MMO Star Citizen (Chris Roberts, Cloud Imperium)

Pois, já lá vão quase 10 anos e não há jogo, pelo menos funcional. É que um gajo tanto tempo à espera, também se farta do jogo.

Haver jogo há, e funciona, umas vezes melhor outras pior... Agora se esperam que isto alguma vez venha a estar completo como prometido esqueçam... O dinheiro já se foi e agora é o que há, e de vez enquando lançar umas naves novas para ver se limpam mais uns cobres ao pessoal e ir fazendo um ou outro update para dizer que está vivo e em desenvolvimento...
 
Continuam a dar wipe ao save/progresso de vez em quando?
Atualmente, não existe wipe total, mas um pseudo-wipe, em que algumas coisas desapareceram no patch 3.19- > 3.20, no entanto fizeram um script patch do 3.20 -> 3.20a ...que repôs o que foi feito entre o 3.20 e o 3.20a

A causa foi por mudarem a tecnologia de base dados, e a coisa deu pó torto, e tiveram de fazer um roll-back ao tipo de base dados.

O jogo está num estado jogavél atualmente ( 3.20b ) ainda com alguns bugs circunstanciais como o HUD e algumas missões Bunkers, e claro o Hull C que lancaram para LIVE quando ja no PTU tinham identificado vários problemas com o Hull C e lancaram no LIVE de qualquer maneira.

Decididamente, algo no desenvolvimento do SC esta a falhar. Os bugs são resolvidos em cima do joelho e depois qualquer mexida dá cabo de tudo. ( exemplo de mexeram no audio, e algumas coisas indirectas, acabou por atrofiar os PIP de aiming que faz sentido nenhum )

Não pretendo gastar $ neste jogo enquanto não houver alguma certeza que as coisas ficam.
Aparentemente existe um exploit de Dupes que ainda nao resolveram, e que quando resolverem vão dar full-wipe, uns dizem no 3.21 outros dizem na versão 4.0 ( com o novo sistema solar Pyro ) ....

Jogavél sim, algum conteudo para se fazer sim, mas não investir muito tempo sério, porque vai se dar wipe mais tarde ou mais cedo.
 
Os bugs consigo viver com eles…todos os jogos tem bugs, uns mais outros menos

O wipe é que não aceito 😞
Enquanto estiver assim não dou para o peditório

Obg pelo reply
 
Cada ano que vai passando é mais um prego no caixão de maior scam de todos os tempos. Se há 3/4 anos ainda dava o beneficio da dúvida agora com toda a certeza afirmo que não vão entregar nem metade das features prometidas.

É ignorar e acender uma velinha, pode ser que num futuro saia alguma coisa daqui.
 
Esse vídeo está incrível. Ontem até me arrepiei a ver isso.
Este jogo, um dia que funcione a pleno, vai ser espetacular. Quase uma segunda vida, para um nerd como eu, que adora estas coisas do espaço.

Tenho é que comprar uma máquina nova, pois o meu pc já começa a não aguentar isto 😅
 
StarEngine Demo

Esse vídeo está incrível. Ontem até me arrepiei a ver isso.
Este jogo, um dia que funcione a pleno, vai ser espetacular. Quase uma segunda vida, para um nerd como eu, que adora estas coisas do espaço.

Tenho é que comprar uma máquina nova, pois o meu pc já começa a não aguentar isto 😅
Se te arrepiaste com isso...
Squadron 42 feature complete (now in polishing phase)

:)
 
Última edição pelo moderador:
Não tinha reparado a quantidade de massa que tinham empatado em actores famosos.

Basicamente está a fazer o Wing Commander 3 outra vez.
Ainda são alguns...
Para 10 anos é um absurdo no meu ver mas pessoal vai empatando guita e rende para os mesmos .
Eu creio que até estão a ser bem rápidos tendo em conta o que está a ser desenvolvido (single-player e mmo), no contexto de uma kickstarter company do zero e comparando com o resto da industria :)

Se me recordo o Cyberpunk ,que é apenas single-player, demorou uns 8 anitos e saiu no estado que saiu e ainda precisou de mais 2 aninhos para ficar no ponto com este update. E isto vindo de uma companhia já bem estabelecida e oleada. Mas depois tb há casos como Horizon Zero Dawn e God of War que demoraram "apenas" 5~ anos. O GTA6 ainda pouco se sabe dele e o 5 saiu faz já 10 anos creio. Enfim cada game e equipa tem as suas dificuldades específicas mas no final das contas o que interessa para o comum gamer é se o jogo é bom e não quando demorou ou custou a fazer.
 
Curiosidade: Notei que estão mais 2 portugueses (além do compositor Pedro Camacho) na equipa do jogo pelo sotaque nas suas apresentações.

André Pires (Lead Hair Artist)

e

Inês Caldas (Gameplay Programmer)

Tuga power!
 
Ainda são alguns...

