Starting Linux

Mais um voto para Ubuntu, normalmente é uma das distros que as grandes casas se preocupam em dar suporte e tem um GUI (de resto dão suporte a coisas mais para servidor como RHEL). Maior parte dos programas de machine learning e outras coisas open source são desenvolvidas e suportam de base Ubuntu.
Se tens experiência desde o tempo do MS DOS / win 3.1 vai ser muito natural usar o terminal, para as vezes em que é mesmo preciso e até mais rápido que andar a clickar em GUIs. Por vezes acontece-me querer uma versão mais recente de algum programa que não está ainda no repositório oficial do Ubuntu e é preciso ir por outros métodos que tanto pode ir de um simples download a sacar o código fonte e compilar tudo localmente, é mais simples do que parece.


Para jogos windows tens o Wine, funciona maior parte sem problemas e depois o Steam.
 
Mais um voto para Ubuntu, normalmente é uma das distros que as grandes casas se preocupam em dar suporte e tem um GUI (de resto dão suporte a coisas mais para servidor como RHEL). Maior parte dos programas de machine learning e outras coisas open source são desenvolvidas e suportam de base Ubuntu.
Se tens experiência desde o tempo do MS DOS / win 3.1 vai ser muito natural usar o terminal, para as vezes em que é mesmo preciso e até mais rápido que andar a clickar em GUIs. Por vezes acontece-me querer uma versão mais recente de algum programa que não está ainda no repositório oficial do Ubuntu e é preciso ir por outros métodos que tanto pode ir de um simples download a sacar o código fonte e compilar tudo localmente, é mais simples do que parece.


Para jogos windows tens o Wine, funciona maior parte sem problemas e depois o Steam.

Obrigado por mais uma resposta, e continuar isto activo!

acabei por instalar o lix mint Cinnamon "EDGE" Edition , instalou bem sem stress, etc!

uma questao, tenho a bios msi tomwhank b550, da para forcar a aparecer o boot menu? isto digo quando ligo o pc, se quiser abirr o linux, tenho que estar a carregar no botao, f11, para aparecer o boot menu para escolher o linux! eu tenho o windows no disco principal, m2, e tenho outro disco que comprei para a 2 slot m2, o linux, mas o pc inicia sempre automaticamente o windows, se eu nao pressionar a tecla do boot menu, da para mudar isso? basiacamente esqueco me sempre, ligo o pc, e quando dou por mim ja estou a fazer tudo normal no windows lol!

explica me mais sobre esse wine? e algo que tenho que baixar no linux? instalei a steam, no linux mas ainda nao experimentei nenhum jogo, porque pelo que percebi o que estou a jogar agora, Rust, tem anticheat EAC e nao tem suporte para linux! e nao funciona! ou seja, pelo que eu li algures, so da para jogar em servers sem anticheat?

li varios sites que falam da emulacao e VM, ate que ponto e viavel, por exemplo ter o linux de base como main OS , e emular o windows, quando for preciso, por exemplo para jogar! porque de resto nao preciso de mais nada assim do windows! office e emails e internet, o linutx tem tudo!

Cordialment
 
@Nitch para alterar a ordem do arranque no Linux podes instalar o programa Grub Customizer, tem um interface gráfico muito fácil de perceber, podes acompanhar aqui como se instala/usa. Quanto ao resto de jogos em Linux não é muito a minha praia alguém te irá ajudar.
 
@Nitch além da sugestão do @Caldas também deve ser possível alterar na BIOS se estiverem em discos separados, mas é possível que o boot sector esteja no windows se foi instalado primeiro e seja necessário alterar com o grub customizer.

O wine permite correr programas e jogos windows no Ubuntu, uns melhores que outros, tenho pouca experiência com o steam, mas já-me aconteceu um jogo do windows instalado através do steam como sendo compatível com Linux e não correr e depois abrindo no wine os ficheiros correu sem problemas.
 
@Nitch além da sugestão do @Caldas também deve ser possível alterar na BIOS se estiverem em discos separados, mas é possível que o boot sector esteja no windows se foi instalado primeiro e seja necessário alterar com o grub customizer.

