Substituir router Vodafone fibra

Boas,

Estou com uns problemas de configuração e queria perceber o que estou a fazer mal.

Vod 500mbs

Router vodafone na sala.
Cabo a injetar na Ethernet da parede
Dentro da ATI:
- Ethernet na ATI ligada a switch
- Switch liga a outra porta

Na outra divisão ligo um access point à Ethernet.

Ligado ao AP só tenho 10mbs.


O que já fiz e hardware:
- confirmei que os cabos eram todos cat6
- TP-Link TL-SG108PE 8 Portas Gigabit Smart Managed PoE+
- Access Point TP-Link TL-WA1201 AC1200 Wireless

O que posso estar a fazer mal?

se todos os equipamentos são gigabit, o mais provavel e ser algum cabo mal cravado, não?
Se tiveres pc portatil com porta de rede, liga la e faz o despiste.
 
se todos os equipamentos são gigabit, o mais provavel e ser algum cabo mal cravado, não?
Se tiveres pc portatil com porta de rede, liga la e faz o despiste.

Não tenho cabo de rede mas o que fiz foi:
  • peguei no AP liguei direto ao router do ISP -> full 500mbs
  • peguei no AP liguei direto à ethernet da CATI -> não passa dos 150mbs
  • testei em todas as tomadas da casa o mesmo comportamento não passa dos 150mbs
  • verifiquei e o cabo que vai ter à CATI é Cat6 da Televes
  • troquei o ponto de injeção de ethernet na CATI da sala para a cozinha para fazer despiste. Cabo de rede grande (10m cat6) router > entrada ethernet cozinha.
Todo o comportamento foi verificado na mesma.

Como é que é possível esta diferença de valores num cabo cat6? Pode ser um cabo martelado?
O cabo parece-me ser este Cabo UTP Cat 6 ITED Rigido (305 mts) - TELEVES 219901
 
Última edição:
Não tenho cabo de rede mas o que fiz foi:
  • peguei no AP liguei direto ao router do ISP -> full 500mbs
  • peguei no AP liguei direto à ethernet da CATI -> não passa dos 130mbs

Como é que é possível esta diferença? A casa não é grande a distância em linha rede deve ser tipo 10m nem isso.
Estás a testar por WiFi? Isso tem tantas variáveis que é dificil dizer-te se está bem ou não.
 
Estás a testar por WiFi? Isso tem tantas variáveis que é dificil dizer-te se está bem ou não.
Sim. Todos os testes foram por wifi.

Entretanto coloquei mais info no meu post inicial. Queria mesmo resolver isto porque comprei o hardware e queria perceber se consigo ter net e se o problema é do hardware ou não
 
Boas, sou cliente VDF com ont, neste momento tenho o meu setup da seguinte forma:

ONT--»EDGESWITCH-24LITE--»EDGEROUTER.6P--»EDGESWITCH-24LITE

De momento tenho internet e telefone a funcionar desta forma, nao consigo por o
iptv a funcionar visto que a minha box é a vbox e pelo que ja li neste forum precisa de 2 vlans.

Seria possivel obter aguda para configurar os serviços no er-6p.
 
@DAVE1983 adorava poder ajudar-tem mas infelizmente não consegui que o serviço de TV funcionasse. Tenho o ER-6P e so uso para a net. Os restantes serviços não uso.
Se entretanto alguém te conseguir ajudar e quiseres partilhar, estou interessado em conseguir pôr a minha vbox 4k a funcionar e assim poder ativar os serviços de streaming.
 
Obridado pela resposta, eu depois de ter postado estive a ler mais uns posts atrás e vi que alguém tem um edgerouter 12 a funcionar.
A minha duvida era se seria necessário as portas do router serem switch por hardware mas pelo que li nao , as portas do er-6 elas todas sao individuais. No meu setup eu tenho um switch depois do ont a separar vlans em portas diferentes e a retirar tag.
Assim sendo as 3 vlans vao diretas do ont ao router.

Como as configurações que vi estao em formato config.boot tenho de ver se comsigo reproduzir em cli ou no gui.
 
@DAVE1983 Como fizeste isso? E já agora que switch tens ligado ao ONT com suporte para vlans?
Liguei a box a rede normal para ter net , acho que tive que por um ip estático na box e ir ao menu da box e carregar onde diz sobrescrever serviços.

O switch que tenho e um edgeswitch 24 lite faz layer-3 (routing), penso que daria para fazer o iptv a funcionar atravez so do switch.
Tenho de pesquisar na net a ver se encontro informação.
 
Obrigado!
Quando dizes à rede normal, estas a referir-te ao router da vodafone certo?
Não preciso de um switch com tantas portas. Tenho de procurar algum modelo mais pequeno que faça L3.
 
Boas,

Tenho o router mais recente da Vodafone, o Huawei ONT Vox 3.0 Wifi 6, e pretendo ligar um segundo a este mesmo, com DMZ ligado. A ligação ficaria, portanto, Porta LAN do router da Vodafone -> Porta WAN do segundo router.

A minha questão seria se esta configuração seria possível de forma "plug & play" ou se seria necessário passos adicionais. No caso de resposta afirmativa para os passos adicionais, agradecia que me fornecessem mais informações e se seria possível dado que, pelo que vi, a Vodafone tem histórico de não fornecer credenciais como PPPoE.

Agradecido desde já :)
 
Boas,

Tenho o router mais recente da Vodafone, o Huawei ONT Vox 3.0 Wifi 6, e pretendo ligar um segundo a este mesmo, com DMZ ligado. A ligação ficaria, portanto, Porta LAN do router da Vodafone -> Porta WAN do segundo router.

A minha questão seria se esta configuração seria possível de forma "plug & play" ou se seria necessário passos adicionais. No caso de resposta afirmativa para os passos adicionais, agradecia que me fornecessem mais informações e se seria possível dado que, pelo que vi, a Vodafone tem histórico de não fornecer credenciais como PPPoE.

Agradecido desde já :)
Pus isto em prática e parece que funciona tudo bem out-fo-the-box 👍
 
Back
Topo