Evento Apple: Let Loose / iPads (7 de maio de 2024 às 15h)

Exceptuando situações relacionadas com garantias previstas na lei…na verdade o consumidor não “tem” de reclamar nada. Só se assim o desejar, e acima de tudo, tiver interesse nisso.

A Apple não é uma empresa pública gerida com o dinheiro dos meus impostos, não infringiu a lei nem me prejudicou em nenhum direito que eu tivesse.

Querem trocar por um preço razoável? Porreiro. Não querem? Tudo bem até à próxima.

Naturalmente que terá impacto na relação futura entre o cliente e a marca, também conhecido por “reclamar com a carteira”, mas isso já é problema deles, não é meu ;)

Não há qualquer drama, é a beleza do mercado livre. Se surgir um produto e/ou empresa a oferecer melhores produtos e condições logo se muda, até lá é gramar com as condições que eles oferecem já que considero o iPad o produto que oferece melhor qualidade para aquilo que pretendo dele.

Mas isto é apenas a minha filosofia, quem quiser optar por outras vias por considerar que podem ser eficazes, também é livre de o fazer naturalmente.
 
Exceptuando situações relacionadas com garantias previstas na lei…na verdade o consumidor não “tem” de reclamar nada. Só se assim o desejar, e acima de tudo, tiver interesse nisso.

A Apple não é uma empresa pública gerida com o dinheiro dos meus impostos, não infringiu a lei nem me prejudicou em nenhum direito que eu tivesse.

Querem trocar por um preço razoável? Porreiro. Não querem? Tudo bem até à próxima.

Naturalmente que terá impacto na relação futura entre o cliente e a marca, também conhecido por “reclamar com a carteira”, mas isso já é problema deles, não é meu ;)

Não há qualquer drama, é a beleza do mercado livre. Se surgir um produto e/ou empresa a oferecer melhores produtos e condições logo se muda, até lá é gramar com as condições que eles oferecem já que considero o iPad o produto que oferece melhor qualidade para aquilo que pretendo dele.

Mas isto é apenas a minha filosofia, quem quiser optar por outras vias por considerar que podem ser eficazes, também é livre de o fazer naturalmente.
Como cliente deves reclamar sim. Há muitos exemplos de empresas que reverteram algumas decisões devido ao “backlash“ dos clientes. Nos automóveis por exemplo, a Volkswagen está a fazer retornar à sua gama os botões físicos no volante porque os clientes não gostaram dos botões capacitivos. No caso da Apple foram altamente criticados quando queriam inspeccionar todas as tuas fotografias na iCloud para procurar por pornografia infantil e abandonaram essa ideia. Devido a reclamações dos developers, com estas novas leis da UE também houve algumas alterações. E mais exemplos existem.

Acho que como clientes só temos a ganhar em mostrar o descontentamento com algo que uma marca decide. Se eles não mudam, a próxima fase do descontentamento é mostrá-lo com a carteira.
No dia que inventarem baterias que pesem menos faz sentido.
Concordo. Por acaso eles continuam a anunciar 10 horas de bateria, vamos ver.
 
Eu já troquei a bateria do iPhone, iPad e Macbook na assistência oficial. Podem também pedir para o Apple Watch e AirPods.

Os fabricantes são obrigados a fornecer baterias oficiais de substituição por lei. Pode não ser ao cliente final mas ás casas de serviço. Brevemente, baterias portáteis devem por lei poder ser substituídas pelo utilizador final, sem recorrer a casas de serviço.

O mercado livre é um eufemismo usado para descrever aquilo que é efetivamente um mercado de dependências. Quem mais está dependente menos liberdade de acção tem, quem menos está mais liberdade tem. O mecanismo para se ter mais liberdade é maximizar a dependência de outros sobre algo que controle e minimizar as suas dependências de outros.