O wine permite correr programas e jogos windows no Ubuntu, uns melhores que outros, tenho pouca experiência com o steam, mas já-me aconteceu um jogo do windows instalado através do steam como sendo compatível com Linux e não correr e depois abrindo no wine os ficheiros correu sem problemas.

sim correcto, o windows ja estava instalado, o linux foi instalado noutro disco, mas mesmo quando abro o boot menu, tanto o linux como o windows diz que estao no mesmo disco! embora o linux esteja no outro disco, aparece a informacao no boot do primeiro disco! disco principal!

o meu objectivo era que a bios me perguntasse qual OS eu queria iniciar! sem que eu tenha estar a carregar na tecla do boot menu! nao sei se e possivel, tough!
 
sim correcto, o windows ja estava instalado, o linux foi instalado noutro disco, mas mesmo quando abro o boot menu, tanto o linux como o windows diz que estao no mesmo disco! embora o linux esteja no outro disco, aparece a informacao no boot do primeiro disco! disco principal!

o meu objectivo era que a bios me perguntasse qual OS eu queria iniciar! sem que eu tenha estar a carregar na tecla do boot menu! nao sei se e possivel, tough!
Há uma forma relativamente simples que funciona de certeza: desligar o disco windows e instalar o linux no único disco ligado, depois voltar a ligar o disco windows e escolher na BIOS o que arranca em primeiro. Há motherboards/bios que permitem carregar uma tecla para aparecer menu de selecção disco de arranque, mas não conheço BIOS que arranque sempre nesse menu sem carregar em tecla nenhuma.
 
sim correcto, o windows ja estava instalado, o linux foi instalado noutro disco, mas mesmo quando abro o boot menu, tanto o linux como o windows diz que estao no mesmo disco! embora o linux esteja no outro disco, aparece a informacao no boot do primeiro disco! disco principal!

o meu objectivo era que a bios me perguntasse qual OS eu queria iniciar! sem que eu tenha estar a carregar na tecla do boot menu! nao sei se e possivel, tough!

Uma questão, se usas o Windows como principal e agora meteste num segundo disco linux, deverias ter dualboot a funcionar para poderes selecionar no post qual sistema pretendes usar, claro que aquilo só surge durante alguns segundos e depois segue para o sistema predefenidos como principal o windows, e isto é tudo no boot e não na BIOS.

Agora se instalaste tudo individualmente sem dualboot tens de andar sempre a tentar mudar no arranque da bios o disco, e não é assim, tem de ser com dualboot, para isso tens de ter ambos os discos em simultaneo, um já com o windows instalado, e depois instalares o linux de forma a este criar o dualboot.
 
Cuidado com os dualboot caso tenham partilha de discos, isto é, Linux em numa partição e Windows em outra.

Já me aconteceu o windows engolir o que não lhe competia.
 
@casio_cable

Se tiveste um problema é porque tinhas alguma anomalia fez com isso ocorresse, há anos que uso dualboot com linux, windows e outros sistemas operativos no mesmo disco tudo na sua partição até hoje nem um problema nesse aspecto...
 
@casio_cable

Se tiveste um problema é porque tinhas alguma anomalia fez com isso ocorresse, há anos que uso dualboot com linux, windows e outros sistemas operativos no mesmo disco tudo na sua partição até hoje nem um problema nesse aspecto...

Até hoje não consegui perceber o que causou aquilo e não sou propriamente newbie, tambem já usava dualboot com 2 OS no mesmo HDD e sem problemas, até aquele dia.

Acabei com o Windows, remedio santo.
 
E tendo dois discos, instalar Windows num e Linux noutro? Quando o PC arranca não faz a solicitação de qual sistema arrancar?

Boas exactamente, peco desculpa nao ter respondido a todos, tenho andado aterefado!

mas esta e a minha questao, tenho o windows instalado num disco, depois, criei a pen e instalei o linux noutro disco, mas, quando inicio o pc, nunca me pergunta qual OS eu quero iniciar, so da manualmente, carregando no meu caso no F11 e selecionar o boot que quero, !

era essa a minha pergunta, se nao da para forcar a bios ou o boot a aparecer para eu escolher!

nao tenho tido grande oportunidade para esplorar isto! talvez tenha que fazer como foi dito acima, ao instalar o linux, desligar o disco do windows, e depois ligar os dois quando tiver tudo instalado!

edit: o que nao deixa de ser algo bizarro de se fazer para instalar 2 OS! lol
 
Boas exactamente, peco desculpa nao ter respondido a todos, tenho andado aterefado!

mas esta e a minha questao, tenho o windows instalado num disco, depois, criei a pen e instalei o linux noutro disco, mas, quando inicio o pc, nunca me pergunta qual OS eu quero iniciar, so da manualmente, carregando no meu caso no F11 e selecionar o boot que quero, !

era essa a minha pergunta, se nao da para forcar a bios ou o boot a aparecer para eu escolher!

nao tenho tido grande oportunidade para esplorar isto! talvez tenha que fazer como foi dito acima, ao instalar o linux, desligar o disco do windows, e depois ligar os dois quando tiver tudo instalado!

edit: o que nao deixa de ser algo bizarro de se fazer para instalar 2 OS! lol
Não tens de ter ambos os ligados e reconhecidos, num instalas o windows e depois vais instalar o linux tens de ficar com o dualboot de forma a no arranque poderes escolher qual o sistema operativo que pretendes usar...

