Multi Discussão sobre PC e Consolas Nova Geração [Comparações -> Ofertas, Hardware, Performance etc.]

- Preço; estamos a falar de gastar 500 euros só num componente our gastar 500€ numa caixa pronta a jogar durante 5-7 anos.

Para agravar a questão, ao comprar um GPU com a capacidade dos Amperes, possivelmente tens de comprar (ou atualizar) os outros componentes (CPU, memória, etc) com maior capacidade, ou tornam-se rapidamente no bottleneck. Ou seja, não é barato.

Mas mais do que o preço, e para avaliarmos o valor/custo, é importante dizer que os requisitos computacionais de um PC são diferentes que os da consola:

=> No PC, monitores de 144Hz são vulgares, e à distância de 50-100cm, consegue-se distinguir muito bem 4K (e até 5K). Logo altos frame-rates e altas resoluções são muito bem aproveitadas.

=> As consolas são feitas para estarem na sala. Devem ser pequenas e silenciosas, pelo que a potência high-end bruta do PC/GPU não é uma opção, se não for acompanhado por uma solução de cooling igualmente high-end. E depois temos o facto da esmagadora maioria das TVs funcionarem a 60hz (ou seja, não conseguem produzir mais de 60 FPS), e à distância que a maioria vê a TV e com o seu tamanho, o 4K é desperdiçado.

Por isso é que eu acho que comparar as consolas com o PC em muitos casos é de certa forma comparar laranjas com maçãs, porque os requisitos (e perfis do jogador) podem ser bem diferentes.

No passado sim, hoje em dia já não tanto..
As consolas actuais não passam em grande parte de PC's. Optimizar para correr naquele hardware de consola já está inirectamente a optimizar para PC. E muitos jogos nem tens diferenças, como o RDR2 que corria nas consolas igual a PC com hardware equivalente ..

Concordo contigo que essa aproximação de hardware tem criado sinergias entre os mundos do PC e das consolas. Dito isto, na minha opinião, os jogos para o PC ao continuarem a permitir milhentas configurações de hardware, não poderão ter um nível de afinação, optimização e de controle de qualidade que o hardware fixo das consolas têm. São as vantagens e desvantagens de um sistema aberto vs um sistema fechado.
 
Última edição:
No PC, monitores de 144Hz são vulgares, e à distância de 50-100cm, consegue-se distinguir muito bem 4K (e até 5K). Logo altos frame-rates e altas resoluções são muito bem aproveitadas.

No PC andas com monitores de 27". 1440p é mais do que suficiente.

Nas TV's já começa a ser normal acima de 50". Estás mais longe, mas a TV também é muito maior.

Mas a diferença aqui é que na consola os jogos vão ser renderizados a 4k. A não ser que usem upscale.

No PC tens a liberdade de escolher a resolução. Uma 3070 a 1440p, é uma diferença ainda maior para as consolas. Se o jogo tiver suporte DLSS e renderizar a 1080p, a diferença ainda se torna maior.
 
Última edição:
Uma coisa podemos concordar, é que fica mais barato e melhor comprar um PC com uma Ampere, do que comprar as duas consolas juntas. Ainda para mais a Sony revelou que tem intenções de trazer mais exclusivos seus para o PC. Mesmo a 3060 como já disseram deverá ser superior à Series X, e à PS5 nem se fala.
 
Espero que nunca mais se fale em teraflops nesta thread após o anuncio de hoje das novas nvidia ;)

Vai-se continuar a comparar as consolas entre si,com as One e PS4. Porra,até se pode falar em termos de peças PC a diferença entre as ATI HD7000 e as Navi mais recentes para perceber o contexto da escolha de hardware das consolas e as diferenças entre elas.

Resumindo,não contes muito com isso.

Atenção, acho que ninguém aqui veio com a conversa da Master Race, apenas introduzi a Ampere no seguimento de conversas havidas sobre as empresas, a sua capacidade de adaptação e a sua visão.

