VBox 4K & VBoxPro 4K

Como? Não tenho acesso ao menu das definições no estado actual da box, e o botão físico nada faz.
1-Carregas no botão reset (traseira) com a box ligada.
2-Removes o cabo da corrente (transformador)
3-Mantendo o botão reset premido voltas a ligar o cabo do transformador à box.
4-Deixas que o logotipo cinza da vodafone apareça 1x e desligas o botão do power.
5-repetes 2x novamente o ponto 4
6- Largas o reset na terceira vez que aparecer o logo da vodafone e deixas a box arrancar.
 
A VBox Pro não tem botão power. De qualquer das formas, fazendo esse processo desligando a alimentação, a box continua exatamente igual. Já em tempos me avariou uma Motorola com disco e nem um Hard reset com esse método de cortar a alimentação 3x adiantou, tive que a trocar em loja.
 
A VBox Pro não tem botão power. De qualquer das formas, fazendo esse processo desligando a alimentação, a box continua exatamente igual. Já em tempos me avariou uma Motorola com disco e nem um Hard reset com esse método de cortar a alimentação 3x adiantou, tive que a trocar em loja.
1-Carregas continuamente no botão reset (traseira) com a box ligada.
2-Removes o cabo da corrente (transformador)
3-Mantendo o botão reset premido voltas a ligar o cabo do transformador à box.
4-Deixas que o logotipo cinza da vodafone apareça 1x e desligas o cabo do transformador à box
5-repetes 2x novamente o ponto 4
6- Largas o reset na terceira vez que aparecer o logo da vodafone e deixas a box arrancar.

Haver se assim consegues entender melhor
 
Tens que manter o botão traseiro de reset pressionado.

Desligas o transformador da box, tiras a ficha da box.

SEM deixar de pressionar o botão traseiro de reset, ligas o transformador à box (encaixas a ficha na tomada traseira da box).

Ao aparecer o logo da Vodafone a cinza, tiras a ficha do transformador e voltas a colocar.

Ao aparecer de novo o logo cinza da Vodafone, repetes.

À quarta vez, deixa a box arrancar, deixas de pressionar o botão traseiro de reset e, tudo correndo bem, a box vai fazer reset.

Provavelmente ultrapassas o problema.

É importante saber que tens que pressionar permanentemente o botão de reset até à quarta vez, que é quando a box arranca.
 
Entendi perfeitamente, e nunca deixei de manter o botão pressionado até ao quarto arranque da box... Realizei o processo mais do que uma vez inclusivamente.

Vou tentar novamente por via das dúvidas.
 
Entendi perfeitamente, e nunca deixei de manter o botão pressionado até ao quarto arranque da box... Realizei o processo mais do que uma vez inclusivamente.

Vou tentar novamente por via das dúvidas.
Provavelmente, essa box morreu...

Vamos ver se tens melhor sorte ao tentares mais uma vez.
 
Bem, nada feito. Agradeço na mesma a ajuda.

Não deixa de ser estranho, pois apesar de as gravações automáticas (tanto o Ver do Início como programas anteriores) não funcionarem, tudo o resto funcionava antes do reset. A VBox sempre esteve ligada por cabo, nunca por Wi-Fi.

Deixo aqui imagens com as mensagens de erro que aparecem:
vFWvEHR.jpg

lUwPWP9.jpg

rrAMuly.jpg

rnf0CT2.jpg

gWT1GEo.jpg

MDb40RC.jpg


Vou aproveitar e pedir o upgrade para a VBox Smart.
Ocultação e ordenação de canais é coisa que não uso faz anos (e quando usava detestava quando mexiam na grelha e me alteravam o esquema implementado), e o familiar em questão também não se importa com isso.
 
Última edição:
Cheguei a testar a ligação na mesma ficha, trocando de cabo inclusivamente, e não existe qualquer problema com a conexão. O próprio router detecta que a box está conectada assim que a ligo, mas por alguma razão a própria box não se conecta quer por Ethernet quer por Wi-Fi, simplesmente não detecta qualquer rede, seja wired, seja wireless.
 
Voltando à saga que tive com a VBox Pro há umas semanas atrás, está aparentemente resolvida. Consegui finalmente ter tempo para estar junto dos equipamentos e ligar para o suporte técnico da Vodafone.

E aqui pondero escrever uma reclamação, pois é inconcebível que sejamos atendidos por um atendedor automático, onde temos que responder a uma série de perguntas para triagem do problema, apenas para sermos depois encaminhados para o Tobi através de um link enviado por SMS, onde temos que responder novamente a algumas das mesmas perguntas às quais já tínhamos respondido...

Para sermos encaminhados (novamente) para um assistente humano, temos que responder ao Tobi que o problema não ficou resolvido, depois de o mesmo nos fornecer um link para consulta do manual da box ( :-D ) por questões de configuração da mesma.

