Canon R10 + 18-150mm a 1249€ com devolução de 120€

Bro840

Power Member
Viva!

Recentemente decidi que queria entrar no mundo da fotografia.

Nos últimos dias tenho lido e visto tudo o que posso sobre equipamentos, techs, acessórios, etc...

Estou muito muito inclinado para o modelo: Canon Eos R10 + Objectiva Rf-S 18-150mm F3.5-6.3 Is Stm, que se encontra numa loja Portuguesa a 1249€, com devolução de 120€ pelo que o equipamento no final ficará por 1130€, o que me parece completamente imbatível.

Como sou completamente novato nestas andanças, gostava de vos pedir a vossa opinião sobre se realmente estou a fazer um bom julgamento ou se existem oportunidades melhores no mercado actualmente.


Edit

O QUE
: Que equipamento pretendes comprar?
Para já apenas maquina e lente/lentes como primeiro investimento

POR QUANTO: Qual o orçamento disponível?
À volta de 1000€ um pouco mais se compensar.

PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
Viagens, passeios, cidade, alguma natureza e paisagens, retratos, céu nocturno.

PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
Cidade, viagens e passeios

COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
Apenas a começar

JÁ TENS: Qual é o teu equipamento actual?
Não tenho qualquer equipamento

COMO É A TUA "REDE": O que usam os teus familiares, amigos e/ou vizinhos?
Tenho um familiar que tem já alguma experiência. Equipamento Canon

ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
Não tenho nenhuma restrição. Onde for melhor negócio


Muito obrigado pelo vosso tempo!
 
Última edição:
A R10 é boa?... sim, parece ser unânime. Mas se dizes que foi "recentemente" que decidiste, e como ainda é um investimento grande, aconselho-te a teres alguma calma e aprenderes um pouco mais, para perceberes se é mesmo esse o caminho que pretendes seguir.

Se me dissesses que estavas a pensar em comprar uma máquina usada por 200 ou 300 euros, e se fosse algo decente, dizia-te para avançares pois com a prática ias perceber qual o caminho, e mais tarde vendias essa usada praticamente pelo mesmo valor que a compravas. Agora investir logo >1000€ numa coisa que ainda nem sabes se vais gostar ou não, parece-me precipitado.
 
Obrigado pela resposta @miguelbarroso.

Compreendo a seu ponto e acredite que já contemplei a questão monetária de diversos ângulos. E estou disposto a gastar à volta de 1000€ como investimento inicial.

O que queria mesmo confirmar, com alguém mais conhecedor do que eu, é se realmente este negócio que apresentei, é mesmo vantajoso.

Pelo que procurei, parece-me a mim não haver nenhuma alternativa no mercado com relação qualidade/preço melhor.

Gostava só de ter essa validação.

Obrigado uma vez mais!
 
Com experiência vem o reconhecimento de que não há uma resposta certa a essa questão. Ainda há dias dizia isso a outro membro cá do fórum, muitas destas coisas entre máquinas e sistemas é andar a discutir pêlos púbicos. Nas mãos de um iniciado, qualquer máquina vai fazer tudo o que é preciso e não vais tirar fotos melhores por isso, nem com 5k de kit.

O negócio em si parece-me dentro dos valores normais, há várias lojas a vender por esses valores.
 
Exacto. Posso-te falar de um pouco sobre o meu percurso, para tentares perceber que isto não é linear. Em 1988, tinha 15 anos quando consegui a minha primeira máquina, uma Practika B200 com lente 50mm/1.8. O meu pai comprou-a para ele, mas nunca a usou e eu depois de ter lido de fio a pavio o Manual do Fotógrafo do John Hedgecoe, pedi-lhe a máquina emprestada e nunca mais a devolvi :-P

Passados 4 anos tinha juntado dinheiro para comprar a minha primeira máquina a sério, uma Nikon F-801s. Estive com a Nikon durante muitos anos, fui comprando e trocando de lentes, em 2004 tive a minha primeira DSLR, até que há cerca de 6 anos atrás me apercebi que cada vez usava menos os 5kg de material que tinha. Até aí mantive-me sempre na Nikon, pois era a marca que me permitia usar as lentes todas quer fosse um corpo moderno como num antigo (ainda tenho a minha FM-2, com uma 55/2.8 Micro e uma 24/2.8). Resolvi vender tudo e mudar para um sistema mais leve - na altura micro4/3. Assim estive durante uns tempos, montei um sistema completo, mas senti sempre que a conveniência do tamanho do sistema não compensava a perda de qualidade, principalmente em situações de pouca luz (que fotografo bastante). Cheguei a trocar de máquinas e de marcas dentro do sistema, mas nunca fiquei satisfeito

