Tópico Oficial de Teclados Mecânicos

1qc6Aiv.jpg


Também acabei por aproveitar os descontos da keychron na black friday e comprei um k10 pro :D
 
Última edição:
Já montei o meu Keychron Q1 Pro e devo dizer que estou bastante desapontado com este keycap set. Fica aqui uma lista dos problemas que tem (principalmente em conjunto com o Q1 e se quiserem trocar algumas teclas como eu):
  • Todos os caracteres são maiúsculas, menos o "Ç" que é minúsculo.
  • No set oficial o par F1/F2 (luminosidade do ecrã) e F5/F6 (luminosidade das teclas) têm ícones diferentes para denotar que um é para diminuir e outro aumentar, neste os ícones são praticamente iguais e não é possível distinguir um do outro.
  • Algumas keycaps são mais altas que outras, pois dependendo da linha em que são colocadas pode ser preciso um tamanho diferente para ficar a linha toda ao mesmo nível. Contudo, o set não traz variações suficientes das possíveis keycaps que uma pessoa possa quere trocar, o que dá origem a "desníveis".
Este último ponto é mais fácil perceber com algumas imagens...

Por exemplo, se instalarmos as keycaps como mostram todos os screenshots e imagens promocionais, fica assim:

image.png

image.png


Até aqui tudo bem... Mas eu gostava de trocar algumas destas teclas para o seguinte layout:
image.png

image.png

Conseguem ver o problema? Não? Eu ajudo...
image.png


Este tipo de problema, não trazer teclas com tamanhos/inclinações diferentes não permite que o teclado seja muito personalizável em termos de layout. Outro exemplo:

image.png


À esquerda a tecla ao lado do "1" (na linha de números) do meu teclado antigo, no meio e à direita as variações disponíveis neste set. Como veem, a da direita é uma tecla mais baixa, que se instalada ao lado do "1" no Keychron, não vai ficar ao mesmo nível das restantes teclas naquela zona. Portanto, sou "obrigado" a usar a tecla do meio.

Tudo isto são nitpicks, mas esperava mais qualidade e atenção a estes detalhes, para mim é isso que distingue um bom produto de um produto medíocre.

Espero que um dia haja mais escolhas de keycaps PT, para poder trocar este set, o que sempre foi o objectivo, e então aliado a estes pequenos problemas, ainda mais vontade tenho de trocar. É pena a escolha ser bastante limitada.
 
Isso é um set básico de 30$, não podes esperar que tenha as features que os sets de 70, 80, 100, 150€ têm, já é muita sorte que eles tenham um set específico para layout português a esse preço e isso é uma coisa que era facilmente perceptível antes de comprares o set, pelo que se te incomodava era só procurares alternativa.
No entanto podes sempre ter a keycap a dizer page up e quando carregas ser o home, desde que saibas que assim é o resto não importa.
 
Por acaso também não me tinha apercebido que o perfil das teclas era diferente consoante a linha, mas no meu caso não faz diferença que uso o layout default. O único erro que encontrei foi as teclas 7 e 0 terem as chavetas, e em mac não ser nessas teclas.
 
isso das inclinações das teclas é mesmo assim. O layout das teclas respeita a linha em que devem estar inseridas. Ou seja, cada uma das linhas tem uma inclinação diferente devido a ergonomia. Existem vários:
Profile_600x600.jpg


Se não estou em erro as keycaps da Keychron são Cheery profile (como a grande maioria). Em cima tens a indicação das linhas (R1...R4) e a inclinação de cada uma delas.
 
Isso é um set básico de 30$, não podes esperar que tenha as features que os sets de 70, 80, 100, 150€ têm, já é muita sorte que eles tenham um set específico para layout português a esse preço
O preço não é relevante, eu comprei este set porque é dos poucos em pt-PT que existe compatível com o Q1 Pro e que é do meu agrado. Diz-me onde encontrar um set pt-PT de 70€, ou até mesmo 150€, sem este tipo de erros, que eu compro já.

e isso é uma coisa que era facilmente perceptível antes de comprares o set
Facilmente é subjectivo, só se tiveres a analisar ao pormenor cada ícone naqueles screenshots de baixa resolução que eles têm no site. Não considero isso "facilmente".

pelo que se te incomodava era só procurares alternativa.
Não conheço alternativas melhores. Pensei que esta, apesar do estilo de cores não ser o que mais me encanta e o aspecto retro (i.e. itálico) também não ser totalmente do meu agrado, fosse a minha única opção para pt-PT. Mas se tiveres sugestões melhores, manda-me por favor.