Enfim, o que valeu foi que fui imediatamente contactado, apesar de por vezes ter alguma dificuldade em entender a assistente brasileira (bastante simpática), que também nem sempre percebia o que eu dizia, mas lá nos fomos entendendo.
E é este o estado da operação dos call centers nacionais: redução de recursos humanos com automatização de processos e de triagem com recurso a IA, trabalhadores mal pagos, outsourcing, etc. Mas adiante, que isso já sabemos...

Reiniciou-se o router, provavelmente com alguma intervenção remota da assistente, pois demorou bem mais tempo que o normal a iniciar. O router continua com as mesmas configurações que já tinha, por isso não lhe foi feito nenhum reset. Talvez algum update de firmware, mas como o problema persistia, não era derivado do router, como já calculava.

Passou-se para o hard reset à box, mas durante a chamada o problema não ficou resolvido, pelo que foi aberto episódio de avaria.
Foi dada indicação de que teria de aguardar contacto por parte do departamento de engenharia, que poderia levar entre 24 a 48 h, pois poderia ser necessário configurar alguma coisa em termos de rede, antes de ser possível efectuar a troca da box em loja.

Não satisfeito com o resultado e pelo tempo que ainda poderia demorar a resolver a questão, incompatível com a minha "visita de médico", e com algum pressentimento à mistura, decidi repetir o hard reset já depois de ter terminado a chamada com a assistente, e desta vez estranhamente a box lá entrou para o menu de configuração inicial e está aparentemente a funcionar sem problemas.

A única diferença foi que com a assistente começou-se o hard reset com a box ligada, e quando fiz o procedimento sozinho, fi-lo com a box inicialmente desligada :freak3:

Nestas semanas sem box, utilizou-se a TV com recurso ao coaxial que já estava instalado para estas situações.
No entanto, não me lembro do RF na Vodafone ser tão sofrível em termos de qualidade de imagem no analógico como está actualmente. Safa-se unicamente na TV CRT que ainda existe cá em casa, pois nas restantes a imagem está cheia de "chuva" na grande maioria dos canais. Mesmo no RF digital, muitos canais não têm sequer imagem com a mensagem de sinal fraco (outros funcionam perfeitamente).
Mais uma situação para ver mais tarde, pois é algo que antes não acontecia, e a instalação de coaxial cá em casa não foi mexida.


@Blue Zee @Khack O procedimento de hard reset que vocês indicaram serve para outras boxes, não para as VBox 4K/4K Pro. Para estas, o procedimento é o seguinte:

- desligar a box da alimentação eléctrica (desligando o power jack na traseira da box, por exemplo);
- carregar no botão traseiro de reset e mantê-lo pressionado;
- inserir o jack de alimentação para ligar a box;
(a box irá apresentar 2 logos Vodafone a preto e branco, sendo que entre eles a TV vai perder sinal)
- ao segundo logo da Vodafone a preto e branco, soltar o botão traseiro de reset para concluir o hard reset.
 
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@Raen Quanto ao RF diria que a tua instalação está a precisar de ser revista e não será propriamente um problema da vodafone.

Se tens canais com chuva ou sem sinal é porque o sinal se está a perder algures na instalação.
 
Parece que falei cedo demais, pois continuo com o problema original das gravações automáticas não funcionarem. Só consigo voltar atrás na emissão se tiver o conteúdo já descarregado no canal actual. Se vir por exemplo 5 minutos de emissão em directo, consigo voltar atrás esses 5 minutos, e apenas isso. Mudar de canal limpa o buffer, e perco o conteúdo já descarregado.

Ver do início e programas anteriores até 7 dias não funcionam. Após algum tempo de espera, surge por uma fracção de segundo uma mensagem, a qual tive que gravar um vídeo para a conseguir obter através da extração da frame, antes do ecrã ficar totalmente preto:

gyOFjIu.png


As gravações automáticas estão activadas para todos os canais nas definições da box, tendo inclusivamente desactivado e voltado a activar a opção, a ver se alterava algo, mas sem efeito.

Ainda estive a ver se seria algo relacionado com o Pi-hole que tenho instalado na rede, mas mesmo desactivando-o para a box, com reinício dos equipamentos, o resultado foi o mesmo.
Tenho o Pi-hole instalado sem funcionar como servidor DHCP, cuja função continua a ser feita pelo router, e visto que só recentemente tive problemas com as gravações automáticas, não me parece que o problema seja do Pi-hole, já que o sistema funcionou perfeitamente durante bastante tempo. Mesmo nos logs não vejo nada de anormal a ser bloqueado, apenas telemetria da Netflix que não uso.

Segue-se mais uma ronda com o suporte técnico...

@nipnip obrigado pela sugestão, consegui despistar o problema a má conexão do cabo coaxial, desmontei e voltei a montar o terminal.
 
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@Raen Porque não agendas a troca da box numa loja? Liga para o apoio e pede para te trocarem a box numa loja ao pé de ti. Eles que verifiquem então no sistema se essa loja à tua escolha tem essa box em stock. Se tiverem pede para que fique registado que vais lá no dia seguinte trocar a box.
 
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