Não queria voltar para algo tão grande como tinha antes, e ao fim de 3 anos optei por montar um sistema Sony full-frame com menos lentes e acima de tudo, sempre com alguma preocupação com o tamanho/peso das lentes que comprei. O anúncio da Tamron 70-180/2.8 para o sistema Sony, que é bastante compacta para o tipo de lente que é, foi um game changer, pois é a lente que mais uso (já era antes na Nikon a 70-200/2.8, e depois no sistema m4/3 a 35-100/2.8 que tem um FOV semelhante). Abdiquei de umas coisas para ter outras. Por exemplo, tenho pena de não ter uma 85/1.8, mas como preciso da 70-180/2.8 e tenho também a 45/1.8, consigo viver sem a 85. A 20/1.8 também me permite ter uma grande angular relativamente compacta, de alta performance e preço aceitável. Aliás, esta questão para mim foi essencial: a Sony é a marca onde conseguia arranjar as lentes que queria/precisava sem estoirar a carteira. Ponderei outras marcas, e no caso da Canon, o preço das lentes RF (que praticamente só se conseguiam novas) foi claramente um dos motivos que me fizeram não a escolher. Com o tempo isto irá mudar, e a oferta de lentes usadas também irá crescer... Basta ver o que aconteceu com as lentes EF.

Por isso, ao escolheres uma máquina, não estás só a escolher um modelo em particular, mas todo um sistema. E isto é o que deves ter mais em conta. Talvez por isso eu sou da opinião que quando estamos muito frescos, mais vale começar com "baby-steps" e gastar menos dinheiro... mas lá está, 200€ para uns é mais dinheiro do que 1000€ para outros ;)
 
Dada a descrição, parece-me um óptimo orçamento e uma boa desculpa para um telemóvel novo :)


Para primeira câmara...não. Se o interesse for sério, para iniciar, é quase ir pelo mais barato e "está feito", porque a primeira nunca será a última, e a segunda virá sempre mais cedo do que se imagina.

PS: estes tópicos são sazonais. Há sempre este tipo de questões nesta altura do ano, e a maior parte acaba da mesma forma.
 
Muito obrigado a ambos pelo feed back.

@miguelbarroso obrigado pela história detalhada.

Tudo a correr bem e boas fotos.
Olha, isto abaixo. 😅 Vê a resposta dele no outro tópico, mas basicamente se queres algo genérico, compra algo genérico. Eu vinha de um histórico profissional e quando quis fazer umas fotos das férias e uns retratos, comprei o modelo mais baixo da Canon, uma M200 (não compres!). Claro que depois o bicho mordeu, mas isso já são outros 500 (ou 5000 😂).
PS: estes tópicos são sazonais. Há sempre este tipo de questões nesta altura do ano, e a maior parte acaba da mesma forma.
 
90% das pessoas que aprendem a usar adequadamente as suas máquinas arrependem-se de comprar com esse tipo de lentes. Toda a gente deveria ter como primeira/segunda lente uma prime barata e rápida para saber o que a máquina pode realmente produzir. Essas lentes são lentes para leigos que querem uma "máquina que tire boas fotos" e uma lente que seja "muito versátil". Eu fiz esse erro em 2015 quando comecei e perdi dinheiro com isso.
 
Depende sempre do que a pessoa quer fazer. Eu comprei a minha primeira DSLR com uma lente melhor que a de kit, porque também já tinha noção ao que ia. Mas a minha segunda lente foi uma "prime barata" e despachei bem rápido, só não me arrependo porque ainda ganhei dinheiro com o negócio. Na maior parte dos casos a prime barata ia ser a 50mm, que em APS-C é de uso limitado.

O problema geralmente é a pessoa dizer "quero tudo!" (ou "filhos, cães, paisagens, noite e interiores, etc" que vai dar ao mesmo) e tudo é 10.000€ e centenas de horas de aprendizagem. Ou então é fazer um compromisso, comprar algo de 200€ que arranhe a superfície, até saberem o que querem.

PS: @Bro840 para te dar contexto, eu trabalhava como fotógrafo e quando parei vendi o material. Todas as máquinas DSLR/mirrorless que tive, tiveram ou têm uso sério/profissional. Para "brincar" não preciso.
 
Última edição:
50mm em APS-C é uma optima lente para retrato, planos mais fechados, etc... A questao é a qualidade que consegues tirar dela comparando com uma "lente versátil" e lenta... A minha prime barata ao inicio foi uma 35mm.

