Aquisição lente

InJ3cTiOn

Power Member
  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
    Lente
  2. POR QUANTO: Qual o orçamento disponível?
    500-600€ (se o investimento valer a pena, não pretendo adquirir neste momento)
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
    Será para fazer fotografia de produto
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
    Maioritariamente dentro de casa
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
    Casual
  6. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual?
    Canon 550D + Sigma 30mm 1.4
  7. COMO É A TUA "REDE": O que usam os teus familiares, amigos e/ou vizinhos?
  8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
    Online (possivelmente irei para os usados)
Sinto alguma limitação com a lente que estou a usar para o tipo de fotografia que pretendo fazer. A minha dúvida também se coloca, será que vale a pena investir numa lente sendo esta máquina já antiga? O meu uso é apenas casual e será para fotografar componentes de jogos de tabuleiro e colocar numa página minha de Instagram.

O que pretendo replicar é algo dentro deste estilo
Foto

Qualquer ajuda é bem-vinda, obrigado!
 
Neste momento, sugiro sempre comprar lentes em 2ª mão, pois conseguem-se excelentes negócios em material para DSLRs

Mas primeiro de tudo quero perguntar-te qual a limitação que sentes com a tua lente atual? Pergunto isto pois é uma lente excelente para o uso que pretendes. Mas imagino que possas querer fotografar coisas mais pequenas e essa não permita aproximar tanto. Ou precisas de uma grande angular para fotografar as peças no tabuleiro com uma perspectiva mais dramática?
 
Neste momento, sugiro sempre comprar lentes em 2ª mão, pois conseguem-se excelentes negócios em material para DSLRs

Mas primeiro de tudo quero perguntar-te qual a limitação que sentes com a tua lente atual? Pergunto isto pois é uma lente excelente para o uso que pretendes. Mas imagino que possas querer fotografar coisas mais pequenas e essa não permita aproximar tanto. Ou precisas de uma grande angular para fotografar as peças no tabuleiro com uma perspectiva mais dramática?

Estou mais inclinado para 2ª mão definitivamente! Sim, a lente faz um excelente trabalho e estou satisfeito com os resultados obtidos. A limitação que sinto é essa mesmo, pretendo tirar fotografias mais próximas de peças mais pequenas para criar esse efeito que meti no link.
 
Eu presumo que o problema esteja mesmo em fotografar coisas mais pequenas, como costumam ser essas peças. Essa lente tem MFD de 30cm o que com 30mm de focal, mesmo com crop, é limitado.

Podes procurar uma 60mm ou 70mm macro. Compra usada e não gastes muito dinheiro. Deves conseguir uma lente dessas aí com metade do teu orçamento, com sorte nem isso, mas sendo lentes de especialidade, tens que procurar bem.

Uma alternativa barata se calhar até seria comprar um 50mm 1.8 usada e um tubo de extensão, ou se calhar começar mesmo por meter um tubo de extensão nessa 30mm e ver o resultado.
 
OK, se macro é o caminho, como o Rui sugeriu, tubos de extensão podem ser a solução

https://fstoppers.com/macro-photography/which-better-choice-macro-lens-or-extension-tubes-559734

Mas tens de ficar ciente que à frente da tua lente de 30mm, os 30cm de MFD são na realidade cerca de 18cm. Ao diminuires a MFD com um tubo de extensão, poderás dar por ti quase a tocar no objecto que pretendes fotografar, ficando mais difícil iluminar o mesmo.

Outra alternativa barata são os filtros close-up:


Mas como o Rui disse, há lentes macro para a tua Canon por preços bem em conta. Não estou por dentro das lentes boas ou más para esse sistema, mas numa pesquisa rápida no OLX, vi uma EF-S 60mm f\2.8 Macro USM por 300€, e uma EF 50mm f2.5 macro por 190€. A diferença entre as duas é que a primeira faz macro 1:1 e a outra "só" faz 1:2 (para além de diferenças qualitativas, que como disse, não estou a par). Para os objectos que estás a fotografar creio que 1:2 será mais que suficiente. Evitava ires para distâncias focais mais elevadas, tipo 90mm, pois como estás a fotografar peças tridimensionais, a maior dist. focal vai "espalmar" um pouco a perspectiva e os objetos perdem profundidade.
 
Eu não inventava muito e ia para uma lente de macro a sério. Não gastas o orçamento, e o que sobra ainda podes gastar em iluminação (2 flashs talvez).
Não conheço bem o material Canon, mas por exemplo uma Tamron SP 90mm F2.8/macro 1:1 VC USD penso que te dará excelentes resultados, se bem iluminada a cena
 
Uma 90mm em APS-C Canon corresponde a 145mm. Fotografar pequenos objetos desta forma, vão perder profundidade e retirar contexto.

Acho que ficas mais bem servido com uma lente Macro de distância focal um pouco mais curta, tal como sugerido neste artigo:

A rough proposed working classification of focal lengths in macro photography could be as follows:

  • Focal lengths up to 60mm – Useful in product photography (e.g. jewelry) and small objects that can be approached and lit in a controlled environment.
  • 60-150mm – Usable with caution for insects, flowers, and small objects from a greater distance.
  • Above 150mm – Ideal for critters where additional working distance and additional lighting options are preferred.
Finally, there are other considerations, such as perspective differences due to varying focal lengths. These are more aesthetic than technical and not in the scope of this article.

in https://digital-photography-school.com/working-different-focal-lengths-macro-photography/

Apontaria para os 60mm, pois já tens a 35mm que com um tubo de extensão poderá permitir fotografar mais perto e com uma perspectiva um pouco mais aberta.
 
Obrigado a todos que deram a sua opinião. Fiquei agradado com os resultados que vi com a 60mm 2.8, possivelmente a solução pode passar por aí.
 
50mm STM f/1.8 + iluminaçao.

Ainda assim parece-me estranho nao conseguires esse tipo de foto com a lente que tens agora.
Podes partilhar um exemplo que tenhas feito?
 
+1 para a objectiva macro.

Uma coisa é estarmos a pensar em fazeres essa foto, e não conseguires fazer mais porque já estás no limite. Outra bem diferente é conseguires fazer isso tranquilamente e ainda poderes aproximar muito mais, o que te dará muito jeito para outras composições.

Ainda assim parece-me estranho nao conseguires esse tipo de foto com a lente que tens agora.
Não faz, não....a 30mm só consegue 0.14 ou 0.15x
Aquela foto deve precisar de 0.25x ou mais
 
Back
Topo