Estamos a menos de 1 mês da saída do jogo.
Consegui ter acesso ao jogo na última beta, que foi à alguns meses, e posso dar aqui algum feedback.
- Graficamente acho que vai ser o jogo mais bonito. Existem pequenos detalhes na animação, nos power ups, nos cenários, no combate, etc que são simplesmente soberbos.
- É uma mistura entre Genhsin e Honkai. Ou seja, é um combate muito parecido ao Genhsin mas em vez de open world vai ser em pequenos corredores/caixas, tal como o Honkai.
- O combate é MUITO mais estratégico e activo que o Honkai. Muita gente descartou o Honkai por ser combates por turnos (pessoalmente gosto) e vai encontrar neste a liberdade de movimentos do Genhsin mas a uma escala menor.
- Existem menos inimigos nas batalhas mas são muito mais dinâmicos, como por exemplo, têm armadura, têm ataques que podem ser interrompidos e a dinâmica entre os membros da equipa são muito mais importantes.
- São apenas 3 membros por cada equipa mas cada membro tem um papel fundamental no combate. Ao contrário do Genshin onde alguns membros só servem para activar skils.
- A história é completamente doida mas tem um potencial muito grande. Penso que vai apelar a muita gente o sistema de facções.
- O sistema de gear também é mais "interessante" que o Honkai. É uma mistura entre Genshin e Honkai.
- O som dos combates está absolutamente incrível e demonstra o peso dos ataques.
- O jogo faz lembrar imenso o Honkai 3rd Impact em muita coisa. Parece uma evolução do género.
- A nível de personagens, da história delas, voice acting, gameplay, etc atrevo-me a dizer que deve ser o jogo main in-depth e incrível. O Voice acting inglês está incrível e foi o único jogo deles em que optei por jogar em Inglês. Está 5*.
- As animações dão 20 a 0 ao Honkai e atrevo-me a dizer que o Genshin já parece desactualizado em comparação.
Agora vamos aos pontos que estou reticente ou até com receio.
- O jogo tem uma certa crise de identidade. Parece um misto de muita coisa e acaba por ser ... algo estranho. É uma espécie de Genshin mas também do Honkai. Até aqui parece bom, mas há algo de estranho no gameplay loop que tenho algum receio na longevidade do jogo.
- A história é completamente louca. Vejo potencial mas potencial têm todos os jogos. O Genshin e o Honkai pertencem ao mesmo "mundo" de certa forma. Este é um IP totalmente novo. Nota-se a liberdade criativa, especialmente nas personagens (que digamos há algumas simplesmente brutais) mas também noto que a história não se leva a sério a si mesmo. Não sei explicar. No entanto a 2a zona parece que traz um tom totalmente diferente mas não tive acesso a essa zona.
- O gear é muuuuuito mais interessante que o Honkai mas isso também significa que vai ser muito mais complicado de farmar. Enquanto que o Honkai podemos fazer tudo num espaço de 1hora, neste nem tanto.
- O modo TV tem, mais uma vez, potencial enorme e acho que vai ser o selling point para o jogo. É inovador e único. No entanto surge demasiadas vezes na progressão. Há níveis SUPER divertidos mas acho que o loop é demasiado longo.
- O modo TV vai ser cerca de 80% do gameplay do jogo. Um pouco semelhante ao Genshin. Pouca variação de end-game mas MUUUUUUUUUITO mais in-depth do que o Genshin.
- Volto a referir a história, pois ao contrário do Genshin e do Honkai onde começam logo de forma WOW BANG BANG AMAZING... aqui... não. A história é lenta a arrancar, pelo menos no ACT 1. Não existe um sentido de urgência, como no Honkai ou no Genhsin. Aqui eles levam o seu tempo a explicar as coisas e arrancar. Pode levar a muita gente a desistir. Porém, no ACT 2 as coisas começam a melhorar... e a melhorar muito!
TL.DR: É um jogo hibrido, com elementos do Genshin e do Honkai. Em termos de complexidade também está no meio, entre o Genshin e o Honkai. Basicamente o jogo é uma espécie de Roguelike Team Action Game... se é que este termo existe.
O jogo não tem exploração, como no Genshin ou no Honkai. Basicamente estamos num hub, que é uma espécie de headquarts, ou um quartel general (há algumas que são bares, garagens etc) onde nos encontramos com os nossos companheiros da história, etc. E basicamente recebemos contractos/missões e lá vamos nós para a porrada. Depois temos o TV Series GameMode, que para não dar muitos spoilers é o grosso do jogo. É basicamente um HUB em que vamos fazendo missões. O exemplo que vou dar é parvo mas faz-me lembrar o Hi-Fi Rush. Onde tinhamos lá aquela base onde estavamos com os nossos amigos e depois iamos fazer as missões da história.
É uma espécie de
Hades meets
Super Meet Boy meets
Persona meets
Gacha game.
Muito potencial.
Não acho que vá "derrubar" o Genshin mas que vai fazer concorrência ao Honkai, isso vai.
Deixo aqui puro gameplay do jogo, da última beta:
EDIT: Esqueci-me de referir outro ponto. Os inimigos e a variação deles. Ao contrário do Honkai, onde lutamos basicamente sempre o mesmo tipo de monstros, etc aqui a variedade é muito maior. Especialmente quando começamos a entrar mais a fundo na história.
No inicio os inimigos são muito básicos mas depois quando dá o twist na história aparecem monstros com desgins brutais e MUITO mais dinâmicos. No começo o jogo é muito spank spank mas depois o jogo fica muito mais complexo, com parrys, dodges, utilização da equipa muito mais complexa.