Hoje tenho 35, 50 e 85mm e uso-as todas... Só uso zooms quando preciso mesmo da "flexibilidade" ou de algo mais wide. Ou seja algo mais wide ou quando nao posso mexer os pés...
 
Discordo que haja uma lente certa para começar. Eu aprendi com uma 50mm. Mas conheço fantásticos fotógrafos que nunca usam primes. E aprenderam de início a fotografar com zooms de kit. A maior parte da fotografia que faço não uso prime, uso a 70-180. Cada um terá os seus jeitos e as suas ambições. Dogmas é que dispenso.
 
Ter como única lente uma Rf-S 18-150mm F3.5-6.3 Is Stm é como comprar um ferrari e andar com ele numa estrada toda esburacada. Vais aprender a conduzir na mesma? Acho que sim, mas nunca vais fazer ideia do que o carro é capaz e se calhar tinhas ficado quase igual se comprasses um VW Golf... Quero com isto dizer que gastar dinheiro numa máquina boa para meter uma lente manhosa à frente do sensor, é desperdicio de dinheiro...

Sao opinioes, nao têm de bater certo umas com as outras. Ninguém falou de dogmas.
 
Uma R10 está longe de ser um ferrari. E a 18-150 é capaz de fazer fotos muito boas. Há melhores? claro... mas isso há sempre. Tudo depende do tipo de fotografia que cada um quer fazer com a máquina.

 
Última edição:
50mm em APS-C é uma optima lente para retrato, planos mais fechados, etc... A questao é a qualidade que consegues tirar dela comparando com uma "lente versátil" e lenta... A minha prime barata ao inicio foi uma 35mm.

Hoje tenho 35, 50 e 85mm e uso-as todas... Só uso zooms quando preciso mesmo da "flexibilidade" ou de algo mais wide. Ou seja algo mais wide ou quando nao posso mexer os pés...

Exacto, é algo já bastante específico. De que te serve ter qualidade, se depois o ângulo que a lente te dá não serve para 1/10 do que queres fazer ou se não gostas da perspectiva? A maioria das pessoas está habituada a focais dos 20 aos 35 (em 35efl) e de cabeça não é assim tão comum teres isso acessível (até aos 300€ por exemplo). Além disso, é muito mais importante a pessoa ter várias focais para perceber o que realmente gosta (ex: eu faço tudo com uma 35, já o @m4ndr4ke não larga a 28) e o que quer fazer com a fotografia do que simplesmente qualidade para pixel peeping.
Dois exercícios muito comuns quando se está a aprender, é fazer uso do zoom e depois ver no computador que focais se usou mais e também prender o zoom num ponto, andar por ex o dia inteiro a fotografar assim, depois noutro dia prender num ponto diferente e repetir o exercício.
 
Estamos a desviar-nos do tema…

Vou só dizer que não acredito nada no exercício de “fixar uma zoom em determinada distância focal e andar assim para treinar”. Para mim nunca resultou na mesma coisa do que usar as primes verdadeiras. Eu cá tive mesmo que passar pelo processo de tentativa-erro, com as objectivas em mãos, até acertar no que preferia (maioritariamente).

Acrescento também que não apoio a ideia de se comprarem kits com superzooms e coisas assim acima do kit básico. Por mim, encorajo a que se procure o kit mais barato que coloque a câmara a funcionar, porque é isso que interessa mais. Gastar extra em zoom mais caro (que não seja realmente de gama mais elevada), por mim é um firme não.

Em todo o caso, para a descrição fornecida a minha recomendação está dada. Se o OP achar que eu o estou realmente a julgar mal, e que o seu interesse é mais sério do que eu o considero ser, basta ver-se o que escrevi no tópico que está ao lado deste, porque aplica-se da mesma maneira.

PS: dentro de Canon, mais depressa recomendaria uma R100 ou R50, para iniciação, do que uma R10. Ninguém precisa de gastar 1000€ para aprender o triângulo da exposição e a regra dos terços.
 
Última edição:
Com o reembolso da R10 fica quase ao mesmo preço que a R50. Mas concordo que a R100 chega - mas é pensar se 230€ de diferença para a R10 serão assim um problema tão grande?
 
Pah, 230€ pagam uma RF 16 ou uma RF 50 e com troco…

Portanto sim, eu acho que 230€ fazem uma boa diferença

Por acaso ainda não falei nisto, mas devolvi a outra RF 50 que me ia ficar em 158€ (nem cheguei a levantá-la), e estou agora à espera de cashback noutra igual, para me ficar em 145€
 
Última edição:
Back
Topo