Problema Windows Update e Instalações não funcionam

zemalageta

Power Member
Boas a todos!

Comprei um computador usado e estou com um erro que não consigo resolver. O PC é o seguinte:

Intel Core i5 8400
16GB RAM DDR4 2600Mhz (1 pente)
Motherboard MSI H310M PRO-VD
Asus Strix R9 380 4GB DDR5
240GB SSD Samsung
500GB HDD WD 7200rpm


O PC já não é novo mas para o que queria fazer, chega perfeitamente. O PC vinha sem Windows instalado pelo que cheguei a casa e foi a primeira coisa que fiz. A instalação correu bem e o PC iniciou sem problemas. Até aqui tudo bem.

Como é costume, fui a Windows Update e procurei novas atualizações. Aqui sim começaram a aparecer erros do género:


  • 0xc80003fa
  • 0x80240439
  • ...

Enfim, cada vez que faço "repetir" aparece um erro novo. Fiz o download da driver da gráfica e não inicia sequer a instalação. Faço o download do Chrome e não inicia a instalação. Ou seja, não consigo instalar atualizações, drivers ou qualquer outro programa.

Já tentei vários tutoriais que vi na net : LINK, LINK2.

Sempre sem sucesso.

Já instalei novo disco , já tentei com windows 10 e 11, já removi a gráfica , já fiz reset à bios... Estou sem ideias.


Alguém pode ajudar? Obrigado!!
 
Até a abrir o Event viewer dá erro :

20231008-094806.jpg



Depois lá acaba por entrar e dá os seguintes erros:

20231008-101941.jpg


Desculpem as imagens serem por fotos mas eu não consigo sequer entrar no Edge para enviar os Prints para o email. Assim que abro o browser ele fecha automaticamente.
 
tenta fazer isto:


Comando abaixo, copie e cole:

REG ADD HKLM\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\System /V EnableLUA /T REG_DWORD /D 0 /F
 
vai há bios passa o sistema para Legacy desativa o secure boot, e tens de instalar o windows novamente reparticionando o disco de GPT para MBR e vê se o problema continua a ocorrer...
 
vai há bios passa o sistema para Legacy desativa o secure boot, e tens de instalar o windows novamente reparticionando o disco de GPT para MBR e vê se o problema continua a ocorrer...
Continua a aparecer. Agora até aparece umas listas vermelhas quando abro, pro exemplo o meu iniciar:

20231008-125331.jpg


20231008-125535.jpg



E o erro:


20231008-125541.jpg
 
já vi, o problema é mesmo aquilo que já vimos, mas ao nível da bios e pelos vistos em muitos modelos da MSI, como podes ver mais abaixo, agora ultima opção fazer update há bios a ver se resolve, ou tentares com uma versão windows mais velha e partir dai, ultimo recurso, mudar de Motherboard para outro modelo de outra marca, aqui já estás a entrar em despesas.

---> https://github.com/Foxboron/sbctl/issues/181


Some MSI motherboards with some firmware versions by default allow
booting binaries on policy violations, thereby not providing any
additional security compared to having Secure Boot disabled. Scroll down
for a list of affected boards and their firmware versions.

To deny booting on policy violation, go to the place where your Secure
Boot settings are in your UEFI, change "Secure Boot Mode" to "Custom"
and then open "Image Execution Policy".

Some example locations:

  • Settings/Advanced/Windows OS Configuration/Secure Boot
  • Security/Secure Boot
 
já vi, o problema é mesmo aquilo que já vimos, mas ao nível da bios e pelos vistos em muitos modelos da MSI, como podes ver mais abaixo, agora ultima opção fazer update há bios a ver se resolve, ou tentares com uma versão windows mais velha e partir dai, ultimo recurso, mudar de Motherboard para outro modelo de outra marca, aqui já estás a entrar em despesas.

---> https://github.com/Foxboron/sbctl/issues/181


Some MSI motherboards with some firmware versions by default allow
booting binaries on policy violations, thereby not providing any
additional security compared to having Secure Boot disabled. Scroll down
for a list of affected boards and their firmware versions.

To deny booting on policy violation, go to the place where your Secure
Boot settings are in your UEFI, change "Secure Boot Mode" to "Custom"
and then open "Image Execution Policy".

Some example locations:


  • Settings/Advanced/Windows OS Configuration/Secure Boot
  • Security/Secure Boot
Segui o tutorial, atualizei a BIOS para a versão mais recente, consegui fazer as alterações na "Image Execution Policy" mas mesmo assim não funciona.

Ainda não entendi qual o motivo para isto estar assim. Hardware parece estar em condições. A MSI sabe que tem este problema nas motherboards e não resolve?! :grumpy: No mínimo parece-me ridículo.
 
@zemalageta

Pois o problema é que no que toca a MSI este problema é apenas um entre muitos que por ai andam até em modelos mais recentes, sinceramente unica opção é tentar uma versão windows 10 das primeiras e esquecer a mais recente, ou mesmo uma distro linux tipo mint se o uso for só para o essencial.

Provavelmente o pc já veio sem o SO porque sabiam já disso que está a acorrer e toca a despachar a batata quente para outro...
 
@zemalageta

Pois o problema é que no que toca a MSI este problema é apenas um entre muitos que por ai andam até em modelos mais recentes, sinceramente unica opção é tentar uma versão windows 10 das primeiras e esquecer a mais recente, ou mesmo uma distro linux tipo mint se o uso for só para o essencial.

Provavelmente o pc já veio sem o SO porque sabiam já disso que está a acorrer e toca a despachar a batata quente para outro...
Não tenho a mínima dúvida que foi isso que se passou... Acho que vou mesmo comprar outra motherboard e esquecer esta. Guardar ali para um canto e esperar que surja alguma solução milagrosa.

Obrigado a todos pela ajuda!
 
@zemalageta

Solução já não vais alguma vez ver pois isso já é um modelo descontinuado logo, pelo que vi teve ultimo update o ano passado e acabou-se. outra marca tenta procurar algo da Asus, ASrock que são modelos menos propícios a dar essas dores de cabeça.
 
Boas pessoal , comprei então a motherboard. Uma Asrock H310CM-DVS e o problema persiste ...

Tentei também com outra gráfica e continua tudo igual. Parto do principio que seja processador
 
muito estranho!
instalaste o Windows novamente de raiz, certo?

tens que abrir o event viewer,
depois Expandir a parte de applications e ver que erros lá tens
 
Back
Topo