Eu creio que até estão a ser bem rápidos tendo em conta o que está a ser desenvolvido (single-player e mmo), no contexto de uma kickstarter company do zero e comparando com o resto da industria :)

Se me recordo o Cyberpunk ,que é apenas single-player, demorou uns 8 anitos e saiu no estado que saiu e ainda precisou de mais 2 aninhos para ficar no ponto com este update. E isto vindo de uma companhia já bem estabelecida e oleada. Mas depois tb há casos como Horizon Zero Dawn e God of War que demoraram "apenas" 5~ anos. O GTA6 ainda pouco se sabe dele e o 5 saiu faz já 10 anos creio. Enfim cada game e equipa tem as suas dificuldades específicas mas no final das contas o que interessa para o comum gamer é se o jogo é bom e não quando demorou ou custou a fazer.

Cyberpunk começou desenvolvimento a sério depois dos dlcs do Witcher 3 sairem(2016).
HZD foi 3/4 anos(era para ter saído em 2016). God of War tiveram reboots pelo meio que fez começarem de novo.
GTA6, a Rockstar fez o RDR2 entre 5 e o 6.


Tipo,não devia haver problema em admitir que com cash flow continuo houve feature creep continuo,e que a escolha do Cryengine lixou-los bem lixados ao inicio e obrigou-los a fazer uma razia à Crytek para terem devs versados no CryEngine que pudessem moldar-lo às necessidades deles.
 
Cyberpunk começou desenvolvimento a sério depois dos dlcs do Witcher 3 sairem(2016).
HZD foi 3/4 anos(era para ter saído em 2016). God of War tiveram reboots pelo meio que fez começarem de novo.
GTA6, a Rockstar fez o RDR2 entre 5 e o 6.


Tipo,não devia haver problema em admitir que com cash flow continuo houve feature creep continuo,e que a escolha do Cryengine lixou-los bem lixados ao inicio e obrigou-los a fazer uma razia à Crytek para terem devs versados no CryEngine que pudessem moldar-lo às necessidades deles.
Tens leaks do Cyberpunk que datam de 2013 o que implica que houve desenvolvimento prévio.


Se não consideras isso "desenvolvimento sério" e por essa ordem de ideias poderiamos que considerar o desenvolvimento a sério do Star Citizen / Squadron 42 apenas a partir de 2015-2016, altura em que os estúdios principais abriram (com os tais dev's da Crytek) e eles reestruturaram o scope do jogo para algo muito maior e ambicioso (para fazer jus ao funding e developers que recrutaram).

A Rockstar demorou cerca de 8 anos a fazer o RedDead2 e teve que puxar todos os estúdios (9 estúdios - ~3000+ dev's) para o completar. Muito do conteúdo do RDR2 foram coisas cortadas do RDR1. A Rockstar faz mto isso, tem sempre múltiplas equipas a trabalhar em várias features e novas tecnologias (por isso gastam tanto em Research & Development) e depois aplicam esse trabalho nos vários projectos. Podes ter a certeza que estão a trabalhar no GTA6 e a re-usar ou re-implementar tech que usaram no RDR2 e foram melhorando e adaptando, além de ideias que tinham para o GTA5 e ficaram na gaveta por falta de tempo.

A Rockstar tem infinitamente mais funding e mais estúdios(9) e 4x mais developers (4000+). Podem-se dar ao luxo de gastar quase num único estúdio por ano aquilo que a companhia de Star Citizen demorou a angariar durante 10 anos.

Olhando para trás, a escolha de Cryengine foi a mais acertada na altura e revelou-se uma jogada de mestre devido a esses mesmos problemas da Crytek. Se tivessem ido para qualquer outro engine (unreal por exemplo) iam ter problemas à mesma porque devido às features do jogo que estão a fazer iria sempre requerer uma grande customização do mesmo. E se tivessem ido para Unreal por exemplo iriam estar a competir com o resto do mundo que usa Unreal (e não são poucos) e iam ter que pagar mais para ter os top developers.
 
No estado em que está, o jogo acaba por ser uma tech demo jogável.

NPC´s estáticos, mundo "vazio", performance horrivel, missões que são copy/paste umas das outras... É isto que se encontra no jogo.

Por outro lado a vastidão da coisa é tal que depois de o experimentar é quase impossível jogar um jogo tipo Starfield por exemplo.

E é engraçado como apesar de eu ter dito mal e porcamente deste jogo uns posts atrás, a minha experiência com o mesmo deu-se uns 2 ou 3 dias antes de sair o Starfield.

Quando experimentei o Starfield fez-me repensar no StarCitizen de maneira muito mas muito mais positiva pois sejamos sinceros, o Starfield é um jogo composto por mini-mapas, entramos numa porta loading.... andamos 5 metros outro loading.... A melhor descrição que vi do Starfield foi esta:

"É como estar a saltar de um aquário para o outro, em vez de explorar a vastidão do oceano".

O StarCitizen é o oposto. É tudo em real time sem um único loading.