Tens muitos tutoriais e videos online a mostrar como se faz é perderes um bocado a estudar a coisa, agora se andas a desativar um disco o dual boot não existe nunca pois na instalação parte do princípio que só existe um disco...

O dualboot não tem nada haver com bios...
 
no terminal em linux ja procuraste realizar actualizacao ao ficheiro do grub ("gere" o boot do pc)
normalmente mesmo que tenhas instalado os SO em discos diferentes ou sem ter o outro disco ligado, se os discos estiverem presentes no momento da actualizacao vao ser reconhecidos os 2.

usas este comando: sudo update-grub
 
no terminal em linux ja procuraste realizar actualizacao ao ficheiro do grub ("gere" o boot do pc)
normalmente mesmo que tenhas instalado os SO em discos diferentes ou sem ter o outro disco ligado, se os discos estiverem presentes no momento da actualizacao vao ser reconhecidos os 2.

usas este comando: sudo update-grub

penso ja ter usado esse comando, em todo o caso eu tentei seguir uns comandos na internet e reeinstalei o grub, ou e probavelmente o actualizei! mas nao mudou nada! na verdade esse grub aparece, mas so depois de eu clicar f11 no meu caso para abrir o boot menu, escolher o linux, e so depois me aparece o menu do grub, com as varias opcoes para iniciar o linux ou seguir com windows!


li em algum lado problemas com secure boot, mas por coicidencia ate o tinha desligado, activei, voltei a desactivar e igual! enfim, em todo o caso, vou voltar a instalar isto tudo, probavelmente alguma coisa correu mal aqui! estou a pensar em instalar o mint como os principal no disco principal, e ou virtualizar o windows, ou instalar no segundo disco, so com o basico para jogar, na verdade so preciso do windows para jogar Rust , por causa do anti cheat EAC nao ter suporte em linux neste jogo!
 
Olá Boas a todos! Já passou um momento, mas ainda assim, queria deixar um obrigado a todos que se disponibilizaram, e também fazer, um resumo dos dias atuais!

Poucos dias depois do último post, na primeira semana de janeiro, consegui instalar, o Linux Mint, e o Windows em dual boot, em discos diferentes! Já não me lembro ao certo, mas os problemas que tive, na tentativa seguinte tudo funcionou corretamente!

Atualmente a rodar o Linux Mint 21.3 Virginia, estou de facto maravilhado, muito fluido, tudo o que preciso, para o meu dia a dia, e trabalho! Mesmo alguns problemas que tive, com a impressora, mais propriamente o scanner, não consegui encontrar ‘software’, para o fazer funcionar, descobri que afinal, tinha já tudo o que precisava, e que vem com o Linux, o document scanner, que faz o que preciso!

Entao estou a gostar muito da experiência, e atualmente só preciso do Windows, para jogar, o já mencionado jogo, Rust, e como o tempo nem sempre sobra, passa se dias que nem mudo para o Windows!

Mais uma vez obrigado a comunidade!
 
A grande vantagem do mundo Linux, é que tudo é Livre sem precisar de piratarias.
Mas tu tens o Steam no Linux, não dá para jogar?
 
A grande vantagem do mundo Linux, é que tudo é Livre sem precisar de piratarias.
Mas tu tens o Steam no Linux, não dá para jogar?
Boas, sim o jogo funciona sem problema. O problema é o EAC , anti cheat, embora outros como Ubisoft e assim activaram o EAC para Linux, o facepunch insiste em não o fazer. Mas a pouco tempo fez update para o jogo funcionar em mac os etc. Enfim.

Ou seja o jogo funciona mas não deixa juntar a nenhum server porque o EAC não está activo. Existe um server privado , que funciona do Jim deadlock tem um anti cheat custom e admin está sempre presente. É pena que estás companhias ainda não queiram abrir os olhos.
 
Back
Topo