Substituir router Vodafone fibra

Bom dia,
Estou a considerar trocar o meu smart router 2 por pfsense (ou UDM Pro,ainda estou a considerar), mas não sei que opção devia tomar. Pelo que pesquisei,tenho algumas opções:
- Pagar perto de 30€+IVA/mês pelo bridge mode (upgrade de first para pro,e o preço do aditivo),porque aparentemente não se pode ter bridge mode com qualquer contrato empresarial
- Fazer DMZ para o novo router, e ter problemas de double NAT,mas ambas as boxes e telefone funcionam perfeitamente
- Tentar obter o SLID e comprar um ONT, e provavelmente ter problemas a dar setup às boxes e ao telefone
Ambas as boxes são relativamente antigas, são as Arris.

Tendo em conta essas opções, realisticamente usaria a segunda ou a terceira,mas gostaria de opiniões.
 
Bom dia,
Estou a considerar trocar o meu smart router 2 por pfsense (ou UDM Pro,ainda estou a considerar), mas não sei que opção devia tomar. Pelo que pesquisei,tenho algumas opções:
- Pagar perto de 30€+IVA/mês pelo bridge mode (upgrade de first para pro,e o preço do aditivo),porque aparentemente não se pode ter bridge mode com qualquer contrato empresarial
- Fazer DMZ para o novo router, e ter problemas de double NAT,mas ambas as boxes e telefone funcionam perfeitamente
- Tentar obter o SLID e comprar um ONT, e provavelmente ter problemas a dar setup às boxes e ao telefone
Ambas as boxes são relativamente antigas, são as Arris.

Tendo em conta essas opções, realisticamente usaria a segunda ou a terceira,mas gostaria de opiniões.
3ª É a melhor solução, mas para teres box´s funcionar necessitas configurar bem o router
 
E dá jeito saber mais ou menos o que se está a fazer. As coisas raramente funcionam à primeira e é bom saber por onde começar o troubleshooting, nem que seja para depois conseguir pedir ajuda útil.
 
3ª É a melhor solução, mas para teres box´s funcionar necessitas configurar bem o router
Obrigado pela resposta. No caso das boxes já fiz questão de dar uma vista de olhos noutra thread neste forum,parecia trabalhoso mas não particularmente difícil. Quanto à configuração do telefone,é muito difícil?
 
Obrigado pela resposta. No caso das boxes já fiz questão de dar uma vista de olhos noutra thread neste forum,parecia trabalhoso mas não particularmente difícil. Quanto à configuração do telefone,é muito difícil?
Nao, talvez das configurações mais fáceis.
Depois de correr meia internet e de mil tentativas finalmente consegui por o freepbx a funcionar com o VOIP da vodafone.

A quem interessar aqui ficam as configurações
OUTBOUND
type=peer
disallow=all
nat=yes
host=ims.vodafone.pt
fromdomain=ims.vodafone.pt
;outboundproxy=proxythomson.ims.vodafone.pt (atenção que a ; é mesmo de propósito e foi este pormenor que fez toda a diferença)
insecure=port,invite
qualify=250
username=+351XXXXXXXXX
fromuser=+351XXXXXXXXX
auth=+351XXXXXXXXX
secret="acesss id" (ir a acesso.vodafone.pt. Não esquecer de tirar as "")
canreinvite=yes
allow=ulaw,alaw
directmedia=yes
context=from-trunk

INBOUND

Register String : +351XXXXXXXXX:"acess id"@ims.vodafone.pt/+351XXXXXXXX

Divirtam-se
 
Nenhum router tem mais ou menos alcance, depende do local onde fica colocado. Na instalação testa o local onde o router pode difundir melhor o sinal. Muitas vezes esconder o router não é a melhor solução.
Como não tem mais ou menos alcance? A força do sinal depende de router para router, das antenas, como é óbvio.
 
Como não tem mais ou menos alcance? A força do sinal depende de router para router, das antenas, como é óbvio.
E não só, depende também da potência do sinal (DBm) que por sua vez depende em larga medida do CPU, além disso as frequências de 2.4Ghz lidam melhor com os obstáculos e "atingem" distâncias maiores que as de 5Ghz, as de 6Ghz são as melhores em termos de velocidade, mas para curtas distâncias.
No meu caso tenho o WiFi do router desligado e obtenho o sinal através dum sistema WiFi Mesh onde os diversos equipamentos estão configurados como access points, como tenho tomadas ethernet em todas as divisões, ligo-os diretamente às tomadas, caso isso não seja possível uma outra solução é deixar que o sistema Mesh tenha os terminais a comunicar entre si através de wireless, uma outra solução é combinar este sistema com PLCs (Power Line Communication).
Hoje existem soluções relativamente baratas e que funcionam bem.
 
