Câmera + Lente até 1200€

Foi uma escolha acertada, a um preço bom.
Esse corpo deve ser bastante confortável, dado as dimensões e peso.
"queres fazer zoom", ou seja aproximar?
Não fosse o preço iria para Sigma 60mm 1.4 ou Viltrox 75mm 1.2.
 
Dispara sempre a F22 e 1/4000, já não acontece. :D

Falando a sério, não ter arrasto é subir a velocidade, conseguir focar mais coisas (ex: a pessoa e o fundo) é fechar a lente (F"x" maior). Se depois disso ficar escura, é subir o ISO a gosto. E claro, máquina encostada à cara e braços ao corpo, tentar manter a máquina estável enquanto disparas.

Vê os vídeos do The Art Of Photography, o Ted tem uma playlist só de iniciação à fotografia e o conteúdo ele é bom.
Sim, eu tenho explorado os dials que a máquina tem na parte superior e acho que isso facilita a minha adaptação ao manual, pois vou mexendo e vendo o efeito que causa. Óbvio que requer é praticar e praticar mas estou a tratar disso e vou aos Açores daqui a 2 semanas, vou ter muita paisagem para fotografar.

Vou ver esse canal, pois acho que já me apareceu nas sugestões!

Foi uma escolha acertada, a um preço bom.
Esse corpo deve ser bastante confortável, dado as dimensões e peso.
"queres fazer zoom", ou seja aproximar?
Não fosse o preço iria para Sigma 60mm 1.4 ou Viltrox 75mm 1.2.
A Viltrox não encontrei usada e nova o preço fica um bom acima do que quero. Depois a Sigma, como os 56mm (penso que seja 56mm e não 60mm) vai ter a mesma distância da 18-55mm f/2.8-4 da Fuji. Como ainda não sei bem que distância focal gosto, acho que vou optar por esta última e explorar (vou comprar por 265 euros). Ainda olhei para a 16-80mm f/4.0 da Fuji mas só estava a conseguir por 500 euros e não queria já gastar tanto.
 
Acho que fico com um combo interessante: Sigma 30mm f/1.4 e Fuji 18-55mm f/2.8-4.
Para o ano, quando já tiver mais definido o que gosto, logo penso em outro tipo de lente.

Aproveito e vou reativar a thread que tinha na parte das Galerias, onde iniciei em 2016 com iPhone mas que deixei parado...
Vou postar algumas das fotos que tirei com o iPhone nos últimos anos e depois já com a câmera.
 
Acho que fico com um combo interessante: Sigma 30mm f/1.4 e Fuji 18-55mm f/2.8-4.
Para o ano, quando já tiver mais definido o que gosto, logo penso em outro tipo de lente.

Aproveito e vou reativar a thread que tinha na parte das Galerias, onde iniciei em 2016 com iPhone mas que deixei parado...
Vou postar algumas das fotos que tirei com o iPhone nos últimos anos e depois já com a câmera.
depois deixa feedback da sigma 30mm, está na lista para uma possivel aquisição.
A fuji 18-55 é uma lente bastante versatil, não tens tanto alcance como a 16-80, mas pelo menos consegues um f2,8, que será certamente util, mesmo que pontualmente.
 
Acho que fico com um combo interessante: Sigma 30mm f/1.4 e Fuji 18-55mm f/2.8-4.
Para o ano, quando já tiver mais definido o que gosto, logo penso em outro tipo de lente.
Achas bem. Repara, independentemente da gama, desde a mais baixa até às mais altas há algo que é comum em quase todos os kits, que é a presença duma standard zoom. É provavelmente a objectiva mais importante que existe.

E uma 50mm, ou equivalente, diria que também é sempre uma boa aquisição, por ser muito versátil.
 
Última edição:
Subscrevo. :) Na minha opinião, muita gente olha erradamente para as 50's porque são tipicamente das lentes mais baratas no sistema, mas 50 em APS-C é 75/80mm, que é uma focal útil para uns retratos, mas não é assim tão versátil para andar aí a passear de 50 na mão como faz o pessoal em FF. Acho muito mais sensato/útil algo entre os 20 e os 35mm.

Quanto ao zoom, pah, dá jeito, especialmente quando temos pouca experiência. Alguém mais experiente pode preferir algo mais wide estilo 16-35 ou algo mais tele como 24-105, ou até dispensar zooms por completo. Mas para iniciar tá perfeito.
 
Acabei por comprar a Fuji 16-80mm f/4.0 usada por 400 euros. Está como nova, nem 50 fotografias tirou. Deve chegar na Terça, mesmo a tempo de a levar para os Açores. Só tem f/4.0 mas acho que deverá chegar, pois tenho a Sigma se precisar de uma maior abertura e também não costumo fotografar, por agora, com pouca luz (noite). Ainda ponderei a 16-55mm f/2.8 mas era 550 euros e penso que não se justificava para esta fase inicial.

depois deixa feedback da sigma 30mm, está na lista para uma possivel aquisição.
A fuji 18-55 é uma lente bastante versatil, não tens tanto alcance como a 16-80, mas pelo menos consegues um f2,8, que será certamente util, mesmo que pontualmente.
Em relação à Sigma, tenho todo o gosto em ajudar-te mas sou algo novo no mundo da fotografia e do que tenho utilizado, estou bastante satisfeito com a qualidade e não me parece muito pesada.