Como a dependência é uma coisa que tende a acentuar-se mesmo com competição tanto no sentido positivo como negativo com mecanismos bem conhecidos, "Dependency by Design". Para que não seja o único reagente para se ter mais liberdade existe então a regulação e leis que visam estabelecer um certo equilíbrio por forma que haja uma liberdade base de acordo com as necessidades padrao da época. Outro mecanismo é a Guerra.

Um mercado não é naturalmente livre. A liberdade é uma qualidade construída como é o mercado. Como são as democracias.

Repare-se que isto são fatos antropológicos e sócio económicos. Não é uma questão ideológica ou de fé.

Tipicamente os clientes reclamam face a algo que não é suposto. Não sendo suposto que um dispositivo deixe de funcionar com a degradação da bateria, obviamente reclamam quando o fornecedor nega prestar o serviço de substituição não dando outra alternativa para o mesmo ato. Obviamente o mesmo ato não é sugerir a compra de outro dispositivo idêntico. Quanto muito seria sugerir alguém que o faça.
 
Última edição:
... Os fabricantes são obrigados a fornecer baterias oficiais de substituição por lei. Pode não ser ao cliente final mas ás casas de serviço. Brevemente, baterias portáteis devem por lei poder ser substituídas pelo utilizador final, sem recorrer a casas de serviço.
Temos os esforços do movimento "right to repair", com legislação entretanto a ser preparada pela EU e alguns estados dos EUA. Claro que a Apple reagiu mantendo os seus esforços de serialização e pairing dos componentes (com as tradicionais desculpas do roubo de equipamentos e reutilização de parts e/ou uso de parts não originais com especificação inferior, meias verdades usadas convenientemente), e um processo notoriamente complexo que envolve o envio e devolução de várias caixas Pelican algo pesadas com equipamento especializado de instalação e cerca de +1k em cauções para esse equipamento de instalação com ónus completo no cliente. Claro que isto é para prove a point, e desincentivar a ideia destas bills DIY. Optar pela via da Google com a disponibilização individual e aberta de componentes oficiais, e um eventual pair simplificado que possa proteger minimamente os utilizadores do mercado paralelo parece muito mais sensato e de boa fé.

Manter o controlo das reparações dentro do seu adro permite o run of the mill que sei que fazem nas Apple Stores: "Reparar custa XXX, mas sabe por pouco mais tem o novo MacBook!" Já para não falar do fearmongering aplicado ao AppleCare porque as reparações de outra forma "são muito caras".
 

iPad Marketing VP: iPad and Mac are Complementary Devices, Not Competing Device

According to Boger, Apple sees the iPad Pro and Mac as devices that are meant to be used alongside one another. "We don't see them as competing devices," he said. "We see them as complementary devices." While the iPad is a "touch-first device," the Mac is designed for "indirect manipulation," with a mouse or keyboard, which is a point that Apple has reiterated several times over the years.
 
Como cliente deves reclamar sim.
Respeito a tua opinião, mas neste caso é só isso, é uma opinião. Há reclamar porque se tem razão e se vai resolver algo. E reclamar porque achamos que devia ser assim ou assado mas não temos base legal para forçar nada. Não são situações equivalentes.

Mas fazemos assim. Quando a bateria do teu iPad avariar faz uma reclamação e depois partilha por aqui as conclusões. Eu da minha parte ficarei feliz se conseguires algo, mas duvido que seja o caso.

Mas talvez até tenhas sorte já que a legislação está a ser mudada nesse sentido e nem vais precisar de reclamar, já vai estar previsto e vai ser feito sem qualquer problema.
Acho que como clientes só temos a ganhar em mostrar o descontentamento com algo que uma marca decide. Se eles não mudam, a próxima fase do descontentamento é mostrá-lo com a carteira.
Que foi precisamente o que fiz, mostrar o descontentamento com a carteira.