Uma experiência que me marcou no StarCitizen foi ter andado a jogar com um gajo, em que fomos limpar um bunker num planeta que estava a orbitar à volta de uma estrela. Aterramos e ainda era de dia mas quando acabamos de limpar o bunker e voltamos cá para cima coincidiu no momento em que a estrela estava a pôr-se sob o horizonte. E aí bateu-me que é realmente um universo vivo. O planeta estava realmente a orbitar em real time à volta desta estrela.

Outra coisa, enquanto estávamos a viajar para este planeta (viagem que durou 7min do ponto que estávamos) o gajo teve-me a mostrar a nave (até piscina tinha)..... Não houveram loadings, foi tudo em tempo real. E não estamos sozinhos, estão N jogadores a experienciar exatamente o mesmo que nós nesta sessão. E depois todo a atenção ao pormenor lunática onde até vemos os parafusos a rodar e não sei quê....

É como disse acima, falei muito mal deste jogo é verdade, mas depois de experienciar o "concorrente" (lol) da Bethesda fez-me dar uns passos atrás e pensar no desafio brutal que a equipa do StarCitizen teve/tem pela frente.
 
Depende dos dias e dos servidores. Há dias em que os servidores estão bons e os NPCs são implacáveis. Mal entras num bunker levas logo um headshot. Mas sim, na maior parte das vezes estão lá parados.

O essencial deste jogo é a exploração e a interação com outros jogadores reais.

Eu gosto de arranjar sempre um ou dois “amigos” e fazer missões com eles.

Ultimamente tenho feito milhões de aUEC com as missões de salvage e com a “in the wake of disaster”. Fiz quase 20 milhões numa única run, onde encontramos uma reclaimer cheia de gasping weevil eggs.

Isso e andar à procura de loot raro, é das coisas que mais gosto de fazer.

Algumas vezes, simplesmente tento organizar meetings de naves e estar lá a falar com o pessoal.

Raramente, quando tenho muitos milhões e as naves todas que quero, faço jogos de quiz no chat e dou um ou dois milhões de recompensa a quem acerta 😅
 
No estado em que está, o jogo acaba por ser uma tech demo jogável.

NPC´s estáticos, mundo "vazio", performance horrivel, missões que são copy/paste umas das outras... É isto que se encontra no jogo.

Por outro lado a vastidão da coisa é tal que depois de o experimentar é quase impossível jogar um jogo tipo Starfield por exemplo.

E é engraçado como apesar de eu ter dito mal e porcamente deste jogo uns posts atrás, a minha experiência com o mesmo deu-se uns 2 ou 3 dias antes de sair o Starfield.

Quando experimentei o Starfield fez-me repensar no StarCitizen de maneira muito mas muito mais positiva pois sejamos sinceros, o Starfield é um jogo composto por mini-mapas, entramos numa porta loading.... andamos 5 metros outro loading.... A melhor descrição que vi do Starfield foi esta:

"É como estar a saltar de um aquário para o outro, em vez de explorar a vastidão do oceano".

O StarCitizen é o oposto. É tudo em real time sem um único loading.

Uma experiência que me marcou no StarCitizen foi ter andado a jogar com um gajo, em que fomos limpar um bunker num planeta que estava a orbitar à volta de uma estrela. Aterramos e ainda era de dia mas quando acabamos de limpar o bunker e voltamos cá para cima coincidiu no momento em que a estrela estava a pôr-se sob o horizonte. E aí bateu-me que é realmente um universo vivo. O planeta estava realmente a orbitar em real time à volta desta estrela.

Outra coisa, enquanto estávamos a viajar para este planeta (viagem que durou 7min do ponto que estávamos) o gajo teve-me a mostrar a nave (até piscina tinha)..... Não houveram loadings, foi tudo em tempo real. E não estamos sozinhos, estão N jogadores a experienciar exatamente o mesmo que nós nesta sessão. E depois todo a atenção ao pormenor lunática onde até vemos os parafusos a rodar e não sei quê....

É como disse acima, falei muito mal deste jogo é verdade, mas depois de experienciar o "concorrente" (lol) da Bethesda fez-me dar uns passos atrás e pensar no desafio brutal que a equipa do StarCitizen teve/tem pela frente.

Daí eu estar sempre a defender o projeto.. A liberdade total para TUDO existente não tem precedentes. E o facto de não existir a tecnologia que permita isso justifica a meu ver todos os atrasos e etc. o pessoal esquece-se que sao na verdade 2 jogos ao mesmo tempo a serem desenvolvidos e que quebram todas as barreiras existentes. é de loucos .
 
Curiosidade: Notei que estão mais 2 portugueses (além do compositor Pedro Camacho) na equipa do jogo pelo sotaque nas suas apresentações.

André Pires (Lead Hair Artist)

e

Inês Caldas (Gameplay Programmer)

Tuga power!
A Ines Caldas a falar aqui novamente: https://www.youtube.com/watch?v=xGM60FRVolY

Depois de ver estes tech showcases dos ultimos dias, ate ppensei que isto ja nao era um jogo de naves.. felizmente hoje lançaram um video onde se ve naves a voar
 
Back
Topo