Chegou o Tidal - streaming de audio em formato lossless

A questão é que a versão free do Spotify deixa fazer praticamente tudo que a versão premium. Menos no smartphone, onde é mais limitada. Mas lá se dá um saltinho ao laptop ou tablet se precisar de algo muito específico que só exista no Spotify. A qualidade é pior pois não é premium mas para uma pontualidade serve.

Não tem offline pois não é premium (Spotify free). Mas o Tidal tem offline. Ok, ocupa muito mais espaço en disco. Guardo apenas o mais essencial em offline. Se bem que tenho 64 GB no smartphone, coloquei a minha playlist de rock de 310 musicas offline no Tidal e usou-me 10 GB. Portanto, não pode ser à grande como no Spotify mas dá para gerir com mais controlo.

Depois o Tidal quase de certeza que vai apanhar o Spotify em quantidade, já devem ter uma diferença de menos de 5 milhões (25 e 30 milhões reportados respectivamente). Este também aproveitou "tudo" de bom do Spotify e parece estar a trabalhar para ser um serviço mais "refinado" e moderno. Mesmo na imagem é muito bem conseguido. Em utilização não é inferior ao Spotify, falta ainda uma coisita ou outra.

Depois tens o site Soundiiz. Com o Soundiiz podes transferir as playlists do Spotify para outros serviços como o Tidal, por exemplo. Muito bom, transfere quase todas as musicas da playlist. Até podes chegar ao Soundiiz com uma qualquer playlist que não tua, que estejas a seguir no Spotify e cria-la no Tidal. Esta foi a ferramenta que me fez dar o passo final para o Tidal.

E tal como disse anteriormente, se no último ano gastei pelo menos 500 euros em equipamento para melhorar a minha experiência sonora, mais 70 euros por ano para ter sempre pelo menos qualidade CD em tudo, parece-me totalmente justificável. Não ganho muito dinheiro (mas também não tenho despesas fixas para alem de casa e alimentação) e 14 euros de despesa fixa é "chato" quando podemos ter toda a musica de borla (mas ilegalmente claro) mas estamos a falar de música e procura por melhor qualidade, algo importante, visto estarmos aqui. Não faz muito sentido para mim comprar uns auriculares de centenas de euros (ou headphones) para ouvir musica mp3, mesmo a 320 kbps (e depois queixam-se que o bass é fraco, a qualidade CD melhora o bass muito significamente), quando um mero CD custa mais que a subscrição do Tidal. Eu durante muitos anos habituei-me a musica de borla e estar agora a pagar 140 euros por ano é diferente, mas não me parece estranho. Imagino-me a entrar na ***** e poder ouvir qualquer daqueles CDs quando me apetecer. Não são mp3, é qualidade CD. Usar o Tidal é ir à secção de CDs da ***** e voltar :P Esta experiência vale muito mais do que o preço que estão a pedir a meu ver. Ou seja é bom preço para Portugal. Nos estados unidos custa 18 euros, no UK custa 27 euros...Está bem adaptado ao pais e ao que "não custa tanto pagar". Se me pedisssem 18 euros por mes a minha consciência não me permitia dar isso, tendo o Spotify a 7. A diferença era demasiado.

E por ultimo, tenho esta situação. Se pago 7,5 euros por net no telemóvel por 500 MB mensais (e chamadas e MSG a 9 cent, por isso não gasto muito). A Vodafone tem a promoção de Spotify Premium + 350 MB por 7 euros por mes (a Vodafone é Spotify partner). Provavelmente vou abdicar de 150 MB mensais e continuar com o Spotify Premium para quando necessitar de algo específico ou este me der mais jeito usar devido à quantidade enorme de tráfego que o Tidal necessita. Por exemplo, colocar música em offline ou streaming pela NET da operadora.

Falei da minha situação e ponto de vista, algo que depende de cada um, naturalmente.
 
Sim, mas mesmo assim não me compensa comparado com o WTF ou Moche que oferecem 500 MB.

Eu pago a versão Americana do Spotify e como comprei um código de 6 meses (que ficou por +/- 20 euros no eBay) compensou bastante face aos €6.99.
 
nunca percebi isto do streaming para o telemovel...

eu tenho vodafone com aditivo de 2gb (15/mes), se aderir ao Sportify, descontam-me 350mb/mes nesses 2gb e siga pa bingo? mekié isso!? pago o tal extra?

se usar o tidal..ouvir as musicas online, come dados, tenho de ouvir em offline nao e? entao pouco diferente é de ter as musicas e passar do portatil/pc para o telemovel...!?
 
Última edição:
interessante, desconhecia.. nao sei se ha na yorn, tenho de ver

o trafego do spotify será que conta naqueles 350mb?

O tráfego do Spotify gasta os MB do pacote. O contrário seria fantástico, era como usar o Spotify na "rua" como em casa (tráfego ilimitados para tudo em casa, tráfego ilimitado para o Spotify na "rua"). Na verdade, o Meo Music já funciona assim, em que a adesão inclui tráfego gratuito para ouvir música em streaming nas redes móveis MEO e MOCHE em território nacional.

nunca percebi isto do streaming para o telemovel...

eu tenho vodafone com aditivo de 2gb (15/mes), se aderir ao Sportify, descontam-me 350mb/mes nesses 2gb e siga pa bingo? mekié isso!? pago o tal extra?

se usar o tidal..ouvir as musicas online, come dados, tenho de ouvir em offline nao e? entao pouco diferente é de ter as musicas e passar do portatil/pc para o telemovel...!?