No entanto podes sempre ter a keycap a dizer page up e quando carregas ser o home, desde que saibas que assim é o resto não importa.
Não importa para ti. Se isso não fosse importante para mim, tinha comprado um keyset completamente diferente.

isso das inclinações das teclas é mesmo assim. O layout das teclas respeita a linha em que devem estar inseridas. Ou seja, cada uma das linhas tem uma inclinação diferente devido a ergonomia. Existem vários:
Profile_600x600.jpg


Se não estou em erro as keycaps da Keychron são Cheery profile (como a grande maioria). Em cima tens a indicação das linhas (R1...R4) e a inclinação de cada uma delas.
Obrigado pela explicação, não tinha noção disso, estamos sempre a aprender.
 
as teclas que ja vêm incluidas no Q1, se comprares com teclas tem perfil ksa mas se comprares no site as teclas separadas de 30 euros são OEM
 
Última edição:
O melhor mesmo é esquecer formatos ISO e keycaps PT, requer alguma habituação mas a variedade e preço não têm comparação.

81-EF85-B2-8-FEE-4-D7-A-9530-7-F068-B5-FA2-B4-Original.jpg


GMK67
Outemu Silent Cream Yellow
BoW PBT

A0-F5-B8-E1-88-DB-47-CD-9022-FF81-F858891-F-Original.jpg


Sugar65
Outemu Silent Peach v2
GMK Modern Dolch
 
Era bom...

No entanto, para o que faço e uso, e tendo em conta que todas as semanas tenho que recorrer ao laptop da empresa 1 a 2 dias, requer uma habitução enorme. Não tanto pelos acentos, ou Ç... mas <> - [] {} e outros seriam demasiado para o meu cérebro...
 
=============================================
Inicio do Questionário
=============================================

1) Qual o orçamento?
O menos possível, não mais do que 200€

2) Quando vais comprar o material?
O mais depressa possível.

3) Que layout preferes (ter em conta que muitos teclados não existem em layout PT)?
Têm no comparador ZWAME os teclados existentes em Portugal.

a) PT

4) Que formato preferes?
a) Full ISO

5) Que tipo de switches preferes?
b) Brown
e) Clear

6) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?
a) Gaming
b) Escrita

7) Extras (elimine o que não pretende)
a) Iluminação
c) Palm Rest
e) Design Sóbrio / Minimal
f) O-Rings (adquiridos à parte)

8) Vais comprar numa loja física (em que zona) ou online (ter em conta que em lojas físicas a escolha não é tão abrangente)?
Indiferente

=============================================
Fim do Questionário
=============================================

Já vi numa loja um Ducky ONE 3 Classic com MX-Clear full iso PT, iluminação e faz menção a “hot swappable”. Isto quer dizer que posso mudar de switches sem precisar de dessoldar e soldar ? Isso era uma maravilha.
Até gostei do visual do bicho, aconselham ?
Pensava que me habituava ao Logitech MX Keys, mas não consigo jogar com ele.
 
Era bom...

No entanto, para o que faço e uso, e tendo em conta que todas as semanas tenho que recorrer ao laptop da empresa 1 a 2 dias, requer uma habitução enorme. Não tanto pelos acentos, ou Ç... mas <> - [] {} e outros seriam demasiado para o meu cérebro...
Faz como eu e larga o ISO PT, go full ANSI e layout US International no Windows.
É só uma questão de hábito, tens os acentos todos na mesma!
 
Faz como eu e larga o ISO PT, go full ANSI e layout US International no Windows.
É só uma questão de hábito, tens os acentos todos na mesma!
O tema é: o meu laptop é responsabilidade da empresa e é igual para todos! E sendo a empresa de PT, todos os laptops são ISO-PT.
Como habitualmente tenho que ir ao escritório, não me apetece levar o rato e o teclado atrás de mim, até porque tipicamente ando de mota e quanto menos coisas levar, melhor (dou-me muuuuuito bem sem rato, seja usando o pad seja usando o trackpoint).

Assim teria que estar adaptado a dois layouts. Hoje já me é complicado ter o 'FN' em locais diferentes, quanto mais se fosse todo o layout diferente. Para mim não dá.
 
Podes sempre manter o layout no Windows (ou outro software que uses) em PT e manténs 99% das teclas no mesmo sítio. O Ç continua a ser ao lado do L, o ª/º a seguir, etc etc. As únicas 2 diferenças são devido a limitações físicas do layout ANSI em que o ~/^ passa para a linha entre o backspace e enter, encostado à direita, e perdes a tecla do <> que, neste posso, podes sempre reconfigurar para uma combinação de teclas qualquer (se tiveres QMK/via então é super fácil fazê-lo). O meu portátil também é iso e acontece de, por vezes, me enganar e acabar a carregar no enter quando quero carregar no ~ mas acontece porque uso pouco o portátil uma vez que é, de facto, a única diferença significativa que há. Claro que o que está escrito nas teclas vai ser diferente se não tiveres keycaps PT mas se escreves sem olhar para o teclado também não é algo que precises a 100%
 
Back
Topo