• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Um Componente Upgrade de CPU

FuNNz

Membro
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
até 150

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?


3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming (1440p/144Hz,para jogar EFT, LOL, outros jogos FPS)


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
Provavalmente daqui a um/dois anos irei comprar depois um pc completo com mais qualidade.

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

b. Processador (Intel ou AMD)
>AMD Ryzen 5 2600

c. Motherboard (chipset, formato)
>Asus Prime B350-Plus

d. Memória RAM (quantidade, velocidade (MHz), latência (CL))
>G.skill aegis 4x4GB DDR4 2400Mhz CL15

e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
>Nvidia GTX1660 SUPER 6GB

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
>SSD WD Black SN770 500GB

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
>Seasonic S12II 520 80Plus Bronze


6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?
Nope, tenho undervolt na grafica, acho-a mais estavel e corre os jogues sem atingir uma temperatura tao alta

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


b. Processador (Intel ou AMD)
>AMD Ryzen 5 5600


8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Não

8a) Caso já tenhas monitor, indica o monitor que tens (para os users averiguarem se é um monitor adequado ao resto dos componentes e para o uso que lhe vais dar)


Monitor Gigabyte 27" G27Q 144Hz 1440p

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wi-fi, Bluetooth, Drive DVD)?
Não

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não

11) Contexto, comentários adicionais.
 
O CPU é uma boa escolha, dentro do budget.

Devias pensar em trocar rapidamente as memórias, 2400 devem dar um bom bottleneck e tendo em conta que já tens 16GB se calhar consegues vender essas no OLX e comprar 2*8GB 3600 por pouco mais.
 
@pesta e @mata-pombos podem-me dizer para que fazer o upgraded das memorias?
O PC deve ir ficar 2 ou 3 segundos mais rapido, eu pergunto se valera a pena gastar dinheiro assim?
Em ryzen, o grande ganho com memórias mais rápidas é nos 1% lows, mais que nos average fps.

Claro que só vale a pena se não for gasto muito dinheiro, por exemplo 15/20 euros para passar de 4*4 2400 para 2*8 3600
 
@pesta estas a dizer que com o upgrade o OP ganha 1% em velocidade. Assim se ele actualmente tiver um jogo que corre a 100 frames, esse jogo passa a correr a 101 frames. Ele não vai ganhar nada com isso.
Além disso, o OP já têm as memorias logo ele ia ter que comprar novas memorias por 85 euros.
Achas que vale a pena investir 85 euros em memorias novas para ganhar 1% de velocidade mais?
 
@pesta estas a dizer que com o upgrade o OP ganha 1% em velocidade. Assim se ele actualmente tiver um jogo que corre a 100 frames, esse jogo passa a correr a 101 frames. Ele não vai ganhar nada com isso.
Além disso, o OP já têm as memorias logo ele ia ter que comprar novas memorias por 85 euros.
Achas que vale a pena investir 85 euros em memorias novas para ganhar 1% de velocidade mais?

1% lows não é ganhar 1% performance
 
Tens 2*16GB 3600C18 na amazon por 85 euros. Se conseguires vender essas por 40/50, fazes um bom upgrade.

Team Group Kit 32GB (2 x 16GB) DDR4 3600MHz Vulcan Z Grey CL18 ~73€

Passar de 2400 para 3600mhz poderá ter ganhos de ~5% de média e 10-25% nos 1% lows. Vale a pena.
 
Última edição:
@pesta estas a dizer que com o upgrade o OP ganha 1% em velocidade. Assim se ele actualmente tiver um jogo que corre a 100 frames, esse jogo passa a correr a 101 frames. Ele não vai ganhar nada com isso.
Além disso, o OP já têm as memorias logo ele ia ter que comprar novas memorias por 85 euros.
Achas que vale a pena investir 85 euros em memorias novas para ganhar 1% de velocidade mais?
1% lows é a performance mais baixa que ocorre em 1% do tempo, resumidamente são as quebras de fps. Se tens um jogos que corre a 100fps com lows de 50fps vais ter umas quebras horriveis no jogo que tornam a experiência má. Se conseguires subir esses 1%lows de 50 para 60 fps a quebra nota-se muito menos
 
Não há nada como verem um video para perceberem que não existe diferença notaval. Ganhas 2 ou 3 frames isso não é notado no gameplay do jogo. Gastar 85 euros para isso é burrice.
Deviam dar melhores conselhos ou não falar de coisas que não sabem.


 
Não há nada como verem um video para perceberem que não existe diferença notaval. Ganhas 2 ou 3 frames isso não é notado no gameplay do jogo. Gastar 85 euros para isso é burrice.
Deviam dar melhores conselhos ou não falar de coisas que não sabem.

Acabaste de dar um conselho a ti próprio. Se nem sabias o que são "1% lows"...
Já noutros dois tópicos disseste que a Kolink Enclave era de má qualidade. Já te provaram o contrário várias vezes mas continuas a desinformar o pessoal.

Desliga o perfil XMP ou põe as tuas memórias a 2400Mhz e vais ver a quebra de performance com os teus próprios olhos.
 
Já comprei, acabei por comprar o ryzen 5 5600 e umas Corsair vengeance LPX 2x16GB 3600mhz, estabilizou os meus fps e melhorou o desempenho geral de tudo, loadings, etc. Ainda não o experimentei muito mas gostei do resultado.

Tenho apenas umas dúvidas com a temperatura do ryzen e da minha GPU( que já vem de trás) mas para isso irei abrir um tópico a parte decaminho.

Obrigado pelas sugestões.
 
Desliga o perfil XMP ou põe as tuas memórias a 2400Mhz e vais ver a quebra de performance com os teus próprios olhos
Eu recentemente reparei que acidentalmente tinha feito isso mesmo, num PC parecido ao do OP (mesma gráfica 1660 super, CPU ligeiramente melhor R5 3600). Tinha as memórias a 2400mhz, quando as pus de volta a 3200mhz (que é o máximo que as minhas suportam) notei um melhoramento de performance surpreendentemente grande
 
Eu recentemente reparei que acidentalmente tinha feito isso mesmo, num PC parecido ao do OP (mesma gráfica 1660 super, CPU ligeiramente melhor R5 3600). Tinha as memórias a 2400mhz, quando as pus de volta a 3200mhz (que é o máximo que as minhas suportam) notei um melhoramento de performance surpreendentemente grande

Vai depender do jogo e da resolução, mas sim tens jogos onde notas bastante, principalmente nos chamados "stutters" ou como estavam a falar aí em cima os 1% lows.

Se nos Intel ainda escapa usar-se uma memória mais lenta por usarem a arquitetura de ring bus e um chip monolitico, em ryzen convém mesmo usar o máximo de memória de possivel sincronizada com o clock do infinity fabric, porque um infinity fabric lento torna toda a comunicação dentro do cpu lenta.
 
Back
Topo