Tens de pagar o extra. Ou seja, 15 do aditivo de 2 GB e 7 do Spotify Premium, no total 22 euros. Mas é preferível, no teu caso, mudares para o aditivo de 5 GB, no qual já está incluída a oferta do Spotify premium. Ou seja, pagas apenas 20 euros e ficas agora com os 5 GB e o Spotify Premium incluídos. Por mais 5 euros do que já pagas tens ainda mais 3 GB para gastar e o Spotify Premium.

Com o Tidal podes usufruir do seu catálogo de músicas, do interface da aplicação e da qualidade "CD" dessas mesmas músicas. Fora disso, fica tudo por tua conta, onde vais buscar as músicas, que qualidade têm e que aplicação usas para as ouvir. De notar que, tipicamente quanto maior for a qualidade da música, mais espaço ocupa em disco quando de colocam em offline. O Tidal, em qualidade máxima, ocupa muito mais espaço em disco que o Spotify em qualidade máxima, ao colocar em offline. No Tidal dá para escolher a qualidade com que ouves por wifi, a qualidade com que ouves por dados da operadora, e a qualidade com que colocas em offline. E tem 3 qualidades: normal, alta e HiFi.
 
Mais um que subscreveu o Tidal Hifi... Vou aproveitar os 30 dias experimentais para tirar dúvidas.

Para já fiz o teste no portátil (Asus NV56Z + ATH-M50) e acertei sempre no FLAC quando comparado com 320kbs. O que quer dizer que mesmo com um portátil e uns auriculares de gama média, há diferença).

Vamos ver se o resto me convence a mudar.

Podem fazer o teste aqui: http://test.tidalhifi.com/intro
 
Boa noite,

O Tidal é cobrado em dólares? Aparece-me 19,99 dólares o que ao câmbio dá mais ou menos 16€, mais que o Deezer HiFi.

Neste momento estou a testar o Deezer HiFi, e ainda não sei se vou aproveitar os 3meses do Meo por ter acabado com o Moche, mas claro não é HiFi.

Alguém já experimentou o Deezer HiFi e o Tidal HiFi? Há diferenças na qualidade do som? É para ouvir no Pioneer N-30AE, noto diferença do Deezer normal para o HiFi, será que ainda sinto diferença do Deezer para o Tidal?

Obrigado.
 
Utiliza o serviço mais em conta e que tenha o interface que mais gostes. O Tidal é o serviço com melhor som mas a maioria dos equipamentos, que a maioria de nós utiliza, não vais ajudar a perceber a diferença.

Eu próprio deixei o Tidal pelo Spotify pois a diferença era impercetível no telemovel/iems e em casa não me fez diferença suficiente para valer a pena.
 
Utiliza o serviço mais em conta e que tenha o interface que mais gostes. O Tidal é o serviço com melhor som mas a maioria dos equipamentos, que a maioria de nós utiliza, não vais ajudar a perceber a diferença.

Eu próprio deixei o Tidal pelo Spotify pois a diferença era impercetível no telemovel/iems e em casa não me fez diferença suficiente para valer a pena.

Eu tenho o Pioneer N30-AE ligado ao amplificador Rotel RA-01 e a uma colunas b&w 309, no Deezer noto diferença dos 320 para o HiFi, acho o som menos agressivo, mais suave, no Tidal ainda não experimentei.
 
Experimenta trials, do spotify e do tidal. É sempre melhor tirares as tuas conclusões com o teu próprio equipamento :). Como disse, eu notei algumas diferenças mas nada que me fizesse justificar a diferença de €. Para ouvir mesmo com qualidade oiço FLAC em casa.
 
Chamei a minha mulher, que não liga a música como eu, para ouvir a mesma música no Deezer HiFi e Deezer a 320, e notou a diferença!!! Eu noto muita diferença mesma.
 
Quando acabar os 30 dias do Deezer HiFi, vou experimentar o Tidal, o Pioneer também tem de raiz o Tidal, por isso Posso tirar todo o partido da qualidade do som. Por Wi-Fi não consigo transmitir HiFi só directamente no aparelho é ligado a net, claro!!
 
Eu uso o Tidal a uns anos e recomendo. E desde o ano passado uso o software Roon com a conta do Tidal e estou bastante satisfeito pena o preço do Roon aí da não ter baixado mas estou mesmo tentado a comprar a licença vitalícia.
Acho que tens um trial de 14 dias para experimentar recomendo o teste.
 
Obrigado. Com o aparelho que tenho ponho os álbuns que quero ouvir na minha área de transferência e depois vou ao Deezer no aparelho e ouço com qualidade HiFi, por AirPlay, via Wi-Fi do iPad não dá HiFi.
 
Eu também tenho usado o trial de 60 dias. Para além da melhor qualidade sonora, gosto também mais da interface do Tidal. Mas pelo preço que se paga por mês, prefiro comprar CDs ou Vinil.
 
Back
Topo