, menor energia, não é um gasto maior que 0 energia ? É que tenho ideia que nos OLEDS os pretos são mesmo pixeis apagados, logo a gastarem 0...

De qualquer forma, acho que a melhor maneira da bateria dum equipamento Android durar é instalar uma ROM decente e não o usar...
 
Não sou grande cientista, mas a parte inferior do espectro electromagnético, maior comprimento de onda, menor frequencia, menor energia, não é um gasto maior que 0 energia ? É que tenho ideia que nos OLEDS os pretos são mesmo pixeis apagados, logo a gastarem 0...

Teoricamente não deveria consumir energia. Contudo, na prática não parece ser tanto assim.
 
O meu galaxy s andava-me há uns dias a durar 12h por dia com tudo activo 3g/wifi/push 3 contas de mail, sns diario, push facebook (bug desta ultima versão, não adianta configurar horarios de sync).

Agora dura-me 30h com a mesma treta e a mesma utilização e ainda coloquei um live wallpaper, e como resolvi? Instalei a rom de novo e já dura como deve ser, devia ter qq processo a derreter-me a bateria, mas como não encontrava o que era limpei tudo e selecionei melhor os programas que preciso.
No meu sgs tenho sempre o wifi ligado com push de alguns programas e uma conta de email. Dura por volta de 1 dia e meio. Ultima vez que carreguei ele foi a na noite antes de ontem e agora está com 41% de bateria.

PS: desligo o wifi apenas à noite quando foi dormir
 
Dei com este pequeno truque neste site

To also help with Battery Life you can do these steps exactly: 1) Turn your device ON and Charge the device for 8 hours or more 2) Unplug the device and Turn the phone OFF and charge for 1 hour 3) Unplug the device Turn ON wait 2 minutes and Turn OFF and charge for another hour Your battery life should almost double, we have tested this on our devices and other agents have seen a major difference as well.
Resumindo (e para quem não percebe muito de inglês)

1 - Carregar o smartphone ligado durante 8 horas ou mais.

2 - Desligar da corrente, desligar o smartphone e voltar a carrega-lo durante mais uma hora

3 - Voltar a desligar da corrente, ligar o smartphone, esperar 2 minutos e voltar a desligar o smartphone. Voltar a carregar durante mais uma hora.

Feito isto diz que quem já experimentou que a bateria começa a aguentar bastante mais. Isto foi experimentado num HTC Desire mas deve funcionar igualmente noutros smartphones com Android.

Quanto aos resultados efectivos, não me perguntem a mim. Eu vou testar isto logo que puder a ver se é real a obtenção de algum ganho de autonomia na bateria.
 
E esse método tem a vantagem de ser também bastante prático para o dia-a-dia!

(fico contente por vós se funcionar, mas convenhamos...)
 
Dei com este pequeno truque neste site

Resumindo (e para quem não percebe muito de inglês)

1 - Carregar o smartphone ligado durante 8 horas ou mais.

2 - Desligar da corrente, desligar o smartphone e voltar a carrega-lo durante mais uma hora

3 - Voltar a desligar da corrente, ligar o smartphone, esperar 2 minutos e voltar a desligar o smartphone. Voltar a carregar durante mais uma hora.

Feito isto diz que quem já experimentou que a bateria começa a aguentar bastante mais. Isto foi experimentado num HTC Desire mas deve funcionar igualmente noutros smartphones com Android.

Quanto aos resultados efectivos, não me perguntem a mim. Eu vou testar isto logo que puder a ver se é real a obtenção de algum ganho de autonomia na bateria.

Depois diz o resultado sff :)
 
E esse método tem a vantagem de ser também bastante prático para o dia-a-dia!

(fico contente por vós se funcionar, mas convenhamos...)

o descrito acima não é obviamente para fazer sempre que se quer carregar o telemóvel. é para calibrar os dados da bateria. aconselham que o façam 1 vez por mês ou assim.
 
Depois diz o resultado sff :)

Já estou a fazer conforme descrito. Já carregou durante a noite ligado (e isto durante cerca de 9 horas e 21 minutos), tirei-o à pouco da corrente, desliguei o smartphone e já está mais uma hora a carregar, desta vez desligado. Terminarei ligando o smartphone, espero dois minutos, desligo e novamente mais uma hora a carregar.

Óbvio que depois direi por aqui se noto diferenças.

Nota: Mas sem nada disto o 945 desta última vez até se portou bastante bem. Carreguei-o no Domingo pela hora de almoço e aguentou-me até ontem, pouco depois da meia noite. 2 dias e meio de autonomia (60 horas). Com algum uso moderado no Domingo e ontem.
 
Já estou a fazer conforme descrito. Já carregou durante a noite ligado (e isto durante cerca de 9 horas e 21 minutos), tirei-o à pouco da corrente, desliguei o smartphone e já está mais uma hora a carregar, desta vez desligado. Terminarei ligando o smartphone, espero dois minutos, desligo e novamente mais uma hora a carregar.

Óbvio que depois direi por aqui se noto diferenças.

Nota: Mas sem nada disto o 945 desta última vez até se portou bastante bem. Carreguei-o no Domingo pela hora de almoço e aguentou-me até ontem, pouco depois da meia noite. 2 dias e meio de autonomia (60 horas). Com algum uso moderado no Domingo e ontem.
Depois diz mais novidades sff estou curioso para saber os desenvolvimentos



Cumps e obrigado
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo