• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Upgrade de componentes até 500€

Net_Holer

Power Member
Boas, estou a ter alguns problemas com o meu setup actual (BSO constantes que não estou a detetar a causa) e caso não os consiga resolver estou a pensar em fazer um upgrade meio forçado até ao final do verão.

O que tenho actualmente:
Processador: AMD Ryzen 5 3400G 4-Core RX Vega (3.8GHz-4.2GHz)
Board: MSI B450 TOMAHAWK MAX
RAM: G.Skill Kit 16GB (2 X 8GB) DDR4 3200MHz Trident Z
Discos: SSD Crucial MX500 250GB + 5 HDD (Manter)
Fonte: Seasonic Core GC 500W 80+ Gold (Manter)
Caixa: ATX Corsair Carbide 100R Silent (Manter)

O que Preciso:
- Pretendia trocar apenas a Motherboard + CPU + RAM (e eventualmente o cooler se for necessário).
- Placa de video integrada (tenho uma AMD 6600 mas pretendo vender)
- 6 ligações sata (Discos que pretendo manter para já)
- 2 saídas para monitores na board (actualmente uso uma HDMI e outra VGA mas podem ser 2 HDMI)

Utilização habitual:
- O computador é usado essencialmente para trabalho (cerca de +50 separadores abertos em simultâneo em 2 browsers) mais algum software leve (whatsapp, telegram, spotify, word...).
- Normalmente tenho youtube a correr com 1, 2 ou 3 videos quando é necessário.
- Uso muito ocasional de photoshop.
- Não irei jogar.
- Uso sempre 2 monitores em simultâneo (um 1440p e o outro 1080p).
- O computador também faz de servidor de Plex para o resto da casa e está ligado 24/7 todo o ano.


Orçamento:
Pretendia gastar até 500€.
 
Última edição:
Boas!

Obrigado pela ajuda. Pelo que vejo no site da MSI a motherboard só tem 4 ligações SATA, preciso de uma com 6. Haverá alternativa?
 
Boas!

Obrigado pela ajuda. Pelo que vejo no site da MSI a motherboard só tem 4 ligações SATA, preciso de uma com 6. Haverá alternativa?
Para que precisas de 6? Para armazenamento? Este chipset costuma ter 4 ligações. A msi edge e tomahawk acho que têm 6 mas desconheço as suas limitações.
 
Porque não fazer ou comprar um NAS caseiro com esses discos? Mais tarde ou mais cedo vais ter que fazer isso, são raras as caixas de pc hoje em dia que têm espaço para 5 discos HD
 
Porque não fazer ou comprar um NAS caseiro com esses discos? Mais tarde ou mais cedo vais ter que fazer isso, são raras as caixas de pc hoje em dia que têm espaço para 5 discos HD
Pensei nisso há uns tempos, mas o principal motivo tem sido manter o setup o menor possível devido às crianças. Tenho tentado manter tudo numa secretária para haver menos riscos de perigo.

Sobre as caixas, realmente é verdade e é um dos motivos pelos quais quero manter esta (e porque está em muito bom estado ainda).
Vou dar uma vista de olhos nas motherboards, obrigado pela ajuda a ambos!
 
Back
Topo