[Home Cinema] Dolby Atmos... vale mesmo a pena?

regster

Power Member
Quando fiz o upgrade para Atmos pensei que iria ter som ambiente como as surround, no entanto não foi bem assim, pensei então que era das colunas, calibração, etc na realidade o som ambiente é menor do que pensava, no cinema o mesmo filme é bem diferente mas continuo a achar que os técnicos de som podiam melhorar bastante o Atmos home cinema, mesmo assim prefiro o sistema com atmos.


Qual a vossa opinião sobre o assunto?

Cumps.
 
Quando fiz o upgrade para Atmos pensei que iria ter som ambiente como as surround, no entanto não foi bem assim, pensei então que era das colunas, calibração, etc na realidade o som ambiente é menor do que pensava, no cinema o mesmo filme é bem diferente mas continuo a achar que os técnicos de som podiam melhorar bastante o Atmos home cinema, mesmo assim prefiro o sistema com atmos.


Qual a vossa opinião sobre o assunto?

Cumps.

Muito também depende do equipamento e da fonte.
Hoje em dia muita coisa tem o certificado atmos sem colunas superiores, porque as licenças são pagas e a primeira finalidade da Dolby é lucros.

Também existe dois atmos, o de true-HD (sem perdas) e o de DD+ (com perdas).

E por último temos como a gravação é feita para o consumo doméstico.

Exemplo: nem sempre é feito uma gravação em blu-rays fiel ao master do cinema.
 
Eu tenho colunas upfiring e sim, diria que vale a pena. Depende do filme, mas por exemplo, Ready Player One e os recentes blurays do LOTR tem muitos sons overhead.
 
@regster concordo com opinião e video. Infelizmente este tipo de post é muito raro, as pessoas investem em produtos e querem acreditar a todo o custo que fizeram um excelente investimento, que depois promovem, recomendam, etc. Seja colunas ou simples bananas, cabos hdmi ou seja o que for. Não querem ou não conseguem mesmo formular opiniões objetivas e desapaixonadas. De certa forma esta é a natureza humana.
 
No meu caso investi num novo amplificador pois estava parado no tempo, a diferença foi enorme no que toca à evolução do Dolby Digital/DTS para Dolby HD/DTS HD, como tinha um sistema 7.1 aproveitei as back surround para atmos e foi ai que percebi que o som podia ser bem melhor e se conseguimos ter (poucos) efeitos realmente audíveis em alguns filmes porque não ser mais envolvente, por isso referi os técnicos de som que na minha opinião tudo depende deles, temos também as opções Dolby Surround Upmixer e DTS Neural X que melhoram bastante os sinais sem Atmos ou DTS X.

Cumps.
 
No meu caso investi num novo amplificador pois estava parado no tempo, a diferença foi enorme no que toca à evolução do Dolby Digital/DTS para Dolby HD/DTS HD, como tinha um sistema 7.1 aproveitei as back surround para atmos e foi ai que percebi que o som podia ser bem melhor e se conseguimos ter (poucos) efeitos realmente audíveis em alguns filmes porque não ser mais envolvente, por isso referi os técnicos de som que na minha opinião tudo depende deles, temos também as opções Dolby Surround Upmixer e DTS Neural X que melhoram bastante os sinais sem Atmos ou DTS X.

Cumps.

Mas isso não é atmos.
 
Bom tópico este.
Eu pessoalmente acho que vale a pena.
Mas tambem vivia bem com o 5.1 ou 7.1
No meu caso só necessitei fazer upgrade ao receiver e comprar duas colunas para o tecto.
O investimento não foi absurdo até porque vendi os meus aparelhos obsoletos e não tive de reinvestir totalmente.
Acho que vale a pena se tivermos variadissimos filmes com Atmos/DTS X.
Sim o DTS X é tão bom como o Atmos e nalguns filmes é absurda a qualidade sonora.
Por outro lado tambem existem variadissimos fimes em que o som é pobre nas colunas superiores e isso deixa-me irritado pois mostra que não deram muita atenção ao filme.
Mas no meu caso vale bem a pena que até já ando a ponderar comprar mais duas colunas para o tecto.
 
Sou subcritor do Fomo, mas na ânsia de publicar conteúdos dá algumas calinadas. Há cada vez mais e melhores conteúdos Atmos/DTS: X, mesmo nas plataformas de streaming que usam codecs Lossy.

A minha opinião é compensa!
 
Bom dia
Tenho um sistema 5.1.2 em Upfront com um Denon 1500H Os serviços de Streaming, como Netflix e Disney usam Dolby+
Agora, fará sentido, quando não temos ATMOS na fonte usar o Neural X? Do que vejo por aqui sim, caso o meu de facto faça o pro processamento com Dolby+
Reparei no entanto que aparentemente mesmo em Neural X o meu passa a ATMOS quando o é
E, filmes que reconhecem para testar o ATMOS ou o Neural X? Já li por aqui o Master & Comander e o Red Player One sendo que o primeiro não é ATMOS além do Jurássico

Obrigado
 
No meu caso eu digo sim sim e sim :002::002::002:
Desde que adquiri umas qi65c para o teto e finalizei o sistema 5.1.2 notei uma diferença ENORME na envolvência do som sinto um 360º muito bem definido e que me deixa de sorriso de orelha a orelha.
Seja com filmes uhd em atmos seja por exemplo na xbox com o forcing de atmos em apps como amazon prime as séries ganharam outra vida em termos de som.
 
Back
Topo