Achas bem. Repara, independentemente da gama, desde a mais baixa até às mais altas há algo que é comum em quase todos os kits, que é a presença duma standard zoom. É provavelmente a objectiva mais importante que existe.

E uma 50mm, ou equivalente, diria que também é sempre uma boa aquisição, por ser muito versátil.

Subscrevo. :) Na minha opinião, muita gente olha erradamente para as 50's porque são tipicamente das lentes mais baratas no sistema, mas 50 em APS-C é 75/80mm, que é uma focal útil para uns retratos, mas não é assim tão versátil para andar aí a passear de 50 na mão como faz o pessoal em FF. Acho muito mais sensato/útil algo entre os 20 e os 35mm.

Quanto ao zoom, pah, dá jeito, especialmente quando temos pouca experiência. Alguém mais experiente pode preferir algo mais wide estilo 16-35 ou algo mais tele como 24-105, ou até dispensar zooms por completo. Mas para iniciar tá perfeito.
Enquanto não souber que distância ou distâncias gosto é preferível ir explorando, acho que tenho um bom kit para começar! Aliás, até poderia dispensar a Sigma 30mm f/1.4 mas estava no negócio e é sempre mais uma lente para "brincar". Tenho a usado e estou muito satisfeito, especialmente quando estou a fotografar dentro da cidade. No Sábado, fui ver o jogo do meu afilhado e uma 30mm não dá jeito, especialmente quando queria tirar apenas fotos a ele.

Sem conhecimento de causa, do que fui vendo no YouTube, acho que a 16-80mm será interessante para paisagens por causa dos 16mm e 80mm um edifício mais ao longe ou desporto (que será raro mas que ao inicio vou querer explorar tudo um pouco).
 
Acabei por comprar a Fuji 16-80mm f/4.0 usada por 400 euros. Está como nova, nem 50 fotografias tirou. Deve chegar na Terça, mesmo a tempo de a levar para os Açores. Só tem f/4.0 mas acho que deverá chegar, pois tenho a Sigma se precisar de uma maior abertura e também não costumo fotografar, por agora, com pouca luz (noite). Ainda ponderei a 16-55mm f/2.8 mas era 550 euros e penso que não se justificava para esta fase inicial.
O único zoom que tenho também é F4 e chega perfeitamente. Claro que a minha máquina é FF, mas quem me conhece sabe que raramente subo o ISO para valores loucos.
Com muito jeitinho, técnica e prática, consegues ir bem longe em ambientes de pouca luz. Suster um pouco a respiração, ter a máquina bem apoiada contra a cara e com os cotovelos contra o corpo, encostar a uma parede ou poste ou algo assim, etc. Há malta que chega a fazer exposições de 2s handheld. Isto não resolve se houver muito movimento na foto, mas já serve para muita coisa.

Também te posso dizer que às vezes e especialmente para um uso amador, mais vale subir o ISO à vontade, porque a maioria das fotos não vão passar de tamanhos pequenos para redes sociais, onde não se nota assim tanto. E pode ser um investimento mais inteligente meter 200 ou 300€ em algum plug-in estilo Topaz DeNoise AI, do que andar sempre a meter quase 4 dígitos e o dobro do peso em cada lente que se compra.

Enquanto não souber que distância ou distâncias gosto é preferível ir explorando, acho que tenho um bom kit para começar! Aliás, até poderia dispensar a Sigma 30mm f/1.4 mas estava no negócio e é sempre mais uma lente para "brincar". Tenho a usado e estou muito satisfeito, especialmente quando estou a fotografar dentro da cidade. No Sábado, fui ver o jogo do meu afilhado e uma 30mm não dá jeito, especialmente quando queria tirar apenas fotos a ele.

Sem conhecimento de causa, do que fui vendo no YouTube, acho que a 16-80mm será interessante para paisagens por causa dos 16mm e 80mm um edifício mais ao longe ou desporto (que será raro mas que ao inicio vou querer explorar tudo um pouco).
Acho que a 30mm poderá ser mais importante do que julgas. Não só porque permite isolar sujeitos e tem uma focal excelente para retratos (e não só) em APS-C, mas porque também te obriga a exercitar mais o pensar em soluções e enquadramentos, em vez de simplesmente fazer zoom a tudo.

Quanto às cenas de 16mm para paisagens e 80mm para edifícios, não te prendas a isso. É uma ideia limitadora, quando na verdade focais altas também são bastante boas para paisagens. Há tempos vi um vídeo de uma fotógrafa profissional de paisagens e a lente mais usada dela era uma 70-200! Eu fui há uns anos para os Picos da Europa e a lente que mais usei para paisagens também foi uma 70mm.
 
Back
Topo