Última edição:
De maneira nenhuma, não há a mínima relação entre os dois.
Não quero entrar em discussão, mas tem relação sim, os melhores CPUs fazem muitas atividades e um CPU lento condiciona a estabilidade e potência de uma rede WiFi, se não fosse assim comprarias routers com CPUs (seria melhor falar em chipsets) fracos e uma ótima rede WiFi, por alguma razão os melhores e mais caros routers são os que têm melhor cobertura.
Quando me refiro a CPUs estou a falar do conjunto do chipset, e do preço em última instância.
 
Última edição:
Não quero entrar em discussão, mas tem relação sim, os melhores CPUs fazem muitas atividades e um CPU lento condiciona a estabilidade e potência de uma rede WiFi, se não fosse assim comprarias routers com CPUs (seria melhor falar em chipsets) fracos e uma ótima rede WiFi, por alguma razão os melhores e mais caros routers são os que têm melhor cobertura.
Quando me refiro a CPUs estou a falar do conjunto do chipset, e do preço em última instância.
:facepalm:.
 
Estamos a falar sobre o Router VDF com Wi-Fi 6. Como é vertical e mais pequeno a propagação de sinal Wi-Fi é "ligeiramente" diferente dos anteriores. Já o SR 2.0 como é horizontal e mais largo a propagação é superior. Depende da disposição das antenas.
Falo por experiência, possuo todos os routers FTTH da VDF-PT.
 
Estamos a falar sobre o Router VDF com Wi-Fi 6. Como é vertical e mais pequeno a propagação de sinal Wi-Fi é "ligeiramente" diferente dos anteriores. Já o SR 2.0 como é horizontal e mais largo a propagação é superior. Depende da disposição das antenas.
Falo por experiência, possuo todos os routers FTTH da VDF-PT.
A propagação do 2.0 é superior? O alcance é maior?
 
Estava a a pensar fazer upgrade ao SR2.0 da Vodafone com o objetivo de aumentar o alcance, e surgiu o Asus Ax86u Pro. Mas pelos vistos vai ficar limitado por nao ter disponivel Bridge Mode. Que router recomendam para ter tudo a funcionar com mais alcance que o SR2.0?
 
Estava a a pensar fazer upgrade ao SR2.0 da Vodafone com o objetivo de aumentar o alcance, e surgiu o Asus Ax86u Pro. Mas pelos vistos vai ficar limitado por nao ter disponivel Bridge Mode. Que router recomendam para ter tudo a funcionar com mais alcance que o SR2.0?
Vocês tem de entender que alcance não se aumenta com alteraçao do router mais sim com acess point, repetidores, sistema mesh.
 
Vocês tem de entender que alcance não se aumenta com alteraçao do router mais sim com acess point, repetidores, sistema mesh.
Eu compreendo o que dizes, mas diria que se aplica quando os equipamentos já são bons. Quando sao fracos existe um aumento e melhor estabilidade. O SR2 é bom nesse aspeto? E se o objetivo for ter a rede Wifi independente do router do operador ou ficar o máximo possível, qual router seria o mais adaptável?
 
Actualmente tenho ONT + router antigos da VDF e substitui o router por um RT-AC86U a funcionar bem a IPTV e a net. Por causa de usufruir da oferta da HBO Max dizem que tenho de ter uma vbox 4k e que isso obriga a mudar o router para um novo integrado.

- É mesmo verdade que para ter vbox 4k tenho de ter router novo? alguém q consiga convencer a darem só a box nova ou é mesmo tecnicamente impossivel?
- se me derem a vbox 4k, vai funcionar igual com o RT-AC86U como tenho configurado agora?
- se tiver mesmo de ir para um router novo integrado, ainda há formas +- fáceis de usar o meu router sem pagar extras ou me chatear muito? basicamente só quero ter a minha rede wifi, com os meus discos partilhados, dns configurado e desligar o wifi do smart router, seria um plus ter a VPN a funcionar mas nem agora a tenho usado :)
- dá para comprar ONT 3rd party e usar ou só subornando alguém para dar as credenciais?
 
Back
Topo