O resto é simples. Façam uma pesquisa no reedit, MacRumors etc e vão perceber que a resposta é a mesma em qualquer parte do mundo. Só porque muita fé podem achar que vão vocês sozinhos mudar o modus operandi actual da Apple nestes casos.
Eu já troquei a bateria do iPhone, iPad e Macbook na assistência oficial. Podem também pedir para o Apple Watch e AirPods.
Fora da garantia? Parece que a toda a gente no reedit, Mac rumors, e aqui no fórum a mim e ao nabais deram a mesma reposta mas ainda bem que aparentemente há excepções, se tiver sido fora do período da garantia claro.

As repostas são tiradas a papel químico em qualquer parte do mundo, é “quase” como se até tivessem um guião para o assunto. “Os componentes são colados bla bla bla”.
Os fabricantes são obrigados a fornecer baterias oficiais de substituição por lei. Pode não ser ao cliente final mas ás casas de serviço. Brevemente, baterias portáteis devem por lei poder ser substituídas pelo utilizador final, sem recorrer a casas de serviço.
Uma coisa é o que vai ser no futuro, outra é a realidade actual. Não misturemos coisas por favor.

O resto do texto sendo filosoficamente interessante não deixam de ser divagações que só servem para diluir o que está em causa. Que é a troca de bateria num iPad que já passou a sua garantia há muito tempo, e não a distribuição de água ou bens essenciais à vida.

Aprecio a convicção com que o defendes neste preciso momento, espero que no futuro mantenhas a mesma opinião ;)
Temos os esforços do movimento "right to repair", com legislação entretanto a ser preparada pela EU e alguns estados dos EUA.
Acho que toda a gente sabe disso. Mas uma coisa é o futuro, outra é o presente.

Se a situação estivesse prevista na lei era uma coisa, não estando é outra é outra totalmente diferente. Até considero que reinvidico bastante, quem me conhece diria que até demais. Agora nesta situação específica, e após uma pesquisa online percebi rapidamente que era tempo perdido.
 
Fora da garantia? Parece que a toda a gente no reedit, Mac rumors, e aqui no fórum a mim e ao nabais deram a mesma reposta mas ainda bem que aparentemente há excepções, se tiver sido fora do período da garantia claro.

Sim. Fora da garantia. Num Apple agente autorizado em PT, *****/PC Clinic: iPhone, iPad e Macbook. Também fazem Apple Watch e AirPods tanto quanto me informaram na altura.

Como podes ver no site até apontam para um orçamento.

Se as Apple Store's fazem ou não, não sei. Cá não há dessas coisas.

Mas a info existente, que as Apple Stores também fazem mesmo fora da garantia:

https://discussions.apple.com/thread/254806772?sortBy=best

https://www.apple.com/batteries/service-and-recycling/

No entanto pode ser que a política segunda nas Apple Stores seja o de apenas aceitar o serviço se a bateria estiver igual ou abaixo dos 80%. Não sei.

Excepção me parece ser o não aceitaram. Coisa que pode acontecer se o dispositivo também tiver outros problemas identificados pela máquina de diagnóstico.

Aprecio a convicção com que o defendes neste preciso momento, espero que no futuro mantenhas a mesma opinião ;)

Espero ter ajudado.

As pessoas devem sempre reclamar perante uma prática de terceiros que afeta ou desvaloriza a sua propriedade. E não apenas se a prática for ilegal. Obviamente tal fica sempre ao critério da pessoa se vale a pena ou não.

A teoria do "voto com carteira" é uma divagação ainda maior. Mas isso fica para outra conversa. Mas cuidado, a ideia que se uma prática não é danosa a única solução é procurar outro fornecedor ... podes chegar a altura que não tens fornecedor para ir pois faz a mesma coi$a ... a tua carteira para o efeito fica a a valer menos que 0. É que as práticas traçam uma cultura, um hábito e jurisprudência no status quo ... e há por aí uma retórica que me parece uma tentativa de se implementar uma Síndrome de Estocolmo á escala planetária nas relações com qualquer uma das Big Tech.

Abraço.
 
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