Carrier Grade NAT (Fim do IP público por cliente)

Obrigado pela informação.

Pretendia meter fibra da Nos mas estive a dar uma vista de olhos sobre o assunto e neste caso nem pensar.

Sendo assim, provavelmente terei que ir para a Vodafone.
 
Se avançar é RIP internet da NOS... Aliás há alguns utilizadores que já reportam que isto está ativo no Router 5. Não sei se é verdade ou não.
 
Existe outro problema com o cgnat, reparem que para efeitos legais, nao existe um ip público para culpar alguém, então o operador tem que sniffar todo o tráfego da rede para conseguir chegar ao utilizador final. Ou, usar outra alternativa.

Claro que no meio deste, existe um lado positivo, eles podem vender um pacote de segurança, e oferecer um IntrusionPreventionSystem, e bloquear na rede worms, sites maliciosos, e tentativas de phishing. Apesar de para isto se concretizar é necessário ter sistemas capazes de fazer check a tudo e conseguir entregar velocidades gigabit. Eu tenho uma unifi dream machine e com o sistema activo tenho um decréscimo de 100mb no upload que passa de 950 para 850.

Depois tudo que não lhes agradar e facilmente rejeitado, seja vpn, tráfegos iptv, e fazer check aos cabeçalhos de tráfego que não seja do interesse deles ( apesar de já fazerem isto em clientes marcados ).

E preparem se para verificações captcha, muitos captcha! Porque até o Google vai detectar bastante tráfego do mesmo ip, e vai fazer verificações constantemente. Cloudflare vai ser um pesadelo de captcha também.
 
Eu já estou a pensar se sempre vou pedir o 5.0... É que se isto avança em breve, nem vale a pena cá virem pôr o 5.0... Avanço para outro operador e pronto.
@badanas eu nem para o Google Drive ou Onedrive consigo fazer uploads a mais do que 50mbps quanto mais entregarem velocidades gigabit...
 
Não digo que não o façam, porque a rede é deles e só eles sabem o que querem fazer, mas posso dizer que no dia que isso acontecer vou começara reclamar e ou repõem ou cancelo o serviço.

Ainda me recordo do tempo quem o ADSL do sapo tinha mais clientes que IP's, era preciso estar a tentar ligar repetitiva-mente até conseguir apanhar o de alguém que se desligou.

Eu continuo pensar que vão usar um sistema misto, e até poderia ser a forma mais transparente de o fazerem sem terem chuva de reclamações.

Todos os clientes passam a ter o CGN por default, mas o mesmo é revogado no momento que o cliente active a opção DMZ, DDNS ou abra um qualquer porto no router.

Não me parece difícil de implementar, e como dizem e bem, talvez apenas 1 em cada 10 clientes realmente lhes faz diferença ter um IP publico, na verdade para muitos isto até pode ser uma vantagem ao ter uma Firewall adicional para filtrar.
 
A questão é que o IPv6 tem muitos outros benefícios para além do simples facto de permitir um muito maior número de endereços (entre eles até a própria segurança)... O IPv6 é o futuro e querer adiar o mais possível só vai piorar as coisas porque uma migração destas demora imenso e é muito complexa. Não é por acaso que a Vodafone e a MEO já o implementaram em regime dual-stack, quanto mais depressa se habituarem a ele melhor. A NOS, como sempre, não aprende... Foi o que foi com a rede HFC e agora com o IP... Tentam adiar até à última e depois vê-se no que dá... Quero ver depois quando de um dia para o outro acabarem com o IPv4 e depois lá anda a NOS outra vez a correr atrás do prejuízo.
 
A questão é que o IPv6 tem muitos outros benefícios para além do simples facto de permitir um muito maior número de endereços (entre eles até a própria segurança)... O IPv6 é o futuro e querer adiar o mais possível só vai piorar as coisas porque uma migração destas demora imenso e é muito complexa. Não é por acaso que a Vodafone e a MEO já o implementaram em regime dual-stack, quanto mais depressa se habituarem a ele melhor. A NOS, como sempre, não aprende... Foi o que foi com a rede HFC e agora com o IP... Tentam adiar até à última e depois vê-se no que dá... Quero ver depois quando de um dia para o outro acabarem com o IPv4 e depois lá anda a NOS outra vez a correr atrás do prejuízo.

Concordo, pessoalmente para já prefiro mesmo ter IPv4 publico, tenho as minhas razões.
Também penso já ter percebido em que condições está a ocorrer o CGNat no Router 5 e se for o que penso é um bug na implementação de tanto martelarem o FW dos routers, mas não tenho tempo nem paciência para tirar a limpo nem interesse de momento, fica para um dia que esteja aborrecido.
 
É bom ler estas informações. Estou a renegociar o contrato e uma coisa que me propuseram foi o Router 5. Já tinha lido no topico do router 5 o pessoal a falar disto. Já estou sem fidelização á 5 anos. Isto sem ip publico adeus aos acessos exteriores á nossa rede e como tenho Home Assistant não me agrada nada. Por tanto ou vou manter tudo como esta (até porque na minha zona a Nos e a Vodafone estão a passar fibra pois a Nos aqui só tem cabo) ou salto para a concorrencia.
 
Andei a ler sobre o assunto e, pelos vistos, o CGNAT é muitas vezes um dos passos do processo de migração para o IPv6, mas com a NOS nunca se sabe.
 
Andei a ler sobre o assunto e, pelos vistos, o CGNAT é muitas vezes um dos passos do processo de migração para o IPv6, mas com a NOS nunca se sabe.
Nao necessariamente de migraçao. Talvez uma forma de mitigar o problema... mas que acaba por criar outros para os utilizadores da rede.
 
Nao necessariamente de migraçao. Talvez uma forma de mitigar o problema... mas que acaba por criar outros para os utilizadores da rede.
Sim, eu não digo que a NOS está a usar o CGNAT como uma das fases de migração para o IPv6. Digo é que noutras operadoras o foi. O mais provável é que na NOS isto até seja é a solução definitiva...
 
Será esta a razão que está por detrás dos problemas de bloqueio aos serviços apple que vários utilizadores estão a reportar?

https://forum.nos.pt/utilizar-a-int...onta-apple-etc-em-wi-fi-nos-restringido-18306

Até pode nem está relacionado, mas é isso que vai acontecer se o cgnat for adotado.

O ip vai para lista de bloqueios, spam e outros por várias tentativas de acesso, e todos os clientes que estejam a usar esse ip vão ser barrados de usar vários serviços até o mesmo ser renovado.
A solução mais rápida e prática é usar vpn, aí vão navegar usando o ip da vpn.
 
Mas isto não tem lógica nenhuma. Basta um utilizador ser "banido" de algum serviço pelo IP que todos os outros o serão. Eu não quero acreditar que a NOS vá ser burra ao ponto de implementar isto.

Aliás inclusive há serviços que limitam os acessos por IP. Nem pensar que isto é viável... Daria grande barraca.
 
Back
Topo