Dúvida Dúvida utilização CPU/GPU

Negoci8er

Power Member
Boas,

Tenho uma dúvida há algum tempo sobre a utilização de recursos por parte dos jogos.
Como sabem se um jogo utiliza mais CPU ou GPU?

Utilizo basicamente simuladores de corridas (Assetto Corsa, Assetto Corsa Competizione, Dirt 2, F1), nestes casos a utilização maior é de CPU com a resolução 2K?
60% CPU / 40% GPU?
 
A versão da AMD Adrenalin Edition não dá para utilizar com o Riva turner?

Tenho receio de ter 2 softwares instalados para a gráfica e criar conflito.
 
Descobri e partilho, uma forma fácil de obter a informação sobre utilização dos recursos do PC durante o jogo.
Para quem utiliza placas AMD e o software Adrenalin Edition, existe a possibilidade de verificar estes dados ativando o Overlay (CTRL+SHIFT+O).
Evita instalar o MSI Afterburner e o Riva turner.

Dos dados verificados surpreendeu-me ter uma utilização muito superior da GPU em relação ao CPU (em jogos de simulação).
CPU usado - AMD Ryzen 5 7600X
GPU usado - RX 7800 XT

Assetto Corsa

320 fps
GPU 97%
CPU 34%

Assetto Corsa Competizione

124 fps
GPU 98%
CPU 36%

F1 2023

120 fps
GPU 98%
CPU 36%

Dirt 2.0

144 fps
GPU 97%
CPU 35%

Nota: os valores são aproximados
 
Dos dados verificados surpreendeu-me ter uma utilização muito superior da GPU em relação ao CPU (em jogos de simulação).

É normal o CPU estar a 25-40%. E a 1440p a utilização do CPU é menor que a 1080p.
A gráfica tem de estar perto dos 98% senão quer dizer que o CPU já não a consegue acompanhar.
 
não digo que seja o caso, mas olhar para a utilização do cpu dessa forma pode ser enganadora.
nenhum jogo atinge 100% nos cpus modernos com mais de 6 cores, pelo menos não encontrei nenhum ate a data, mas o que acontece é que basta um core atingir 100% para estares limitado pelo cpu, apesar de no total a utilização do cpu total poder andar apenas nuns 20\30%, por isso se queres mesmo saber se o CPU esta a ser o bottleneck precisas de um programa que diga a utilização de cada um dos cores...

de qualquer forma tendo em conta que nos resultados que postaste a gráfica esta sempre muito proxima dos 100% de uso, quase de certeza que é a mesma que esta a limitar a performance, de qualquer forma fica a referencia para casos futuros em que não seja tão evidente o que te estará a limitar a performance
 
não digo que seja o caso, mas olhar para a utilização do cpu dessa forma pode ser enganadora.
nenhum jogo atinge 100% nos cpus modernos com mais de 6 cores, pelo menos não encontrei nenhum ate a data, mas o que acontece é que basta um core atingir 100% para estares limitado pelo cpu, apesar de no total a utilização do cpu total poder andar apenas nuns 20\30%, por isso se queres mesmo saber se o CPU esta a ser o bottleneck precisas de um programa que diga a utilização de cada um dos cores...

de qualquer forma tendo em conta que nos resultados que postaste a gráfica esta sempre muito proxima dos 100% de uso, quase de certeza que é a mesma que esta a limitar a performance, de qualquer forma fica a referencia para casos futuros em que não seja tão evidente o que te estará a limitar a performance
Ok, vou tentar usar o hwmonitor. Dá para ver a utilização máxima de cada Core.
 
Com o hwmonitor verifiquei que apenas um Core chegou aos 93% de utilização máxima, os outros atingiriam no máximo 60-70%. Assim sendo o processador poderá estar próximo de limitar a gráfica, mas penso que ainda não será o caso...?
 
A versão da AMD Adrenalin Edition não dá para utilizar com o Riva turner?

Tenho receio de ter 2 softwares instalados para a gráfica e criar conflito.

Podes instalar a versão minimal do driver e o rivatuner funciona sem problemas. O que pode causar conflito é o Wattman que está incluido na versão completa do adrenaline e não é instalado quando instalas a versão minimal. Ficas é também sem os sliders de overclock e ventoinha, mas podes controlar isso através do afterburner.
 
Back
Topo