Acho que até agora todos se têm portado bem nesse aspecto, se houve Offtopic, peço desculpas.

Não é pela Ampere sair que as consolas Next Gen, perdem o seu encanto.

A Ampere apenas veio nos lembrar que são apenas consolas, pro bem e pro mal.

Basicamente, com o Ampere uma das taxas a aplicar cai.

A do hardware supremo.


Devíamos estar todos contentes, eu pelo menos estou, e não penso comprar uma Ampere, mas sim uma das consolas.

Pelo menos agora, sei que vou pagar menos do iria pagar caso não existisse a Ampere.

Mas isso só estava a acontecer na tua cabeça. Best case scenario a Series X anda ali na vizinhança de um 2070 Super/2080. Mas no mercado ainda existia 2080 Super,2080 TI e (fechando os olhos a não ser exactamente para gaming) a Titan.
Dito isso, a Series X está bem acima do que o típico PC gamer usa,olhando para o Steam Survey.

https://www.google.com/amp/s/www.te...0-intel-cpus-nvidia-graphics-cards-rising?amp



Em nada a conferência de ontem muda a capacidade da Sony e MS de meterem consolas de 500/600 dólares/euros cá fora.
O que duraria mudança de preço era não usar Navis RDNA2. Basicamente o que aconteceu a gen passada,em que usaram material algumas gerações atrás do disponível no mercado.
 
Uma coisa podemos concordar, é que fica mais barato e melhor comprar um PC com uma Ampere, do que comprar as duas consolas juntas. Ainda para mais a Sony revelou que tem intenções de trazer mais exclusivos seus para o PC. Mesmo a 3060 como já disseram deverá ser superior à Series X, e à PS5 nem se fala.
A ps5 deve custar 500€ + 60€ psplus/ano+ 150€ jogos/ano (a vender os usados ou a trocar)=1550€ em 5 anos. Fazes um pc com a 3070 por 1200€ e jogos podes jogá-los de graça se quiseres (gamepass e outras “formas”).
 
O que duraria mudança de preço era não usar Navis RDNA2. Basicamente o que aconteceu a gen passada,em que usaram material algumas gerações atrás do disponível no mercado.
No GPU não, as consolas usavam o que a AMD tinha de mais recente no mercado, mas não era a versão topo de gama.
 
Essa comparação directa entre uma gráfica e consolas é comparar alhos com bugalhos para além de servir a uma infíma parte do mercado.

Reparem, para fazer sentido comprar uma gráfica ao nível ou superior das futuras consolas terá de ser uma 2070 super para cima, ou seja no mínimo 450€. Depois, para tal ser razoável é necessário ter um PC capaz onde a instalar.
Quantas pessoas conhecem que são entusiastas de PCs? Eu conheço umas duas pessoas, logo apesar da minha amostra ser irrelevante, é também relativamente irrelevante a massa de jogadores PC.

Ou seja, são mercados completamente diferentes. As pessoas não estão na dúvida entre comprar uma gráfica de 500-600-700€ ou uma consola. Quem compra consolas vais continuar a fazê-lo e quem compra PCs vai fazer igual também e provavelmente também uma consola ou outra.

Quanto aos alhos e bugalhos, não fazem mais nada numa consola sem ser jogar, enquanto que num PC fazem tudo o que quiserem. Os jogos são bem mais baratos em PC. Existe uma variadade de jogos em PC que não se compara à realidade das consolas. Para acabar eu gasto zero € em serviços para poder jogar online, já nas consolas todos os meses há que ter a conta em dia para jogar online.

Tenho as minhas preferências que são óbvias, mas claro que é válido comprar uma consola para quem quer pagar e jogar sem ter de sequer pensar no que está a acontecer dentro da caixa.

Toda a gente sabe disto mas vale sempre a pena reforçar porque parece que se esquecem com os argumentos que apresentam.
 
