No estado em que está, o jogo acaba por ser uma tech demo jogável.
NPC´s estáticos, mundo "vazio", performance horrivel, missões que são copy/paste umas das outras... É isto que se encontra no jogo.
Por outro lado a vastidão da coisa é tal que depois de o experimentar é quase impossível jogar um jogo tipo Starfield por exemplo.
E é engraçado como apesar de eu ter dito mal e porcamente deste jogo uns posts atrás, a minha experiência com o mesmo deu-se uns 2 ou 3 dias antes de sair o Starfield.
Quando experimentei o Starfield fez-me repensar no StarCitizen de maneira muito mas muito mais positiva pois sejamos sinceros, o Starfield é um jogo composto por mini-mapas, entramos numa porta loading.... andamos 5 metros outro loading.... A melhor descrição que vi do Starfield foi esta:
"É como estar a saltar de um aquário para o outro, em vez de explorar a vastidão do oceano".
O StarCitizen é o oposto. É tudo em real time sem um único loading.
Uma experiência que me marcou no StarCitizen foi ter andado a jogar com um gajo, em que fomos limpar um bunker num planeta que estava a orbitar à volta de uma estrela. Aterramos e ainda era de dia mas quando acabamos de limpar o bunker e voltamos cá para cima coincidiu no momento em que a estrela estava a pôr-se sob o horizonte. E aí bateu-me que é realmente um universo vivo. O planeta estava realmente a orbitar em real time à volta desta estrela.
Outra coisa, enquanto estávamos a viajar para este planeta (viagem que durou 7min do ponto que estávamos) o gajo teve-me a mostrar a nave (até piscina tinha)..... Não houveram loadings, foi tudo em tempo real. E não estamos sozinhos, estão N jogadores a experienciar exatamente o mesmo que nós nesta sessão. E depois todo a atenção ao pormenor lunática onde até vemos os parafusos a rodar e não sei quê....
É como disse acima, falei muito mal deste jogo é verdade, mas depois de experienciar o "concorrente" (lol) da Bethesda fez-me dar uns passos atrás e pensar no desafio brutal que a equipa do StarCitizen teve/tem pela frente.