Freddo
Power Member
- Preço; estamos a falar de gastar 500 euros só num componente our gastar 500€ numa caixa pronta a jogar durante 5-7 anos.
Para agravar a questão, ao comprar um GPU com a capacidade dos Amperes, possivelmente tens de comprar (ou atualizar) os outros componentes (CPU, memória, etc) com maior capacidade, ou tornam-se rapidamente no bottleneck. Ou seja, não é barato.
Mas mais do que o preço, e para avaliarmos o valor/custo, é importante dizer que os requisitos computacionais de um PC são diferentes que os da consola:
=> No PC, monitores de 144Hz são vulgares, e à distância de 50-100cm, consegue-se distinguir muito bem 4K (e até 5K). Logo altos frame-rates e altas resoluções são muito bem aproveitadas.
=> As consolas são feitas para estarem na sala. Devem ser pequenas e silenciosas, pelo que a potência high-end bruta do PC/GPU não é uma opção, se não for acompanhado por uma solução de cooling igualmente high-end. E depois temos o facto da esmagadora maioria das TVs funcionarem a 60hz (ou seja, não conseguem produzir mais de 60 FPS), e à distância que a maioria vê a TV e com o seu tamanho, o 4K é desperdiçado.
Por isso é que eu acho que comparar as consolas com o PC em muitos casos é de certa forma comparar laranjas com maçãs, porque os requisitos (e perfis do jogador) podem ser bem diferentes.
No passado sim, hoje em dia já não tanto..
As consolas actuais não passam em grande parte de PC's. Optimizar para correr naquele hardware de consola já está inirectamente a optimizar para PC. E muitos jogos nem tens diferenças, como o RDR2 que corria nas consolas igual a PC com hardware equivalente ..
Concordo contigo que essa aproximação de hardware tem criado sinergias entre os mundos do PC e das consolas. Dito isto, na minha opinião, os jogos para o PC ao continuarem a permitir milhentas configurações de hardware, não poderão ter um nível de afinação, optimização e de controle de qualidade que o hardware fixo das consolas têm. São as vantagens e desvantagens de um sistema aberto vs um sistema fechado.
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