Estás a comparar uma geração de gráficas com 2 anos, com consolas que ainda não foram lançadas.
Ainda por cima, no dia a seguir à apresentação das Ampere...
 
Este lançamento da Nvidia já me deixou a pensar, estava quase decidido numa consola, estas gráficas já trocaram as ideias todas. Isto a juntar as notícias da Sony querer começar a investir mais no PC, ou seja a possibilidade de os exclusivos chegarem ao PC, que no caso da MS nem se coloca porque a Xbox não tem exclusivos, cada vez há menos necessidade de ter consolas.
 
Estás a comparar uma geração de gráficas com 2 anos, com consolas que ainda não foram lançadas.
Ainda por cima, no dia a seguir à apresentação das Ampere...

Sim, porque é o que existe agora no mercado e que se espera que se compare, mais ou menos, à performance das futuras consolas.

Além disso o ponto da minha intervenção é precisamente não comparar a aquisição de uma gráfica deste calibre à aquisição de uma consola. Pouco interessa haver novas Ampere ou não. A esmagadora maioria de quem compra consolas compra independemente de haver nova geração de gráficas ou não.
 
As Ampere saem primeiro que as consolas.
Por isso, comparar esta nova geração de consola, com uma geração antiga de gráficas é um erro.
 
- Preço; estamos a falar de gastar 500 euros só num componente our gastar 500€ numa caixa pronta a jogar durante 5-7 anos.

Se a caixa da para jogar durante 5-7 anod, o "componente" dá para jogar 8 a 12 anos ..
(ou seja não é como se estivesses a jogar next-next gen no PC e na consola nadas a brincar com gráficos de PS2.

Olha que nesta altura já parecia isso.. tinhas jogos com ja tanta coisa corta, a jogar tão em low.

Reparem, para fazer sentido comprar uma gráfica ao nível ou superior das futuras consolas terá de ser uma 2070 super para cima, ou seja no mínimo 450€. Depois, para tal ser razoável é necessário ter um PC capaz onde a instalar.

A grafica equivalente não vai ser a 2070 Super, vai ser uma 3060 ou até mesmo uma 3050. e esses não vão ser 450€.
Para quem já tiver PC tem coisas que pode aproveitar ( caixa, fonte, 1 disco de armazenamento ).
 
E não esquecer que a PS5 apenas faz 11 RT-TFLOPs de ray-tracing. Isto é um valor ridículo.
Até a RTX mais fraca do mercado faz mais do que isso. A RTX 2060, com 2 anos em cima, faz 17 RT-TFLOps.
 
Ok, concedo. O argumento é válido, dado que as consolas serão lançadas em novembro.

Mas o meu ponto mantem-se, uma gráfica, por mais fantástico que seja o preço/performance, não é alternativa a uma consola.
As switch são inferiores a tudo às actuais PS e Xbox e vendem ao ponto de terem estado esgotadas durante vários meses. Isso sim é mercado de massas, não é PC gaming, infelizmente.

Repito, o mercado de consolas é várias vezes superior ao mercado de PC gaming. O jogador de consola médio nem sonha que estão para sair gráficas novas com ou sem RTX.
A quantidade de pessoas que tem uma torre em casa é cada vez menor e a tendência será diminuir ainda mais. Mesmo portáteis é o que é... No recente confinamento só eu ajudei amigos e familiares a ressuscitar vários portáteis colocando SSDs para os putos poderem acompanhar as aulas online com o mínimo de condições, dado que é só tablets, smartphones e consolas nesses lares.
 
Repito, o mercado de consolas é várias vezes superior ao mercado de PC gaming.

LOL. É preciso as consolas todas juntas para ultrapassar o PC.

Newzoo_Games_Market_Revenues_2020-1024x576.png
 
Claramente estava completamente errado. Os dados que tinha ideia de ter visto deviam ser mobile vs PC e não consolas VS PC.
A diferença não é nem de perto tão grande quanto achava.
 
Back
Topo